Roteiros de Viagem na Europa
#1068644 por Ester Barros
16 Mar 2015, 22:24
Boa Noite,
Estamos indo para Europa agora em Maio-2015, e nosso roteiro um pouco estranho, iremos para Roma ficaremos 5 dias, e o restante pretendemos cruzar a europa nessa ordem ROMA, VENEZA, GENEBRA, FRANKFURT (ONDE FICAREMOS RODANDO POR LÁ), minha duvida é se é viável fazer isso de trem, e se vale a pena comprar o Global Pass, ou não, ou melhor ir de avião.
Obrigada
Ester


#1068767 por MarcosPereira
17 Mar 2015, 10:54
Bem-vinda ao fórum!

De Roma a Veneza é tranquilo de trem. De Veneza a Genebra e, de lá, até Frankfurt é que complica. São 7h no primeiro trecho e 5h30 no segundo, com uma conexão. Se você quiser fazer uma viagem de trem e manter um roteiro de qualidade, considere ir de Veneza a Munique (também é uma viagem longa, são 6h30, mas é bem bonita), ficar uns dias em Munique, conhecer seus arredores, e, de lá, ir para Frankfurt, em 3h30. Outra coisa que você pode fazer é ir de Veneza a Verona, de Verona a Munique (aí são 5h, foi o que eu fiz) e, de lá, ir para Munique.

Abs.
#1068973 por Ester Barros
17 Mar 2015, 17:40
Boa tarde Marcos,
Primeiramente obrigada por me responder.
Pelo que pesquisei é um pouco complicado mesmo, mais ainda porque pretendemos ir a Genebra visitar uns amigos, por isso estou muito confusa sobre ir de trem, o que voce acha?^
Ester
#1068982 por MarcosPereira
17 Mar 2015, 18:20
De nada, disponha.

Em viagens a gente pode fazer tudo o que a gente quiser, o que torna a priori o seu roteiro factível. O problema é quando a gente pensa nas três variáveis básicas, na minha classificação imaginária - custo, tempo e energia. Elas costumam ser bastante limitadas e espremer uma delas costuma impactar bastante as outras duas.

Veja que na sua proposta você gasta 12h30 só dentro de um trem, fora o tempo de espera, fora o deslocamento até as estações, o tempo para arrumar e desarrumar malas, enfim, coisas que a gente nunca pensa quando pretendemos colocar no roteiro pontos distantes no mapa.

Essa proposta detona essas três variáveis - você fica cansada, gasta bastante dinheiro e perde um tempão. Já pensou no que você poderia estar fazendo nessas 15, 16, 17h que perdeu só porque quis ir de Roma até Frankfurt passando por Genebra? E o que poderia fazer com esse dinheiro? E a energia, será que o corpo não cobra a dívida de uma maratona de longas viagens de trem?

Isso que eu falei fica minimizado numa viagem longa, é claro. Perder 15h se deslocando é menos problemático numa viagem de um mês do que em uma que dura apenas uma semana. Portanto, sempre contextualize o que estou dizendo de acordo com a totalidade do seu roteiro.

Uma opinião - coloque mais cidades entre Veneza e Genebra, e entre essa e Frankfurt (e, para isso, você precisará de tempo), ou deixe Frankfurt e seus arredores para outra viagem. O tempo que você usaria lá você poderia usar em cidades que se conectassem bem a Veneza e Genebra, minimizando os trechos longos de trem e tendo a oportunidade de conhecer umas coisas legais. Fique um tempo em Verona ou no Lago Garda, passe uma tarde em Milão, conheça o Duomo, fica tudo pelo caminho.
#1071092 por Ester Barros
23 Mar 2015, 18:15
Ola Marcos,
Vou seguir seus conselhos e iremos de avião no trecho de Veneza para Genebra e Genebra Amsteran, realmente não vale a pena esse percurso de Trem.
Se puder me auxiliar no quesito Pass ou bilhete trecho a trecho na Itália, o que vc acha mais viável? Vamos rodar de Roma até Veneza por 4 dias, obrigada
Abraços
#1076705 por Ester Barros
09 Abr 2015, 18:42
Oi Marcos,
Segui seus conselhos e deixamos Genebra o amigo que iriamos encontrar vai nos encontrar em AMSTERDAN. então o Roteiro ficou:
BRASIL/ROMA CHEGADA 08.05 ATÉ 16.05 (14 DIAS) TEMPO QUE MEU MARIDO ESTARÁ A TRABALHO
AMSTERDAN CHEGADA 16.05 A 18.05 (2 DIAS)
COLONIA E ARREDORES CHEGADA 18.05 A 26.05 (ONDE MINHA CUNHADA MORA)
ROTA ROMANTICA ALEMANHA ATE MUNIQUE 27.05 A 30.05 (4 DIAS)
VENEZA CHEGADA 31.05 A 01.05
FLORENÇA/TOSCANA CHEGADA 01.05 A 04.05
ROMA/BRASIL SAIDA 05.05

