Roma e Florença

Relatos de viagens pela Itália


Roma e Florença

Mensagem não lidapor bighand » 16 Fev 2006, 07:17

Pessaol, atualizei meu site com viagens a Itália. Muitas fotos e até vídeos lá.

abraços.

Cláudio


Diário da Viagem pela Itália


Em Dezembro de 2004 viajei durante uma semana pela Itália. Iria passar 3 a 4 dias em Roma e depois talvez iria a Florença, a Veneza, ou ao sul da Itália, quem sabe finalmente Pompéia. Passei 4 dias em Roma como planejado, mas como o tempo estava bem chuvoso, optei por ir a Florença. Em Florença também foram 4 dias. Vi quase tudo em Florença, e deixei de ver muitas coisas em Roma. Ou vice-versa. Inconscientemente sempre deixo de fazer certas coisas e de visitar certas atrações (atracções) nos lugares que vou, assim sempre tenho motivo para voltar.

Bem...sempre disse que Roma era um enciclopédia em forma de cidade. Enganei-me. Roma é a história em forma de cidade. Por isso que a chamam de cidade Eterna. Roma parece o princípio de tudo, embora saibamos que não é (não esqueçam que muito foi copiado dos gregos) . E parece uma cidade que está sempre em desenvolvimento, tanto para o futuro quanto para o passado. Não podemos simplesmente passear por Roma. Roma exige atenção a cada detalhe, a cada ruína descoberta, exposta e desvendada, a cada templo erguido ou reerguido, a cada tesouro antigo que ali teve origem ou veio de muito longe, a água que jorra e tem sua história, às ruas que atravessamos e nos envolvem com a sua história, aos prédios que foram usados durante mais de dois mil anos de todas as formas que um prédio pode ser usado. São corpos que ocupam o mesmo lugar.

Roma descobre-se.

Descobri o Mercado de Trajano, uma obra arquitetônica (arquitectónica) colossal que tem se mantido de pé desde a Roma antiga. São corredores, escadas, salas, todas originais. Prova que os shopping centers não são uma invenção da modernidade.

O Coliseu, que por mais desfalcado que ele tenha sido pelo tempo e pelos próprios romanos, que o usaram como pedreira para outras edificações mais modernas, ainda impressiona pela sua grandeza, história e seus vários mecanismos. Podemos entrar nele. Tocá-lo. Caminhar por seus túneis e corredores. Ter a mesma perspectiva que tiveram os romanos quando o Coliseu estava em pleno funcionamento. Podemos, e devemos, perder horas lá dentro.

O Pantheon, centro magnético da cidade e sua máquina do tempo. Templo projetado (projectado) pelo imperador Adriano e está exatamente (exactamente) como foi há dois mil anos atrás. A sua beleza está na sua conservação. Dizem que até as portas são originais, mas será que é verdade?

O Forum Romano. Infelizmente reduzido a ruínas, mas enorme em dimensão. Daria tudo para vê-lo da forma que foi um dia. São templos, prédios públicos e políticos, palácios, e história que não tem fim.

Falar das praças é impossível. Todas são históricas, todas são importantes e magníficas. Mas nenhuma encanta mais que a Piazza Navona. Como quase tudo em Roma, foi construída pensando na estética e harmonia. É arte ao ar livre.

Campo di Fiori, praça que reconhecemos como medieval logo que pisamos nela.

O Vaticano, obra de fé e ambição que emociona e faz-nos questionar o porquê de tanta riqueza. Os olhos gostam, o espírito agradece, mas a razão contesta. Tem um dos maiores museus do mundo, e no final da primeira metade deste grande museu está a Capela Sistina, com seus afrescos pintados por Michelangelo.

Tantos outros templos e tempos, pedras, buracos e histórias, que é difícil exprimir. É mais fácil sentir, absorver, do que explicar.

Gastronomicamente, não preciso explicar nada. Boa comida Italiana. Estamos conversados.

As pessoas são bonitas, bem vestidas e orgulhosas pela sua cidade berço.

E daqui passo a Florença, cidade que esgotei mas que não me esgotou.

Passei quatro dias inteiros em Florença. Andei por tudo, entrei em tudo e mesmo assim ainda a vejo como um filme romântico, um poema, um lugar imaginário de tão perfeita cidade que é.

Não é a toa que todos os grandes artistas italianos (e não só) por lá passaram e viveram. E deixaram marcas por tudo. Por isso temos de entrar em tudo.

Se pudéssemos, íamos de prédio em prédio a procura de obras de arte que estarão lá escondidas. Infelizmente não são todos que são abertos ao público. Mas sabemos que todos têm algum tesouro. E eles também são espertos, pois onde é permitido entrar também é bem cobrado. Pagamos 8,5 euros só para ver o David, de Michelangelo.

Pagamos para entrar nas igrejas (3 euros) , nos museus (6 euros) e nos palácios (6 euros). Não há escapatória. Estamos lá, temos a obrigação de visitar estes lugares.

