Ir para conteúdo

Roma/Veneza/Paris/Amsterdam - 12 dias - Outubro 2011


Posts Recomendados

  • Membros

Olá, Pessoal.

 

Em agradecimento a todas as contribuições que tive aqui no Mochileiros.com para o sucesso da nossa viagem, segue meu relato de viagem, que tomou com base o meu roteiro já divulgado aqui no site através do link http://www.mochileiros.com/12-dias-roma-veneza-paris-amsterdam-outubro-2011-t53525-45.html

Nossa viagem foi fantástica e a Europa é simplesmente maravilhosa.

Sem nenhum grande contratempo, conseguimos cumprir praticamente 90% do roteiro.

 

01/10/2011 – Aracaju/São Paulo/Roma

 

Conforme já explicado no roteiro, compramos as passagens através do site da KLM e todos os trechos dentro da Europa foram realizados de avião, seja pela KLM ou pelos seus parceiros Alitalia e Air France.

 

Na noite anterior fomos deitar cedo pois tínhamos que levantar às 03:30h da manhã para ir ao aeroporto, pois nosso vôo da Gol para São Paulo saía às 05:30h. Infelizmente, devido à ansiedade, não conseguimos dormir nada e com isso perdemos a primeira noite. O vôo saiu no horário e chegamos em São Paulo às 09:30h da manhã, após uma rápida conexão em Salvador.

 

Após pegarmos as malas, fomos para o terminal de embarque e ficamos aguardando o check-in da Alitalia abrir. Por volta das 13:00h fomos ao balcão da empresa e nos foi informado que não havia duas poltronas juntas, teríamos que viajar separados. Deveríamos ter ido fazer o check-in logo quando abriram, por volta de meio-dia. Fica a dica.

O vôo saiu no horário, às 15:15h. Entramos no avião e conseguimos trocar os lugares com uma italiana, com isso viajamos juntos. Seria terrível viajar 11 horas sem poder conversar com alguém.

 

O vôo da Alitalia foi bastante tranqüilo. As refeições foram boas, com opções de carne, peixe e massa. Os lanches também foram muito bons. Os pontos negativos ficaram com a chatice das comissárias de bordo e com o aperto das cadeiras. Acredito que se eu fosse um pouco mais alto, bateria meus joelhos na cadeira da frente. Realmente foi a pior configuração de cadeiras que pegamos nessa trip.

Fizemos amizade com um grupo de brasileiras ao lado e com isso a viagem passou rápido. Mais uma vez não conseguimos dormir nada, somando duas noites perdidas.

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

02/10/2011 – Roma

 

Roteiro planejado para o dia e status:

 

• Piazza Del Cinquecento - OK

• Terme di Diocleziano - OK

• Basílica de Santa Maria degli Angeli - OK

• Piazza Della Repubblica - OK

• Termini - OK

• Coliseu (Fotos Noturnas) – Realizado no dia 03/10/2011

• Jantar – OK

 

Às 07:15h chegamos ao aeroporto Fiumicino em Roma. Após pegarmos as malas, fomos para a temida fila de imigração italiana. Apenas pegaram os passaportes, carimbaram e devolveram. Não perguntaram nada. E eu havia levado uma pastinha com todos os documentos recomendados. Mas é melhor pecar por excesso do que pela falta.

 

Fomos ao balcão de informações turísticas para comprar o Roma Pass, mas o mesmo estava fechado.

Como estávamos muito cansados e com duas malas pesadas, decidimos não pegar o trem Leonardo da Vinci, pois precisaríamos subir escadas no Termini. Pegamos o ônibus que fica na parte externa do Aeroporto e em mais ou menos 45 minutos, estávamos em frente à estação Termini. Caminhamos uns 500 metros e encontramos o nosso Hotel: Albergo Enrica. Recomendo a todos. Os donos Cristina e seu pai Santi fazem desse espaço um ambiente super familiar. Fomos ao quarto e não conseguimos sair. Resultado: 2 horas de sono atrasado.

 

20111027191850.JPG

Cristina e Santi, donos do Albergo Enrica.

 

Ao acordarmos, pegamos um mapa e várias orientações de restaurantes e outros atrativos com a Cristina.

Voltamos ao Termini e fizemos um lanche. Em seguida fomos ao balcão de informações turísticas comprar o Roma Pass e ao chegarmos lá havia um cartaz informando que o mesmo estava em falta e que só teria no dia 06/10. O atendente nos informou que poderíamos encontrar nas Termas de Diocleziano. Fomos andando até lá e tiramos fotos na Piazza Del Cinquecento, que é apenas uma praça com um terminal de ônibus.

 

20111027191939.JPG

Piazza del Cinquecento

 

Mais uma vez o atendente informou que não tinha o Roma Pass e que poderíamos encontrar nas Termas de Caracalla. Tiramos várias fotos nas Termas de Diocleziano, um lugar super bonito.

 

20111027192054.JPG

Jardim das Termas de Diocleziano

 

20111027192149.JPG

Vista externa das Termas de Diocleziano

 

Em seguida entramos na Basílica de Santa Maria degli Angeli que fica ao lado das Termas de Diocleziano. Ficamos encantados com o lugar. Tiramos várias fotos.

 

20111027192249.JPG

Vista interna da Basílica

 

Em frente à Basílica está a Piazza della Republica que possui uma fonte bem bonita e um hotel em forma de arco. Gostamos muito dessa praça.

 

20111027192340.JPG

Piazza della Republica

 

Pegamos o metrô na estação Repubblica, baldeamos no Termini e fomos para a estação Circo Massimo. Caminhamos uns 500 metros até as Termas de Caracalla e quando chegamos lá o portão já estava fechado. O segurança informou que lá não vendia o Roma Pass. Desistimos do mesmo.

Voltamos para tirar algumas fotos no Circo Massimo que hoje em dia não tem quase nada para se ver. Mas foi bom imaginar as corridas de Biga que eram realizados naquele local.

 

20111027192421.JPG

Circo Massimo

 

Pegamos o metrô nesta estação, baldeamos no Termini e descemos na estação Barberini. Na Piazza Barberini encontramos a Fontana Del Tritone, que também vale a pena algumas fotos.

 

20111027192459.JPG

Fontana del Tritone na Piazza Barberini

 

Fomos caminhando até a Fontana de Trevi. Ao chegarmos, ficamos encantados com o lugar. Tiramos várias fotos, jogamos as moedinhas, fizemos os pedidos e para completar tomamos o famoso Gelato italiano. Que lugar encantador é essa Fontana. Não sei se ela é mais bonita a noite ou de dia. Só sei que voltamos nela para tirar fotos de dia.

 

20111027192609.JPG

Fontana de Trevi

 

Para fechar com chave de ouro o primeiro dia, sentamos numa Trattoria no caminho para a Fontana e fomos comer uma boa massa regada a um bom vinho.

 

20111027192704.JPG

 

Voltamos para a estação Barberini, baldeamos no Termini e descemos na estação Castro Pretório, que ficava bem próxima ao hotel. Precisávamos recuperar as duas noites perdidas, já que o outro dia seria bem puxado.

 

Gastos do dia para o casal:

 

$ 16,00 - Ônibus de Fiumicino até o Termini

$ 18,00 – Lanches

$ 10,00 – Tickets de transporte (ônibus, metrô)

$ 2,00 – Gelato.

$ 33,00 – Jantar na Fontana de Trevi

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Só pelo começo do relato já da pra ver que será uma história bem interessante.

 

Que bom que deu tudo certo na viagem. E mesmo tendo completado 80%, tenho certeza que saiu tudo melhor do que o imaginado e que o restante que faltou do planejamento foi compensado por alguns bons "imprevistos".

 

Parabéns pela conclusão da viagem e aguardando a continuação do relato.

 

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

03/10/2011 – Roma

 

Roteiro planejado para o dia e status:

 

• Coliseu - OK

• Palatino - OK

• Foro Romano - OK

• Arco di Constantino - OK

• Mercado de Trajano - OK

• Campidoglio - OK

• Piazza Venezia - OK

• Monumento a Vittorio Emanuele II - OK

• Fontana de Trevi - OK

• Piazza di Spagna - OK

• Jantar – OK

 

Após uma boa noite de sono, levantamos e fomos tomar o café da manhã que é servido numa lanchonete bem perto do hotel. O café da manhã era bastante simples e consistia apenas de um croissant mais um copo de suco e uma xícara de café.

Pegamos o metrô na estação Castro Pretório e descemos na estação Colosseo por volta de 09:30h. A estação fica bem em frente ao Coliseu.

 

Fomos direto para a fila que estava bem tranqüila. Uns 20 minutos depois percebi que chegavam as excursões de japoneses, um verdadeiro batalhão. Compramos os ingressos, que também dão acesso ao Palatino e Foro Romano, e pegamos também os áudio guias em português. Recomendo a todos, já que é possível ter várias informações sobre a história do Coliseu. O Coliseu é sensacional. Um show de História ao vivo. Tiramos várias fotos lá dentro.

 

Um fato engraçado foi que vi uma família conversando em português, então pedi à senhora que tirasse uma foto nossa. Ela disse que a filha poderia tirar e então a chamou. Quando a garota se vira, reconheci de primeira que era a criskeune aqui do Mochileiros. Foi muito legal encontrá-los, já que tínhamos conversado aqui no site, porém não havíamos combinado de nos encontrar lá. Conversamos um pouco e saímos.

 

20111027194518.JPG

Coliseu

 

Ao sairmos do Coliseu minha esposa quis tirar fotos com os personagens romanos, nessa brincadeirinha foram 10 euros.

 

20111027194612.JPG

Gladiadores romanos

 

Comprei um boné pois o sol estava escaldante e tínhamos esquecido de levar o protetor solar.

Tiramos fotos no Arco de Constantino e seguimos para o Palatino. Lá visitamos a casa de Augusto, Templo de Rômulo, Basílica, Arco de Tito, entre outras atrações.

Finalizando, tiramos algumas fotos em frente às ruínas do Foro Romano.

 

20111027194804.JPG

Arco de Constantino

 

20111027194854.JPG

Basílica e Templo de Romulo no Palatino

 

20111027194938.JPG

Ruínas do Foro Romano

 

Saímos do complexo e fomos tirar fotos do Mercado de Trajano.

Seguimos para o Monumento a Vitorio Emanuelle II. Consideramos a atração mais bonita de Roma. É muito lindo, todo em mármore branco. Um verdadeiro colírio para os olhos. Paguei 7 euros e subi de elevador até o topo do monumento. De lá se tem uma vista privilegiada da cidade de Roma, visualizando as 7 colinas.

 

20111027195033.JPG

Monumento a Vitório Emanuele II

 

20111027195117.JPG

Vista do alto do Monumento para a Piazza Venezia

 

De lá seguimos para a praça do Campidoglio. Neste dia os museus capitolinos estavam fechados, então só tiramos fotos e fomos almoçar em um restaurante da Piazza Venezia.

Fome vencida, caminhamos até o Pantheon. Ficamos encantados com a beleza do lugar. Mais uma vez encontramos com a colega criskeune e aproveitamos para tirar mais fotos.

 

20111027195236.JPG

Pantheon

 

De lá fomos para a Piazza Navona. Que praça linda. Muitos artistas de rua, pintores e músicos.Tiramos várias fotos lá, inclusive da embaixada brasileira.

 

20111027195333.JPG

Piazza Navona

 

Voltamos mais uma vez para a Fontana de Trevi. Queríamos tirar as fotos de dia e aproveitamos para tomar novamente o Gelato. É bom demais.

 

20111027195414.JPG

Fontana de Trevi

 

Seguimos para a Via del Corso e Via Condotti, reduto das lojas de marca em Roma. Procuramos uns óculos de sol mas os preços não nos atraíram.

Chegamos à Piazza di Spagna e sentamos nas escadarias para curtir o fim de tarde. Tinha muita gente lá, já que é o point dos romanos nos fins de tarde. Muita gente compra vinhos e fica bebendo, conversando ou apenas observando o fluxo de pessoas no local.

 

20111027195519.JPG

Piazza di Spagna

 

Pegamos o metrô na estação Spagna e fomos tirar as fotos noturnas do Coliseu. Tiramos várias fotos e retornamos de metrô para o Termini.

 

20111027195611.JPG

Coliseu

 

Caminhamos da estação e paramos para jantar numa Trattoria bem próxima ao nosso hotel, chamada Taverna Pretoriana, Via Palestro, 46-48. A pizza estava deliciosa e o ambiente era bem agradável. Voltamos para o hotel para recarregar as baterias, já que o dia foi bem exaustivo.

 

20111027195835.JPG

 

Gastos do dia para o casal:

 

$ 24,00 – Ingresso Coliseu

$ 11,00 – Áudio guias

$ 13,00 – Lanches

$ 20,00 – Lembranças

$ 18,00 – Almoço

$ 7,00 – Elevador do Monumento a Vitório Emanuele II

$ 2,00 – Tickets de transporte (ônibus, metrô)

$ 10,00 – Fotos com os gladiadores.

$ 19,00 – Jantar perto do Termini

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Com certeza, amigo Mahpa.

 

Esses 80% foram em relação ao roteiro inicial. Porém alguns lugares foram inseridos, os quais não estavam nem no planejamento inicial e que foram uma grande surpresa.

 

Abração,

Sandro Stéfano.

 

 

Maravilhoso relato. Aguardamos com ansiedade......

e quanto as surpresas....elas são maravihosas em viagem, sobretudo quando são positivas.....

 

Denilson

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Oi Sandro, chegamos a Roma hj, mas a cidade sta caotica devido a uma forte chuva hj. O metro e os onibus pararam de funcionar e demoramos mais de duas horas do aeroporto ate termini. Aproveitamos para descansar e acho que dara para aproveitar bastante porque teremos mais 4 dias inteiros aqui. Amanha temos ingresso para o Vaticano. Estou acompanahndo o relato para as dicas de ultima hora.

Que pena nao termos nos encontrado em Amsterda.

Um abraco

Erika

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Sandro, chegamos a Roma hj, mas a cidade sta caotica devido a uma forte chuva hj. O metro e os onibus pararam de funcionar e demoramos mais de duas horas do aeroporto ate termini. Aproveitamos para descansar e acho que dara para aproveitar bastante porque teremos mais 4 dias inteiros aqui. Amanha temos ingresso para o Vaticano. Estou acompanahndo o relato para as dicas de ultima hora.

Que pena nao termos nos encontrado em Amsterda.

Um abraco

Erika

 

Olá Erika,

 

Que pena que pegaram muita chuva aí em Roma. Nós pegamos um calor e sol muito forte. Espero que a chuva diminua e vocês possam curtir esta bela cidade.

Em relação a Amsterdam, realmente foi uma pena. Chuveu muito no dia que chegamos e já estávamos gripados. Preferimos retornar pro Hotel e arrumar as coisas para voltar ao Brasil. Numa próxima viagem quero desbravar melhor esta cidade.

 

Um grande abraço e aproveitem este fim de viagem.

Sandro Stéfano.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

04/10/2011 – Roma

 

Roteiro planejado para o dia e status:

 

• Museu do Vaticano - OK

• Capela Sistina - OK

• Basilica de San Pietro - OK

• Piazza San Pietro - OK

• Castel Sant'Angelo - OK

• Piazza Navona – Realizado no dia 03/10/2011

• Pantheon – Realizado no dia 03/10/2011

• Jantar em Trastevere - OK

 

Dia do Vaticano. Acordamos bem e fomos tomar o café da manhã.

Como havíamos comprado os ingressos do Museu do Vaticano pela internet, através do site http://biglietteriamusei.vatican.va/musei/tickets/do?weblang=en&do, tratamos de nos apressar, pois o horário da visita estava marcado para às 09:30h.

 

Pegamos o metrô na estação Castro Pretório, baldeamos no Termini e descemos na estação Ottaviano. A estação fica a umas 4 quadras do museu. Dentro do metrô conhecemos um casal de Porto Alegre que já estava visitando algumas cidades a uns 20 dias. Nesta avenida da estação Ottaviano existem várias lojas com preços bem melhores do que os praticados na região da Via Condotti e Via del Corso. Pena que estávamos em cima da hora e não deu para procurar algo legal para comprar.

 

Andamos em direção ao museu e chegamos aos muros do Vaticano, foi aí que percebemos que a entrada estava a uns 300 metros deste local. Corremos pois já estava quase no horário marcado. De repente vimos uma fila muito grande, ficamos desesperados, porém como já estávamos com os tickets, passamos pelo lado e logo chegamos nos detectores de metal. Comprar esses ingressos antecipados foi a melhor coisa que fizemos pois a fila no local é muito grande.

 

Ao entrarmos, fomos pegar os Áudio Guias e aproveitamos para enviar alguns postais para os parentes no Brasil. Desta vez só tinha no idioma Espanhol. Porém indico a todos, já que a narração é bem pausada e dá para entender tudo.

O museu do Vaticano é muito grande. Seguimos o roteiro do mapa do áudio guia e paramos para ouvir as explicações das atrações que não chamavam a atenção. Destaque para o museu egípcio, a ala dos imperadores romanos, museu cartográfico e as obras de arte na área externa do museu.

 

20111027203709.JPG

Obra de arte na área externa do Museu.

 

Seguimos o fluxo e chegamos à Capela Sistina. Realmente é de impressionar a arte de Michelangelo e outros mestres italianos. Lá dentro é proibido tirar fotos, mas aproveitamos que estava muito cheio e conseguimos tirar algumas fotos sem flash.

 

20111027203749.JPG

Capela Sistina

 

Saindo de lá fomos almoçar no restaurante que há dentro do Museu. Mais uma vez caímos na pizza italiana.

Com energias renovadas, seguimos para a Praça de São Pedro e Basílica de São Pedro. É tudo muito grande e muito bonito. Havia uma fila muito grande para os detectores de metal, com isso sofremos muito com o sol rachando.

A Basílica de São Pedro é fenomenal. Uma verdadeira obra de arte.

 

20111027203851.JPG

Basílica de São Pedro - Vista externa

 

20111027203933.JPG

Basílica de São Pedro - Vista interna

 

Tiramos várias fotos e descemos a escadaria no lado direito do altar principal para conhecer as tumbas dos papas. Foi muito emocionante ver os túmulos do apóstolo Pedro e de João Paulo II.

 

20111027204107.JPG

Túmulo do Apóstolo Pedro

 

Saindo de lá fomos em direção ao Castelo Sant’Angelo e Ponte Sant’Angelo. Paramos mais uma vez no caminho para tomar um Gelato. O calor estava muito grande, por isso, nada melhor do que usar e abusar do saboroso sorvete italiano. Como não tínhamos achado o Roma Pass, decidimos não entrar no castelo. Apenas tiramos fotos na frente e aproveitamos para passear nas margens do rio Tibre.

 

20111027204157.JPG

Ponte e Castelo de Sant'Angelo

 

Decidimos voltar ao hotel para arrumar as malas e descansarmos um pouco, já que queríamos jantar a noite no tradicional bairro de Trastevere. Pegamos um ônibus e retornamos ao Termini. Por sinal os ônibus de Roma são super lotados. Sugiro que utilizem o metrô ou andem a pé.

 

A noite, pegamos um ônibus ao lado do Termini e seguimos para Trastevere. Conhecemos uma russa, dentro do ônibus, que estava na Itália pela 13º vez. Tentou se comunicar com a gente em italiano ou através de mímica. Foi bem legal. Ela gostou tanto da gente que nos presenteou com a tradicional boneca russa Matroska.

 

O bairro de Trastevere é um charme a parte. É um bairro tipicamente romano, com roupas penduradas nas janelas dos apartamentos, restaurantes típicos, e muitos romanos. Recomendo a todos que visitem este bairro. Foi nossa grande surpresa na cidade. Após um belo jantar numa cantina regado a vinho e boa música, pegamos o ônibus e retornamos ao Termini.

E assim termina nossa visita a Roma. Próximo destino: Veneza.

 

20111027204246.JPG

Bairro de Trastevere

 

Gastos do dia para o casal:

 

$ 38,00 – Ingresso Museu

$ 14,00 – Áudio guias

$ 4,00 – Lanches

$ 3,00 – Lembranças

$ 16,00 – Almoço

$ 3,80 – Envio de Postais

$ 8,00 – Tickets de transporte (ônibus, metrô)

$ 32,00 – Jantar em Trastevere

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...