Ir para conteúdo

Relato Europa Finalizado (Munique, Praga, Berlim, Amsterdã, Bruxelas, Londres, Paris, Roma)-2012/2013


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoas...

 

Depois de alguns meses de planejamento, finalmente realizei um grande sonho que era fazer uma trip pela europa! Foi tudo ótimo! Uma experiência incrível que certamente recomendo à todos! (Se você está lendo este tópico pensando na possibilidade...desde já sugiro que trate não como possibilidade mas como uma tarefa a cumprir... Vale a pena cada níquel, penny, cent, etc que for gasto!).

 

Minha viagem aconteceu no período de 15 de Dezembro a 13 de Janeiro deste ano...portanto ainda estou na fase de descanso e darei sequência aos relatos, que para mim foram de enorme valia durante minhas pesquisas e espero que também possa ajudar muitos viajantes por aí!

 

O Roteiro final foi este:

15/12/2012 SP

16 a 19/12/2012 Munique

20 a 22/12/2012 Praga

23 a 26/12/2012 Berlim

27 a 29/12/2012 Amsterdã - Pit Stop em Bruxelas

30/12 a 04/01/2013 Londres

04 a 09/01/2013 Paris

10 a 13/01/2013 Roma

 

Aproveito o Início para agradacer à todos que escreveram, responderam e de alguma forma me ajudaram nesta viagem!

 

Abrass!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 157
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Olá pessoal, antes de iniciar os relatos da viagem, resolvi descrever minha visão sobre algumas questões que passavam pela minha cabeça antes da viagem e creio que muitos as tenham.

 

Qto?

Difícil de ser respondida... os objetivos e desejos de cada um numa trip pela europa pode variar demais. Numa conta grosseira pensaria em algo em torno de 120Euros/Dia. Mas novamente o custo da viagem vai depender realmente dos seus objetivos e anseios quando em terras estrangeiras.

 

Imigração?

Como muitos relatos no fórum apontam, a imigração é bem tranquila se você está de posse de documentos obrigatórios. Passei pelo controle 2 vezes uma em Amsterdã quando cheguei. Foi bem de boa, apenas me perguntaram se tinha os bilhetes de volta, o que ia fazer e quanto tinha em dinheiro. Não me pediram para comprovar nada. Para entrada na Inglaterra novamente um controle, da mesma forma bem tranquilo! A dica é ter as reservas pelo menos das primeiras cidades que se pretende ficar... Além disso é recomendável ter o bilhete ou voucher do voo de retorno para o Brasil. Além do Seguro obrigatório é claro. Sobre o seguro fica a dica: Fiz várias pesquisas pela internet, mas através de uma agência da CVC foi o melhor preço... Não sei a qualidade pois graças a Deus não precisei utilizar, mas acredito que uma operadora deste porte não ofereceria algo pelo menos bom.

 

Idioma?

Para mim este não era um problema pois me comunico bem em inglês e um pouco de francês. Dá pra sobreviver tranquilamente... Roma poucos falam inglês nas ruas...mas comércio/museus etc... tranquilo. Mas encontrei muitos brasileiros por lá que não sabiam nada e estavam curtindo a trip tanto quanto eu! Portanto, não deixe que este seja um obstáculo para sua viagem...

 

Inverno? ::Cold::

Este foi um dos pontos que mais me geraram preocupação antes da viagem... Felizmente minhas preces foram atendidas e o frio não foi um problema na minha viagem. É frio? sim... mas achei bem suportável (sou daqueles bem friorentos)... Conheci neve porém só serviu para dar um charme a mais na viagem... Graças a Deus não foram nevascas intensas! Portanto não sei o quanto isto afetaria uma viagem. Os dias são curtos...assim tente aproveitar ao máximo a claridade para os passear pelas cidades... Deixe programas indoor para quando escurece... Faz seu dia render mais! Por fim fica a dica de um jovem amigo viajante de 80 anos "O verão de lá vc vê aqui, o inverno de lá não". Portanto se esta é a única época do ano em que pode ir... Se joga!

 

Mochila ou Mala?

Definitivamente as malas estão tomando conta dos ambientes mochileiros... Escolhi ir de mala (não tenho uma coluna 100% e gosto de comprar quinquilharias hehehe!) Este posso dizer que foi o único transtorno que tive durante a viagem... Levei muita coisa, a mala (tamanho médio) ficou pequena, tive que comprar uma maior que ficou super pesada ::putz:: e tornou as viagens entre as cidades bem cansativa física e mentalmente...A dica é: leve o mínimo do mínimo... ::otemo:: Vc certamente não vai usar, e acaba aumentando a chance de perder seus objetos pessoais...

 

Segurança?

Achei bastante seguro! Alemanha, Rep. Tcheca e Holanda andava de carteira no bolso da calça de boa! Londres, Paris e Roma como são cidades em que os transportes públicos são mais cheios então deixava a carteira no bolso interno da blusa. Na doleira levava somente o Passaporte! Nos hostels também não tive grandes problemas a não ser uma pequena sacola com itens de higiene pessoal que sumiu... mas acredito que alguém tenha pegado por engano pq realmente eram coisas bastante inúteis... Só fiquei triste pelo guarda-chuva de 5reais que sobreviveu quase a viagem toda e foi levado e fez uma certa falta em Roma...mas me recusei a pagar 10 euros num igual ao meu de 5 conto! :lol:

 

Planejamento?

Não fosse esta palavra não existiria este site! É fundamental se planejar para não ser pego desprevenido em diversas situações, como utilizar transportes, a necessidade de validar tickets ou não, dinheiro trocado para máquininhas, Documentos obrigatórios, reservas, etc. São questões pequenas mas que são de extrema importância! Vários relatos de galera pagando multa por não validar tickets, ou sem transporte para retornar à hospedagem etc... a palavra de ordem é Informação!

 

No mais, curta, aproveite, foi o que eu fiz...nem tudo saiu como o planejado mas todas as intercorrências foram passíveis de se resolver!

 

Abrass...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

1º Dia - SP-Munique

Planejamento é super importante, mas sempre escapa algo. No dia da viagem, verificando o check list q havia feito, pam! não encontrei minha câmera por nada no mundo. Tive que viajar sem ::bad:: . Td bem que já planejava comprar um modelo superzoom, mas uma câmera pequena seria (e é) essencial, especialmente se a cam do celular é tabajara.

 

Meu vôo partiria de Guarulhos às 21:05. Peguei uma chuva bem tenebrosa no caminho para o aeroporto, o que causou certo desconforto, pois algumas ruas da marginal estavam alagando... Cheguei ao Aeroporto 19e pouco e como tinha feito o check in on-line :) foi super rápido despachar as bagagens... Td tranquilo até que cometi minha primeira falha. O embarque estava marcado para 20e 20 e ao invés de fazer o controle de bagagem/passaporte etc e já adentrar a área de espera fiquei papeando na área comum do aeroporto até este horário. Resultado quando entrei a fila de controle estava enorme...e o tempo foi passando passando eram 20:50 eu ainda estava longe de passar pela PF. Meio q desesperei saí da fila e fui até uma atendente...que informou que havia várias pessoas do mesmo vôo atrasadas e que poderia aguardar na fila mesmo... voltei pro meu lugar mas sempre atento às 21hs novamente procurei uma outra atendente pra confirmar que estava ok em relação ao vôo e ela me garantiu que estariam aguardando. Passei pela PF por volta de 21e20 e fui direto para o avião. Não deu tempo nem de olhar pro free shop... q eu já tinha uma encomenda e não queria fazer a compra na volta pra não descontar do meu limite. Fora este percalço quando entrei no avião já estava lotado... os passageiros com um certo ar de impaciência com os retardatários. Foi um vôo bem tranquilo...serviram um jantarzinho gostoso, vinho e sono...Acordei já estava quase chegando em Amsterdã.

Meu destino era Munique, portanto este aeroporto foi só para uma conexão... Eu tinha bastante tempo de espera...umas 3hs então fiquei dando um rolê pelas lojas. Aeroporto nota 10...muita coisa pra ver, e passar o tempo...tem umas caminhas, almofadas, cadeiras reclinadas... O que me deixou bem animado pois minha volta teria uma conexão noturna de 6horas nele mesmo... Fiz o controle de passaporte ali mesmo...como relatei anteriormente foi bem tranquilo. Este controle juntamente com Londres foram os únicos realizados. Fui para o embarque e num voo de 2hs estava em Munique. A cidade já estava escura e foi um pouco assustador pq de cima td que se via estava branco...Neve por todo o lado. Encontrei um carinha brasileiro que estava indo fazer intercâmbio em Munique e juntos fomos procurar o S bahn que nos levaria à cidade... pagamos um ticket junto...o que nos deu um descontinho... e em 40 minutos estava na estação central. O hostel era bem pertinho... porém a estação tem diversas saídas e fiquei bem perdido saíndo da estação. Não sabia pra que lado ir... meu mapinha by google parecia inútil...a área da estação central era bem movimentada que parecia ser lotada de imigrantes. Fiquei com receio de perguntar pra qquer um e tentei procurar um comércio ou coisa do tipo...segui a direção de um restaurante e quando fui cruzar a rua esta já era a do hostel. Fiquei no Wombats. Recomendo super... clima legal, grande, limpo e seguro. Fui pro quarto não havia ninguém tomei um banho e desci pro bar para começar a me esbaldar nas beers de munique. Conheci uma turma super legal do mundo todo. Bem, posso dizer q a empolgação de estar num país diferente subiu pra cabeça literalmente...Bebi demais o que me rendeu uma ressaca braba! Mas confesso que valeu demais...conheci muita gente bacana que seriam minhas companhias para os próximos dias em Munique.

 

Preço médio da cerva - 4E

Preço do trem Aeroporto - Estação 11E

 

Té mais!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Gabriel, td bem?

 

Vou fazer um mochilão, muito parecido com o seu, em Maio 2013, apenas o inicio do seu relato de viagem já me ajudou.

 

Estou iniciando meu roteiro,porém já está praticamente definido, Praga e Paris, não vou pq já conheço.

 

Roma - 2 a 3 dias

Munique - 3 dias

Berlin - 3 dias

Londres - 3 dias

 

Se possível, gostaria de algumas dicas sobre o que fazer nestas cidades!!

 

Abraço!

 

Cleiton

Email: cleitonlc@hotmail.com

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Ei cleitonlc... blz?

Cara, não sou dos mais experientes aqui do forum mas de cara dá pra ver q seu roteiro tá muito apertado. Não vá a Londres pra ficar somente 3 dias! A cidade é uma das mais incríveis e merece um bom tempo! Sugiro que você retire uma destas cidades e ditribua 4 dias em Berlim ou Roma e 5 dias em Londres... axo que é o mínimo... Munique 3 dias dá legal! Se vc não esbaldar dá inclusive para ir a Fussen.

 

MUST SEE (na minha modesta opinião) - R - Museus Vaticano, Basílica, Basilicas de Roma (Sta Maria Maior, S. Pedro fora dos Muros, S. João de Latrão), todas as Fontanas possíveis...

M - Museu BMW, Dachau, Tour Allianz Arena

B - Topografia do Terror, Memorial dos Judeus, East Side Gallery, Reichstag (tem que agendar para visitar a cúpula)

Londres td é válido... mas a National Gallery é show à parte!

 

Boa Viagem!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

2º Dia - Munique

 

Minha programação começava às 9hs, como a noitada foi muito boa. o dia seguinte nem tanto! ::essa:: Saí do Hostel após o café da manhã quase 11hs e segui para Marienplatz, a principal praça de Munique! A ideia era comprar uma Cam na Saturn que eu sabia estava no caminho para a praça. O percurso é bem bacana, parece um calçadão, só que os carros circulam livremente pelo local. O caminho já foi surpreendente! A tão famosa arquitetura européia, prédios em estilo clássico (as tais construções Enxaimel são muito menos presentes do que se imagina!) e é claro os enfeites dos mercados de Natal! Para quem curte o natal, q é meu caso é um show à parte!. Passei rapidão na Saturn, e segui em direção ao prédio da prefeitura. Início perfeito! :o Uma construção gótica de fazer cair o queixo, coincidentemente cheguei na praça no momento em que o carrilhão faz uma espécie de "performance" que axei bem da hora! Infelizmente a cam estava sem bateria, não consegui tirar fotos neste dia, e sabendo que não poderia fotografar nada...decidi andar na região e conhecer as igrejas que eu já havia pesquisado. Um parentesis... Qdo criança ganhei um quadro com uma foto de Munique e desde então sempre sonhei em conhecer a cidade. Engraçado q não tinha nada específico que queria ver... apenas as tais igrejas que apareciam no meu quadro. E de repente estava eu lá... realização de sonho de infancia literalmente!.. Estas igrejas são demais, sou católico então igrejas pra mim são "must see"! Minha idéia era ir as 13 horas ao Allianz Arena... porém já estava em cima da hora e sem cam optei por ir no dia seguinte, o que me obrigava de desistir de ir a Fussen. Fica pra próxima :D . Este dia não teve nada em particular mas foi muito divertido. Entrei numa starbucks pra tomar um capuccino e usar a net, conheci uma mocinha bacana da noruega q estava de bobeira por Munique indo pra algum lugar não sei onde... Trocamos umas idéias e decidimos tomar umas breja...fomos a um Pub normalzinho e tomamos umas cervejas e discutindo diferenças culturais... Escureceu e decidimos ir embora. Passei pela praça novamente agora a iluminação se destacava ainda mais. Aproveitei pra passar comprar um casaco mais 'possante', luva, cachecol etc...pois só tinha levado daqui... e o frio estava ficando mais intenso. Paguei relativamente barato...Axo que 50 Euros td; Voltei pro Hostel e encontrei a galera novamente... repetimos a dose desta vez com moderação! ::hãã2::

Munique estava prometendo!

Um detalhe que adiciono é que não sou de comer muito naturalmente, então ficava muitas horas sem me alimentar depois do café da manhã... Os gastos em Munique, Praga em Berlim...não servirão muito de base pq a grande maioria foram as comidas locais dos mercados de natal...

 

Até!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3ºDia Munique - parte 1

Neste dia, saímos cedo (pero no mucho hehehe 9e meia 10hs foi uma constante no meu roteiro). Fui com um koreano gente boa! Cam carregada pude enfim registrar meus momentos na Europa :). Fomos em direção a Marienplatz e pude nesta rota fotografar as igrejas que eu desejava. Eu quiz subir à torre da igreja Frauenkirche...mas estava fechada. Caminhamos por toda a área central. Munique possuí algumas opções de Museus e pinacotecas, porém como eu iria ter muitas opções pela frente não tive vontade de entrar em nenhum. Caminhamos até a área da Universidade (um passeio que vale muito a pena) até chegar ao Siegestor (uma espécie de arco do triunfo local). Muito legal por sinal. Na área da Universidade a arquitetura muda um pouco e vc se sente mais no clima dos habitantes locais. Há várias livrarias e cafés na região. Nesta etapa me despedi do meu novo amigo pq eu planejava ir ao Allianz Arena. Na área central almocei um sanduíche de linguiça com mostarda e tomei um Glühwein (vinho quente), ::otemo:: muito bom! Dei um fora básico, pois o vinho custava 3,50 E. Qdo fui pagar cobraram 6,50E!. Fiquei meio puto com a propaganda enganosa, mas na verdade era a canequinha enfeitada que vc pagava mas podia devolver e recebia os 3E de volta. Bem inusitado aquela fila de gente com as canequinhas vazias para devolver. ::hãã2::

Barriga cheia, peguei o metro em direção ao Allianz Arena, que desde o ínicio da viagem já era um programa que eu queria fazer! Alemanha tem dessas vantagens, td é muiiiito bem sinalizado. Desde a estação central já havia o símbolo de uma bola de futebol indicando a arena. 20 minutos, uma paisagem bem interessante, restos de neve por todos os lados e estava na estação. De longe já podia ver aquela mega estrutura, um espetáculo para adoradores de esporte como eu. A caminhada foi um pouco longa, 15min, e cheguei na recepeção. Td normal até que um carinha na minha frente informou que queria participar do tour em inglês e a atende gentilmente respondeu "SOLD OUT!". Muito azar pensei, informei que tbem queria participar e a atendente gentilmente vendeu 2 lugares a mais. ::mmm: ! O tour (17E eu axo) é muito jóia, pra quem gosta de fut ou esportes em geral, é um passeio e tanto! A visita contemplava toda a arena, o histórico, os vestiários, salas de imprensa... um frio da peste...e termina na loja oficial. Nâo comprei nada pq td estava muito caro (depois até arrependi pq vai ser dificil voltar lá eheh). Voltei pra estação central..neste momento começou um prenuncio de neve...porém passou rápido e mudou pra uma chuvinha bem chata! ::bruuu::

 

Mas o dia ainda estava só começando...

 

8430183419_96692425ca_b.jpg

8430187519_29d6612476_b.jpg

8430175393_4483a6d651_b.jpg

8431283246_2343131599_b.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

3º Dia - parte2

Bom este dia era pra ser bem aproveitado. Dali parti para o museu BMW. Mapa de metro na mão, verifiquei as conexões necessárias e pah... 15e30 eu já estava no local! Para quem vai a Munique este é um passeio imperdível! Eu que nem sou tão aficcionado em automobilismo achei o máximo. O museu é interativo, vc se sente bem na fábrica, rodeado pela mais alta tecnologia, sem deixar de lado o passado! Os carros e motos obviamente são showw!Vc anda, anda e não se cansa... Como toda atração turística, o passeio termina na lojinha onde as miniaturas são irresistiveis! Comprei uma bem basiquinha hehehe, :) e de lá voltei ao centro para curtir os mercadinhos de natal mais um pouco. Tava até rolando um coral de natal bem legal! Voltei para o Hostel com a missão de deixar as malas arrumadas, afinal o dia seguinte seria minha despedida de Munique. Terminada as malas, Juntei-me a uma turminha e fomos pra Hofbräuhaus, a cervejaria mais famosa de Munique. Um lugar super divertido, onde vc divide as mesas com estranhos, o que obviamente te conduz a conhecer gente nova. Junto conosco estava um Russo que de Inglês só sabia falar PelÉ! e um casal de italianos super gente boa! Foi uma noite 10 regada a chop de primeira.. ::otemo:: a conta ficou um pouco salgada mas valeu cada Eurocent! Apesar de estar um pouco grande este tópico acho que cabe aqui um adendo. Li muitos relatos que "questionam" alguns lugares serem muito pra turista ver, ou coisas do gênero. Bem, depois desta viagem falo seguramente, pra mim. Lugar pra turistas são os melhores. Vc encontra gente bacana, todos com o mesmo objetivo, as comidas de certa forma estão adaptadas para atender um paladar menos acostumado, e principalmente, você de forma alguma se sente deslocado! Esta constatação só viria a se tornar real no dia seguinte quando fui à cervejaria Augustiner...Cerveja deliciosa, comida boa, e um monte de alemão falando alemão, gritando alemão, e sem o menor interesse em falar inglês com vc! Não de forma grosseira é claro, mas o lugar frequentado pelos locais, está ali pra atender os locais...Preços melhores sim... mas nem se compara ao tanto que foi bom estar na HB! O mesmo eu pude perceber em certos locais em Praga e Roma! Fique Claro - minha opinião...certamente tem gente q gosta exatamente de se sentir no ambiente local!

Voltamos pro Hostel com leve torpor... afinal foram só 3 chopinhos de 1L cada. Bom q dormi q nem um bebê! rsrs...

8438768460_8ee9790698_m.jpg

8438778688_d95a5c2b1b_m.jpg

8438775232_29384476f3_m.jpg

inté!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...