Tem-se de entrar na Uffizi. Neste museu estão concentradas obras famosas de Botticelli, Da Vinci, Michelangelo, Raphael, Tintoretto, Filippo Lippi, Caravaggio, Rembrandt, entre tantos outros. Poder ver o "Nascimento de Vênus" e a "Primavera" de Botticelli, ou a "Sagrada Família", de Michelangelo, é um deleite.

Outra visita obrigatória é o Convento de São Marco. Lá está a "Anunciação", de Filippo Lippi. A simplicidade e beleza da pintura são hipnotizantes. E nas celas do Convento há vários frescos dele.

O Palazzo Pitti expõe os tesouros das coleções (colecções) dos Médici. Seus jardins, Jardins Boboli, são belíssimos. O museu dá para o gasto. A vista que se tem de Florença da Piazzale Michelangelo é a melhor que há. E lá está a igreja mais bem guardada de Florença, a Basílica de San Miniato Al Monte, e também uma das mais belas igrejas românicas da Itália. A volta dela há um cemitério que vale uma visita.

Também já visitei Torino, Milão, Veneza e Trento, mas essas são outras viagens.

E haverão mais.



[img]icon_paperclip.gif[/img] <b>Download Attachment:</b> [url="http://www.mochileiros.com/membros/bighand/200621710911_CIMG0086.JPG"]CIMG0086.JPG[/url]<br />24,25 KB
bighand
 
Mensagens: 9
Desde: 15 Jun 2005, 08:28
Localização: Portugal

Roma e Florença

Mensagem não lidapor Dete » 16 Fev 2006, 19:11

gnnnnnghgst
Editado pela última vez por Dete em 26 Jun 2006, 23:55, em um total de 1 vez.
Dete
 

Mensagem não lidapor bighand » 17 Fev 2006, 12:37

<blockquote id="quote"><font size="1" face="Arial, Verdana, Helvetica" id="quote">quote:<hr height="1" noshade id="quote"><i>Originally posted by Dete</i>
<br />Só queria te pedir uma coisa.... tem algumas dicas dessas viagens para que pudéssemos auxliar os mochileiros?

um abraço, parabéns!
<hr height="1" noshade id="quote"></font id="quote"></blockquote id="quote">

Tenho tantas dicas para dar. Onde seria melhor deixá-las, para todos teres acesso?
bighand
 
Mensagens: 9
Desde: 15 Jun 2005, 08:28
Localização: Portugal

Mensagem não lidapor lulululu » 05 Mar 2006, 22:48

Claudio,

Valeu as dicas de Roma e Firenze!
Tem dicas de Milão? Onde dormir? Comer? O que ver?
Como vc vaijou de um lugar para o outro?

Valeu!
lulululu
 
Mensagens: 1
Desde: 05 Mar 2006, 21:54

Mensagem não lidapor bighand » 06 Mar 2006, 07:50

Olá lulululu,

De Roma a Firenze fui de trem. É bom e barato e tem vários durante o dia. É aconselhável marcar poltrona, pois às vezes vai mesmo cheio e não tens onde sentar.

Já estive em Milão, mas fiquei na casa de amigos. Visite a Duomo e redondezas, a galeria Vittorio Emanuelle, que está ao lado, o Castelo Sforzesco, que contém vários museus bem legais dentro dele e o bairro Navigli, com casas medievais e canais. E não esqueça da Última Ceia de Da Vinci, que infelizmente não consegui ver e de ver as famosas lojas de griffe.

Abraços,

Cláudio
bighand
 
Mensagens: 9
Desde: 15 Jun 2005, 08:28
Localização: Portugal

Mensagem não lidapor Suelih » 20 Jun 2006, 09:59

claudio
Muito boas dicas e adorei o seu relato, estou indo p Roma, Florenca semana que vem, e suas dicas me foram muito uteis.
ESpero poder visitar todos esses lugares e museus ou pelo menos uma parte deles, e vou fazer como voce, deixar um pouco pra proxima vez ! mas antes, vou jogar uma moedinha na Fontana di Trevi, so pra garantir ..
um abraco.
Avatar do usuário
Suelih
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 736
Desde: 22 Set 2005, 15:31
Localização: Maringá

Mensagem não lidapor bighand » 20 Set 2006, 14:22

Esqueci de mencionar o site com as viagens.

http://aosamigos.planetaclix.pt
:D
bighand
 
Mensagens: 9
Desde: 15 Jun 2005, 08:28
Localização: Portugal

Re: Roma e Florença

Mensagem não lidapor rosanecool » 18 Mai 2008, 10:47

Olá Augusto, como vou dia 25 para Milao, ms ficaremos numa cidade chamada Cremona e é essa espero q primeira de mtas viagens p o exterior q faço, achei interessante participar desta comunidade...se possivel gostaria de saber algumas dicas de como ir e lugares para visitar sem mto custo(vou meio sem grana, rs) ms só o fato de atravessar o oceano e conhecer outras culturas ja é uma dádiva para mim. agradeço a atençao blz? abçs
rosanecool
 
Mensagens: 1
Desde: 18 Mai 2008, 10:44


Voltar para Itália - Relatos de Viagem



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes