Rota das cachoeiras - Corupá SC

Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na Região Sul do Brasil. Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul

Rota das cachoeiras - Corupá SC

Mensagem não lidapor geovanedasilva » 30 Out 2011, 08:25

A muito tempo estava programando para conhecer a rota das cachoeiras e nunca dava certo.

A rota das cachoeiras fica dentro da Reserva Particular do Patrimônio Natural Emílio F. Battisttela na cidade de Corupá SC.

Sendo que a RPPN é administrada pela Associação de preservação e ecoturismo "Rota das cachoeiras" - APERC, desde 1999 e foi reconhecida pelo Ibama como Unidade de conservação em 04/2002.

Possui 14 cachoeiras, sendo que a última tem 125 metros de altura, bastante utilizada para a pratica de rapel.

A natureza poderá ser observada a partir de duas trilhas:

- Trilha passa águas: Nessa trilha é possível percorrer observando todas as 14 cachoeiras.
- Trilha Araça: Essa trilha vai direto para a última cachoeira (estava fechada no dia que fomos).

Abaixo algumas fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Vídeo com todas as cachoeiras:

Geovane da Silva.

Re: Rota das cachoeiras - Corupá SC

Mensagem não lidapor ElaineCristina » 15 Abr 2013, 00:39

A rota das cachoeiras em Corupá realmente vale uma visita. Ótimo passeio para um dia ensolarado!
A entrada no Parque custa atualmente R$ 10,00 e não é vendido no local, deve ser comprado antes, sendo que na estrada que vai até as cachoeiras há um mercado que vende e possui um cartaz informando que vende os ingressos.
Leve lanches, água e repelente! No local há uma estrutura de estacionamento e banheiros, mas não vende comida ou bebida.
A trilha Passa-Águas - que passa por todas as cachoeiras - possui 2.900m de extensão com um desnível aproximado de 600m.
Nos informativos consta que essa trilha é feira em 3h30min, incluindo a ida e a volta. Mas, sinceramente, leva-se mais tempo, pois paradas são praticamente obrigatórias para observar a bela natureza e se o tempo permitir para um bom banho de cachoeira.
Quando fui a última vez, agora em março de 2013, a trilha Araça também estava fechada.
Considerei a parte mais ingrime, ou seja, a subida um pouco mais dificil até a 4a cachoeira e depois da 12ª até a 14ª. Contudo, no geral é uma trilha tranquila e o caminho é aberto. Mas quando se chega na última cachoeira, com 125m de altura, compesa qq esforço físico!
Elaine
http://www.flickr.com/photos/elainestrelow

"Costumo responder, normalmente, a quem me pergunta a razão das minhas viagens: que sei muito bem daquilo que fujo, e não aquilo que procuro."
(Michel Eyquem de Montaigne)

Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem Imagem
ElaineCristina

Voltar para Trilhas & Travessias na Região Sul do Brasil