Ir para conteúdo

RELATO: PORTUGAL E ESPANHA MARAVILHA!! *Com airbnb *Com inverno *Com criança


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá a todos!

Acabo de voltar de uma viagem fantástica e quero compartilhar com vcs as dicas e histórias como retribuição a toda ajuda que tive! O sucesso da viagem se deve em partes a este fórum! Agradeço de forma especial a todos que opinaram no meu tópico do roteiro (Adriano, psemple, juliad, "UmOlharViajante”, etc) e a todos que compartilham seus relatos! Obrigada!

Pode ser que fique um pouco extenso, pois vou tentar incluir informações que tive dificuldade em achar ou que auxiliem os marinheiros de primeira viagem, e tb pq eu falo muito!

Então Borá Lá!

PLANEJAMENTO

1. Data e roteiro

Foi em fevereiro de 2014 que a ideia de ir a Portugal se aninhou na cabeça... meu marido tem um irmão que mora lá e que há muito tempo não via! Decidimos visitá-lo! A princípio eu, meu marido e meu filho (6 anos). Conversamos um pouco com meu cunhado e acertamos que iríamos em fevereiro de 2015, data boa para todos os envolvidos. Logo depois comentamos a ideia com o padrinho do meu filho e amigo de infância da família, que decidiu se juntar a nós! Portanto, por Portugal, viajamos em 3 e adultos e 1 criança, e na Espanha nossos cunhados seguiram conosco, viajamos em 5 adultos e 1 criança.

A partir daí começou a árdua tarefa de eleger os locais de visita! Como teríamos um mês inteiro, pensei a princípio em visitar Portugal, Marrocos e Espanha, mas conforme fui lendo e pesquisando acabei cortando o Marrocos, pois a viagem ficaria cansativa, corrida e eu não veria nada direito! O roteiro passou por vários reajustes, mais alguns cortes e finalmente ficou definido assim:

03/fev: LDB-GRU-AMS-LIS

04 a 09/fev: Lisboa (5 noites) > com 2 daytrips

09 a 12/fev: Porto (3 noites)

12 a 14/fev: Albufeira (2 noites - casa do cunhado)

14 a 17/fev: Sevilha (3 noites)

17 a 23/fev: Madri (6 noites) > com 2 daytrips

23 a 28/fev: Barcelona (5 noites) > com 1 daytrip

01/mar: de volta ao lar!

2. Planejamento Financeiro

No momento em que decidimos passar um mês na Europa começamos a levantar fundos, rs. A decisão foi por comprar euros todos os meses até a viagem, pois desta forma evita-se o risco de cotações desfavoráveis... o que ocorreu no fim do ano! A meta era comprar 3000 euros para a família (2 adultos e o filhote). Este dinheiro seria usado para alimentação, passeios, deslocamento dentro das cidades e 3 deslocamentos entre cidades que seriam comprados na hora. Este montante dava uma média diária de 125 euros (para os 3) por dia. Embora várias pessoas aconselhem não levar todo o dinheiro in cash eu resolvi arriscar. Como não ia ficar em hostel nem em hotel, preferi botar tudo na doleira e levar comigo. Os cartões de crédito seriam usados apenas em última necessidade. É claro que não ia andar com esse dinheiro “na carteira”.

Passagens aéreas de ida e volta, passagens de trem da Espanha, seguro viagem e hospedagens foram pagos com antecedência e os valores serão descritos nos itens abaixo.

3. Deslocamentos

Ida e volta - aéreo

Depois da cidade de início e término definidos começou a caça pelas passagens aéreas. A ideia era comprar multidestinos, Londrina - Lisboa; Barcelona - Londrina. Assim que foi possível começar a cotar estas passagens, com cerca de 10 meses de antecedência, eu pesquisava rotineiramente em várias cias aéreas, buscadores e blogs como o MD. Tb coloquei alerta de preço no skyscanner.

Mesmo sabendo que as datas ideais pra comprar passagens internacionais são por volta de 4 meses antes da viagem, uma boa promoção da KLM durante a Copa do Mundo, ainda em julho, me fez comprar com antecedência maior. Paguei 5300,00 em 3 passagens multidestinos, porém chegando e saindo de GRU. O trecho interno foi emitido com milhas desvinculado da internacional, o que  deve ser evitado se possível.

* Dicas: Quem tem datas fechadas pra viajar dificilmente consegue aproveitar mega promoções, portanto eu aconselho a metodologia que uso para comprar passagens! Veja quanto custa - em dólar - o preço normal da passagem e estabeleça uma meta. Quando a passagem chegar nesta meta, compre! Atenção às promoções e evite comprar passagens com muita antecedência. São tão caras quanto as de véspera e podem ocorrer imprevistos que façam vc mudar datas e etc.

