Relato de viagem – Munique – Roma – Florença – Veneza – Paris – Bruxelas –Amsterdam 13/07 a 03/08/10

Relatos de viagens por 2 ou mais países da Europa

Relato de viagem – Munique – Roma – Florença – Veneza – Paris – Bruxelas –Amsterdam 13/07 a 03/08/10

Mensagem não lidapor EDUARDO OAZEM » 12 Ago 2010, 13:38

Roteiro: Bom quando montamos o roteiro inicial, começaríamos a viagem por Roma, mas como minha esposa conseguiu mais uns dias de férias, colocamos Munique no Roteiro...por este motivo Munique ficou meio fora da ordem natural, que deveria ser entre Veneza e Paris, mas fazer o que.....

13/07/10 – Saída do Rio de Janeiro
14/07/10 – Chegada em Munique
15/07/10 – Munique – tour para Fussen
16/07/10 – Munique – day trip para Berchtesgaden (lake konigssee)
17/07/10 – Munique – Day trip para Salzburg e Werfen (Ice Caves)
18/07/10 – Munique – tour para Dachau – trem noturno para Roma
19/07/10 – Roma
20/07/10 – Roma
21/07/10 – Roma
22/07/10 – Roma x Florença
23/07/10 – Florença – Day trip para Pisa
24/07/10 – Florença x Veneza
25/07/10 – Veneza – trem noturno para Paris
26/07/10 – Paris
27/07/10 – Paris
28/07/10 – Paris – passeio a Eurodisney
29/07/10 – Paris – passeio a Versailles
30/07/10 – Paris x Bruxelas
31/07/10 – Bruxelas – Day trip para Brugges
01/08/10 – Bruxelas x Amsterdam
02/08/10 – Amsterdam
03/08/10 – Amsterdam x Rio de Janeiro

Considerações iniciais:

O planejamento: Eu e minha esposa começamos a planejar a viagem em janeiro/2010 e busquei o máximo de informações possíveis e como em todas as outras viagens o mochileiro foi fundamental nesta etapa. Li os relatos, comprei guias e fui juntando as info necessárias.

O idioma: Olha, nós não falávamos espanhol e decidimos conhecer a América do Sul.....fomos e não tivemos problemas....hoje, até falamos um pouco..rsrsrs...Mas quando eu e minha esposa decidimos ir para a Europa, deu um certo medo.....”putz!!!! mas nós não falamos nada de inglês!!” eu disse. Bom....fomos para esta viagem apenas com o meu inglês zero, mas é zero mesmo.....só consigo falar algumas palavras e algumas frases. Ah! Mas quando eu contava para os meus amigos, eles perguntavam: “Mas sua esposa fala inglês né???” e eu respondia:”É...ela fala menos do que eu!” rsrsrsrs. Resultado, não tivemos problemas em nenhum momento da viagem e mesmo sem saber inglês, francês ou alemão ajudávamos outros viajantes durante a trip. Então, para aqueles que estão na mesma situação, não deixem de viajar por isso.....vai na boa!!!!

A passagem aérea: Compramos as passagens na TAP por um simples motivo: a imigração seria em português e ainda poderíamos acumular as milhas no programa fidelidade da TAM.
Os trechos ficaram assim:
Ida: 13/07 - Rio x Munique c/ escala em Lisboa e
Volta: 03/08 - Amsterdam x Rio c/ escala em Lisboa.
Valor: R$ 5.531,24

Os hotéis: Reservamos os hotéis no Booking.com (muito bom) e alguns direto no site do hotel. Não tivemos problemas em nenhuma reserva. Todas as reservas foram para quarto de casal com café da manhã:

- Munique: Ludwig Hotel – bom, quarto pequeno, perto da estação, café da manhã excelente; (diária: € 60)

- Roma: Dem Guesthouse – ótimo, Quarto muito confortável, café da manhã razoável, perto da estação; (diária: € 90)

- Florença: Archi Rossi Hostel – bom, perto da estação, quarto confortável e café da manhã excelente...ah!!! eles servem pratos de massa ou pizza (à noite) por 2,5 euros. (diária: € 72)

- Veneza: Hotel Ambassador Tre Rose – Bom, muito perto da piazza de san marco, quarto confortável e café da manhã muito bom; (diária: € 91)

- Paris: Hotel Victória Chatelet – Bom, no centro de Paris e perto de tudo, o staff fala português, quarto confortável e café da manhã caro....tomamos café fora do hotel; (diária: € 103)

- Bruxelas: Hotel Mozart – Bom, localização perfeita, quase dentro da grand place, hotel com decoração luxuosa, mas é um pouco barulhento e o café da manhã é muito fraco; (diária: € 100)

- Amsterdam: Íbis Amsterdam centre – Muito bom, novo, confortável e super silencioso, a localização é ótima, ao lado da estação central e o café da manhã é perfeito. (diária: € 109)

As passagens de trem: Comprei todas as passagens na internet e com antecedência. Os trechos foram:

- Munique x Roma: CNL – Trem noturno CityNightLine, Sleeper duplo econômico, comprei no site da DB e imprimi o bilhete no ato da compra. (tarifa: € 218 para duas pessoas);

- Roma x Florença: Trenitalia ES AV, comprei no site da Trenitalia e imprimi o bilhete no ato da compra. (tarifa: € 74 para duas pessoas);

- Florença x Veneza: Trenitalia ES AV, comprei no site da Trenitalia e imprimi o bilhete no ato da compra. (tarifa: € 72 para duas pessoas);

- Veneza x Paris: Trem noturno Artésia, couchete T6, para 6 pessoas, comprei no site da TGV Europe.com e eles enviaram os bilhetes para minha residência no Brasil sem custo nenhum, (tarifa: € 152 para duas pessoas);

- Paris x Bruxellas: Trem Thalys, comprei no site da Thalys e imprimi os bilhetes no ato da compra. (tarifa: € 50 para duas pessoas);

- Bruxellas x Amsterdam: Trem Thalys, comprei no site da Thalys e imprimi os bilhetes no ato da compra. (tarifa: € 108 para duas pessoas);

Entradas antecipadas: Após ler milhões de relatos, decidi que iria comprar o máximo de entradas antecipadas possíveis para minimizar filas e otimizar o tempo. Então fiz assim:

- Para Munique comprei um Tour para o Castelo de Fussen em espanhol (Radius tour), um tour para o Campo de Concentração de Dachau em espanhol (Radius tour), comprei um Tour para as Ice Caves em Salzburg (GetYourGuide), a passagem de trem para Salzburg (site DB) e a passagem de trem para Berchtesgaden (site DB)....tudo pela net.

- Para Roma comprei os tickets para o museu do Vaticano (site do vaticano);

- Para Pisa comprei os tickets da torre de Pisa;

- Para Paris comprei os tickets da torre Eiffel;

- Para Amsterdam comprei os tickets para a Casa de Anne Frank e para o museu de cera da Madame Tussauds

Resumo dos gastos:

- Hospedagem: R$ 4.479,84
- Passagem aérea: R$ 5.531,24
- Alimentação: R$ 2.720,00
- Trens principais: R$ 1.833,28
- Entradas/transportes/presentes: R$ 2.720,00
- Seguro viagem: R$ 334,64

Total da Viagem (23 dias com tudo incluído) para casal: R$ 17.619,00 (considerando a cotação do Euro = 2,72)....é .....quando comprei, esta era a cotação...putz!!!!!

* todos os gastos citados são para duas pessoas!!!!

- (13/07/10) – Terça-feira – 1° dia - A SAÍDA

Começa a trip e vamos para o aeroporto internacional do Rio de Janeiro (GIG). O vôo da TAP para Lisboa sairia às 22:50, mas já no check in, a atendente diz que o vôo está com atraso de 45 minutos. Ok, tranqüilidade...estamos indo pra “zoropa”!!! entramos na área de embarque e a cada minuto o portão do embarque muda e nada do avião aparecer.....bom!!! pra resumir, o vôo saiu do Rio com 2 horas de atraso....complicando nossa conexão em Lisboa.....o vôo foi tranqüilo, tripulação portuguesa horrível e comida de bordo razoável.

