Ir para conteúdo

Relato - Fernando de Noronha 30/07 - 04/08 Incrível, com fotos!


Posts Recomendados

  • Membros

Olá pessoal, vim fazer um relato de noronha da minha primeira experiência e tentar compartilhar com vocês!

 

Marinheiro de primeira viagem, fiquei mega perdido, não fazia ideia de como funcionava a tão sonhada ILHA, peguei muitas informações aqui no fórum, por isso resolvi fazer esse relato e compartilhar com vocês algumas informações que poderá ajudar os próximos colegas que pretendem ir para FN.

 

Após adquirir as passagens aéreas com milhas aéreas, consegui as 2 pernas IDA E VOLTA 45K de milhas, a ida e volta foram com a GOL.

 

No dia da viagem ansioso, chegamos ao aeroporto de GUARULHOS, onde minha NOIVA amada, colocou as passagens para congonhas, ( kkkkkkkkkkkk)... Começamos o dia bem, falei pronto , perdemos agora nem sei o que vamos fazer, no guichê da gol a atendente viu nossa frustração e desespero, pois o voô era em congonhas conversou e explicou a situação para seu superior, onde tinha um voô para recife direto as 09:30 , o horário de embarque do outro voô era as 07:40, fomos agradecer formalmente no SAC o nome dos 2 funcionários que caíram do céu, salvando o nosso dia e a nossa viagem.

 

Embarcamos para recife, chegando lá, pegamos o voô para FN, após desembarcar em FN, a gente não tinha pago pela internet as taxas, tem uma atendente que fica com um formulário na mão, perguntando um a um quem não pagou as taxas, você preenche o formulário e vai ao guichê para pagar as taxas, no valor de R$ 251,00 por 4 dias de estadia na ilha.

OBS: Eles aceitam cartão ou dinheiro.

 

Embarcamos para FN, voô aproximadamente de 50M, até a ilha. Não tivemos sorte nesse voô do piloto da aeronave fazer um voô panorâmico ao redor da ilha pra você ver, ele veio mais pro meio do mar, onde não consegui avistar pelo lado esquerdo do avião na hora do embarque, somente quem estava ao lado direito conseguiu ver, porém do lado esquerdo consegui ver o morro dos 2 irmãos, é magnifico...

 

Após chegar em FN, fomos recepcionados pela COSTA BLUE uma agência de passeio da ilha, onde ele fala um pouco da ilha e alguns pontos legais para se conhecer etc e claro já faz aquela propaganda para vender os passeios.

 

Se hospedamos na pousada da dona Íris, localizada na vila dos remédios, uma pousada simples porém tem um quarto aconchegante, reformado, com ar-condionado, tv a cabo, wifi, tem uma geladeira e ela permite usar a cozinha se for necessário e incluindo arrumação do quarto, porém tem que levar toalhas e cobertor caso queira, tem lençol etc, porém se quiser terá que levar, eu não levei mas a dona Íris nos forneceu o período que ficamos lá toalhas limpas e cheirosas hehe...

 

Após muita busca, consegui essa pousada por 190,00 a diária para o casal, pra mim foi um achado ótimo preço e também uma ótima localização. Eu particularmente preferia me hospedar na vila dos remédios quando eu voltar na ilha novamente.

 

Chegando na pousada, já me informei de algumas praias próximas que tinha a praia do cachorro e a praia do meio, local bonito onde tirei algumas fotos com minha noiva, ficamos um tempo apreciando a beleza da natureza, após ir para a pousada novamente, perguntei para a dona Íris sobre agências de mergulho, pois queria fazer o batismo la na ilha e achei alguns preços salgados, como o da costa BLUE 455,00 30 minutos apenas de mergulho após o '' treinamento '' ... tinha alguns outros mais em conta, porém a viagem foi econômica sem muito luxo, então já viu, ela me indicou um cara chamado BODÃO e por sinal ele morava pertinho da casa dela 3m andando... fui até a casa da figura, chegando lá, fui bem recebido pelo mesmo, um cara simples barbudo com uns DREADS no cabelo, muito simpático e receptivo, nota 10.

 

Logo perguntei do mergulho ele me explicou como funcionava e o preço que foi sensacional, cobra o valor de R$ 250,00 por 1,30H do serviço dele, sendo que são 30 m de adaptação e uma hora de mergulho, ele tem 25 anos de mergulho na ilha, vale muito a pena, ele fica localizado no PORTO e a barraca dele é vermelha e tem o nome de SMOLDER super recomento quem quiser ir mergulhar procurar esse cara, com certeza não vai dar viagem perdida e vai se impressionar, ele deu algumas dicas sobre a ilha e falou que não era muito viável o BUG por ser beberrão 4KM/L e a gasolina lá custa uma bagatela de R$ 5,39 o litro, ele falou que a moto seria perfeita ali para a ilha, como sou habilitado eu comecei procurar a moto para locar e falei com a dona Íris se sabia me indicar alguém, logo ela disse que o marido dela tinha uma moto e poderia locar, chorei na negociação e consegui a moto por R$ 70,00 a diária, fechamos o valor de R$ 280,00 pelos dias que iria ficar na ilha, onde pedi a moto na noite mesmo do primeiro dia pra eu conhecer um pouco da ilha e dar uma voltinha, ele liberou sem problemas.

 

Peguei a moto e demos uma voltinha pela ilha, fomos descansar para aproveitar o outro dia né, muitas coisas para fazer, rsrs...

 

No dia 31, fomos dar uma volta e fomos até o porto, abasteci a moto 4 litros de gasolina, foi o suficiente para todos os dias e muitos lugares que a gente foi, andamos bastante mesmo, e deu tranquilo para os dias que ficamos na ilha, perfeito muito econômico, super recomendo...

 

Chegando no porto procurei pelo Bodão que a sua barraca está localizada no porto, ele estava na água, tem o seu fiel escudeiro de mergulho que também é instrutor o Ego funcionário do Bodão muito gente fina por sinal, levamos SNORKEL e MASCARA de MERGULHO não levei pé de pato por que não tinha comprado e também não levamos coletes, aluguei na entrada do porto, em frente a base da policia, paguei o valor de R$ 15,00, pelo colete e o pé de pato pela diária de cada equipamento o bom deste primeiro quiosque que eles buscam na pousada que você está, caso você não entregue no mesmo dia, isso foi um diferencial pra gente.

 

Fomos fazer snorkel no porto, pra mim é o TOP 1 da ilha toda de todos os lugares que fui e fiz snorkel sem dúvidas, muita vida marinha, lugar perfeito, você anda 2m de distancia da areia e já começa mergulhar já começa encontrar muita vida marinha, muitos peixes de vários tamanhos perfeito, no porto também estão localizados se não me engano são 2 ou 3 naufrágios, é muito top, tem muito peixe, muita tartaruga, arraias e até tubarão eu vi, cardumes gigantescos de peixes passando por você, a sensação é ótima, um conselho quem souber nadar e não quiser usar colete, consegue mergulhar um pouco e afundar mais, se tiver com o colete, apenas vai ficar observando por cima, fui com a minha namorada e ela ficou receosa e voltou e eu como estava eufórico continuei kkk, seguindo os cardumes e tirando fotos com a gopro, muitas fotos e vídeos, perfeito de verdade.

 

Passamos o dia no porto, a noite fomos comer em um local que foi indicado pra gente chama-se JC é um lugar que você paga R$ 35,00 e come a vontade, porém eu não achei vantajoso de verdade, por que a comida não estava boa, kkkkkkkkkkkkkkkkkk... enfim, a gente comeu lá demos umas voltas ficamos na praça um pouquinho e fomos descansar, chegando na pousada perguntei para dona Íris se ela sabia alguém que tinha barco de pesca, ( sou apaixonado por pescaria e pescar naquele paraíso seria perfeito, pois lendo pela internet vi que não pudia pescar etc, porém não é bem assim que funciona as coisas, pode pescar sim, só não pode pescar mergulhando ou nas praias que tem restrição o restante é tranquilo, o Ego funcionário do Bodão tinha comentado do Bruno, que tinha uma lancha etc e era pescador, porém não conseguimos falar com ele durante a tarde no porto, porém a dona Íris comentou que tinha um Bruno pescador que morava na frente da pousada e eu fui ver e não era o Bruno que o Ego falou de tarde, muita sorte, combinei com ele e deixei marcado a pescaria para Segunda-feira pois na terça-feira seria nosso ultimo dia na ilha.

 

 

 

 

DICA: Logo que chegar na ilha, se chegar de tarde, va até o projeto TAMAR e procure agendar a trilha da ATALAIA e pagar a taxa para acesso as praias que são restritas no valor de R$ 81,00, Tem umas palestras no projeto TAMAR as 20horas, lembrando que lá tem que atrasar o relógio em 1hora.

 

 

Dia 1° fomos conhecer algumas praias que a gente fez um roteiro ( dispensamos o ilha-tour ), pois a gente fez de moto e ficamos o tempo que quisemos em cada praia,as que mais gostamos e as que menos etc, rsrs...

 

Fomos até a Baía do Sancho, Baía dos porcos, Cacimba do Padre e umas outras 2 que tem para o outro lado que são todas as do mar de dentro, de todas a baía dos porcos achei a mais bonita... é sensacional, porém é uma caminhadinha e tem que descer umas pedras mais vale a pena, tem uns caranguejos pelas pedras, uns pretos e outros vermelhos rsrs, também fomos no mirante dos golfinhos andando da cerca de 1,3km da baía do sancho.

Para chegar na baía do sancho é necessário descer umas 2 escadas de ferro e depois uma escadaria de cimento, pra descer é uma maravilha, mais pra subir... tem que tá no pique kkk por que é muito cansativo no sol de 32C não é muito fácil, rsrsrs...

 

Chegando de um dia cansativo fomos jantar e como eu li algumas recomendações, resolvemos ir no VARANDA um lugar muito aconchegante e romântico do lado de fora com vista para o MAR uma decoração agradável e os garçons muito prestativos, pedimos de cara o gratinado de frutos do mar, simplesmente inexplicável o melhor de todos, pedi um suco e minha noiva pediu uma bebida, com as taxas etc, ficou o valor de R$ 181,00 ao total se não me engano, muito recomendado, não deixe de ir no VARANDA para jantar, não se arrependerá!

 

Demos umas voltas e fomos comer uma tapioca, na vila dos remédios da BABALU custa R$10,00 pode escolher 3 sabores, é bem gostosa, foi uma sobremesa, rsrs, onde comemos algumas tapiocas ... kkk

 

No dia 2° fomos conhecer algumas praias do mar de fora, como baía do sueste e praia do leão, porém na baía do sueste a água está bem suja e turva, logo na entrada tem muita alga na beirada que é um pouco desagradável, o mar é um pouco agitado, onde tem alguns guias na porta que é opcional para atravessar até uma outra parte lá, porém o local é meio amedrontador kkk, por que eu mergulhei 5m e já vi um tubarão passar, pela sensação de você não ter muita visibilidade o receio é grande de encontrar algum animal gigantesco kkk, mais fiquem tranquilos, todos falaram que os tubarões la são de boa, pois tem muito alimento e nunca teve registro de ataques na ilha então não se preocupem, minha noiva morrendo de medo voltou, brigamos por causa da bendita praia do sueste e ficamos na vila dos remédios esse dia, fomos na praia do meio etc, comemos tapioca, de tardezinha fomos até o restaurante XICA DA SILVA para conhecer, pedimos um prato que por sinal estava gostoso só achei um pouco caro o cardápio deles, todos os pratos, foi o mais caro de todos. Curtimos a ilha um pouco fomos em alguns lugares como o bar O PICO que tem alguns artesanatos porém só passamos, tomamos um açai no açai da vila com cupuaçu batido meio a meio, depois voltamos para pousada para descansar pro outro dia da pescaria!

 

Mal dormi de ansiedade minha noiva estava animada porém nem 5% do que eu estava, kkkk... se eu soubesse teria levado meu material de pesca, ( que por sinal não ia adiantar muito kkkk ) na ilha só tem monstros nossa, surpreendente.

 

Saímos de casa as 05:30 AM até o porto onde estava a lancha do Bruno, 6H AM a gente ja estava navegando até o BANCO DRINA um ponto de pesca promissor pelo nosso mestre Bruno e dono da lancha também, logo saindo do porto avistamos um cardume de golfinhos enorme se dirigindo para a baía dos golfinhos onde geralmente eles aparecem entre as 06 e 07:30 da manhã, minha namorada queria ve-los mais de perto, onde o nosso mestre foi seguindo-os porém estavam muito rápido e conseguimos chegar próximos, logo voltamos para nosso destino final rsrs...

 

A pescaria foi de corrico, uma vara de 200LB linha de aproximadamente 1MM de nylon, uma carretilha peen com uns 500m de linha, uma rapala prateada ( isca ) e tome corrico!

 

Após um tempo de navegação atrás dos gigantes e a minha ansiedade gigantesca, tivemos uma ação, porém escapou, perdi o peixe... ( Merd%$#%... ), logo após passamos por um local onde bateu uma barracuda de aproximadamente uns 5kilos, a adrenalina a mil, muito bom... navegando mais um pouco, tive a sorte de engatar uma cavala de uns 16/18 kilos, foi animal a tomada de linha e a felicidade, minha noiva passando mal por estar enjoada porém filmando eu brigando com o peixe foi uma sensação indescritível, pegamos mais algumas barracudas e atuns na faixa de 5/7kilos , quando eu engatei uma outra barracuda maior na faixa de uns 22kilos do tamanho da minha amada rsrsrs, 165 167CM +- , essa foi animal uma briga ... tirei fotos com o peixe , sensacional pra mim já tinha valido o dia e minha noiva cevando o mar, ( vomitando ) pelo enjoo, porém ela foi guerreira e ficou até o final, pegamos mais alguns peixes durante o dia e voltamos para o porto, eu mega satisfeito de ter fisgado aqueles belos exemplares, apesar de um dia difícil de pesca, la sai muito peixe grande, como atuns de até 130 150kg, mais tudo é dia e sorte né, mas pra mim valeu a pena.

 

O mestre Bruno com o seu irmão e ajudante manoel, foram super atenciosos, nota 10 a lancha Top também material de pesca de primeira qualidade e a experiência inesquecível que vou levar daquele lugar maravilhoso!

 

Chegando da pescaria, fomos para pousada tomar um bom banho e deixar minha noiva relaxar, pois ficou enjoada o tempo todo, umas 2horas depois, fomos até o restaurante do Zé Maria conhecer o local, jantamos lá, pedimos um Baião de 8, que vem frutos do mar, etc, as bebidas são bem caras, o prato estava em torno de uns 130,00, estava gostoso e vem bastante comida até levamos a metade que sobrou que eles colocam em um recipiente apropriado caso queira levar, jantamos e fomos descansar para o ultimo dia pois as 15:30 a gente já embarcava...

 

No ultimo dia, acordamos bem cedo por volta das 6H AM, por volta de 07:00 AM a gente estava no mirante dos golfinhos, para ter o prazer de ve-los, com muita sorte, tinha um pequeno cardume passando foi rápido, mais valeu a pena acordar cedo para avista-los, logo em seguida, avistei uma baleia jubarte um pouco distante, onde minha noiva não conseguia ve-la de forma alguma kkk, acho que a baleia indignada com tal coisa, resolveu passar bem na frente do mirante muito perto, ela era gigante, muito sensacional, vale a pena cada segundo de acordar cedo pra ter essa experiência, voltamos para a pousada fizemos as malas, demos umas voltinhas pela ilha pra aproveitar aquele paraíso mais um pouquinho, acertei todas as pendências e claro, voltamos no restaurante VARANDA para comer o maravilhoso Gratinado de Frutos do Mar, não poderiamos ir embora sem ir naquele lugar novamente.

 

Tivemos um belo de um almoço, voltamos a pousada por volta das 15h pedimos um taxi que nos pegou na pousada e levou até o aeroporto ( taxi tabelado preço R$ 26,00 ) da vila dos remédios, não sei dos outros lugares, enfim foi uma experiência incrível o lugar é fantástico e as pessoas lá são muito simples e educadas não tem assaltos, um lugar para se relaxar de verdade!

 

Aconselho voltarem do lado esquerdo da aeronave, pois consegui ver tudo o que perdi quando cheguei na ilha uma vista muito linda, voltamos para são paulo já pensando no dia de voltar ao paraíso novamente.

 

Aqui vai algumas dicas, que acredito que vão ajudar o pessoal que está meio duro também, coloquem uma coisa na cabeça, tudo na ilha é caro o custo de vida lá é extremamente alto, comida então nem se fale... como aluguei a moto etc consegui economizar uma boa grana dispensando o ilha-tour etc, só o de barco que fiquei com vontade de fazer, mais o tempo foi curto, rsrs... porém a pescaria e os outros dia com minha amada foi ótimo e perfeitos.

 

Dependendo é bom levar uma água e algumas barrinhas de cereal para segurar a onda durante o dia, ou algumas outras guloseimas como prefirirem como salgadinhos bolachas, clube-social, qualquer coisa de sua preferência, indico também levar em um recipiente refrigerado mussarela e presunto ou alguma coisa que gostem de comer e uns 3 sacos de pão de forma, por que um lanche de manhã é top, na pousada tem assadeira de pão fica uma delícia e economiza uma boa grana, para terem ideia do valor alto do local, ao lado da pousada da Íris tem um mercadinho chama-se Breakfast, comprei 3 águas um redbull aprox 100g de peito de peru, 100g de queijo branco e 100g de mussarela 1 salgadinho deu a pequena bagatela de uns 75,00 rsrsrsrs......então o que puderem levar para reduzir os custos, não utilizamos a cozinha do local, fizemos uma estratégia a gente maneirava no almoço para jantar bem assim não ficaria tão pesado.

 

Segue os contatos e nomes importantes que devem ser procurados na Ilha que vão fazer a diferença:

 

Pousada da Íris - Proprietária Dona Íris Telefones: (81) 3619-1824 (81) 99801-4035 -> Tem whatsapp esse número

 

Mergulhos - Procurar por Bodão na vila dos remédios, mora em uma casa em frente a vila do açai, um portãozinho pequeno branco, super simpático e receptivo o camarada nota 10, fora que é barato e tem um diferencial, podem conferir!

 

Pescaria - Mestre Bruno, (81) 99714-1546

E-mail: bruno.ilhadosgolfinhos@hotmail.com

E-mail: superfishpescaoceanica@hotmail.com

 

futuro site: http://www.superfish.com.br

 

Para os interessados entrar em contato, o guia é muito bom e já tem todos equipamentos a bordo para seu conforto!

 

Abraços pessoal, espero que tenham gostado... até a próxima!

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...