Obs: Uma semana depois de ter comprado as passagens pela KLM a Swiss estava vendendo a mesma por 4900,00... ódio! Mas afinal, minha meta era 6500,00 e tinha sido batida!

Trechos internos

Preferimos não usar avião pelo fato dos aeroportos geralmente serem distantes dos centros das cidades, burocráticos e pelo fato das lowcosts terem restrições de bagagem. Não consigo (não conseguia, mudei de idéia) viajar no inverno e com criança com mala de mão! rs... então depois de muita pesquisa, comparando trens e ônibus, a coisa toda ficou da seguinte forma:

Portugal (trens) - percebi que a passagem comprada antes e com alguns dias de antecedência custava o mesmo preço. Preferi evitar as taxas do cartão de crédito e comprar estes deslocamentos assim que chegasse em lá. FURADA: Não deu certo. Melhor comprar antes, explico no relato!

Portugal (Albufeira) - Espanha (Sevilha): único trecho de ônibus, comprado na hora, garantido pelo meu cunhado de que o preço não se altera!

Espanha (trens) - o preço muda e aumenta muito conforme a proximidade da data da viagem, portanto comprei tudo antes, com 90 dias de antecedência, que é o prazo máximo que se consegue de antecipação. Meus cunhados deixaram pra comprar na hora e bom, era o triplo do preço, depois conto os detalhes.

* Dicas: para cotação do preço dos trens de Portugal, melhor opção na minha opinião, o site é o http://www.cp.pt - faça cadastro para visualizar os descontos de antecedência, pois sem estar “logado” os descontos não aparecem. O site dos “autocarros” (busão) é http://www.rede-expressos.pt/ mas nas minhas pesquisas sempre era mais caro e demorado deslocar de ônibus.

Para cotação e compra dos trens da Espanha o site é http://www.renfe.es - na compra vc vai ser direcionado ao site do seu banco para o procedimento "verified by visa", não se assuste! A compra é processada na hora e as passagens chegam muito rápido no email. Levei elas impressas. E tem que levar, não pode apresentar a passagem no celular.

4. Hospedagens

Não queríamos ficar em hostel por estarmos com criança. Em hotéis teríamos que pegar um quarto pra 4 (o que é difícil achar) ou 2 quartos pra 2, o que encarece um pouco a coisa. Depois de muita pesquisa em blogs e buscadores tipo booking, apaixonei na idéia do http://www.airbnb.com.

Fiz meu cadastro e comecei a conversar com os anfitriões de interesse. Escolhi ótimos apartamentos com preços entre 100-150 reais/dia para 4 pessoas em Portugal e 200-250

reais/dia na Espanha para 6 pessoas. Depois de alguns emails trocados (sempre dentro do site) fechei as hospedagens em setembro de 2014, com 5 meses de antecedência! Pagamento feito via PayPal, tudo muito simples (atualização, hoje o pagamento é via EBANX)

* Dicas: leia atentamente as regras de cada anfitrião, pois elas variam, principalmente em relação a política de cancelamento e flexibilidade de check in. Leia tb os revews! São gerados recibos normalmente, portanto vc pode apresentá-los a imigração se necessário.

Escolhas:

Lisboa: https://www.airbnb.com.br/rooms/2358037

Atualização: quando aluguei este apto ele custou 110 reais e era só pra 4 hóspedes. Vi agora que ele aluga pra 8 (ficaria muito apertado) e está super caro. Desta forma, apesar de ter sido meu melhor apto, "desindico" este pelo preço, vc acha coisa bem legal bem mais barato.

Porto: https://www.airbnb.com.br/rooms/648700

Albufeira: casa do cunhado! :)

Sevilha: https://www.airbnb.com.br/rooms/2155415

Madri: https://www.airbnb.com.br/rooms/1182242

Barcelona: https://www.airbnb.com.br/rooms/1607133

 

Se alguém ficar afim de se cadastrar no airbnb e experimentar na próxima viagem, fazendo o cadastro através deste link abaixo vc e eu ganhamos 100 dólares de desconto! ::kiss::

www.airbnb.com.br/c/jcarneiro3?s=8

 

Custo total hospedagem por pessoa: cerca de 800,00 (meu filho não entrou na divisão, poderia ter ficado ainda mais barato).

Obs: aluguei apartamentos ótimos, completíssimos, com internet, aquecimento, máquina de lavar... enfim. Se consegue muito mais barato com menos conforto! Nunca mais fico em hotel! Amei o airbnb! No relato de cada cidade escrevo com mais detalhes.

5. Passeios comprados antecipadamente

Não queria ficar amarrando a viagem comprando tudo antecipado. Comprei apenas duas coisas:

- ingresso de um jogo em Madri, Atlético de Madri x Almeria, pelo site http://www.viagogo.com (32 euros por pessoa)

- entradas para a sagrada família em Barcelona que mesmo no inverno tende a ter filas, pelo site http://www.sagradafamilia.cat/ (19,50 euros por adulto, filho não pagou).

6. Documentação

Sou prevenida e tenho mania de organização... então é claro que eu tava cheia das famosas pastinhas! Mas levei apenas o que é claramente exigido no tratado de Schengen:

- passaporte,

- cartões de crédito e dinheiro (na doleira),

- recibos de hospedagens,

- recibos de passagens (aéreas e de trem),

- seguro viagem e laudo médico para portar equipamento de saúde especial (sou diabética e uso bomba de infusão);

E:

- mapas e informações sobre os destinos,

- passeios comprados antecipadamente.

 

(CONTINUA)

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

CHEGOU A HORA

7. Arrumando malas

Eu nunca tinha encarado o inverno europeu (mesmo que na ala branda da frieza, haha) e nunca tinha viajado por tanto tempo com criança! Exagerei um pouco. Levamos uma mala de 23 kilos e uma bagagem de mão por pessoa. As malas de porão estavam com folga (cerca de 15kg por mala) e as de mão eram mochilas com uma troca de roupa e itens de primeira necessidade.

Para cada pessoa levamos: 2 calças jeans (+uma vestida), 2 roupas de dormir, várias malhas e blusinhas de lã e 1 casaco. Um a mais de cada item pro filhote. Fomos calçados com um calçado quente e levamos um tênis e um chinelo cada um. Foi tudo um exagero. Da próxima levo só uma calça fora a do corpo, só um casaco mesmo e só um calçado. As únicas peças que devem ser mais numerosas são cuecas, meias, calcinhas e afins, e a malha que vai em contato com a pele (umas 5).

*Dica de OURO: embaladores a vácuo! Foram muito úteis na volta, vc murcha ele com aspirador de pó ou na boca mesmo.

8. Chegando até lá!

Malas prontas, chegou a hora de partir! Saímos de Londrina pela GOL as 15:30 do dia 03 de fevereiro de 2015 com destino a GRU! Nosso vôo pela KLM partia de GRU 21 horas. Seguiu sem atraso!

FURADA: embora nosso vôo de ida pela KLM tenha sido dentro do esperado, o de volta foi uma tortura, estamos até hoje sem as nossas malas e isto tudo será relatado no fim, pq por enquanto é só alegria. A AirFrance tb perdeu as malas do meu irmão pouco antes de perder as minhas, mas pior, a dele foi na ida.

Continuando, tínhamos uma conexão impossível em Amsterdã! Digo impossível porque nosso vôo chegava as 8:55 e o de Lisboa partia as 9:45! Tínhamos 50 minutos pra desembarcar, passar pelo controle de passaporte e achar o portão de embarque. Pra ajudar, chegamos pelo terminal E e o novo vôo era no C, do lado oposto do aeroporto! Eu já tinha me conformado em perder esta conexão! Mas...

Nosso vôo adiantou quase meia hora. Descemos do avião correndo, passamos no detector de metal no qual eu sempre enrosco por conta da minha bomba de infusão, mas tudo certo, nem apresentei os laudos... atravessamos o aeroporto correndo e atropelando pessoas paradas nas esteiras rolantes! O controle de passaporte ficava no meio do caminho, e neste aeroporto (Schiphol) tem uma fila específica para “short conection”, peguei esta e depois de duas perguntas (quantos dias e pra que) passamos os 4 juntos pela imigração da HOLANDA! Estávamos na Europa! Corremos mais um pouquinho e achamos o portão de embarque! Tinha dado certo!!!!!

RISOS: estava -1°C lá fora, dentro um pouco mais quente... e a gente suando de manga curta, todo mundo encasacado olhando pra nós como ETs... kkkk

Pegamos nosso vôo na sequência pra Lisboa e enfim chegamos!

(CONTINUA)

Editado por Juliana Champi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Vou continuar o relato por cidades, tentando incluir todos os custos que eu anotei e ainda lembro, mas principalmente a impressão de cada uma... como ficamos hospedados em apartamentos comuns, em bairros comuns, me senti parte de cada lugar que visitei, me misturei com eles, dava bom dia pro vizinho. Ia no mercado, na vendinha de fruta, no buteco da praça ao lado, na farmácia! AMEI!Mas antes preciso organizar as fotos! Volto em breve!