- (14/07/10) – Quarta-feira – 2° dia - CHEGADA EM MUNIQUE

Chagamos em Lisboa com 2 horas de atraso e não tivemos nenhuma orientação no desembarque para a realização da conexão.....bom!!!corremos muito até a imigração, furamos fila e o oficial nem olhou a pasta de documentos e comprovantes que eu tinha levado, fez apenas a pergunta: “Pra onde vcs estão indo?”...pronto! carimbou o passaporte e chamou o próximo da fila......estávamos oficialmente na Europa, mas não tivemos tempo nem para lembrar disto....corremos muito até o balcão da Lufthansa (empresa parceira da TAP no vôo até Munique)...quando chegamos, a atendente disse: “o vôo está fechado!”...”como assim?” repliquei....ela olhou novamente na tela enfrente a ela e disse: “Essa TAP só me dá trabalho...cancelam as bagagens dos passageiros, mas não cancelam os passageiro!” ....bom!!! a atendente resolveu o problema e recolheu os cartões de embarquei e disse: “Olha, vocês vão neste vôo, mas as bagagens só irá para Munique no Próximo Vôo”...fazer o quê? ....fomos para Munique.....Vôo tranqüilo e pontual.....chegando em Munique, ainda com a esperança de terem mandado as malas no mesmo vôo fomos verificar a esteira e.....nada.....fomos então ao balcão de rastreio de bagagens da Lufthansa....Fomos muito bem atendidos e prontamente indenizados em € 50 por pessoa pelo ocorrido...fizemos o Boletim de Extravio e aguardamos o próximo vôo chegar para podermos pegar nossas bagagens......4 horas depois....oba!!! o vôo chegou....as malas começa a aparecer na esteira e.....nada!!!!....putz!!! cadê nossas bagagens!!!....quase choramos....fui mais uma vez tentar falar com o atendente da Lufthansa....bom!!! Ele disse que mandaria a bagagem para o nosso hotel assim que a mesma chegasse ao aeroporto.....já era quase 23:30h, já não tinha mais ônibus do aeroporto para o centro de Munique...ou nós íamos de metrô (€ 20 para duas pessoas) ou táxi (€ 50 para duas pessoas)....depois deste estresse todo e dos €100 dados pela Lufthansa foi fácil decidir......fomos buscar um táxi. Já no Ponto de Táxi sentimos....”chegamos na Alemanha”....putz!!! só Mercedes e BMW.......então entramos na Mercedes e fomos para a AutoBahn (gente que estrada é aquela).....o motorista acelera....160 km/h na AutoBahn e rapidamente chegamos ao centro de Munique e ao Ludwig hotel.....Fizemos o Check in e fomos para o quarto.....banho e cama....estávamos mortos de cansados!!!!

- (15/07/10) – Quinta-feira – 3° dia - DAY TRIP FUSSEN

Acordamos cedo, arrumamos tudo e fomos para o café da manhã do hotel.....maravilhoso!!!! tem de tudo...depois fomos a um mini mercado quase ao lado do hotel para comprarmos algumas coisa...já que nossas malas estavam viajando também..rsrsrs....os preços no mercado eram os mesmo do Brasil....e foi isto durante toda a viagem....tá na dúvida?!?! Compra lá!!! Saímos do mercado e fomos para a estação de trem, que logo enfrente ao hotel....putz!!! nunca tinha entrado numa estação de trem na Europa....o que é aquilo gente? O “troço” é super organizado mesmo e foi super fácil encontrar o escritório da Raduis tour (a empresa que contratamos para o tour do castelo Neuchwanstein em Fussen (70 euros)....depois de calcularmos os valores de trem, entrada, ônibus...e a comodidade de se ter um guia.....decidimos reservar o tour....foi a melhor coisa que fizemos......chegando ao escritório da Radius, trocamos o recibo que eu havia imprimido pela Internet por um voucher que deveria ser entregue ao guia no início do passeio....esperamos o horário do tour....a guia chegou (uma mexicana muita divertida)...o tour era em espanhol e para um grupo reduzido diz a propaganda no site, e por isso o grupo tinha 8 pessoas, sendo 6 brasileiros e 2 argentinos. O passeio é feito com o próprio transporte público de Munique, que neste caso, era o trem. Existem trens que vão direto a Fussen e outros que necessitam de baldeação, isto depende do horário de saída do trem....no nosso caso saímos em direção a fussen e realizamos baldeação na estação Buchloe, daí seguimos até a estação de Fussen. A estação fica distante da base do castelo, então é necessário tomar um ônibus até lá. Quando chegamos já havia um ônibus esperando nosso grupo....vantagens do tour....e fomos rapidamente para a base do castelo....paisagens lindas...casas com sacadas floridas.....chegamos na base do castelo.....existem um estacionamento grande...banheiros.....lanchonetes e restaurantes e aproveitamos para comer o lanche que havíamos comprado na estação antes da saída do tour (5 euros)....uma rua principal leva ao pé do primeiro castelo....na estrada tem uma casa que é a bilheteria dos castelos (muito bem sinalizada) onde você deve comprar seus tickets.....não precisamos comprar.....o tour já havia reservado o horário do grupo.....uma breve parada nos bancos do campo gramado para a guia continuar a explicação de toda a história dos castelos, família real e da vida do Rei Ludwig.....dali podíamos ver as carruagens com seus cavalos enormes, o ponto de ônibus que leva até o topo do castelo e o início da estrada que subia o montanha. Depois da explicação, a guia deixou livre para que encolhêssemos o melhor meio de transporte para subirmos....apenas o casa argentino subiu de ônibus, pois eles já eram idosos....os demais subiram a estrada com a guia.....carruagens passando, muita gente subindo e descendo a estrada.....putz!!!! a subida cansa.....são uns 30 min, mas as paisagens, o verde todo a sua volta faz a gente esquecer o cansaço.....e logo chegamos ao castelo. Fomos primeiro a ponte de Maria, que é uma ponte que fica localizada atrás do castelo e dá uma visão lindo do mesmo e da paisagem do vale.....lindo lugar para admirar o castelo e tirar muitas fotos.....então seguimos para a entrada do castelo.....a entrada é por número com hora marcado.....no nosso caso, chegamos no horário marcado e logo entramos....sem espera ou fila......na entrada do castelo, você pode escolher um audioguia em várias línguas, tinha português....começamos a visita ao castelo.....realmente lindo......não dá pra dizer se é mais bonito fora ou dentro do castelo......quando terminamos o tour e entregamos os audiosguias, a guia estava nos esperando para começar o retorno a Munique......mais uma vez, cada um escolheu sal forma de descer a estrada e fomos ladeira abaixo....andando e admirando tudo aquilo.....quando chegamos na base do castelo junto ao estacionamento....paramos em uma das lanchonetes para conversar até o grupo se juntar novamente....pegamos o ônibus até a estação e da estação um trem até Munique, neste horário o trem era direto e não seria preciso fazer nenhuma baldeação.....chegamos rápido na estação de Munique e fomos comprar algumas coisa que ainda estavam faltando.....antes uma passada rápida no hotel para saber as malas tinham chagado...nada!!!!....fomos andando até a MarienPlatz.....linda!!!! e comprei um adaptador (8 euros) para tomada e um tênis (53 euros) para a esposa....jantamos no Burg King (15 euros)...mesmo preço do Brasil.....na mochila apenas uma muda de roupa para cada um de nós....então fui para o hotel lavar a roupa que tinha usado hoje e dormir....

