Rio de Janeiro - Trilha da Urca, Pico da Tijuca, Praias, Corcovado, Sapucaí e lindos pôr do sol!

Relatos de viagens na região sudeste do Brasil (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo)


Rio de Janeiro - Trilha da Urca, Pico da Tijuca, Praias, Corcovado, Sapucaí e lindos pôr do sol!

Mensagem não lidapor Patibelli » 01 Fev 2011, 12:53

Vou contar como foi nosso feriado no Rio, de 22/01/2010 a 25/01/2010, de sexta a terça, no Rio tb foi feriado, mas de quinta a domingo.

Rodrigo tem amigos lá, combinamos que fazer alguns passeios com eles, Fábio e Ana Carla.

A princípio, ficaríamos num Hotel antigo chamado Hotel Turístico na bairro da Glória. Não encontramos nada mais barato devido ao feriado e acabamos por ficar lá que já conhecíamos.

Saímos ás 21h na sexta dia 21 e chegamos ás 4h da manhã pq como sempre aquele trânsito na saída de SP. Largamos tudo e cama!!! ::otemo::

As 8h30 da manhã começa uma gritaria no Hotel, gente batendo nas paredes e afins.

Tentamos dormir e nada, nos arrumamos e descemos as 9h30 correndo para tentar pegar o café manhã que terminava aquela hora, um tanto cedo por sinal. Foi aí que vimos o pq da gritaria: tinha um time de futebol INFANTIL no Hotel, uma molecada que fazia a maior bagunça e ninguém colocava ordem!
Aqui fica a deficiência do Hotel, nós reclamamos e nada...
Ligamos para o Fábio que ficou de nos encontrar no Hotel e irmos fazer a 1ª trilha.

Quando ele chegou, a criançada estava sentada em todos os lugares possíveis da recepção do Hotel, inclusive nos dois lados das escadas que davam acesso aos quartos. O Fábio nem falou nem oi já disse um: “Caramba cara, eu que achei que eram 5 “pestinhas”, mas são mais de 20!” Rssss, já deu para imaginar não é? ::grr::

O atendente do hotel nos informou que Seu Pépe, o gerente, tinha um Hotel em Copacabana, Diplomata. Antes, fomos no Hotel ao lado ver se tinha vaga, mas antes o Fábio disse que tinha uns Hotéis na mesma rua...entramos em um que estava escrito HOTEL e era bem simpático, foi quanto a recepcionista disse ser um Hotel ROTATIVO. Gente, imagina minha cara, com meu marido e um negão de 2 metros de altura num Motel??? fiquei vermelha, verde, azul.... kakakakak :oops: :oops: :oops: :oops:

Por fins, acabamos ficando no Diplomata, a duas quadras de Copacabana.

Pegamos outro casal de amigos, Fábio (também) e Thaís e fomos almoçar, já era 13h30. Depois disso fomos fazer uma trilha bem sussa: O Pico da Tijuca. Ah, não estava quente não para fazer uma trilha essa hora e depois do almoço...só 35ºC! ::mmm:

O Pico é o ponto mais alto do PNT e o segundo mais alto do município do Rio de Janeiro. O percurso é de 2.600 m.
Este pico é o ponto mais alto do Parque Nacional da Tijuca, com 1022 metros de altitude. Segundo Burmeister, a primeira picada até o cimo deste morro, foi aberta em 1853.
Em 1920, o Presidente Epitácio Pessoa reformou a trilha e mandou que se escavassem na rocha, localizada no topo do pico, degraus ladeados por corrimão constituído por grossas correntes de ferro com 120 metros de correntes e 62 hastes margeiam os 117 degraus.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois fomos tomar aquele banho e simbora pro samba!

Não sabíamos se íamos para a quadra da Mangueira ou para a Salgueiro. Mas como a Ana Carla estava com problemas no joelho, achamos por melhor a quadra da Salgueiro que é mais "light" e mais cara tb...40,00!!! ::ahhhh::

Deixo claro que eu sou MANGUEIRA!!! KAKAKAK ::otemo::

Em SP existe o Bar da Mangueira na qual eu freqüentei muito na época de solteira(época de solteira...me senti velha agora ::putz:: ) e um pouco na de casada.rsss

Imagem
Imagem
Imagem

Saímos de lá 3h30 da manhã, ::otemo:: como só tínhamos dormido 3h estávamos morrendo de sono.

Domingo - Igreja da Penha, Pôr do sol e Ensaio da Mangueira na Sapucaí

Após acordar só 13h30...kkk, encontramos o Fábio e a Ana e fomos na Igreja da Penha, (aquela que o BOPE conseguiu "liberar" dos traficantes em dezembro).

No início do século XVII, o capitão Baltasar de Abreu Cardoso ia subindo o monte rochoso (penha) para observar as suas propriedades, quando surgiu uma grande serpente. Assustado, rogou: "Minha Nossa Senhora, valei-me!". Surgiu um lagarto, que é predador das cobras, os dois animais começaram a lutar e o Capitão conseguiu fugir.
O proprietário interpretou a aparição do lagarto como obra de Nossa Senhora, determinando erguer no alto da penha uma pequena ermida com uma imagem que denominou de Nossa Senhora da Penha por se encontrar no alto da rocha.

O número dos devotos foi aumentando até que, em 1728, a ermida com a imagem foi ampliada e erguido um campanário onde foram colocados dois pequenos sinos. Em 1900 o templo foi ampliado, ganhando duas novas torres, nas quais foi instalado um carillhão com 25 sinos de origem portuguesa. Este Carrilhão foi inaugurado em 27 de setembro de 1925 com a bênção do então Núncio Apostólico no Brasil, Cardeal Dom Henrique Gasparri.

Tem um bondinho para transporte ao Santuário, cabem 25 pessoas por vez.

Erguida no alto de uma pedra, é famosa pelos 382 degraus da escadaria principal, onde muitos fiéis pagam promessas, subindo a pé ou de joelhos. Nós subimos a pé, claro! Nada de bondinho, tem que subir para ter graça!!! Só a Ana Carla tava liberada por causa do joelho.
Local: Largo da Penha, 19 - Penha - Rio de Janeiro - RJ 21070-560
Tel. (21) 3219-6262

Imagem

Imagem

Imagem

A vista de lá é linda:

Durante a Ação do Bope na favela, um dos policiais colocou a bandeira do Brasil fincada numa laje, simbolizando a conquista do local, lembram? Olha ela aí:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Depois corremos para pegar um barca que custava 2,60 e assistirmos ao por do sol:

Imagem
Imagem
Imagem

À noite fomos assistir o ENSAIO DA MANGUEIRA NA SAPUCAÍ! DE GRAÇA, CLARO.

Imagem
Imagem
Imagem

Depois do desfile ainda entramos a pista e fomos atras da bateria, muitoooooooooooooooooooooo dez!!!

SEGUNDA - Trilha da Urca (Pão de Açúcar)

Nesse dia fomos fazer os passeios sozinhos, pois o Fabio e a Ana tinham compromisso. Qualquer um pode fazer esta trilha sem medo, é um modo de se conhecer o Pão de Açúcar de graça.

Para quem vai com o a grana curta é uma ótima escolha. Aliás, para qualquer um, vamos combinar que R$44,00 por pessoa está muito caro não?
Para chegar ao começo da trilha vá à Praia Vermelha, na Urca e nos dirigimos à Pista Claudio Coutinho.
Imagem

Nós fizemos a pista toda, logo no começo vimos alguns micos:

Imagem

na pista:

Imagem

E depois entramos na trilha que fica logo no começo, do lado esquerdo tem uma placa"Trilha da Urca".

Imagem

Estava um calor infernal, e nós que não estamos tão acostumados assim, derretemos...kkk
É uma trilha curta, um pouco íngreme, ainda mais naquele calor, mas a vista é de tirar o fôlego!

Imagem

Imagem

olha a visita! Vimos várias borboletas, lagartos a fins durante a trilha.

Imagem

Quando chegamos já no fim da trilha, o caminho para chegar ao bondinho, lanchonetes e afins, mostra nitidamente que eles não fazem questão nenhuma de divulgar esse trajeto. É bem escondido e não tem placa nenhuma dizendo que essa trilha existe. Além disso, é possível pegar o bondinho e subir até o Pão de Açúcar no valor de 22,00 e descer no mesmo local, fazendo o restante pela trilha da Urca. Agora se quiser descer tudo de bondinho vai ter que pagar o valor cheio, 44,00.

Descemos pela trilha, pegamos o carro e fomos para o Corcovado, que fica no Parque Nacional da Tijuca.

Ah, esqueci, tínhamos que comprar o cartão para o estacionamento (como o Zona Azul de SP), no valor de 2,00 pelo dia inteiro.

Imagem

Primeiro paramos no heliporto, tiramos umas fotos:

Imagem

Imagem

Seguimos e paramos o carro próximo ao antigo Hotel das Paineiras, que está fechado e infelizmente caindo aos pedaços...

Existe também a possibilidade de fazer a subida por um trenzinho que passa pela Estrada de Ferro do Corcovado, inaugurada por D. Pedro II, em 1884, sendo uma das mais antigas do país.

Lá vc compra o ingresso por R$ 24,75 referente ao Cristo(15,00) quando para a Van (9,75). Não é possível subir de carro até o cume. A Van vai a milhão e tem ar condicionado.

Imagem

Imagem

Depois corremos para a Praia da Tijuca onde assistimos mais um pôr do sol:

Imagem
Imagem

À noite fomos jantar no Peixe Vivo. Um restaurante português (não muito barato). o lugar é agradável , uma espécie de varandão envidraçado acima do nível da calçada.
Rua Toneleros, nº 76, uma rua bonita e arborizada de Copacabana. Tel 2255-9225
Pena que comemos um file de Badejo, e como é um peixe muito forte, mas caiu na minha graça...fora isso, me pareceu um bom lugar.

Depois andamos um pouco em Copacabana saboreando um sorvete.

Imagem

Imagem

[size=150]Terça-feira – Dia de praia e água fresca! ::otemo:: [/size
]E de ir embora... ::hein:

Acordamos cedo e fomos às seguintes praias: Reserva, Pontal, prainha, Grumari, Abricó.

A Praia da Reserva está localizada entre a praia da Barra da Tijuca e a Praia do Recreio. É bastante extensa e pouco freqüentada.

Imagem

A PRAINHA - Vizinha ao bairro de Grumari.

Imagem

Grumari - Tem aproximadamente 2,5 km de extensão, localiza-se a cerca de 20 quilômetros do centro da Barra. Grumari não é uma área residencial, sendo parte de uma reserva ambiental, juntamente com a Prainha (reduto do surfe ).

Abricó – Fica no canto esquerdo da praia do Grumari.

Possou a pedra grande a esquerda começa a praia.

Imagem

É dita como umas das Dez Melhores Praias de Nudismo do Brasil. Perguntamos para um salva-vidas que nops informou o seguinte: de fim de semana uma Associação coloca uma cordinha lá e é obrigatório ficar nu. Já de fim de semana eles não estão e fica a critério do visitante.

Olha fiquei com uma mega vergonha! RS mas lembramos do nosso amigo da Chapada dos Veadeiros: pense que vc não está nú, não tem não de mais. Não se sinta nu!

E pronto entrei no mar e tirei só a parte de cima. Tinha algumas mulheres, grupos de casais e muitos homens, (alguns gays não é?) rsss

Andamos pela praia que é relativamente pequena, de ponta a ponta e fomos embora.

Imagem
Imagem

Voltamos pro Hotel, colocamos tudo no carro e antes de ir embora fomos jantar na restaurante A Marisqueira. Logo do lado de fora se nota que é um restaurante antigo, diferente do peixe Vivo que pela varada fica mais romântico. Comemos um Linguado ao molho de Amêndoas com arroz de Brócolis, batatas cozinhas e salada. ESTAVA MARAVILHOSO!
Rua Barata Ribeiro, 232 – tel 2236-2062

Voltamos para o Hotel e saímos do Rio as 21h, passamos na casa do Fábio para entregar algumas coisas e papo vai, papo vem e acabamos por sair só 22h30.
Meia hora depois eu já dormia no carro, o carro me acordou a meia noite pq ele tb estava quase dormindo! Já era 24h30 quando finalmente encontramos um posto do Graal, tomamos um café e nada de acordar...
Já fui pensando se eu tinha roupa para ir trabalhar direto, quando decidimos por dormir até 1h30 no carro mesmo e ver no que dava. Dormimos até as 2h e seguimos viagem.
Não dormimos mais, estávamos muito mais animados e descansados, colocamos o som no último, obrigava meu marido a cantar comigo ( Nando Reis, Bon Jovi, Michael Jackson, Zé Ramalho...) e coca-cola com chocolate na veia!
Chegamos 6h em casa, até largar tudo e conseguir dormir 6h30. Acordei às 8h e corri pro serviço, entrava às 8h30 kkkkk
Editado pela última vez por Patibelli em 02 Abr 2014, 12:02, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Patibelli
 
Mensagens: 75
Desde: 12 Jan 2010, 14:20
Localização: São Paulo/Brasil

Re: Rio de Janeiro - Trilha da Urca, Pico da Tijuca, Praias,

Mensagem não lidapor Raquel Raquel » 02 Jul 2013, 11:31

Vc aproveitou bem a cidade! Fotos lindas, tá de parabéns!! Venha outras vezes tem muito mais pra curtir! O mais interessante é que muitos cariocas não conhecem a cidade rsrs
Avatar do usuário
Raquel Raquel
 
Mensagens: 84
Desde: 09 Abr 2013, 11:22

Re: Rio de Janeiro - Trilha da Urca, Pico da Tijuca, Praias,

Mensagem não lidapor lalachila » 29 Jul 2013, 11:55

Adorei seu relato!! Estou indo pro rio, mas nao irei de carro.. como faço pra chegar na trilha do Pico da Tijuca, no lugar pra pegar o teleferico e nessas praias de onibus, alguem sabe me dizer?
Ah! tbm queria saber como chegar no lugar que pula de asa delta.. nao irei pular mas quero ir la em cima..
valeu gente!
Avatar do usuário
lalachila
 
Mensagens: 9
Desde: 13 Jan 2013, 14:29

Re: Rio de Janeiro - Trilha da Urca, Pico da Tijuca, Praias,

Mensagem não lidapor Si.gremista » 26 Dez 2013, 17:44

Raquel Raquel escreveu:Vc aproveitou bem a cidade! Fotos lindas, tá de parabéns!! Venha outras vezes tem muito mais pra curtir! O mais interessante é que muitos cariocas não conhecem a cidade rsrs


verdade, levei até um carioca p lapa q não conhecia as festa lá rsrsrs
imagina uma gaúcha apresentando a lapa p um carioca rsrsrs
Avatar do usuário
Si.gremista
 
Mensagens: 31
Desde: 27 Dez 2012, 00:53


Voltar para Brasil - Sudeste - Relatos de viagem



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes