13/07/10 – Saída do Rio de Janeiro
14/07/10 – Chegada em Munique
15/07/10 – Munique – tour para Fussen
16/07/10 – Munique – day trip para Berchtesgaden (lake konigssee)
17/07/10 – Munique – Day trip para Salzburg e Werfen (Ice Caves)
18/07/10 – Munique – tour para Dachau – trem noturno para Roma
19/07/10 – Roma
20/07/10 – Roma
21/07/10 – Roma
22/07/10 – Roma x Florença
23/07/10 – Florença – Day trip para Pisa
24/07/10 – Florença x Veneza
25/07/10 – Veneza – trem noturno para Paris
26/07/10 – Paris
27/07/10 – Paris
28/07/10 – Paris – passeio a Eurodisney
29/07/10 – Paris – passeio a Versailles
30/07/10 – Paris x Bruxelas
31/07/10 – Bruxelas – Day trip para Brugges
01/08/10 – Bruxelas x Amsterdam
02/08/10 – Amsterdam
03/08/10 – Amsterdam x Rio de Janeiro
Considerações iniciais:
O planejamento: Eu e minha esposa começamos a planejar a viagem em janeiro/2010 e busquei o máximo de informações possíveis e como em todas as outras viagens o mochileiro foi fundamental nesta etapa. Li os relatos, comprei guias e fui juntando as info necessárias.
O idioma: Olha, nós não falávamos espanhol e decidimos conhecer a América do Sul.....fomos e não tivemos problemas....hoje, até falamos um pouco..rsrsrs...Mas quando eu e minha esposa decidimos ir para a Europa, deu um certo medo.....”putz!!!! mas nós não falamos nada de inglês!!” eu disse. Bom....fomos para esta viagem apenas com o meu inglês zero, mas é zero mesmo.....só consigo falar algumas palavras e algumas frases. Ah! Mas quando eu contava para os meus amigos, eles perguntavam: “Mas sua esposa fala inglês né???” e eu respondia:”É...ela fala menos do que eu!” rsrsrsrs. Resultado, não tivemos problemas em nenhum momento da viagem e mesmo sem saber inglês, francês ou alemão ajudávamos outros viajantes durante a trip. Então, para aqueles que estão na mesma situação, não deixem de viajar por isso.....vai na boa!!!!
A passagem aérea: Compramos as passagens na TAP por um simples motivo: a imigração seria em português e ainda poderíamos acumular as milhas no programa fidelidade da TAM.
Os trechos ficaram assim:
Ida: 13/07 - Rio x Munique c/ escala em Lisboa e
Volta: 03/08 - Amsterdam x Rio c/ escala em Lisboa.
Valor: R$ 5.531,24
Os hotéis: Reservamos os hotéis no Booking.com (muito bom) e alguns direto no site do hotel. Não tivemos problemas em nenhuma reserva. Todas as reservas foram para quarto de casal com café da manhã:
- Munique: Ludwig Hotel – bom, quarto pequeno, perto da estação, café da manhã excelente; (diária: € 60)
- Roma: Dem Guesthouse – ótimo, Quarto muito confortável, café da manhã razoável, perto da estação; (diária: € 90)
- Florença: Archi Rossi Hostel – bom, perto da estação, quarto confortável e café da manhã excelente...ah!!! eles servem pratos de massa ou pizza (à noite) por 2,5 euros. (diária: € 72)
- Veneza: Hotel Ambassador Tre Rose – Bom, muito perto da piazza de san marco, quarto confortável e café da manhã muito bom; (diária: € 91)
- Paris: Hotel Victória Chatelet – Bom, no centro de Paris e perto de tudo, o staff fala português, quarto confortável e café da manhã caro....tomamos café fora do hotel; (diária: € 103)
- Bruxelas: Hotel Mozart – Bom, localização perfeita, quase dentro da grand place, hotel com decoração luxuosa, mas é um pouco barulhento e o café da manhã é muito fraco; (diária: € 100)
- Amsterdam: Íbis Amsterdam centre – Muito bom, novo, confortável e super silencioso, a localização é ótima, ao lado da estação central e o café da manhã é perfeito. (diária: € 109)
As passagens de trem: Comprei todas as passagens na internet e com antecedência. Os trechos foram:
- Munique x Roma: CNL – Trem noturno CityNightLine, Sleeper duplo econômico, comprei no site da DB e imprimi o bilhete no ato da compra. (tarifa: € 218 para duas pessoas);
- Roma x Florença: Trenitalia ES AV, comprei no site da Trenitalia e imprimi o bilhete no ato da compra. (tarifa: € 74 para duas pessoas);
- Florença x Veneza: Trenitalia ES AV, comprei no site da Trenitalia e imprimi o bilhete no ato da compra. (tarifa: € 72 para duas pessoas);
- Veneza x Paris: Trem noturno Artésia, couchete T6, para 6 pessoas, comprei no site da TGV Europe.com e eles enviaram os bilhetes para minha residência no Brasil sem custo nenhum, (tarifa: € 152 para duas pessoas);
- Paris x Bruxellas: Trem Thalys, comprei no site da Thalys e imprimi os bilhetes no ato da compra. (tarifa: € 50 para duas pessoas);
- Bruxellas x Amsterdam: Trem Thalys, comprei no site da Thalys e imprimi os bilhetes no ato da compra. (tarifa: € 108 para duas pessoas);
Entradas antecipadas: Após ler milhões de relatos, decidi que iria comprar o máximo de entradas antecipadas possíveis para minimizar filas e otimizar o tempo. Então fiz assim:
- Para Munique comprei um Tour para o Castelo de Fussen em espanhol (Radius tour), um tour para o Campo de Concentração de Dachau em espanhol (Radius tour), comprei um Tour para as Ice Caves em Salzburg (GetYourGuide), a passagem de trem para Salzburg (site DB) e a passagem de trem para Berchtesgaden (site DB)....tudo pela net.
- Para Roma comprei os tickets para o museu do Vaticano (site do vaticano);
- Para Pisa comprei os tickets da torre de Pisa;
- Para Paris comprei os tickets da torre Eiffel;
- Para Amsterdam comprei os tickets para a Casa de Anne Frank e para o museu de cera da Madame Tussauds
Resumo dos gastos:
- Hospedagem: R$ 4.479,84
- Passagem aérea: R$ 5.531,24
- Alimentação: R$ 2.720,00
- Trens principais: R$ 1.833,28
- Entradas/transportes/presentes: R$ 2.720,00
- Seguro viagem: R$ 334,64
Total da Viagem (23 dias com tudo incluído) para casal: R$ 17.619,00 (considerando a cotação do Euro = 2,72)....é .....quando comprei, esta era a cotação...putz!!!!!
* todos os gastos citados são para duas pessoas!!!!
- (13/07/10) – Terça-feira – 1° dia - A SAÍDA
Começa a trip e vamos para o aeroporto internacional do Rio de Janeiro (GIG). O vôo da TAP para Lisboa sairia às 22:50, mas já no check in, a atendente diz que o vôo está com atraso de 45 minutos. Ok, tranqüilidade...estamos indo pra “zoropa”!!! entramos na área de embarque e a cada minuto o portão do embarque muda e nada do avião aparecer.....bom!!! pra resumir, o vôo saiu do Rio com 2 horas de atraso....complicando nossa conexão em Lisboa.....o vôo foi tranqüilo, tripulação portuguesa horrível e comida de bordo razoável.
- (14/07/10) – Quarta-feira – 2° dia - CHEGADA EM MUNIQUE
Chagamos em Lisboa com 2 horas de atraso e não tivemos nenhuma orientação no desembarque para a realização da conexão.....bom!!!corremos muito até a imigração, furamos fila e o oficial nem olhou a pasta de documentos e comprovantes que eu tinha levado, fez apenas a pergunta: “Pra onde vcs estão indo?”...pronto! carimbou o passaporte e chamou o próximo da fila......estávamos oficialmente na Europa, mas não tivemos tempo nem para lembrar disto....corremos muito até o balcão da Lufthansa (empresa parceira da TAP no vôo até Munique)...quando chegamos, a atendente disse: “o vôo está fechado!”...”como assim?” repliquei....ela olhou novamente na tela enfrente a ela e disse: “Essa TAP só me dá trabalho...cancelam as bagagens dos passageiros, mas não cancelam os passageiro!” ....bom!!! a atendente resolveu o problema e recolheu os cartões de embarquei e disse: “Olha, vocês vão neste vôo, mas as bagagens só irá para Munique no Próximo Vôo”...fazer o quê? ....fomos para Munique.....Vôo tranqüilo e pontual.....chegando em Munique, ainda com a esperança de terem mandado as malas no mesmo vôo fomos verificar a esteira e.....nada.....fomos então ao balcão de rastreio de bagagens da Lufthansa....Fomos muito bem atendidos e prontamente indenizados em € 50 por pessoa pelo ocorrido...fizemos o Boletim de Extravio e aguardamos o próximo vôo chegar para podermos pegar nossas bagagens......4 horas depois....oba!!! o vôo chegou....as malas começa a aparecer na esteira e.....nada!!!!....putz!!! cadê nossas bagagens!!!....quase choramos....fui mais uma vez tentar falar com o atendente da Lufthansa....bom!!! Ele disse que mandaria a bagagem para o nosso hotel assim que a mesma chegasse ao aeroporto.....já era quase 23:30h, já não tinha mais ônibus do aeroporto para o centro de Munique...ou nós íamos de metrô (€ 20 para duas pessoas) ou táxi (€ 50 para duas pessoas)....depois deste estresse todo e dos €100 dados pela Lufthansa foi fácil decidir......fomos buscar um táxi. Já no Ponto de Táxi sentimos....”chegamos na Alemanha”....putz!!! só Mercedes e BMW.......então entramos na Mercedes e fomos para a AutoBahn (gente que estrada é aquela).....o motorista acelera....160 km/h na AutoBahn e rapidamente chegamos ao centro de Munique e ao Ludwig hotel.....Fizemos o Check in e fomos para o quarto.....banho e cama....estávamos mortos de cansados!!!!