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

- (16/07/10) – Sexta-feira – 4° dia - DAY TRIP KONIGSSEE LAKE

Acordamos muito cedo (05:00) da manhã, antes do café da manhã do hotel, neste dia íamos para Berchtesgaden, ver o lago Konigssee e subir o teleférico JennerBahn .... e fomos para a estação de trem....compramos uns lanches e bebidas (8 euros) e fomos procurar o trem para Berchtesgaden.....é o mesmo trem que leva até Salzburg só deveríamos saltar uma estação antes (Freilassagen) e trocar de trem para irmos até Berchtesgaden.....pronto....trem localizado, no horário marcado ele chegou na plataforma e mais ninguém estava esperando o trem....será que é o trem certo???? Quando o trem parou, apertei o botão verde da porta para a mesma abrir e fui para o andar de cima....o trem era dois andares....quando subi vi um casal e perguntei, como o meu inglês sofrível, se eu estava no trem certo....ok!!! ufa....é este o trem....e fomos fazer o mesmo que o casal estava fazendo, tomar nosso café da manhã no trem.....no horário marcado, o trem saiu (como sempre) rsrsrs!!!! Nós estávamos com as passagens impressas compradas pela Internet e com o roteiro das estações até a estação Freilassagem.....fui acompanhando as estações para não passar do ponto.....tudo certo até agora.....mas ninguém me pediu nada....passagens, cartão ou identidade.....é assim mesmo???....não demorou muito e o controler do trem veio verificando as passagens de cada passageiro do trem....a multa é alta para quem não tem passagem....o controler pediu a passagem, eu entreguei a passagem com o código de barras impresso da Internet...ele scaneou a passagem e marcou a data na mesma com seu carimbo e pronto....sem problemas!!! Na passagem, já diz qual era o trem e a plataforma que nós deveríamos pegar em Freilassagem.....quando chegamos na estação foi só achar a plataforma e conferir o trem e entrar...simples assim....logo estávamos a caminho de Berchtesgaden....outro controler veio ver nossas passagens...o mesmo procedimento foi feito e foi só curtir a viagem.....também fui acompanhando o trajeto com o roteiro que eu tinha impresso antes e quando chegamos na estação foi só procurar o ônibus na estação rodoviária em frete a estação de trem.....existem quadros informativos com as fotos dos pontos turístico próximos e quais são os ônibus que devemos pegar...muito simples e organizado....podíamos pegar as linhas 841 ou 840, o 841 chegou primeiro e embarcamos (5 euros)....a viagem é rápida (10 min) e todos os pontos são sinalizados e possuem nomes....o que facilita muito a orientação....bom o ponto do lago é o último, então, não tem erro.....todos descem lá.....já na entrada o clima muda.....putz!!!! é lindo demais.....fomos em direção as bilheterias e o atendente me pergunta de onde éramos.....brasileiros! eu disse....e ele nos deu as informações turísticas do lago em português e os tickets para os barcos....comprei o ticket completo (32 euros) pois o segundo lago é espetacular.....então fomos pegar o barco até a igreja de São Bartolomeu, que fica localizada no meio do lago konigssee.....lindo passeio.....ponto alto da viagem...durante a viagem, a tripulação vai explicando tudo sobre a região (em alemão)....não entendi nada né.....os barcos são elétricos quase sem barulho e no meio da viagem, que duram uns 30 min, a tripulação toca corneta para que nós pudéssemos escutar o eco produzido pelas montanhas e então, nesta hora, e como se as montanhas tocassem junto com eles....demais!!!!....Chegando em São Bartolomeu, descemos para visitar a igreja e ficamos observando a água cristalina do lago e seus muitos patos nadando junto da borda do lago. Continuamos o passeio de barco até o Lago Oberssee....os barcos passam pelos pontos de embarque e desembarque a todo momento....então é só pegar o próximo e seguir o passeio....chegamos no final do Lago Kongssee e fomos caminhando até o Lago Oberssee....lindo!!! sem palavras para descrever a paisagem....água cristalina...montanhas cobertas de verde e pedras.....show!!!! almoçamos os lanches que tínhamos comprado ali mesmo......depois fizemos a viagem de volta até a saída dos barcos e fomos andando até o JennerBahn, um teleférico monstro que nos leva até o topo de uma das montanhas que circundam o lago....comprei o ticket (42 euros)...puxado!!! e fomos subir a montanha......são duas etapas gigantescas de teleférico.....no topo.....putz!!!! maravilha.....lindo....único...sei lá!!!! A visão é de tirar o fôlego.....montanhas, lago, cidade.....tudo em perfeita harmonia.....no topo existe um bom restaurante com preço justo para aqueles que quiserem......lá de cima da pra ver o “Ninho da Águia”, a casa de chá de Hitler......e ele era bobo....olha onde ele veio escolher a casinha dele.....tá de sacanagem!!!!! Descemos o teleférico e já na porta fica o ponto de ônibus para voltarmos para a estação de trem...olhamos o horário do próximo ônibus e aguardamos o mesmo chegar.....quando o bus chegou, compramos a passagem diretamente com o motorista (5 euros) e fomos até a estação....a passagem que havia comprado pela Internet era para um trem muito mais tarde do que a hora que nós chegamos na estação, então fui até o guichê para me informar se eu poderia tomar um trem mais cedo......putz!!!! lá vou eu tentar falar com o atendente (ah!!! Mas agora muito mais solto....rsrsrs.....)....quando comecei a falar com o atendente, um senhor muito simpático, ele foi logo me explicando.....bem devagar e com muita calma que eu poderia tomar qualquer trem e em qualquer horário que fizesse a rota que eu comprei, pois os assentos naqueles trens não eram reservados....ou seja, se o trem estivesse cheio, podíamos viajar em pé......fomos ver no quadro de horário o próximo trem para Freilassagem e o mesmo já estava na plataforma nos esperando.....mole né.....entramos e fomos até Freilassagem tranqüilos...em Freilassagem, fomos ver, mais uma vez, no quadro de horários, qual era o próximo trem para Munique.....vimos horário, o número do trem e plataforma e fomos para lá....logo o trem chegou e embarcamos....minha esposa foi dormindo até Munique!!!!! Só pra constar, a passagem de trem Munique x Berchtesgadem custou caro: 116 euros (ida e volta para o casal), mas se eu fizesse esta viagem no fim de semana teria pago 37 euros pelas passagens ida e volta para o casal. Chegando em Munique fomos jantar no Burg King (15 euros) e depois andar pelo centro à noite.....muita música, artistas, cerveja e badalação......voltamos para o hotel e a Lufthansa tinha entregado a mala da minha esposa, mas a minha continuava de férias......banho e cama.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

- (17/07/10) – Sábado – 5° dia - DAY TRIP SALZBURG + WERFEN

Acordamos bem cedo novamente (05:00) e fomos para a estação pegar o trem para Salzburg....antes passamos no mercado (5 euros) dentro da estação e compramos uns lanches (7 euros) em uma das muitas lanchonetes de lá....já com a passagem comprada pela Internet (37 euros)...hoje, porque era fim de semana, pagamos muito mais barato pela passagem ....é a vida......então foi só ver o horário, o número do trem e a plataforma na própria passagem e ir embarcar....fácil....era o mesmo trem do passeio do dia anterior só desta vez não saltaríamos em Freilassagem, mas sim em Salzburg.....embarcamos e fomos até Salzburg.....durante a viagem o controler veio ver as passagens e fez o mesmo procedimento....tudo tranqüilo....chegando em Salzburg, a estação fica a alguns minutos do centro histórico...pode-se até tomar um ônibus, mas não vale .....o bom é caminhar e sentir o clima da cidade....que é linda.....logo estávamos nos jardins do palácio mirabel.....fotos.....parada para lanchar e partimos para o centro antigo....cruzamos o rio de visitamos todos os principais pontos turístico até chegarmos na Fortaleza....compramos os tickets para a fortaleza e o cunicular que leva até a mesma (22 euros)...olha!!! Salzburg é realmente linda.....vista de cima então!!! Passamos um bom tempo na fortaleza e visitamos todas as exposições, aposentos e museu das marionetes ....tudo incluído no ticket.....depois pegamos o funicular para descer.....fomos para a MirabelPlazt para aguardar o Tour para as Ice Caves que nós havíamos comprado pelo Internet com a GetYourGuide Tour em espanhol (34 euros).....eles tem um quiosque bem na praça e é muito fácil localiza-los....no horário marcado, a van saiu em direção a Werfen, cidade onde ficam as Ice Caves.....a van nos levou até a porta da bilheteria....deixamos algumas coisas no guarda-volumes (free) e após pegarmos nossos tickets, fomos caminhando ladeira acima até o teleférico que nos leva ao próximo patamar....muiiiiiiiiiito alto mesmo......chegamos nos teleféricos, nosso grupo era bem reduzido 9 pessoas, sendo 1 portuguesa, 2 brasileiros, 2 venezuelanos, 2 colombianos, 2 alemães. Pegamos o teleférico e subimos ainda mais.....putz!!!! ta muiiiito alto.....agora chagamos??? Que nada....mais uma ladeira interminável a nossa frente....e que lugar maravilhoso é aquele.....andamos até a entrada das cavernas..outro grupos sentados esperando e vez de entrar e o Sol forte que nos maltratava na subida, agora era a fonte de calor para nos aquecermos do forte vento frio que vinha da boca da caverna.....Começamos a colocar os casacos, luva, gorro e cachecol para proteger do frio intenso....e chegou nosso vez....o guia das cavernas fala apenas alemão ou inglês, fomos com o que falava inglês....ele explica tudo sobre a história das cavernas e os cuidados que temos que tomar....e diz que os primeiros metros da caverna são os mais frios depois a coisa fica menos ruim...rsrsrs...tá brincando....uma porta de ferro fecha a entrada da caverna e para proteger os que ficam aguardando do lado de fora.....nós fazemos uma fila indiana para entrar e quando o guia abre a porta....putz!!!! quero mais não....vou voltar....que isso irmão.....congelei.....a fila te empurra para dentro e logo que passam os primeiro metros a coisa esfria...rsrsrs....mas dá pra suportar bem.....os casacos que nós levamos nos salvaram.....eram especiais para aquele tipo de temperatura e não sentimos quase nada depois que o corpo acostumou, mas vi gente que quase congelou porque não foi preparada....o passeio pelas cavernas é mágico....um mundo totalmente diferente e muito especial....algumas pessoas vão carregando uma luminária pelas muitas escadas dentro do labirinto de túneis dentro das cavernas....em alguns pontos o guia nos conta alguma coisa nova e mostra como a natureza lá dentro formou esculturas naturais perfeitas.....terminado o passeio na caverna....descemos a ladeira até o teleférico e começou a chover.....e por causa do mau tempo o teleférico ficou sem poder descer por alguns minutos.....logo o serviço voltou ao normal e descemos penhasco abaixo e a van nos esperava.....fomos direto para o centro de Salzburg e de lá andamos até a estação.....caminho de volta tranqüilo e sem sustos....Chegamos em Munique, jantamos ....mais um passeio pelo centro e quando chegamos ao hotel, a Lufthansa tinha entregado minha mala....putz!!! agora ta tudo perfeito......pra fechar o dia, banho e cama.

...Depois continuo e coloco mais fotos da trip....um abraço!!!!
Editado pela última vez por EDUARDO OAZEM em 21 Ago 2010, 19:04, em um total de 4 vezes.
Eduardo Oazem
Colaborador França, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, Aregntina, Chile, Urguai, Peru.
"O que se leva da vida é a vida que se leva."

Relatos:
EUROPA 2010: MUNIQUE, ROMA,FLORENÇA,VENEZA,PARIS,BRUXELAS,AMSTERDAM
EDUARDO OAZEM
Colaborador
Colaborador

Re: Relato de viagem – Munique – Roma – Florença – Veneza – Paris – Bruxelas – Amsterdam (13/07/10 a 03/

Mensagem não lidapor EDUARDO OAZEM » 12 Ago 2010, 13:48

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por EDUARDO OAZEM em 21 Ago 2010, 09:04, em um total de 2 vezes.
Eduardo Oazem
Colaborador França, Itália, Bélgica, Holanda, Alemanha, Aregntina, Chile, Urguai, Peru.

Relatos:
EDUARDO OAZEM
Colaborador
Colaborador

Re: Relato de viagem – Munique – Roma – Florença – Veneza – Paris – Bruxelas – Amsterdam (13/07/10 a 03/

Mensagem não lidapor EDUARDO OAZEM » 12 Ago 2010, 14:09

- (18/07/10) – Domingo – 6° dia - MUNIQUE

Acordamos mais tarde um pouco neste dia e fomos para o café da manhã no hotel....este seria o último dia em Munique.....depois do café, fomos para a estação, pois faríamos um tour que já havia comprado pela Internet para o Campo de Concentração de Dachau (42 euros)....é fácil ir sozinho, mas eu queria o comodidade de um guia e a diferença de preço seria de 4 euros....pra mim não valeria apena....então fui até o escritório da Radius Tour na estação para fazer o passeio....tudo certo, voucher na mão e começamos o tour...a guia era a mesma mexicana que havia nos levado até o castelo em Fussen.....mais uma vez fomos pegar o trem para Dachau e depois de rápida baldeação (não lembro o nome da estação...vou ver!!!) chegamos em Dachau.....em frente a estação está uma rodoviária e o ponto de ônibus para Dachau está bem sinalizado com uma placa do Campo de Concentração, não tem erro!!!! 5 min e chegamos na porta do campo....a entrada e free e na porta tem um centro de informação onde você pode alugar audioguias, não sei se tem português....não precisei usar......visitamos todos os pontos do campo e já na porta a mentira escrita em alemão “O trabalho liberta!”....sem palavras para descrever o campo....e um passeio triste, mas imperdível......acabado o passeio, pegamos outro bus até a estação e logo embarcamos de volta para Munique. Chegando em Munique fomos almoçar....e não queria mais hamburger, então fomos buscar um restaurante e achamos as comidas árabes.....putz!!!! pra quem gosta.....são boas, baratas e fartas.....pedimos dois Donner Kebab (22 euros) e almoçamos vendo a vida passar em Munique......uma delícia!!!! Depois do almoço fomos mais uma vez andar por Munique e visitar os pontos principais que ainda não tínhamos visto.....Vimos o centro todo e fomos passear pelo Templo de Diana e no English Park....andamos muito e fomos até a Torre Chinesa....linda......parecia que todo mundo estava se divertindo no park naquele dia de domingo.....festas por onde nós passávamos....e os cães!!!! Ah!!! Os cães estão por toda a parte e são quase membros da família realmente.....estão nos bondes, ônibus, trem, metrô.....eles têm até passe de metrô......pode? muito meneiro!!!! Voltamos para o hotel, arrumamos as malas e fizemos o Check out.....tudo certo!!! Fomos para a estação de trem para pegar o trem noturno para Roma.....Também já tinha a passagem impressa (218 euros) então foi só embarcar.....trem no horário, fomos buscar nosso vagão e lugares......o trem era um CityNightLine que faz o rota Munique x Roma, comprei um Sleeper duplo econômico de 2 classe.....achamos o vagão e dentro já tinha funcionário ajudando os passageiros com seus lugares.....achamos nosso sleeper...putz!!! muito bom.....duas camas, lavatório dentro do sleeper e chuveiro e banheiro no corredor. A controler verificou nossas passagens explicou como usar tudo, nos deu um cartão para usarmos como chave da porta, disse que a horas iria nos despertar e nos servir o café da manhã.....dormimos como pedras......

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por EDUARDO OAZEM em 21 Ago 2010, 19:06, em um total de 2 vezes.
Eduardo Oazem

Relatos:
EDUARDO OAZEM
Colaborador
Colaborador

Re: Relato de viagem – Munique – Roma – Florença – Veneza – Paris – Bruxelas –Amsterdam 13/07 a 03/08/10

Mensagem não lidapor EDUARDO OAZEM » 12 Ago 2010, 14:27

- (19/07/10) – Segunda-feira – 7° dia - ROMA

Maravilha, acordamos como o despertador do controler já bem perto de Roma.....logo nos foi servido o café da manhã e nos preparamos para a chegada em Roma....Já na chegada em Roma achamos a cidade muito zoneada.... muita gente e muito barulho....bem diferente da Alemanha....Bom.....era isso mesmo que nós queríamos.....curtir Roma.....fomos puxando nossa malas de rodinha até achar uma tabacaria.....são lojas como as nossas bancas de revistas....e são facilmente identificas por um “T” marrom...achamos uma e fomos comprar o Roma Pass para 3 dias (50 euros)....fácil....agora fomos buscar o hostel que eu já havia reservado...o Dem Guesthouse......fica bem perto da Termini e é muito bom.....só que eles possuem duas unidades, uma bem perto da outra.....na primeira....ninguém me aguardava.....então fui para a segunda....muito perto...uns 200 metros....e o David, que gerencia o hostel, já estava me esperando, fizemos o Check in e após as explicações básicas, deixamos as malas no quarta, que ainda não estava pronto, e fomos andar .......durante o planejamento, usei muito o google maps e a ferramenta de poder andar pelas ruas de Roma, Florença, Pisa, Paris e Amsterdam.....então de certa forma, não era novidade me locomover pelas ruas de Roma....rsrsrs.....primeira para Igreja de Santa Maria Maggiore, depois a Igreja de San Giovanni in Latero, a Catedral de Roma, de, sempre andando, fomos para o Coliseu....putz!!!! “Eu estou aqui!” foi a primeira coisa que pensei....lindo e bem ali na minha frente......o Roma Pass é um passe que lhe dá entrada livre nos ônibus, metrô e em duas atrações das muitas conveniadas sem enfrentar fila e sem burocracia.....nas demais atrações você terá algum tipo de desconto.....ele não inclui o Museu do Vaticano....então escolhemos usar o Roma Pass no Coliseu e no Museu Capitolini, quando chegamos no coliseu......muita gente na fila......uma fila quilométrica.....então fomos procurar como era feita a entrada com o Roma Pass.....simples.....tinha uma roleta ao lado da roleta de entrada comum por onde quem tinha o passe podia entrar.....como assim.....sem fila??? Vip mesmo....é!!!! e estávamos dentro......visitamos o coliseu, tiramos foto do arco de Constantino e do Foro Romano.....depois que saímos coliseu, Fomos para o Foro Roma (a entrada para o Coliseu e para o Foro Romano contam como uma só).....fiquei imaginando como seria a vida ali....e viagei!!!! “To com fome!”....o meu estômago disse. E fomos procurar um restaurante perto do Coliseu para almoçar.....a região do coliseu é muito boa para almoçar....comida barata e com a vista maravilhosa do coliseu.....é assim que você almoça!!!! Depois do almoço, fomos para o monumento à Vittorio Emannuelle, Fontana de Trevi, Pantheon, Piazza Navonna, Castel de Santo Ângelo e terminamos a noite na Piazza de San Pietro, no Vaticano.....pegamos um ônibus para a Termini (uma coisa boa de ficar perto da Termini é que quase todos os ônibus para na termini) e seguimos para o hotel.....lanchamos e fomos dormir.......

- (20/07/10) – Terça-feira – 8° dia - ROMA

Acordamos cedo e logo depois do café fomos até a Termini pegar o metrô para o Circo Máximo....de lá fomos andando para a igreja de Santa Maria de Cosmedin, nesta igreja fica uma antiga tampa de bueiro que hoje é atração e é chamada de “Boca da Verdade”...então fomos lá conferir se nos amamos mesmo...rsrsrs.....depois da igreja, fomos andanda até o templo de Adriano e de lá para o Museu Capitolini....em Roma tudo é bem perto e logo estávamos no Museu Capitolini, usamos mais uma vez o Roma Pass e entramos na tranqüilidade....o museu é muito bom e abriga a famosa loba que amamentou Rômulo e Remo e a escultura de Júlio César em seu cavalo....entre outras......de lá fomos andando para o Monumento a Vitórrio Emannuelle e desta vez, entramos no Monumento, que é um Museu sobre a evolução militar e a história da nação italiana.....para que gosta do tema é muito bom....e tem vistas lindas do terraço....tirei muitas fotos legais....depois fomos para a Fontana de trevi e mais uma vez para o Pantheon, quase ao lado do Pantheon, fica a igreja do Gysu com seu obelisco diferenciado.....partimos então, de metrô, para a Piazza del Popolo e visitamos as igrejas irmãs....metrô novamente e estávamos na Piazza Spangna e suas escadarias....andamos pela badalada via Condotti e suas loja de grife e voltamos novamente ao centro....a fome bateu e almoçamos uma lasanha deliciosa (25 euros)........já era tarde e ficamos vagando e curtindo Roma sem destino......quando começo a escurecer, fomos de bus para o Coliseu....as fotos noturnas lá são show e sempre tem alguém tocando música romântica...é perfeito.....cansados, voltamos pra Termini e jantamos no Mc Donald´s (15 euros)......hotel e cama.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por EDUARDO OAZEM em 21 Ago 2010, 19:09, em um total de 3 vezes.
Eduardo Oazem

Relatos:
EDUARDO OAZEM
Colaborador
Colaborador

Re: Relato de viagem – Munique – Roma – Florença – Veneza – Paris – Bruxelas –Amsterdam 13/07 a 03/08/10

Mensagem não lidapor EDUARDO OAZEM » 12 Ago 2010, 14:50

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

- (21/07/10) – Quarta-feira – 9° dia - ROMA

Acordamos cedo como sempre, tomas café e fomos para a Termini pegar o metro para o Vaticano, pois neste dia, íamos visitar o Museu do Vaticano e a Basílica de São Pedro.....mas antes, decidi comprar a passagem de trem de Florença para Pisa, pois íamos fazer este passeio quando estivéssemos em Florença.....Fomos até a máquina de vender bilhetes, escolhi o idioma português, coloquei a origem da viagem (Florença), coloquei o destino final (Pisa), quantidade de bilhetes (dois), escolhi ida e volta e apertei a tecla pagar.....”dinheiro ou cartão?” a máquina pergunto....cartão, eu escolhi.....coloquei o cartão na máquina e pronto.....a máquina imprimiu o bilhete....obs: a máquina não pergunta a data da viagem.....o bilhete é válido por alguns meses e você pode usar quando quiser no trem que quiser....basta validar o bilhete nas máquinas de validação que estão espalhadas pela estação e embarcar no trem da rota que você comprou....simples assim!!!!....bom, já que tínhamos resolvido mais um problema....pegamos o metrô para o vaticano.....comprei os ingressos para o Museu do Vaticano pela Internet com hora marcada para as 08:30h (34 euros) e cheguei ao museu às 08:00h....os portões estavam fechados e os seguranças estavam organizando os visitantes que chegavam....dividiram as filas em quem possuía ingresso e quem ainda não possuía ingresso...haviam poucas pessoas e eu pensei até que não havia necessidade de comprar os bilhetes antecipadamente, mas quando os portões abriram as filas (as duas) já eram quilométricas.....como cheguei cedo fui o primeiro a entrar.....trocamos a pagina impressa na Internet pelos tickets e entramos....fomos direto na Capela Sistina, pois logo depois a mesma fica inundada de turistas e é quase impossível se mexer......resultado a Capela era só nossa....nem os seguranças estavam lá....putz!!! tirei muitas fotos e ninguém pra dizer: No foto!!! 10 min depois a Capela já estava cheia....aí voltamos para o início do museu e fomos vendo tudo com calma....realmente o museu é muito bom.....passamos a manhã toda no museu e depois fomos para a Basilica de São Pedro....Bom vou dar outra dica.....lembra da Capela Sistina....é quando decidimos ir para a Basílica, voltamos para a Capela e lá dentro existe duas saídas, uma normal e outra que é só para grupos com guias....na primeira saída, você vai sair do museu (depois de muito andar) e pegar a gigantesca fila do Raio-X já na Piazza San Pietro para entrar na Basílica....e na segunda, que não tem nenhum guarda ou segurança ou outro controle qualquer.....você sai direto na Basílica depois do Raio-X e sua fila gigante e é só entrar na igreja ou partir para as catacumbas ou cúpula.....mole né!!!! Então já que ganhamos todo aquele tempo “ comendo” a fila para entrar, decidimos antes de entrar fazer um lanche ao lado da Basílica.....depois fomos tranqüilamente visitar e igreja e as catacumbas....para a cúpula já tinha uma fila grande e meu tornozelo estava “estourado”...então não subimos, mas deve valer apenas......eram umas 16:00 e pegamos um bus para a termini....almoçamos perto do hotel massa e frango (delicioso) (20 euros)....passada rápida no hotel para tomar banho e descansar.....no início da noite fosso tomar um sorvete na beira da Fotana de Trevi (4 euros)....linda.....andamos muito pelo centro à noite e já que este seria nosso último dia em Roma....voltamos de bus para o hotel para organizar as coisa para a partida para Florença na manhã seguinte......
Editado pela última vez por EDUARDO OAZEM em 21 Ago 2010, 19:10, em um total de 2 vezes.
Eduardo Oazem

Relatos:
EDUARDO OAZEM
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor EDUARDO OAZEM » 12 Ago 2010, 15:12

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por EDUARDO OAZEM em 16 Ago 2010, 10:42, em um total de 1 vez.
Eduardo Oazem

Relatos:
EDUARDO OAZEM
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor falcao007 » 12 Ago 2010, 17:46

Eu adoro relatos assim bem detalhados, literalmente eu viajo.
Parabéns pelo relato.
falcao007

Mensagem não lidapor karla cristina 78 » 12 Ago 2010, 18:16

Oi! estou adorando seu relato, vai continuar né?!!!!
Só me tira uma duvida vc ficou em hotel ou em albergue?
Grata e aguardo a continuação desse relato que esta ótimo!
karla cristina 78

Mensagem não lidapor ReRai » 12 Ago 2010, 23:38

Olá!
seu relato está muito legal!!
Continua... please.... rsrs
ReRai

Mensagem não lidapor LU RIBEIRO » 13 Ago 2010, 01:11

Oi. Fazendo coro com o pessoal aqui em cima...o RELATO ESTÁ MUITO BOM!!!!! Por favor continue. Adorei os preços que colocou e estas dicas sobre a compra e validação dos tickets dos trens. A propósito, pela sua experiência é melhor deixar para comprar os tickets lá?? E o ticket para o trem noturno de Veneza para Paris compensa mesmo comprar pela internet ou é melhor comprar quando chegar em Roma?? Ah, e as fotos estão lindas!!!
Ando devagar porque já tive pressa e levo este sorriso porque já chorei demais...
LU RIBEIRO

Mensagem não lidapor EDUARDO OAZEM » 13 Ago 2010, 09:06

Muito obrigado gente...mas sabe como é ....voltei a trabalhar e o tempo está curto, mas vou colocar o final do relato neste fim de semana...prometo....Karla, como fomos eu e minha esposa, fiquei na maioria das vezes em hoteis, mas em Roma e Florença fique em albergue....sem problemas!!!! Mas para aqueles que vão sozinhos, indico sem sombra de dúvias os albergues (clima legal, gente querendo conhecer gente, muitas dicas e um custo muito menor pra se dormir nos dormitórios)....a trip fica a mais barata. Agora para os casais, digo que nem sempre é mais econômico os albergues.....muitas vezes consegui hoteis melhores, mais baratos e melhores localizados.....Lu Ribeiro, quanto aos tickets....humm!!! comprar aqui ou comprar lá???? também sempre me pergunto a mesma coisa....mas como sou muito metódico e planejo tudo com antecedência, sempre compro aqui...muitas vezes sai mais barato....mas o grande problema disto é que seu roteiro fica muito amarrado e se você quiser modificar alguma coisa vai ser mais difícil....Olha, durante a viagem simulei algumas compras lá...na hora que eu chegava na estação de trem....sempre tinha bilhete e como o mesmo valor praticamente.....sobre o trem noturno de Veneza para Paris vou te dizer que há duas maneiras basicamente de se comprar este trecho....ou você comprar como a TGV Europe como eu falei (pela internet...eles entregam no Brasil sem custos) ou você compra com a Trenitália (pode ser em Roma no seu caso)...tanto faz....você encontrará facilmente o bilhete a venda....há uma vantagem em comprar como Trenitalia, caso você precise alterar alguma coisa na passagem antes de embarcar poderá fazer isto na própria estação e comprando com a TGV, as alterações só poderão ser feitas pelo site deles se o tempo permitir.....quando eu viajei, tanto no site da TGV como no site da Trenitalia só estava vendendo cabines (couchetes) T4 ou T6, respectivamente para 4 ou 6 pessoas e algumas outras opções que não me interessavam.....e talvez se eu comprasse os tickets na estação em Roma, eu teria comprado um Sleeper para o casal (não sei se neste trem noturno da Artésia tem este tipo de Sleeper, tb não verifiquei).....bom é isso......qualquer coisa é só perguntar....um abraço ::otemo::
Eduardo Oazem

Relatos:
EDUARDO OAZEM
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor LU RIBEIRO » 13 Ago 2010, 20:47

Oiiii..... Ah, valeu pelos esclarecimentos ::otemo:: . Ai, bate tanta dúvida ::dãã2:: ainda mais quando é a primeira viagem... vou pensar direitinho... a viagem ainda esta bem longe (julho/2011), mas já tenho o roteiro montado e tal... de repente acabo comprando por aqui mesmo. A minha preocupação maior é com o trem noturno para Paris. Fico com medo de deixar para comprar lá... vou acompanhando no site, pois como vamos em 4 pessoas vou comprar a do couchet 4, de repente até encontro alguma promoção.
Valeu mais uma vez!!!
Tomara que consiga colocar o restante do relato este fim de semana, ainda mais que tem os outros lugares para onde quero ir - Florença, Veneza e Paris ...rssss....
Um abraço
Ando devagar porque já tive pressa e levo este sorriso porque já chorei demais...
LU RIBEIRO

Mensagem não lidapor EDUARDO OAZEM » 16 Ago 2010, 11:11

- (22/07/10) – Quinta-feira – 10° dia - FLORENÇA

Acordamos por volta das 06:00 e tomamos café da manhã no quarto (no hostel que ficamos em Roma, tinha frigobar e cafeteira no quarto e o café da manhã já era organizado pelo staff no dia anterior).....como o staff do hostel não fica na recepção durante todo o dia....fiz o pagamento das diárias na noite anterior e combinei com o David, o gerente do Dem Guesthouse, que deixaria a chave do quarto na mesa de recepção...tudo rápido e simples....o hostel é muito bom mesmo....o café da manhã é bom, mas simples...sem queijo, presunto e essas coisas...mas vale!!! Bom....continuando o que interessa, depois do café, fomos para a estação Termini pegar o trem para Florença....já tinha comprado o bilhete para o trem Frecchia Rossa, o trem rápido italiano, pela internet e com a folha do bilhete impresso da Internet foi só embarcar....sem validação ou outra coisa.....o trem partiu rumo a Florença às 07:15....a viagem foi rápida.....o controler verifica a passagem e pronto....às 08:50 já estávamos em Firenze.....chegamos na estação Santa Maria Novella e de lá até o hostel fomos andando....é bem perto e fácil de chegar. Gente...eu usei muito o Google Maps e utilizei demais a função de vista 3D das cidades já mapeadas (na minha viagem, as cidades mapeadas eram Roma, Firenze, Paris e Amsterdam)....então quando nós chegávamos em uma destas cidades era se como eu estivesse andando por um lugar bem conhecido por nós....quase nunca consultava mapas para nos localizar....foi ótimo isto....e assim foi mais fácil ainda andar em Florença.....Chegamos no hostel Archi Rossi e fomos muito bem recebidos....o staff é muito bom e nos deu um mapa da cidade e todas as infos que precisávamos....chegamos cedo, mas o quarto já estava disponível e deixamos as malas no quarto e fomos conhecer a cidade....(cabe uma obs aqui....quando reservei o quarto pela Internet, fui informado que o mesmo era no terceiro andar do prédio anexo e não tinha elevador.....mas a intenção era essa mesma....mais privacidade e um quarto mais confortável e barato que os demais....tudo bem então)....fomos para o Duomo (Basílica de Santa Maria del Fiori)....esperamos um pouco, pois a igreja ainda estava fechada.....muito bonita por dentro, mas depois de Roma, as igrejas perdem um pouco da sua beleza....mas já seu visual externo...caramba!!! liiiiinnda!!! E em conjunto com o batistério, fica ainda melhor....em seguida, fomo para a Piazza della Signoria...putz!!! o clima de Florença é muito bom....eu não gosto de arte e fiquei encantado....minha esposa não queria mais nada......visitamos o palácio Vecchio, tiramos muitas fotos com as esculturas da praça e continuamos o passeio até a ponte Vecchio....muito bonita, a ponte foi a única que não foi destruída na segunda guerra mundial e hoje é ponto certo da turistada....casas “penduradas” na ponte e muitas joalherias e artistas dividindo espaço lá hoje....a fome bateu e fomos procurar um lugar BBB para almoça....andamos na direção do hostel, que é uma região mais barata de Florença, e logo achamos um restaurante árabe...não resistimos e fomo provar o Kebab deles....muito bom e farto o almoço (13 euros c/ bebidas)....passada rápida no albergue e fomos para a Basílica de Santa Croce (10 euros)....nesta igreja estão sepultados Galileo, Maquiavel, Michelangelo e outros.....a fachada da igreja é parecido com o Duomo...linda!!! e rumamos para o Museu de Ciências (16 euros) (somos biólogos....a parada foi inevitável...rsrsrsrs!!)....Fomos até a Ponte Vecchio novamente para curtir o clima no fim de tarde.....música....música....em toda parte!!! Inexplicável as imagens!!!!.....caminhamos novamente para a piazza della signoria, em frente ao Palácio Vecchio estavam montado uma orquestra para um show à noite....oba!!! free....ficamos na praça escutando os músico de rua e sentados entre as esculturas.....como minha esposa sempre diz: “As melhores coisas da vida são de graça ou custam muito pouco!”....começava a escurecer e decidimos ir para a Piazzale Michelangelo.....esta praça fica no topo de uma colina de Florença e de lá podemos ver toda a cidade.....passamos no hostel para jantar....o albergue transforma o salão de café da manhã em um restaurante muito legal....no inverno eles oferecem pratos de massas na faixa...free mesmo, mas no verão, eles cobram apenas 2,50 euros por um prato gigante de massa a escolher....há umas 10 variedades de massas disponíveis (mas só funciona das 18 às 20 h)....putz!!! comi dois pratos deliciosos de massa.....assim eu volto gordo (jantar com bebidas no hostel 8 euros para o casal)!!!....então, já bem alimentados, fomos para a estação pegar o ônibus, pode pegar o ônibus 12 ou 13...quando chegamos na estação, perguntamos para uma senhora (em inglês) se o bus 12 servia para ir até Piazzale Michelangelo e ela (como não falava inglês...assim como eu...rsrsrs....respondeu em italiano, confirmou com o dedo e apontou o ônibus....mas o bus já estava saindo do ponto e corremos para alcançá-lo....já dentro do ônibus, percebemos que não havíamos comprado o bilhete do ônibus....ficamos quietos e não nos pediram nada!!! Mas foi sem querer..rsrsrs.....o bus sai da estação e vai em direção a colina....muito verde e a paisagem de Florença lá embaixo...muito bonito....voltamos no ponto da praça...não tem erro...o ônibus fica vazio, todos saltam lá!!! Uma réplica do David e muitos camelôs vendendo bolsas falsas na praça...alguns trailers vendendo panini e mais música!!!! E assim vimos o por do Sol....ao som de boa música italiana e com Florença iluminada....mais romântico, impossível!!! Ônibus de volta...descemos na estação e com uma rápida caminhada já estávamos no quarto....Oba!!! amanhã, vamos para Pisa!!! Banho e cama....

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por EDUARDO OAZEM em 21 Ago 2010, 19:15, em um total de 1 vez.
Eduardo Oazem

Relatos:
EDUARDO OAZEM
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor EDUARDO OAZEM » 16 Ago 2010, 11:13

- (23/07/10) – Sexta-feira – 11° dia - DAY TRIP PISA

Acordamos, arrumamos as coisas e fomos tomar café......Maravilha de café da manhã!!! Existem algumas opções para você escolher (estilo MacDonald´s....com foto e número das opções.....bom pra mim que não precisei explicar nada)....pedimos: torradas com ovo frito e bacon e chocolate quente...hummmm booommm!!! Fomos para a estação....nós já havíamos comprado as passagens para Pisa nas máquinas automáticas em Roma....então era só validar os bilhetes nas máquinas na cabeceira da plataforma e embarcar.....olhei no Binário (quadro de horários dos trem) qual era o primeiro trem para Pisa, validamos os tickets e embarcamos.....viagem rápida em um trem regional....no meio da viagem, o controler passa para conferir os bilhetes, um casal de brasileiros que conhecemos no trem não tinham validado os bilhetes antes do embarque e tiveram que pagar uma multa de 20 euros cada...ali mesmo...e em dinheiro.....putz!!! que facada!!! E logo chegamos na estação central de Pisa, a Pisa Centrale. Já na saída, está a rodoviária...podíamos ir andando até a torre, mas eu estava com dores no tornozelo....então fomos de bus....você pode pegar a linha 1 ou 3, mas quando nós perguntamos na rodoviária pelo ônibus, indicaram outro bus mais rápido, o nome do bus é LAN ROSSA e no bus vem escrito L/R apenas ....e você pode Pegá-lo no ponto em frente à estação do outro lado da rua.....olha o ônibus lá!! Disse minha esposa...e corremos até ele.....putz!!!! juro que não faço por querer, mas mais uma vez, demos calote no ônibus, pois tínhamos que comprar os bilhetes antes de embarcar....os bilhetes são vendidos em máquinas nos pontos ou em tabacarias espalhadas...bem fácil, mas já era....mais uma vez é fácil descer no Campo dos Milagres....pois você pode ver a Torre de dentro do ônibus e quase todos descem lá também.....nós já tínhamos comprado os bilhetes da torre com hora marcada pela Internet (34 euros)....sem filas ou burocracia..com o voucher que imprimi na hora da compra fui até uma bilheteria especial para trocá-lo pelos ingressos e aproveitei para comprar as entradas para a Catedral e batistério (12euros)....fácil.....tiramos muitas fotos....inclusive as “famosas”.....como todo mundo...antes da subida da torre, nós temos que passar no “Meet Point” para deixar a mochila no guarda-volumes (free)...não se pode subir a torre com nenhum tipo de bolsa....nem aquelas bolsas de máquinas fotográficas profissionais....bom!!! na hora marcada, a pequena fila começa a andar e após rápida inspeção, todos começam a subir os degraus da torre inclinada....olha!!! é engraçado subir aqueles degraus, pois você sente e inclinação da torre lhe jogando contra as paredes....são duas etapas de escada até a torre....uma visual muito legal no topo.....apreciamos por um tempo todo o conjunto: batistério, catedral e campo santo.....lá encima há um tempo pré-estabelecido para os visitantes e o segurança quase expulsa os atrasados.....mas para evitar a muvuca, descemos uns 2 minutos antes do tempo....escadas livres para a descida....passamos no guarda-volumes para pegar a mochila e fomos lanchar nos degraus da catedral......visitamos a igreja e o batistério e fomos para o ponto de ônibus....compramos os tickets na máquina (use moedas)....simples!!! verifiquei o horário do bus na placa de horários e logo ele apareceu.....embarcamos e fomos para a estação.....eram umas 14:00, quando chegamos na estação.....Qual é o próximo trem para Firenze e qual a plataforma? Vamos ver no binário....pronto!!! a estação é pequena e bem sinalizada e encontrar a plataforma é simples...validamos os tickets e fomos pra plataforma....painel informando o trem...trem no horário...embarque tranqüilo.....o controler apareceu e já chegamos em Florença....como é bom andar de trem na Europa.....ainda tínhamos muito tempo para curtir a cidade....Nós não queríamos ver o David da Galleria Dell´Academia, então não compramos os ingressos com antecedência...olha!!! como tínhamos tempo....sabe como é vamos lá.....putz!!! que fila...no Sol....entrada cara (16 euros casal)....tá louco!!! Fui curtir Firenze....mas fica a dica: gosta de arte e não quer perder tempo precioso...compre as entradas pela Internet ou reserve seu bilhete no dia anterior...vale a pena e você não vai gastar nada a mais para isto!!!! É vip mesmo!!! Andamos muito e sentamos na praça e mais uma vez ficamos olhando a vida passar....música...sorvete (2 euros)...muito bom!!! Voltamos pro hostel e jantamos lá novamente (9 euros casal c/ bebidas)....uma água no hostel 1,5l (1 euro)....banho e cama...amanhã.....Veneza!!!!