O que você me diz deste roteiro?
Só estou na duvida se alugamos um carro para fazer a rota romantica saindo de frankfurt ate monique ou de trem?
se puder me ajudar nessa parte da viagem?

obrigada mais uma vez.

Um abraço
#1076739 por MarcosPereira
09 Abr 2015, 20:18
Oi, Ester.

Parece razoável. De Colônia, vá até os Vales do Mosela e do Reno. No meu relato (Europa Medieval e de Belezas Naturais, link na assinatura) tem a minha experiência nesses lugares. Gostei bem mais de lá do que da Rota Romântica.

Sugiro você alugar o carro em Frankfurt e ir dirigindo, ou pegar o trem até Würzburg e alugar o carro lá (se for possível, mas creio que seja). Veja em www.autoeurope.com

Na Rota Romântica é melhor mesmo estar de carro. O transporte público conectando as cidades não é bom.

Abs.
#1077908 por Ester Barros
13 Abr 2015, 17:35
Oi Marcos
Eu nem acredito que você ta me falando que curtiu mais a Rota do Reno, pois acabei de olhar, e pensei em faze-la e deixar a rota romântica pra outra oportunidade, pois faremos base em Colonia por uns 10 dias, acredito que possa ser menos cansativos.
Vou olhar sim sua experiencia por la e vou fazer isso... tirar rota romântica do meu roteiro.
obrigada mais uma vez.
Acabei de olhar seu post da rota do reno... acho que voce menciona la sobre o curso do rio, e eu nao entendi direito, como vamos estar em Colonia, voce pode me orientar como fazer essa rota?
abraços
#1078969 por MarcosPereira
16 Abr 2015, 11:22
Ester, você pode manter a Rota Romântica se quiser, não é má ideia. Porém, talvez fosse mais interessante ir de Frankfurt direto para Munique e estabelecer base por lá, com bate e volta para o Neuschwanstein. A questão é que a experiência nos Vales do Reno e Mosela é um pouco parecida com a da Rota Romântica.

É o seguinte, o passeio pode ser feito no sentido de Koblenz (mais próximo de Colônia) até Mainz (mais próxima de Frankfurt) ou no sentido contrário. No primeiro sentido, você estará contra a correnteza do rio, o que faz com que o passeio se torne muito demorado. É melhor fazê-lo no sentido oposto, mais precisamente de Bingen até St Goar, que é o trecho mais interessante.

Entendo que você montará base em Colônia, certo? Nesse caso, é preciso se programar bem e sair bem cedo. Há poucas saídas do passeio de barco.

De Colônia, é interessante visitar Linz am Rhein, cidadezinha entre Colônia e Koblenz. Também vale a pena ir até Luxemburgo.

Abs.
#1079864 por Ester Barros
19 Abr 2015, 16:30
Ola Marccos,
como é bom falar com quem conhece, obrigada por todas suas dicas.
Tiramos a rota romântica da Alemanha para ficarmos mais na Toscana.
Faremos a Rota do Rio Reno. Desceremos de trem até Bingen am Rhein, e subiremos ate Loreley de barco, dica da minha cunhada e dormiremos uma noite lá ela disse que é uma cidade bem legal. na manha seguinte continuaremos a subida ate colonia de volta.
Acha razoável?
obrigada novamente
Ester
#1082664 por MarcosPereira
27 Abr 2015, 17:48
Oi, Ester. Não tinha visto seu novo post.

Loreley fica em St Goar, é exatamente a rota que te indiquei alguns posts acima. A cidade é minúscula. O grande barato dela são os castelos, especialmente as ruínas de Rheinfels. Eu ficaria mais tempo explorando o vale. Se for para dormir lá, durma umas 3 noites. Tem o Marksburg, o Burg Eltz, fale com sua cunhada. De repente ela se anima de ver também.

Abs.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes