Ir para conteúdo

Rio de Janeiro - Um final de semana [Atualizado / Com foto]


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Estou no fórum há uma semana e tenho que admitir que é o melhor site para informações de viagens independentes que encontrei! Juro que está me ajudando muito no planejamento do meu primeiro mochilão oficial e internacional.

 

Mas sei que existem amantes do nosso país (assim como eu), por isso resolvi relatar aqui o meu mochilinha de um final de semana pelo o Rio de Janeiro, e dar umas dicas que em minha opinião são importantes, pois ganhei essa “experiência” por sofrer na pele a emoção!

 

[googlemap]http://maps.google.com/maps/ms?ie=UTF8&hq=&hnear=R.+Joaquim+T%C3%A1vora,+1217+-+Vila+Mariana,+S%C3%A3o+Paulo,+04015-002,+Brasil&msa=0&msid=111222051955648664563.0004862c65b06787a34d3&ll=-22.928042,-43.193607&spn=0.057548,0.110378&z=13[/googlemap]

 

1° DIA (SÁBADO)

Tudo começou porque um amigo veio da Alemanha para conhecer o Brasil e ficou hospedado na minha casa, ele conheceu São Paulo e estava prestes a seguir viagem para o próximo destino, quando me pediu para ir com ele ao Rio de Janeiro, pois ele queria muito conhecer o Maracanã (os alemães são loucos por futebol, assim como nós brasileiros)... imagina que ele chegou aqui me São Paulo dizendo que queria ir ao jogo do Corinthians (e foi!), mas isso é outra história :D.

 

Pesquisei e achei as pontes aéreas muito caras, não compensava, então decidimos ir de ônibus leito pela Viação Cometa (partindo da Rodoviária do Tietê – SP). Os ônibus que fazem o trajeto SP-RJ-SP são ótimos e confortáveis (na medida do possível) para viagens curtas, oferecem água, café, tem uma manta para se proteger do ar-condicionado gelado e um travesseirinho que na minha opinião só atrapalha.

 

Saímos de São Paulo no penúltimo ônibus leito (acho que as 23h45), lógico que não tivemos uma noite 5 estrelas, não dormimos direito e às vezes o ônibus chacoalhava demais (o motorista era pé de chumbo!), mas sobrevivemos e chegamos a Rodoviário Novo Rio as 06h30 da manhã do sábado.

 

Como o trajeto SP-RJ e vice-versa é muito concorrido, compramos nossa passagem de volta quando chegamos à Rodoviária, desta vez pela Auto Viação 1001 (particularmente eu gosto mais de viajar nesta companhia), calculando o tempo de viagem para chegarmos a São Paulo no máximo 23h30 da noite de domingo.

 

Como iríamos passar somente um final de semana, não precisa nem dizer que não levamos quase nada na mochila né? O básico para sobrevivência em um final de semana na Cidade Maravilhosa. Como o check-in do hotel era somente a partir das 12h00, não podíamos andar por aí com as mochilas, além de desconfortável era super arriscado (nada contra o RJ, mas todos sabem que não é uma cidade muito segura, assim como São Paulo e outros lugares no país). Meu amigo já tinha a malícia de um mochileiro :D, então já veio preparado com o porta dólar, e eu me preparei com o meu. Separamos o básico para ser carregado (dinheiro, documento, passagens de volta, celular e máquina fotográfica), o restante deixamos nas mochilas.

 

Deixamos nossas mochilas no Guarda Volume da Rodoviária Novo Rio, a primeira vista você não vai gostar muito do aspecto do local, é um lugar feito, mal cuidado, escuro, com ar de depósito velho, mas já deixei minhas coisas algumas vezes e nunca tive problema. A taxa para deixar os pertences durante o dia todo é de R$ 5,00 (por mochila).

 

Passamos em uma revistaria e compramos um mapa da cidade (melhor coisa que fizemos), discutimos as opções e decidimos que o primeiro destino seria o Corcovado. Depois de tudo isso, saímos da rodoviária quase 07h30 da manhã. Decidimos que pegaríamos um taxi até o trenzinho que sobre para o Corcovado. Não tenho boas experiências em transporte coletivo no RJ, são milhares de linhas diferentes e não quis arriscar em começar o dia complicando tudo indo de ônibus. Então aqui vai a primeira dica importante:

 

TAXI:

Atenção triplicada neste item. Existem vários tipos de taxis no RJ, mas vou citar o que tenho “experiência”. Você terá várias “opções”.

 

Taxi Oficial: Geralmente são amarelos e com taxímetro em funcionamento (observe isto!). Você paga pela corrida de acordo com o quilômetro rodado. Às vezes é vantagem fechar um valor antecipado com o motorista, e às vezes é melhor deixar o taxímetro rodar. A média de valor por quilômetro rodado na bandeira 1 é de R$ 2,50. Pegar este taxi é a melhor opção, na minha opinião, pois o taxista é credenciado, o taxi dele também. Outra dica importante é pegar sempre em ponto de taxi, é arriscado pegar taxi na rua, pois acredite se quiser existem taxis piratas, que assaltam os turistas!

 

Taxi de Cooperativa: Se você optar pelos taxis de cooperativas, fique atendo, pois geralmente eles têm algum tipo de identificação da cooperativa no carro. Neste caso você negocia o preço fechado pelo trajeto e recebe um cupom com o preço, origem e destino da corrida. Estes aqui são um pouquinho mais caros, mas são confiáveis também, pois são fiscalizados pela própria cooperativa.

 

Taxi independente: Cuidado com este aqui! Eles vão te oferecer a corrida e dizer que fazem parte de uma cooperativa e tal, mas se não tiver a identificação e não seguir o procedimento relatado acima, não pegue. Estes são motoristas com carros particulares que estão trabalhando com seus carros de forma ilegal. Eles sempre enfiam a faca pela corrida, principalmente se você é turista.

 

Mas se você se garante andando de ônibus, metrô e trem, esses são sempre a melhor opção na hora de economizar grana, porém nem sempre você vai economizar tempo na sua viagem.

 

Durante a corrida de taxi já dá pra você ver como o RJ é bonito e cheio de contrastes. Fique atendo no bairro do Flamengo e Botafogo, eu particularmente acho eles agradabilíssimos, bonitos, etc.

 

P1030141.JPG

P1030208.JPG

P1030211.JPG

 

Chegamos ao trenzinho do Corcovado cedo demais, então decidimos subir até de taxi mesmo (atenção, negocie com o taxista o valor), porém a experiência de subir de trenzinho é única, você passa por lugares maravilhosos na floresta da Tijuca e pode ter a sorte de ver vários habitantes locais (macaquinhos lindos :D), vale a pena se você tiver tempo.

 

Subimos até onde o taxi pode subir, de lá temos que pegar uma van credenciada e subir até o Cristo Redentor, que custa R$ 15,00 por pessoa. Funciona assim: É obrigatório subir de van, pois trata-se de uma cooperativa que faz este trajeto, mas nada impede de você subir de bike, porém tem que ter perna hein! Não se esqueça de pedir para seu taxista te aguardar, pois não tem como descer a não ser da forma que você subiu! Os taxis que ficam lá embaixo não te levam de volta, pois sempre ficam esperando seus clientes pra descer!

 

Chegamos ao Cristo Redentor as 08h20 mais ou menos, A paisagem lá de cima é linda de verdade! Você vê tudo, isso quando a neblina não resolve “esconder” tudo e você acha que está vendo um mar de algodão doce! :D. Opinião particular: Achei a estátua do Cristo pequena, kkkkkk... na minha imaginação fértil ela era enoooorme, mas cada um tem sua opinião. Várias fotos, de todos os ângulos do Cristo, da paisagem, da cidade, etc... Um turista que se preze, vai ao Cristo pelo menos uma vez na vida... mas não é um local pra ficar voltando sempre. Mas não deixo de dizer que é muito bonito e meu amigo Alemão adorou! Vale a pena visitar.

 

P1030127.JPG

P1030106.JPG

 

Descemos do Cristo depois de mais ou menos uma hora admirando a paisagem. Pegamos a van de volta e depois o taxi até uma estação de metro mais próxima. Porque? Tava caro demais andar de taxi, desistimos! Taxi só para emergências e caminhos complicados. Ficamos na estação do Catete. O dia estava lindo, céu azul e sol quente, resolvemos que nosso próximo destino seria o Maracanã.

 

Muito fácil ir ao Maracanã de metro, aliás, é o mais indicado e econômico, pois existe você desce na estação com o mesmo nome e atravessa uma passarela e já está no estádio.