- (15/07/10) – Quinta-feira – 3° dia - DAY TRIP FUSSEN
Acordamos cedo, arrumamos tudo e fomos para o café da manhã do hotel.....maravilhoso!!!! tem de tudo...depois fomos a um mini mercado quase ao lado do hotel para comprarmos algumas coisa...já que nossas malas estavam viajando também..rsrsrs....os preços no mercado eram os mesmo do Brasil....e foi isto durante toda a viagem....tá na dúvida?!?! Compra lá!!! Saímos do mercado e fomos para a estação de trem, que logo enfrente ao hotel....putz!!! nunca tinha entrado numa estação de trem na Europa....o que é aquilo gente? O “troço” é super organizado mesmo e foi super fácil encontrar o escritório da Raduis tour (a empresa que contratamos para o tour do castelo Neuchwanstein em Fussen (70 euros)....depois de calcularmos os valores de trem, entrada, ônibus...e a comodidade de se ter um guia.....decidimos reservar o tour....foi a melhor coisa que fizemos......chegando ao escritório da Radius, trocamos o recibo que eu havia imprimido pela Internet por um voucher que deveria ser entregue ao guia no início do passeio....esperamos o horário do tour....a guia chegou (uma mexicana muita divertida)...o tour era em espanhol e para um grupo reduzido diz a propaganda no site, e por isso o grupo tinha 8 pessoas, sendo 6 brasileiros e 2 argentinos. O passeio é feito com o próprio transporte público de Munique, que neste caso, era o trem. Existem trens que vão direto a Fussen e outros que necessitam de baldeação, isto depende do horário de saída do trem....no nosso caso saímos em direção a fussen e realizamos baldeação na estação Buchloe, daí seguimos até a estação de Fussen. A estação fica distante da base do castelo, então é necessário tomar um ônibus até lá. Quando chegamos já havia um ônibus esperando nosso grupo....vantagens do tour....e fomos rapidamente para a base do castelo....paisagens lindas...casas com sacadas floridas.....chegamos na base do castelo.....existem um estacionamento grande...banheiros.....lanchonetes e restaurantes e aproveitamos para comer o lanche que havíamos comprado na estação antes da saída do tour (5 euros)....uma rua principal leva ao pé do primeiro castelo....na estrada tem uma casa que é a bilheteria dos castelos (muito bem sinalizada) onde você deve comprar seus tickets.....não precisamos comprar.....o tour já havia reservado o horário do grupo.....uma breve parada nos bancos do campo gramado para a guia continuar a explicação de toda a história dos castelos, família real e da vida do Rei Ludwig.....dali podíamos ver as carruagens com seus cavalos enormes, o ponto de ônibus que leva até o topo do castelo e o início da estrada que subia o montanha. Depois da explicação, a guia deixou livre para que encolhêssemos o melhor meio de transporte para subirmos....apenas o casa argentino subiu de ônibus, pois eles já eram idosos....os demais subiram a estrada com a guia.....carruagens passando, muita gente subindo e descendo a estrada.....putz!!!! a subida cansa.....são uns 30 min, mas as paisagens, o verde todo a sua volta faz a gente esquecer o cansaço.....e logo chegamos ao castelo. Fomos primeiro a ponte de Maria, que é uma ponte que fica localizada atrás do castelo e dá uma visão lindo do mesmo e da paisagem do vale.....lindo lugar para admirar o castelo e tirar muitas fotos.....então seguimos para a entrada do castelo.....a entrada é por número com hora marcado.....no nosso caso, chegamos no horário marcado e logo entramos....sem espera ou fila......na entrada do castelo, você pode escolher um audioguia em várias línguas, tinha português....começamos a visita ao castelo.....realmente lindo......não dá pra dizer se é mais bonito fora ou dentro do castelo......quando terminamos o tour e entregamos os audiosguias, a guia estava nos esperando para começar o retorno a Munique......mais uma vez, cada um escolheu sal forma de descer a estrada e fomos ladeira abaixo....andando e admirando tudo aquilo.....quando chegamos na base do castelo junto ao estacionamento....paramos em uma das lanchonetes para conversar até o grupo se juntar novamente....pegamos o ônibus até a estação e da estação um trem até Munique, neste horário o trem era direto e não seria preciso fazer nenhuma baldeação.....chegamos rápido na estação de Munique e fomos comprar algumas coisa que ainda estavam faltando.....antes uma passada rápida no hotel para saber as malas tinham chagado...nada!!!!....fomos andando até a MarienPlatz.....linda!!!! e comprei um adaptador (8 euros) para tomada e um tênis (53 euros) para a esposa....jantamos no Burg King (15 euros)...mesmo preço do Brasil.....na mochila apenas uma muda de roupa para cada um de nós....então fui para o hotel lavar a roupa que tinha usado hoje e dormir....
- (16/07/10) – Sexta-feira – 4° dia - DAY TRIP KONIGSSEE LAKE
Acordamos muito cedo (05:00) da manhã, antes do café da manhã do hotel, neste dia íamos para Berchtesgaden, ver o lago Konigssee e subir o teleférico JennerBahn .... e fomos para a estação de trem....compramos uns lanches e bebidas (8 euros) e fomos procurar o trem para Berchtesgaden.....é o mesmo trem que leva até Salzburg só deveríamos saltar uma estação antes (Freilassagen) e trocar de trem para irmos até Berchtesgaden.....pronto....trem localizado, no horário marcado ele chegou na plataforma e mais ninguém estava esperando o trem....será que é o trem certo???? Quando o trem parou, apertei o botão verde da porta para a mesma abrir e fui para o andar de cima....o trem era dois andares....quando subi vi um casal e perguntei, como o meu inglês sofrível, se eu estava no trem certo....ok!!! ufa....é este o trem....e fomos fazer o mesmo que o casal estava fazendo, tomar nosso café da manhã no trem.....no horário marcado, o trem saiu (como sempre) rsrsrs!!!! Nós estávamos com as passagens impressas compradas pela Internet e com o roteiro das estações até a estação Freilassagem.....fui acompanhando as estações para não passar do ponto.....tudo certo até agora.....mas ninguém me pediu nada....passagens, cartão ou identidade.....é assim mesmo???....não demorou muito e o controler do trem veio verificando as passagens de cada passageiro do trem....a multa é alta para quem não tem passagem....o controler pediu a passagem, eu entreguei a passagem com o código de barras impresso da Internet...ele scaneou a passagem e marcou a data na mesma com seu carimbo e pronto....sem problemas!!! Na passagem, já diz qual era o trem e a plataforma que nós deveríamos pegar em Freilassagem.....quando chegamos na estação foi só achar a plataforma e conferir o trem e entrar...simples assim....logo estávamos a caminho de Berchtesgaden....outro controler veio ver nossas passagens...o mesmo procedimento foi feito e foi só curtir a viagem.....também fui acompanhando o trajeto com o roteiro que eu tinha impresso antes e quando chegamos na estação foi só procurar o ônibus na estação rodoviária em frete a estação de trem.....existem quadros informativos com as fotos dos pontos turístico próximos e quais são os ônibus que devemos pegar...muito simples e organizado....podíamos pegar as linhas 841 ou 840, o 841 chegou primeiro e embarcamos (5 euros)....a viagem é rápida (10 min) e todos os pontos são sinalizados e possuem nomes....o que facilita muito a orientação....bom o ponto do lago é o último, então, não tem erro.....todos descem lá.....já na entrada o clima muda.....putz!!!! é lindo demais.....fomos em direção as bilheterias e o atendente me pergunta de onde éramos.....brasileiros! eu disse....e ele nos deu as informações turísticas do lago em português e os tickets para os barcos....comprei o ticket completo (32 euros) pois o segundo lago é espetacular.....então fomos pegar o barco até a igreja de São Bartolomeu, que fica localizada no meio do lago konigssee.....lindo passeio.....ponto alto da viagem...durante a viagem, a tripulação vai explicando tudo sobre a região (em alemão)....não entendi nada né.....os barcos são elétricos quase sem barulho e no meio da viagem, que duram uns 30 min, a tripulação toca corneta para que nós pudéssemos escutar o eco produzido pelas montanhas e então, nesta hora, e como se as montanhas tocassem junto com eles....demais!!!!....Chegando em São Bartolomeu, descemos para visitar a igreja e ficamos observando a água cristalina do lago e seus muitos patos nadando junto da borda do lago. Continuamos o passeio de barco até o Lago Oberssee....os barcos passam pelos pontos de embarque e desembarque a todo momento....então é só pegar o próximo e seguir o passeio....chegamos no final do Lago Kongssee e fomos caminhando até o Lago Oberssee....lindo!!! sem palavras para descrever a paisagem....água cristalina...montanhas cobertas de verde e pedras.....show!!!! almoçamos os lanches que tínhamos comprado ali mesmo......depois fizemos a viagem de volta até a saída dos barcos e fomos andando até o JennerBahn, um teleférico monstro que nos leva até o topo de uma das montanhas que circundam o lago....comprei o ticket (42 euros)...puxado!!! e fomos subir a montanha......são duas etapas gigantescas de teleférico.....no topo.....putz!!!! maravilha.....lindo....único...sei lá!!!! A visão é de tirar o fôlego.....montanhas, lago, cidade.....tudo em perfeita harmonia.....no topo existe um bom restaurante com preço justo para aqueles que quiserem......lá de cima da pra ver o “Ninho da Águia”, a casa de chá de Hitler......e ele era bobo....olha onde ele veio escolher a casinha dele.....tá de sacanagem!!!!! Descemos o teleférico e já na porta fica o ponto de ônibus para voltarmos para a estação de trem...olhamos o horário do próximo ônibus e aguardamos o mesmo chegar.....quando o bus chegou, compramos a passagem diretamente com o motorista (5 euros) e fomos até a estação....a passagem que havia comprado pela Internet era para um trem muito mais tarde do que a hora que nós chegamos na estação, então fui até o guichê para me informar se eu poderia tomar um trem mais cedo......putz!!!! lá vou eu tentar falar com o atendente (ah!!! Mas agora muito mais solto....rsrsrs.....)....quando comecei a falar com o atendente, um senhor muito simpático, ele foi logo me explicando.....bem devagar e com muita calma que eu poderia tomar qualquer trem e em qualquer horário que fizesse a rota que eu comprei, pois os assentos naqueles trens não eram reservados....ou seja, se o trem estivesse cheio, podíamos viajar em pé......fomos ver no quadro de horário o próximo trem para Freilassagem e o mesmo já estava na plataforma nos esperando.....mole né.....entramos e fomos até Freilassagem tranqüilos...em Freilassagem, fomos ver, mais uma vez, no quadro de horários, qual era o próximo trem para Munique.....vimos horário, o número do trem e plataforma e fomos para lá....logo o trem chegou e embarcamos....minha esposa foi dormindo até Munique!!!!! Só pra constar, a passagem de trem Munique x Berchtesgadem custou caro: 116 euros (ida e volta para o casal), mas se eu fizesse esta viagem no fim de semana teria pago 37 euros pelas passagens ida e volta para o casal. Chegando em Munique fomos jantar no Burg King (15 euros) e depois andar pelo centro à noite.....muita música, artistas, cerveja e badalação......voltamos para o hotel e a Lufthansa tinha entregado a mala da minha esposa, mas a minha continuava de férias......banho e cama.
- (17/07/10) – Sábado – 5° dia - DAY TRIP SALZBURG + WERFEN
Acordamos bem cedo novamente (05:00) e fomos para a estação pegar o trem para Salzburg....antes passamos no mercado (5 euros) dentro da estação e compramos uns lanches (7 euros) em uma das muitas lanchonetes de lá....já com a passagem comprada pela Internet (37 euros)...hoje, porque era fim de semana, pagamos muito mais barato pela passagem ....é a vida......então foi só ver o horário, o número do trem e a plataforma na própria passagem e ir embarcar....fácil....era o mesmo trem do passeio do dia anterior só desta vez não saltaríamos em Freilassagem, mas sim em Salzburg.....embarcamos e fomos até Salzburg.....durante a viagem o controler veio ver as passagens e fez o mesmo procedimento....tudo tranqüilo....chegando em Salzburg, a estação fica a alguns minutos do centro histórico...pode-se até tomar um ônibus, mas não vale .....o bom é caminhar e sentir o clima da cidade....que é linda.....logo estávamos nos jardins do palácio mirabel.....fotos.....parada para lanchar e partimos para o centro antigo....cruzamos o rio de visitamos todos os principais pontos turístico até chegarmos na Fortaleza....compramos os tickets para a fortaleza e o cunicular que leva até a mesma (22 euros)...olha!!! Salzburg é realmente linda.....vista de cima então!!! Passamos um bom tempo na fortaleza e visitamos todas as exposições, aposentos e museu das marionetes ....tudo incluído no ticket.....depois pegamos o funicular para descer.....fomos para a MirabelPlazt para aguardar o Tour para as Ice Caves que nós havíamos comprado pelo Internet com a GetYourGuide Tour em espanhol (34 euros).....eles tem um quiosque bem na praça e é muito fácil localiza-los....no horário marcado, a van saiu em direção a Werfen, cidade onde ficam as Ice Caves.....a van nos levou até a porta da bilheteria....deixamos algumas coisas no guarda-volumes (free) e após pegarmos nossos tickets, fomos caminhando ladeira acima até o teleférico que nos leva ao próximo patamar....muiiiiiiiiiito alto mesmo......chegamos nos teleféricos, nosso grupo era bem reduzido 9 pessoas, sendo 1 portuguesa, 2 brasileiros, 2 venezuelanos, 2 colombianos, 2 alemães. Pegamos o teleférico e subimos ainda mais.....putz!!!! ta muiiiito alto.....agora chagamos??? Que nada....mais uma ladeira interminável a nossa frente....e que lugar maravilhoso é aquele.....andamos até a entrada das cavernas..outro grupos sentados esperando e vez de entrar e o Sol forte que nos maltratava na subida, agora era a fonte de calor para nos aquecermos do forte vento frio que vinha da boca da caverna.....Começamos a colocar os casacos, luva, gorro e cachecol para proteger do frio intenso....e chegou nosso vez....o guia das cavernas fala apenas alemão ou inglês, fomos com o que falava inglês....ele explica tudo sobre a história das cavernas e os cuidados que temos que tomar....e diz que os primeiros metros da caverna são os mais frios depois a coisa fica menos ruim...rsrsrs...tá brincando....uma porta de ferro fecha a entrada da caverna e para proteger os que ficam aguardando do lado de fora.....nós fazemos uma fila indiana para entrar e quando o guia abre a porta....putz!!!! quero mais não....vou voltar....que isso irmão.....congelei.....a fila te empurra para dentro e logo que passam os primeiro metros a coisa esfria...rsrsrs....mas dá pra suportar bem.....os casacos que nós levamos nos salvaram.....eram especiais para aquele tipo de temperatura e não sentimos quase nada depois que o corpo acostumou, mas vi gente que quase congelou porque não foi preparada....o passeio pelas cavernas é mágico....um mundo totalmente diferente e muito especial....algumas pessoas vão carregando uma luminária pelas muitas escadas dentro do labirinto de túneis dentro das cavernas....em alguns pontos o guia nos conta alguma coisa nova e mostra como a natureza lá dentro formou esculturas naturais perfeitas.....terminado o passeio na caverna....descemos a ladeira até o teleférico e começou a chover.....e por causa do mau tempo o teleférico ficou sem poder descer por alguns minutos.....logo o serviço voltou ao normal e descemos penhasco abaixo e a van nos esperava.....fomos direto para o centro de Salzburg e de lá andamos até a estação.....caminho de volta tranqüilo e sem sustos....Chegamos em Munique, jantamos ....mais um passeio pelo centro e quando chegamos ao hotel, a Lufthansa tinha entregado minha mala....putz!!! agora ta tudo perfeito......pra fechar o dia, banho e cama.
...Depois continuo e coloco mais fotos da trip....um abraço!!!!

ainda mais quando é a primeira viagem... vou pensar direitinho... a viagem ainda esta bem longe (julho/2011), mas já tenho o roteiro montado e tal... de repente acabo comprando por aqui mesmo. A minha preocupação maior é com o trem noturno para Paris. Fico com medo de deixar para comprar lá... vou acompanhando no site, pois como vamos em 4 pessoas vou comprar a do couchet 4, de repente até encontro alguma promoção.
Resumo