 

::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Ótimo o seu relato Juliana. Estive na Europa há alguns anos e pretendo voltar este ano, agora c/ a minha filha pequena! :) E pretendo fazer o mesmo roteiro (Portugal e Espanha). Qual seguro viagem vc fechou? Qd fui lembro que fechei um plano p/ europa, acho que chamado EuroCard, deste empresa: http://www.touristcard.com.br Me atendeu bem na época. Mas já tem algum tempo. Beijos

 

Todas as mensagens desta usuária são pra fazer propaganda deste seguro, deve ser fria gente, já que utilizam destes meios!!!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Olha eu acompanhando aqui! :-)

 

Dééééébora!! Como é ruim voltar, só problema no trampo, ficar um mês na rua dá dor de cabeça ao voltar, rs! Programei pra hoje mexer nas fotos e continuar o relato! Obrigada por acompanhar!

Esqueci de agradecer vc no primeiro tópico, me perdoe! Vc ajudou muito tb via face! Brigadão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

LISBOA

 

4/fev

Tarde de sol e muito frio! Chegamos ao aeroporto cerca de duas da tarde e fomos atrás de água, comida e mapas! Achamos tudo! Tinha a ideia de ir ao apartamento de transporte público, mas depois de 15 horas de voo, esquece, fomos de táxi!

O nosso anfitrião tinha dito que o táxi do aeroporto até o apto custaria no máximo 10 euros! Maaas... a gente chega na Europa sendo enganado. Demos azar de pegar um taxista grosseiro e bandido... nos fez pagar 20 euros pela corrida sem taxímetro. Queria voltar no tempo e mandá-lo a merda, mas na hora fiquei sem reação. Enfim, põe essa na conta do capeta infeliz! Kkkkk

* Aquela dica de sempre... peça taxímetro e veja as condições da corrida antes de entrar no taxi e guardar malas. Ah, e tanto em Portugal quanto na Espanha tinha taxa de 1,60 euros se você estiver com malas.

Chegamos no apto antes da hora combinada de check in, portanto esperamos um pouco, mas logo o anfitrião apareceu, tb adiantado, e ahh... lar doce lar! O nosso apartamento de Lisboa, listado no primeiro tópico, foi de longe a melhor hospedagem que tivemos. Tudo perfeito, muito confortável, ótima localização (na Graça, ao lado da Alfama, bairro típico lisboeta). O dono do apto é brasileiro e quem nos recebeu foi um funcionário dele, bastante atencioso, português.

Mas não era tempo, ainda, de descansar. Largamos as malas, colocamos mais roupa (o frio tava de rachar) e saímos pra reconhecer a vizinhança. Já era quase 16h e a gente tinha pouco tempo antes de escurecer, portanto não fomos longe.

A vizinhança era a cara de Lisboa! Ruelas apertadas e íngremes, muitos idosos e aquela paisagem de predinhos coloridos e sacadinhas de metal.

Neste dia conhecemos as ruas de comércio da redondeza, o Mosteiro São Vicente de Fora, passamos pelo Campo Santa Clara (onde ocorre a feira da ladra aos domingos), conhecemos o Panteão Nacional e terminamos a caminhada no Miradouro da Graça. Aliás, Lisboa tem um montão de Miradouros, sempre pare pra ver que compensa!

598dc56218519_1SoVicentedeFora.jpg.07af1f4ca7a46504f55b50f851f2a254.jpg

 

598dc5621ddc4_2SoVicentedeFora.jpg.78391fdfd5734fa34fdcd8d97b264fb1.jpg

 

598dc56222887_3PanteoNacional.jpg.c3fbc8049f17151c3b9ac07ef166a728.jpg

 

598dc56227ce6_4MiradourodaGraa.jpg.b2160f6f9a59d115b35953d293f472e1.jpg

Rumamos para casa e passamos no mercado. Compramos algumas coisas, como chocolate, bolacha... e vinho. MEU DEUS como é barato. Ao ir pra casa já tínhamos achado onde íamos comer!

Bem próximo do prédio em que estávamos, descobrimos um restaurante simples escondido! Escondido mesmo... chamava-se Escondidinho. Fica na Rua das Beatas e tem comida simples, típica, boa e barata! Seu Armando e sua esposa, os donos, foram muito simpáticos e acabaram nos cativando... jantamos lá todos os dias, pois chegávamos cansados e com frio da rua!

Todos os dias tinha um prato da casa... salmão com legumes, posta de bacalhau e por aí vai. Sempre começávamos com uma sopa, depois o prato e muito vinho. A sopa custava 1,25 euro, o prato variava de 5 a 7 euros e o vinho era 3 euros a jarra de um litro!!! Pensa que era vinho ruim? Nada, perfeito!

Gente, não é um restaurante gourmet, mas se estiverem hospedados por perto vale muito a pena! Se estiverem longe não... por que o que há de melhor em Portugal é comida.

Chegamos em casa, tomamos mais um vinho, um banho looongo e quentinho... e cama, estávamos acabados!

 

5/fev

Dia ensolarado e frio! Tínhamos programado bater perna pela cidade! Tomamos café na rua (cada dia numa padaria diferente, adoro) e pegamos o lendário electrico 28 para chegar ao Castelo São Jorge. Mais por experimentar o bonde mesmo, pq era perto e dava pra ir a pé. No caminho achamos um Miradouro que não lembro o nome, bem bonito.

Sobre o transporte, *DICA: Lisboa é uma cidade pra se conhecer a pé. City Tour é totalmente desnecessário. Tb não compramos nenhum daqueles cartões Viva Viagem e etc, mas este pode valer a pena... compramos um cartão que vendia na padaria com 5 viagens (vc põe quantas viagens quiser). Cada crédito custou 1,25 euro... e vale pra qualquer transporte. Vale muito a pena, já que se vc for pagar com dinheiro quando entra no elétrico por exemplo, o preço é 2,85 euros.

598dc5622e03b_5Miradourosemnome.jpg.c664dd139bd9298757d406332d2a5c30.jpg

Ok, voltemos ao Castelo de São Jorge! Massa! Tem vistas incríveis da cidade, ande por cima dele todo. Lembrando que castelo é como se fosse o nosso “forte”, são só muralhas. O que morava gente dentro são os “palácios”. Digo isso pq tem gente que visita os castelos e sai reclamando de não ter achado o “palácio”, rsrsrs!!! A entrada do castelo custou 8,5 euros por pessoa e a visita durou umas duas horas e meia!

 

598dc56234150_6CasteloSoJorge.JPG.b6c354cc099011013f7159bbb08af4d1.JPG

Saímos do Castelo e fomos a Sé de Lisboa, que é pertinho. No caminho, muitos muros coloridos! Por enquanto era tudo novidade e achei a Igreja bem legal. A entrada custou 4 euros por pessoa, a visita dura menos de uma hora. Pausa para o almoço! Não lembro o nome do restaurante, mas olha, pra comer mal em Portugal vc tem que se esforçar. Estava ótimo! Depois do almoço fomos curtir um solzinho na Praça do Comércio! Linda, adorei!!! Ficamos lá um tempo dando comida às gaivotas e lagarteando. Feita a digestão, passamos pelo arco da Rua Augusta e fomos explorá-la! Muito legal, com um monte de gente de toda parte, apresentações de dança, enfim, só passando por lá!

*DICA: Na praça do comércio é comum pessoas te pararem e oferecerem Marijuana... achamos estranho pq é cheio de polícia e os caras nem fazem nada. Meu cunhado nos contou depois que a polícia não faz nada pq não é droga que eles vendem... é tempero disfarçado pra enganar turista... kkkkk

598dc56239cb2_7muros.jpg.315730d98e064df9e630ae3667d5f0d9.jpg

 

598dc5623f3c3_8muros.jpg.61119ddc45d5d3d08f37ccd565e68cfd.jpg

 

598dc56248b36_9S.jpg.518e12c7c527d06b70fd61ee7f32ad07.jpg

 

598dc5624e125_10PraadoComrcio.jpg.06aabc1c10d9382c9a2522750e39ab01.jpg

 

598dc56254673_11PraadoComrcio.jpg.b79ef8f4c98df61e07aa75f283a8542a.jpg

 

598dc5625a976_12PraadoComrcio.jpg.46d621100eb1668f828bde86ee20475d.jpg

Da Rua Augusta fomos ao famoso elevador da Santa Justa, 5 euros por pessoa. Vc não vai deixar de ir nele, mas apenas pra concordar comigo que é dinheiro jogado fora. Não tem nada de especial, vc tem mais uma vista legal da cidade, mas as dos outros trocentos miradouros é de graça... enfim.

 

598dc56260906_13RuaAugusta.jpg.726cb756c4bb97a1188348f63f57c9ce.jpg

 

Já estava anoitecendo e estávamos no Bairro Alto. Fomos conferir o Café à Brasileira e tirar uma fota com o Fernando Pessoa. Aproveitamos pra fazer uma boquinha e olha, não gostei, bolinhos frios e sem graça. Tivemos que sentar na “esplanada” (parte de fora) pq os vários salões internos estavam lotados. Sempre que puder (e quiser) sente dentro dos bares e restaurantes... na esplanada é mais caro.

 

598dc56266d0e_14CafaBrasileira.jpg.d8a6403e0aaf3b012250aa8ce25db86e.jpg

 

Na volta pra casa paramos no Miradouro de São Pedro de Alcântara, bem bonito! Tem jardins ao lado! E a rotina seguiu... mercado, casa, escondidinho, casa!

 

6/fev

Dia nublado com aparições temporárias do sol! Tínhamos programado ir ao Bairro de Belém pela manhã (pega o electrico 28, desce no ponto final e pega o electrico 15), e ir ao Parque das Nações e Oceanário a tarde! É claaaro que não deu. Passamos o dia em Belém! Que demais esse lugar, reserve um dia pra ele!

Não vou descrever as atrações pq tratam-se dos cartões postais de Lisboa e dispensam apresentações. Só digo que gostei muitíssimo, o Mosteiro dos Jerônimos é lindo! Lá estão os túmulos do Vasco da Gama e Camões! Começamos a visita pelo Padrão dos Descobrimentos (não entramos) e depois compramos acesso a Torre de Belém e Mosteiro dos Jerônimos (12 euros por pessoa em ingresso combinado, há outras combinações).

Acabamos visitando Padrão dos Descobrimentos e Torre de Belém pela manhã, pausa para almoço, Mosteiro dos Jerônimos e Museu Coleção Berardo a tarde.

 

598dc5626d1c1_15.padrodosdescobrimentos.JPG.bdcbe9115346ae6112807905c294b68a.JPG

 

598dc56273547_16.torredebelem.jpg.7bdf464e8f1b73789dca815aac741b1a.jpg

 

598dc56279895_17torredebelem.JPG.74061b449b3ab29761e08da159df1db4.JPG

 

598dc5627f9fa_18.torredebelem.JPG.3be546434c2da6adb5c97fb0648a6cec.JPG

 

598dc56285e20_19torredebelem.jpg.8a6dc76cb68b8b1802ebd10eae7b2ced.jpg

Sobre o almoço: escolhemos um restaurante tradicional e sabidamente um pouco mais caro... ficava próximo do famoso “pastéis de Belém” (falo disso depois), na Rua Belém. Desculpem não lembrar o nome, mas ele é bem “português”, andando por lá vai ser fácil achar. Como disse, custou caro... 25 euros por pessoa... mas pra comer a MELHOR COMIDA DA VIAGEM. Seria capaz de voltar lá só pra comer aqueles pratos de novo. Pedimos 3: bacalhau a Lagareira, bacalhau às natas e bacalhau do chefe! Divino.

 

598dc562a0d5e_24bacalhaualagareiro.jpg.25a3fb97ab2460c89d1f204de0b89886.jpg

 

Pois bem, depois do almoço fomos ao Mosteiro... deu uma chuviscada mas não atrapalhou em nada. O mosteiro é demais, lindo, ficamos mais de duas horas lá dentro. Saímos já no fim da tarde e eu ainda queria ir ao Museu Coleção Berardo! Não perca a oportunidade. Embora a coleção do cara tenha origem financeira duvidosa, os artistas são ótimos! Todos os modernistas e mais uns TOP, tipo Picasso, Miró e cia!!!! É gratuito, e o espaço por si só já vale a visita (Centro Cultural Belém).

598dc5628c494_20mosteirojeronimos.JPG.953509112cd039c6a6131c91187a2de7.JPG

 

598dc562915bf_21mosteirodosjeronimos.jpg.0f540f5f5df36ebce1e3360a6b2aeef1.jpg

 

598dc56296cfa_22mosteirojeronimos.JPG.c298d32f26b6ab725d2044b6b2a43645.JPG

 

598dc5629c2d8_23mosteirodosjeronimos.jpg.fdc5a54f16e6182a86a2c5a5547e19de.jpg

 

598dc562a5e3e_25museu.jpg.fb3643316b4d03cfe29d3d4c9d750ec0.jpg

Amei o Museu. Estava feliz demais... mas tb estávamos mais do que cansados e nesta altura meu joelho bichado já tinha dado PT, já tinha entrado no Voltarem (que tomei durante toda a viagem, pode?). A última parada foi no “Pastéis de Belém”. Este era o oficial, original, hahauaha... Eu tinha esperado até este momento pra experimentar primeiro o oficial, e de fato é bem bom! Levei vários pra casa. São servidos quentinhos (em outros lugares comi frio, não tem a mesma graça), delícia! Meu filho amou, só queria comer isso!! Mas era hora de encarar o mercado... casa... escondidinho... vinho... zzZZzzZ

 

598dc562abfd4_26pastel.jpg.c482aa44463b3cb4acfcce02d8b05b6e.jpg

 

7/fev

Dia de Sol! Se tivéssemos cumprido o programa de ontem (Belém + Parque das Nações) hoje era dia de pegar um carro e fazer a rota Oeste, com foco em Batalha, Alcobaça e Óbidos! Mas não rolou. Fomo ao Parque das Nações e a rota oeste ficou pra próxima!

Este Parque fica do outro lado da cidade, próximo ao aeroporto e a estação de trem Oriente, a principal de Lisboa! Estação lindíssima por sinal. Pra ir pra lá saímos de casa em direção ao Campo de Santa Clara, onde ocorria a feira da Ladra. Não perca a oportunidade de ir lá se vc estiver em Lisboa num domingo... vende-se literalmente de tudo... desde china até saquinhos de açúcar de hotel antigo! Pros fãs de vinil, rola garimpar, achamos coisas ótimas!!

598dc562b2ee9_27feiradaladra.jpg.c812c9bba6999a8576a81c7ac7f36386.jpg

 

28.jpg.344fed375548f4a1e21b92d779968d5a.jpg

Depois da passagem lenta pela feira, rsrsrsss, fomos até a Estação de trem Santa Apolônia, pois precisávamos comprar passagens pra ir ao Porto dali dois dias! Eu tinha lido no site http://www.cp.pt que as passagens tinham desconto se compradas com até 5 dias de antecedência, mas nas minhas simulações elas apareciam mais baratas com até 2 dias. Pois bem, as promocionais sumiram! Com desconto seria 13 euros, sem desconto foi 24... comprem antes!

Ok, mais um preju na conta e vamos pro Parque das Nações. Fomos de ônibus, não lembro a linha. Descemos lá e já fomos procurar lugar pra comer, pois já era hora de rangar! Demos uma andada e achamos um restaurante imenso chamado Chimarrão. É uma rede de restaurantes de brasileiros, tem em toda parte. Bom custo benefício, comida ok e preço baixo (7 euros por pessoa o menu).

Depois do almoço fomos ao Oceanário, muito bacana... 14 euros por pessoa. Apesar do preço salgado eu recomendo. O passeio dura uma hora e meia, duas horas. O local em que ele está é bem legal... tem praças, as ruas são arborizadas, tem o pavilhão do conhecimento (não entrei), enfim... o filhote adorou correr pelas redondezas, tem várias coisas pra criança. Depois desse role no entorno pegamos o teleférico (ida e volta - 6 euros por pessoa). A vista é bonita, achei que valeu! E terminamos o dia no shopping Vasco da Gama. Imeeeenso e bem legal. Jantamos em casa, compramos sopa no mercado a 1 euro o litro!!! E vinho... vinho...

29.jpg.338072db67a85de614b66a5b503e955b.jpg

 

30.jpg.59b39cf15b4a6c6e86b8921753e0fd95.jpg

 

31.jpg.dd0b9fa07a90bb75e42354d35bde1afa.jpg

 

8/fev

Sintra

Dia de Sol e MUITO FRIO! Até os portugueses estavam estranhando! Zero grau de manhã em Lisboa! Mas hoje era dia de bate-e-volta: Sintra! Fomos a pé até a estação Rossio, de onde partia o trem pra Sintra (5 euros por pessoa, Cartão Viva Viagem). Chegando lá compramos um bilhete de um ônibus que fica rodando a cidade no esquema sobe e desce em qualquer ponto por 5 euros. Vale a pena.

598dc562d312c_32sintra.jpg.89e58805a6f222ba91668028313b8994.jpg

A cidade é fofíssima, queria morar lá! O programa era conhecer o Castelo dos Mouros, o Palácio da Pena e a Quinta da Regaleira. E fomos... Compramos entrada combinada Mouros + Pena por 14,50 euros por pessoa (tem outras combinações)... o frio estava matando, um vento que cortava a cara! Escolhemos começar pelo Castelo dos Mouros e não sei se me arrependo. Digo isso pq gastamos um tempão lá (~2 horas e meia) e a Quinta da Regaleira, no fim do dia, ficou com pouco tempo. De qualquer forma, os 3 locais escolhidos são imperdíveis! O Castelo dos Mouros tem vistas de outro mundo, o Palácio da Pena é surreal, não enjoa tirar foto dele (visita demorada)! e a Quinta da Regaleira (6 euros por pessoa) é totalmente surpreendente, reserve no mínimo duas horas pra se perder nos labirintos e cavernas sem medo de perder o trem. Se eu tivesse tempo teria ficado pelo menos uma noite na cidade, adorei demais. Melhor bate-e-volta da viagem!

Obs: É possível visitar todo o Palácio da pena por fora sem pagar nada, o que já é espetacular. Mas seu interior tb é muito muito interessante e pra mim valeu a pena. Reserve umas 3 horas pra esse passeio.

33.jpg.9c0ed7af1a2fd6229b1d70a0d76184f6.jpg

 

34.jpg.e2888c670eb4bbc320732c72912e845e.jpg

 

35.jpg.797c092fde3ae1771560b93d3a09f499.jpg

 

36.jpg.03ceea88ea2e1864bac04e6004bc81fc.jpg

 

37.jpg.4f5fabd7ce862ac970918ca27a673814.jpg

 

38.jpg.161de5ef3fc84bc1fd049cd858eba608.jpg

 

40.jpg.a3ed3425a98c954417f5d294b8fdff09.jpg

 

41.jpg.1ca3d9b1dd297e7b41a1b5e25b7f6178.jpg

 

42.jpg.674bb9dcf445eaab461825d7ab1ff6f6.jpg

 

43.jpg.86c972d2fa338a96fe69823e41848159.jpg

 

44.jpg.eedb72e0cb86f25b497da3a2e6af3eaf.jpg

 

Sobre o almoço: Sintra é 100% turismo e portanto vale aquela de procurar um lugarzinho na rua de trás! No centrinho tudo vai ser mais caro, mas nos becos e cantos tb tem ótimas opções. Almoçamos num lugar chamado A PENDOA, ótimo. A senhora que atendeu era pura simpatia e a comida muito boa e barata (6 euros em média por pessoa, dependendo da escolha). Meu marido escolheu sardinhas e vieram várias... tipo umas 4, imensas! Mais arroz, batatas, legumes, bebida... muito bom, recomendo. E ainda tem os famosos travesseiros, sobremesa típica da cidade, muito bons!

 

39.jpg.e2b1b86a34ca999a2cb2dd2fcda1d03a.jpg

 

Pra fechar passamos na fábrica das “Queijadas da sapa” que estava no caminho... era um doce que já tínhamos provado próximo ao Palácio da Pena e tínhamos adorado. Recomendo. Voltamos em um dos últimos trens pra Lisboa e fomos nos despedir do “Escondidinho”, pois era nossa última noite em Lisboa. No outro dia partiríamos bem cedo rumo ao Porto...

Sobre Lisboa: adorei com toda a força. Não se come tão bem em nenhum outro lugar! A cidade mistura o velho e o novo, tem gente de toda parte e é barata! A mais barata da viagem. Uma coisa que me chamou a atenção é a grande quantidade de idosos e cachorros e a quase inexistência de crianças... quase não vi. As ruas apertadas, muitos prédios sendo restaurados, os carros em cima das minúsculas calçadas, a história impregnada nas paredes, tudo encanta. A cidade funciona o tempo todo (diferente da Espanha) e sempre tem muita gente na rua. Me senti muito segura, mas atenção aos batedores de carteira, tem recados em toda parte.

Pra andar: à pé, de electrico e mapas! Nem o aplicativo do maps usei! É bem fácil andar em Lisboa.

Sobre os lisboetas: é claro que tem uns que rosnam, mas de maneira geral foram muito atenciosos e gentis. São diferentes de nós, mais fechados, mais sérios, mas não senti aquele estereótipo grosseiro que tanto falam por aí. Me senti acolhida, minha impressão foi ótima!

Enfim!! Uma cidade adorável, se eu pudesse eu voltaria.

Editado por Juliana Champi
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Juliana! Adorei seu relato sobre Lisboa! Ansiosa para ler sobre as outras cidades e as suas impressões! :D

Não precisa agradecer, a troca de informações é de coração! ::love:::D A volta é cruel mesmo, também achei! ::bruuu::

Você está dando ótimas e preciosas informações a quem vai viajar! Muito legal!

P.S.: Eu também achei que um castelo era um castelo mesmo e me decepcionei procurando o palácio, lá em Montjuic! hahahaha! ::lol4::

 

Continuo acompanhando!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...