 

Aliás, não me matem... rs... mas foi o meu passeio preferido! Para os amantes do futebol é muito legal. Quando você está lá no Cristo, dá pra ver direitinho o Maracanã, dá uma puta vontade de ver de perto. Já tinha passado várias vezes por ele, pois sempre vou ao RJ a trabalho e os taxis eventualmente passam perto do estádio. Mas é totalmente diferente quando você entra.

 

Na entrada principal, você logo vê os pezinhos de ouro que deixaram a marquinha na “calçada da fama” do futebol, tem craques brasileiros e de diversas nacionalidades: Zico, Dida, Romário, Ronaldo, Franz Beckenbauer.... são mais de 90! Em frente à calçada da fama tem um paredão com uma imagem linda de momentos históricos que se passaram dentro do Maracanã, com fotos de craques em seus melhores dribles e jogadas. Uma montagem muito legal. Até aqui o passeio é de graça, se você quiser ter acesso a parte interna do estádio, como: Salão principal, exposição de momentos histórico do nosso futebol brasileiro, vista panorâmica do campo, vestiários e ter o gosto de pisar em um pedacinho do gramado (rs), tem que desembolsar R$ 20,00 por pessoa. Mas olha... vale MUUUUITO a pena pra quem gosta de futebol, eu amei e teve momentos que fiquei até emocionada! Kkkkk

 

P1030185.JPG

P1030154.JPG

P1030155.JPG

P1030194.JPG

 

Saindo de lá seguimos rumo a Rodoviário Novo Rio, para pegarmos nossas mochilas e deixá-las no hotel. Fomos de metrô até a estação Estácio e depois pegamos um ônibus até a Rodoviária. Neste ponto a gente teve um pouquinho de trabalho. Porque descendo na estação de metrô, tentamos pegar informações com diversas pessoas sobre qual ônibus pegar para chegar até a rodoviária, ai o bicho pegou, porque as pessoas não gostam de dar informações consistentes e corretas no RJ, perguntamos para funcionários do metrô, vendedores ambulantes, nos pontos de ônibus e nada. Já estava quase desistindo e pegando um taxi, quando duas senhoras super simpáticas nos orientaram corretamente onde passava um ônibus e finalmente conseguimos chegar!

 

Como estávamos super cansados e com fome, resolvemos pegar um taxi da Rodoviária até o Hotel, que fica na região central da cidade. Outra dica importante: tente reservar o hotel com antecedência, pois nos finais de semana são lotados. Deixei para reservar na sexta-feira e só consegui hotel na região central, que fica longe dos pontos onde você vai visitar. Os que sobram são caríssimos. Até os Albergues e B&B estavam sem acomodações disponíveis. Ficamos no Íbis próximo a estação Carioca do metrô.

 

Depois de deixar as coisas no hotel, seguimos para região as praias (lógico!), já estava tarde e meu amigo queria conhecer a praia de Ipanema (não sei por que essa em especial). Pegamos o metro (subterrâneo e de solo), fizemos todas as baldeações possíveis e imaginárias e chegamos à praia de Ipanema. Ai foi só sossego, comemos em uma pizzaria ali na região e ficamos o restante da tarde e inicio da noite na praia.

 

P1030227.JPG

P1030221.JPG

 

Optamos em voltar para o Hotel e descansar para o dia seguinte. De novo ônibus, metro, baldeação, taxi e finalmente no Hotel. Foi um dia ótimo, porém corrido.

 

O Rio de Janeiro é ótimo, porém os pontos turísticos básicos, aqueles que os gringos querem conhecer, são todos contramão. Gastamos muito tempo (e dinheiro) se deslocando de um extremo a outro da cidade.

 

 

2° DIA (DOMINGO)

Não conseguimos acordar tão cedo como havíamos planejado, porém a tempo de tomar um baita café da manhã no hotel, isso foi ótimo, porque não teríamos muito tempo para comer bem durante o dia.

 

Escolhemos passar o dia no Pão de Açúcar. Saímos do Hotel e fomos novamente para Rodoviária deixar nossas mochilas no guarda-volume (puta contramão do caramba!), deixamos as mochilas e pegar um taxi com um tiozinho português, super gente fina. Ele fez um preço camarada na corrida e levou a gente até a praia Vermelha na Urca. Ficamos um tempinho na praia, tiramos umas fotos legais e depois fomos ao bondinho.

 

O valor é super salgado para subir no bondinho, você vai ter que desembolsar R$ 44,00 por pessoa, e o bondinho sobe a cada 20 minutos. Preste bem atenção na subida, porque é rápida! Logo você chega ao morro da Urca, super legal, bem estruturado, com uma lanchonete (com péssimo atendimento e pessoal mal educado). Fique um tempo aqui pra dar uma olhada na paisagem e dar uma volta no local. O ambiente possui bastantes mesinhas, bancos e espreguiçadeiras, pra você tomar um suco olhando a paisagem e relaxar. Alguns animais dão o ar da graça, um lindo macaquinho fez a festa dos turistas, mas não é permitido alimentar os espertinhos.

 

Antes de subir para o Pão de Açúcar e aproveite para dar uma olhada em um antigo bondinho e o antigo maquinário exposto no local. O Pão de Açúcar é melhor que o morro da Urca, porque lá tem um parque de mata nativa que dá pra dar uma volta e ver o outro lado da ilha. De lá você vê o aeroporto Santos Dumont, uma área dedicada à marinha e outras ilhotas que tem por ali. Esse parque é super legal, dá pra fazer piquenique (pra quem gosta), e ficar um tempão olhando a paisagem lá de cima... você se perde na imensidão do mar... muito bonito.

 

P1030254.JPG

P1030269.JPG

P1030283.JPG

P1030273.JPG

P1030278.JPG

P1030288.JPG

 

 

Passamos o final da manhã e um bom tempo da tarde passeando por lá. Descemos as 15h30 e fomos almoçar em um restaurante dentro do Circulo Militar da Praia Vermelha, o restaurante é legal, tem vista para o morro da Urca e o Pão de Açúcar e rola um MPB ao vivo super agradável. O atendimento é rápido, porém nada de muita pompa, o local é simples e o atendimento é idem.

 

Saímos do restaurante as 16h20 e seguimos de taxi direto para Rodoviária Novo Rio, pois nossa viagem estava chegando ao fim.

 

Espero que vocês gostem do relato, um final de semana para conhecer o RJ é pouco, tem vários locais legais que não dá pra visitar assim na correria. Mas quem tiver um fim de semana disponível pode arriscar, tenho certeza que vocês irão gostar.

 

Beijos.

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • 10 meses depois...
  • Membros de Honra

[align=][t1]RIO DE JANEIRO[/t1]

Eu não iria postar este relato, pq o Rio é um lugar que todo mundo vai,

que todo mundo conhece e tals, mas teve uma pergunta hoje por aqui e é uma forma de responder.

a falta de fotos se deve à minha particular dificuldade em posta-las aqui, não me levem a mau, só dá "Erro ao salvar arquivo" ::essa::

 

 

[t3]Primeiro dia – quinta-feira[/t3]- partida do aeroporto CWB

 

Nos disseram tanto pra ter cuidado que saindo do aero de Cwb já escondemos nossas alianças, relógios e celulares...Esta foi a visão que me passaram da Cidade Maravilhosa. Até então só tinha estado no Rio pela TV, seus encantos e problemas. Chegada no aeroporto do galeão as 12h00min. Tentamos pegar mapas da cidade no aeroporto, mas os quiosques (guichês) estariam abertos apenas a tarde. Aff pegamos taxi e fomos ao Hotel!

Sabe aquela igreja de colina que se vê do galeão? É a nossa senhora do Rosário da Penha.

Preferimos sempre andar pelas cidades aonde vamos de latão ou metro, taxis são bons, mas deixam a gente com um furo no bolso!

O sotaque e a simpatia carioca são fenomenais, eu adoro!

À tarde fomos ao centro, de metro (ultima estação do metro do RJ nesta data era o Cantagalo, em copa). Chegamos à estação Uruguaiana alguns minutos após, o passe do metro era R$ 3,50, bairro barra pesada, fomos até a confeitaria Colombo para ver e tirar fotos, as coisas eram maravilhosas, mas muito caras.

Almoçamos no bob’s porque é rápido, único motivo heheheh. Nas ruas da Uruguaiana muitas e muitas lojas muito baratas. Quando passamos em frente ao camelódromo havia uma briga e os policiais estavam há poucos metros dali, não vi nada ser feito. Saímos dali rapidinho e nos dirigimos ao maracanã, sempre de metro. Estavam preparando o maraca pq no dia posterior o pessoal do comitê das Olimpíadas estaria ali pra avaliar o estádio e a cidade do rio de janeiro, lula Tb estaria. Tiramos algumas fotos da parte exterior do estádio que é realmente imenso. Retornamos para Copacabana também pelo metro, fomos direto ao calçadão onde bebemos chope a R$ 4,00 no quiosque Brahma. Foi muito legal. Jantamos cedo num restaurante (temperarte) bem gostoso, 15,90 por bufe livre e 30,90 por quilo. Passamos num supermercado da região para comprar água mineral, tenho muita sede à noite. Voltamos ao hotel. Repousamos.

Passagens de metro R$ 3,60 por pessoa

Passagens de ônibus coletivo normal, buzão R$ 2,60

 

[t3]Segundo dia – sexta – feira e feriado! [/t3]

 

Ficamos sabendo que neste dia haveria a feira de são Cristóvão (no centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas) Endereço: Campo de São Cristovão

Tel.: (21) 2580-0501. Visitação: Terça - Quinta, das 10 às 16h, Sexta, a partir das 10h às 22h de domingo. É uma feira de artigos nordestinos, comidas, forró.

Aconselho fazer os passeios todos sempre pela manha, nas primeiras horas onde os passeios acontecem, pq tem menos turistas de empresas como c, e outras. Saímos de Copacabana em ônibus circular (latão) que nos deixou na estação do Cosme velho (de onde parte o bonde do corcovado), tem umas 500 vans que pretendem levar o pessoal (turistas) ao corcovado, passando por santa Tereza. Preferimos ir de bonde. R$ 36,00 por pessoa. Passamos por dentro da floresta muito lindo mesmo. Em certo ponto da subida alguns sambistas entram no Bonde, num percurso que dura cerca de vinte minutos. Chegando ao corcovado tem-se a opção de subida por escadas normais, escadas rolantes e elevadores. Percebemos muitos turistas franceses devido ao ano da franca no Brasil.

Horário: Diariamente, 08h30min-18h30. Endereço: Rua Cosme Velho, 513 - Cosme Velho.

Da subida podem ser vistas as praias, a lagoa Rodrigo de Freitas. Pode-se subir a pé com guia a R$ 5,00. Surge então a imagem de 30 metros de altura que atrais turistas do mundo inteiro e também do nosso magnânimo pais. É uma sensação sem igual. Muito emocionante mesmo. Ver o cristo redentor de todos os ângulos um azul no céu fazendo-o abençoar a todos ali em seus pés, abençoando a baia de Guanabara, conforme a musica (... de braço aberto sobre a Guanabara). Para tirar boas fotos, chegue ao final do deck, bem lá na pontinha se tirar as melhores fotos, disse-me um simpático senhor. Pra falar a verdade eu estava fazendo uma seqüência de 360 graus do monumento majestoso. Seguimos as recomendações do senhor e fomos até o deck. Sabe aquela pose que todos tiram do cristo, com ele atrás da pessoa e de braços abertos? Então, todos ali buscavam a mesma pose. Na escada tentamos fazer nossa pose, umas gurias de SP tiraram pra nos a melhor foto. Tentei tirar fotos delas afinal uma mão lava a outra, mas havia uma moca italiana de plano de fundo (rsrsrs), disse eu a moça “scusi signorina, per favore, prego” hahahahahah, até meu italiano pude testar. Caímos todos na risada. Ela me entendeu direitinho e atendeu de pronto, inclusive tirei fotos dela com o marido. Após tirarmos fotos de todos os ângulos, aproveitarmos a magnífica vista do cristo e da cidade maravilhosa e rezarmos um pouco na capela, pegamos o bonde para a descida.

Percebe-se que o povo do rio se preocupa muitíssimo com a saúde, por todo lugar podemos ver pessoas caminhando, correndo, praticando esportes diversos em praças. Existem muitas praças arborizadas, com quadras esportivas, parque de diversões para as crianças. E esse negocio de que é violento Maceió também é em jan/08 estivemos por lá e houve cinco chacinas em uma semana. Então, quem ou onde é violento? Só porque o Rio é a sede da TV globo, o que acontece do outro lado da rua é o que eles usam pra tapar buraco quando não tem noticias.

Saímos da estação Cosme velho em direção ao jardim botânico do rio de janeiro, estava em exposição orquídeas. Nooooooooossa que lugar Tb. O ônibus (latão) que nos levou do Cosme velho nos deixou num dos portões principais do jardim botânico. A entrada custa R$ 10,00 por pessoa, sem duvida, vale a galinha inteira. Lindo demais. Muitas pessoas, principalmente anciãos esperavam pelo carrinho (elétrico) para cinco pessoas que levavam dar uma volta pelo jardim botânico. Passamos pela recepção, estávamos com um pouco de fome, mas não almoçamos ali, pois alem de caro era meio esquisita a comida. Andamos muito, tiramos muitas fotos, aguçamos nossa curiosidade, vimos um PE de jaca, vimos bambus orientais, passeamos pela avenida aquela de palmeiras imperiais. Saímos do jardim botânico e fomos até a gávea, o André como todo bom flamenguista não deixaria jamais de ir até lá. Logicamente como ele foi ao olímpico eu o acompanhei, né? Na loja do estádio não havia a possibilidade de personalizar a camisa do flamengo, qual foi à frustração do meu amado! Dali retornamos a Copacabana de buzão. O calçadão de copa teve uma das pistas aberta para os pedestres e ciclistas, skatistas, enfim por ser feriado. Fomos ao hotel, descansamos um pouco e fomos a Lapa, queria conhecer a Lapa. Levei um susto, fomos muito cedo, dizem que a Lapa é um bairro noturno, então foi assustador msm. Tiramos algumas fotos rápidas e voltamos ao hotel. Mas eu voltaria!!!

 

[t3]Terceiro dia – sábado - cidade Maravilhosa[/t3]

 

Saímos do hotel e fomos a Urrrrca, nossa, o sotaque carioca é lindo msm, hihihi, parece uma chaleira chiando, como diz o Paulinho Mixaria. De buzão, logicamente. Paramos então direto na estação da Urrrrca, na Avenida Pasteur, praia vermelha, seguimos até a estação do bondinho R$ 44,00 por pessoa com direito ao passeio inteiro. A subida de 2 minutos da praia vermelha ao morro da Urca é sem igual Tb.

[picturethis=http://www.mochileiros.com/upload/galeria/fotos/20091029191535.jpg 500 375 ]Vista da Marina da Glória a partir do Morro da Urrrca.[/picturethis]

 

Dali pudemos ver a marina da glória, a praia vermelha de cima e o famoso pão de açúcar. Se a primeira subida praia vermelha – Urca foi linda, imagine do morro da Urca ao pão de açúcar. Inexplicável de lindo. Visão do rio de vários ângulos, apesar do céu estar querendo nublar bem na hora. Descemos do pão de açúcar e fomos ao ponto de buzão, queríamos conhecer um pouco o centro do rio, que estava tudo fechado por ser sábado e feriado. Passeamos pela Cinelândia, em frente à academia Brasileira de Letras que estava em reforma. Passamos no Centro Cultura Banco do Brasil que também estava fechado. Voltamos a Copacabana. Almoçamos numa churrascaria (churrascaria, pô, os sulriograndenses teriam que ensinar aos cariocas o que é o churrasco), só picanha, (gosto de tudo, menos de carne), enfim. O que é bom ali é que em todo lugar tem casa de sucos e panificadoras com muitos sucos naturais de todas as frutas imagináveis, delicioso! Fomos ao forte de Copacabana. Muito lindo também. Tem o museu histórico do Exército e tudo mais R$ 8,00 pra entrar por pessoa. Ali estava a roda gigante das Olimpíadas RIO 2016! De noite a vista é linda, pode ser vista a roda gigante de vários pontos de copa e arpoador.

Sobre o forte há o campo de marte com os canhões e muita gente sentada casais vendo o sol se por romanticamente atrás dos prédios e a base de exploração de petróleo. Voltamos pelo calçadão de copa, onde pude tirar foto com o Drummond (estátua), e onde pudemos observar que os quiosques de praia tem as bandeiras dos principais times de futebol do rio, isso é pra realmente agradar gregos e troianos. O André comeu um milho a R$ 2,00. Fomos até o quiosque de churrasquinho, onde havia um grupo de pagode se apresentando, bah, cerveja, churrasquinho, musica legal, só meu amorzinho pra completar a paisagem hihihi.

Nesta noite fomos ao shopping e de lá pegamos um taxi (já contratado, pago ali msm) até a Lapa, fomos no Bar Ernesto, muiiiiiiiiiiiiiiito bom, e qual foi minha surpresa. A Lapa é outra, é linda à noite, consegui tirar da minha mente aquele lugar horrível que eu tinha visto no dia anterior, gente bonita, bares abarrotados de gente...

 

[t3]Quarto dia – domingo[/t3]

 

Despedimo-nos da cidade maravilhosa com gostinho de quero voltar e certamente retornaremos.

 

[t3]Total do investimento[/t3](viagem não é gasto, é investimento ahuahuah) – valores para um casal

Transporte aéreo, CWB ao GIG (ida e volta) R$ 634,00

Hospedagem Hotel Formule 1 Rio – R$ 210,00 (sem café da manha)

Alimentação – R$ 235,00 (incluam-se chops, água mineral, jantares, almoços, etc.)

Transporte dentro da cidade (inclua-se: metro, latrão, taxis (noite)) – R$ 78,00

Corcovado R$ 72,00

Pão de açúcar R$ 88,00

Jardim Botânico R$ 10,00

Forte de Copacabana R$ 10,00

 

 

Total R$ 1337,00 (despesa do casal)[/align]

Editado por Visitante
Link para o comentário
  • Membros
Saindo de lá seguimos rumo a Rodoviário Novo Rio, para pegarmos nossas mochilas e deixá-las no hotel. Fomos de metrô até a estação Estácio e depois pegamos um ônibus até a Rodoviária. Neste ponto a gente teve um pouquinho de trabalho. Porque descendo na estação de metrô, tentamos pegar informações com diversas pessoas sobre qual ônibus pegar para chegar até a rodoviária, ai o bicho pegou, porque as pessoas não gostam de dar informações consistentes e corretas no RJ, perguntamos para funcionários do metrô, vendedores ambulantes, nos pontos de ônibus e nada. Já estava quase desistindo e pegando um taxi, quando duas senhoras super simpáticas nos orientaram corretamente onde passava um ônibus e finalmente conseguimos chegar!

 

Pô, nada a ver essa generalização aí de as pessoas não serem solícitas no Rio... ::bad::

 

No mais, vocês deram molinho. Ali no Maracanã tem o ônibus 266 que passa na porta do estádio e deixa dentro da Rodoviária Novo Rio (por apenas R$ 2,20 p/ pessoa)... hehehe!

 

O Rio de Janeiro é ótimo, porém os pontos turísticos básicos, aqueles que os gringos querem conhecer, são todos contramão. Gastamos muito tempo (e dinheiro) se deslocando de um extremo a outro da cidade.

 

Que isso, vocês não se informaram bem... os principais pontos turísticos têm um atendimento de transportes ótimo, ruim em transporte é a zona oeste!! O que eu acho que foi mó viagem total foi o lance de deixar mochila nos armários da Novo Rio. Rolou excesso de medo por não conhecerem bem a cidade. A coisa não chega a tanto.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Vini

 

Já fui no RJ sozinha e sempre consegui pegar as informações que eu solicitava as pessoas... na maioria das vezes não tive problemas, porém neste final de semana específico as pessoas realmente não gostavam de passar as informações corretas... infelizmente e percebi que o problema estava no meu sotaque paulistano super puxado e no fato de estar acompanhada com o gringo mega gringo...

Existiram pessoas que deram informações corretas e outras simplesmente diziam que não davam informações, viravam as costas e iam embora... triste isso... porém foi o que aconteceu nesta ocasião (ressaltando: Nesta ocasião, porque fui para o RJ outras vezes e não tive problema).

 

As informações que você passou sobre o ônibus 266, seria muito legal se alguém tivesse falado na ocasião da viagem... o problema foi exatamente esse, ninguém dava informação consistente, mas vou anotar esta sua dica aí, pois vou para lá daqui a duas semanas!

 

Sobre a gente não se informar bem, novamente digo, a gente bem que tentou... mas como eu já disse antes, não conseguimos... mas foi ótimo, porque foi um aprendizado, na época eu não conhecia o site do Mochileiros, que poderia ter me ajudado bastante!

 

As mochilas ficaram por comodismo mesmo, não queria andar pra lá e pra cá com a mochila nas costas, seria desconfortável e cansativo, não concorda?

 

Káren

Muito legal o seu relato! Eu sugiro que vc abra ele em um tópico específico para o seu relato, igual eu fiz no meu... assim o pessoal tem mais opções de relatos do RJ e também podem tirar dúvidas diretamente com vc!

Se você tiver dúvidas de como fazer o tópico me avisa que eu te ajudo.... Primeiro entre no tópicos Relato de Viagens pelo Brasil e insira seu relato.

Link para o comentário
  • Membros

Ingrid, eu entendi o que tu queres dizer. Às vezes, damos azar e esse tipo de coisa pode acontecer... :wink:

 

Um amigo dos meus pais, uma vez nos confessou que em Paris o povo era seboso pra caramba e que um francês chegou ao cúmulo da descortesia ao responder que não, ao ser solicitado por esse amigo do meu pai a prestar uma informação.

 

No mais, muito bom o relato de viagem teu e o da Káren.

 

::kiss::

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • 3 meses depois...
  • Colaboradores

Gostaria de acrescentar aqui uma sugestão: Visitar o Bairro de Santa Teresa.

 

É um lugar histórico com bela arquitetura e de onde se pode ter uma linda vista para do centro do Rio de Janeiro, orla que rodeia até a enseada de Botafogo.

 

Para fazer este passeio siga as seguintes orientações:

 

Para que não está no centro do Rio pegue o metrô e salte na estação da Carioca, siga em direção ao prédio da Petrobrás e entre na ruazinha que fica bem ao lado do prédio. Lá você vai encontrar a Estação de Bondes de Santa Tereza.

 

[googlemap]http://maps.google.com.br/maps?f=d&source=s_d&saddr=-22.907131,+-43.177139&daddr=-22.909671,-43.178464&geocode=FQV3ov4dTStt_Q%3BFRltov4dICZt_Q&hl=pt-BR&mra=ls&dirflg=w&sll=-22.90933,-43.177836&sspn=0.002658,0.004125&ie=UTF8&ll=-22.908732,-43.176913&spn=0.005317,0.00825&z=17[/googlemap]

 

[li=Dicas]1 - (nos fins de semana) o melhor horário para ir é de manhã até umas 10 horas, porque depois disto é sempre muito cheio.

 

2- Ao chegar procure logo o guarda que fica organizando a fila para saber quantos bondes estão disponíveis. Porque quando só tem um, demora-se pelo menos um hora na fila. (mas vale a pena para quem gosta de passeios culturais).[/li]

 

Depois disto é só aguardar sua vez, pagar a passagem e escolher um lugar no bondinho (eu prefiro as laterais porque ele vai sempre quando está com a lotação completa). Para quem quer aventura, pode ir em pé segurando nas barras laterais do bondinho. Mas só pra quem se garante, porque é um pouco arriscado.

O preço por pessoa é R$ 0,60

 

O passeio:

Saímos da estação, contornando com um lindo jardim e vista parcial da Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro, passamos por cima dos Arcos da Lapa. Em seguida pelas ruas estreitas de Santa Tereza onde se pode contemplar os casarões e a paisagem.

20100225170905.jpg

 

No dia em que fui com meus amigos optamos por descer no centrinho onde fica o cinema e voltamos a pé até o ponto que fica ao lado do museu Chácara do Céu, onde se pode pegar um ônibus que leva de volta para o centro do Rio/Lapa.

20100225171009.jpg

20100225171143.jpg

 

Desta forma pudemos olhar a arquitetura e contemplar a paisagem com mais calma. Também é legal entrar nas lojinhas de artesanato (que em minha opinião são carinhas), mas vale a pena ver os objetos que são de muito bom gosto.

20100225171241.jpg

20100225171312.jpg

 

Fizemos uma parada para almoço em um dos restaurantes (infelizmente não lembro o nome), mas são várias opções um do lado do outro. O que escolhemos, dava para ver a marina da glória, é uma vista incrível. Comida farta pedimos dois pratos da picanha completa deu para todos e ainda sobrou. Cada um pagou pela sua parte R$ 27,00.

20100225171411.jpg

 

Depois do almoço seguimos para o parque das Ruínas. De lá se tem uma vista maravilhosa da região da lapa no centro do Rio, da orla que contorna o rio até o morro da Urca, a ponte Rio - Niterói e o Cristo Redentor bem ao longe.

20100225171752.jpg

 

Mais fotos:

http://picasaweb.google.com/brunequitabr/PasseioEmSantaTeresaRJ#

 

Mais Informações:

Rua Lélio Gama - Centro

Rio de Janeiro - RJ, 20031-080

(0xx)21 2240-5709

http://www.rio.rj.gov.br/riotur/pt/atracao/?CodAtr=1410

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...