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por EDUARDO OAZEM em 21 Ago 2010, 19:18, em um total de 1 vez.
Eduardo Oazem

Relatos:
EDUARDO OAZEM
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor EDUARDO OAZEM » 16 Ago 2010, 11:35

- (24/07/10) – Sábado – 12° dia - VENEZA

O trem para Veneza partia mais tarde que os anteriores, então dormimos um pouco mais....hummm que bommm!!! O corpo agradece....tô ficando velho!!!! Acordamos e fomos para o café da manhã!!! Sem comentários....muito bom!!! Check out tranqüilo e fomos para a estação....olhada rápida no binário e fomos para a plataforma....às 09:30 saímos de Florença e o procedimento durante a viagem foi o mesmo....o trem estava bem cheio e foi bom chegar cedo para o embarque....pois o espaço para as malas é pequeno e os atrasados ficam em dificuldades para acomodar as malas... às 11:30 chegamos em Veneza...já na chegada o clima da cidade muda e o trem vai deslizando “sobre” as águas até chegar na ilha!!!! Estação pequena, muita gente....uma rápida orientada e saímos da estação....Uau!!! o Grande Canal e seu movimentado trânsito....legal!!!! chegamos em Veneza!!!! Bom...vamos chegar ao hotel primeiro....o hotel em que ficamos era ótimo (Tre Rose Ambassador Hotel), limpo, organizado, confortável e muiiiito bem localizado....quase dentro da Piazza di San Marco e com um café da manhã maravilhoso!!! Na saída da estação, nós encontramos duas estações dos vaporettos, uma à esquerda e outra à direita....qual ir??? Usei novamente a técnica de ir com a galera....como a maioria das pessoas estavam indo para a estação da esquerda....lá fomos nós!!! Fila pra comprar ticket....compramos os tickets (13euros) e entramos no atracadouro....validamos os tickets e embarcamos rumo a Piazza San Marco....navegando pelo grande canal já dá pra sentir como é o clima de Veneza!!! Água, canais, gôndolas e muita gente.....descemos na estação Valaresso/San Marco do vaporetto e fomos andando até o hotel....cruzamos a Piazza San Marco e....putz!!!! pra onde eu vou.....bom!!! eu tenho uma boa orientação, mas tinha tanta gente na praça que eu não conseguia me orientar com tanta gente passando e falando alto em minha volta........então pedi para minha esposa esperar com a bagagem na praça e fui procurar o hotel....foi mais fácil que andar pra frente....em 2 minutos já estava buscando as bagagens com minha esposa e indo para o hotel.....fizemos o check in e fomos para o quarto....(nesta altura da viagem, nós já estávamos mais confiantes e já falávamos alguma coisa em inglês com mais facilidade....e quando não éramos entendidos por alguém ....sempre tínhamos uma solução...rsrsrs...simples e sem medo nenhum.....o negócio era se divertir e curtir a trip....mais até agora, não tivemos problema nenhum!!!!)....deixamos as malas no quarto e fomos curtir Veneza....diferente...linda.....única....romântica....cada cenário de tirar o fôlego....as gôndolas cruzam as águas dos canais e os vaporettos levam e trazem multidões de turistas a cada minuto.....putz!!! como tem orientais viajando.....os grupos de turistas viajando em “pacotes” ocupam todos os lugares e os Transatlânticos, dos cruzeiros, navegam no fundo da paisagem....bom....como todos estava cheio e já estávamos como fome, fomos procurar um lugar para almoçar....a comida em Veneza é cara e quanto mais próximo da San Marco, mais cara.....então almoçamos em uma restaurante perto do hotel....salada de entrada, um massa deliciosa e bebidas....um menu turístico simples e gostoso (20 euros)....então fomos visitar a Basílica di San Marco (free), não entra de mochila, mas eles tem um guarda-volumes em um anexo próximo da igreja (free)...deixei a mochila lá e voltei para a Basílica....realmente linda...saindo da igreja, busquei a mochila e fomos para o Campanário...bilhetes (16 euros) e tomamos o elevador até o topo....que vista!!!! Não sei se Veneza é mais linda vista de cima ou em terra....os canais...as ilhas...igrejas e praças....tudo lindo! tudo mesmo! Bom...conheço gente que não gosta de Veneza, mas nós adoramos....não cheira mal e não vi muita sujeira nas ruas....mas gosto é gosto!!!! Quando descemos do Campanário, ficamos apreciando a torre do relógio e o Palazzo Ducale por fora....lindos!!! a praça lotada estava me sufocando e fomos para as margens do Grande Canal......hummmm!!!! que paz!!! Na beira do canal, eu e minha esposa ficamos alguns minutos só olhando o movimento das gôndolas e vaporettos....curtindo o Sol e a brisa do mar batendo.....putz!!! to em Veneza! Pensei....quanto a orientação em Veneza, nós não tivemos problemas...muito pelo contrário....andamos muito, muito mesmo e não nos perdemos nunca...mas também isto não seria um problema né!!!! Rsrsrs.....prefiro me perder em Veneza do que aqui no Rio.....vai que uma bala perdida me acha!!!! Bom...sempre que eu precisava, olhava pra cima e lá estava a indicação da direção correta....nem precisei usar mapa nenhum....simples assim!!! E olha que eu havia comprado um mapa ótimo por conta das informações que haviam me passado!!! Depois de algum tempo vagando pelos becos e ruelas de Veneza, fomos curtir as feiras de Veneza...frutas, lembranças e máscaras....cada uma mais linda do que a outra....minha esposa não resistiu e compramos algumas (5 a 10 euros cada – as simples)....fomos então para o palácio dos Dodges....na bilheteria, uma surpresa, sem fila....oba!!! é a hora...entrada cara... (26 euros casal)....mas o palácio é lindo e os saguões são obras primas....as celas e a ponte dos suspiros, mostram o outro lado da construção...no pátio interno do palácio, uma breve parada para admirar a arquitetura do lugar e recarregar as baterias.....quando saímos do palácio já estava no final da tarde e fomos tomar um sorvete na beira do canal (4 euros).....o Sol se pondo e o céu ainda mais lindo ficava laranja por trás dos contornos das igrejas e casas....as gôndolas voltavam para os atracadouros e nós dois ali curtindo um gelato na beira do canal....bommmm demias!!!! Passamos no hotel...banho e fomos curtir a noite na região de Rialto.....a Ponte de Rialto é linda e à noite fica mais linda ainda...muita gente....restaurante e música.....fomos negociar um passeio de gôndola noturno, mas o preço assustou minha esposa (110 euros)....não teve santo que fizesse ela pagar este valor....como eu não fazia questão e também achei um roubo este valor....não fizemos o passeio....com este valor nós dois saltamos de asa delta no Rio.....pode????....Rialto é animada e legal à noite, mas seus restaurantes são caros....então fomos para a região perto da estação que possuem muitos restaurante e os preços são muito mais baratos.....estava lotado....muita gente....música nas ruas...artistas....achamos um mercado com preços ótimos e o MacDonald´s....há!!! paramos ali mesmo e lanchamos (11 euros)...passamos no mercado e compramos um potão de sorvete e yogurtes (4 euros)....voltamos para a Piazza San Marco e estava acontecendo um show de música bem legal....mas o cansaço foi maior e fomos dormir.....

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por EDUARDO OAZEM em 21 Ago 2010, 19:19, em um total de 2 vezes.
Eduardo Oazem

Relatos:
EDUARDO OAZEM
Colaborador
Colaborador

Próximo

Voltar para Viagem por 2 ou mais países da Europa - Relatos de viagem