Roteiros de Viagem no Brasil
#1142516 por Diego Canhada
02 Dez 2015, 16:52
A Chapada dos Guimarães é um dos lugares mais belos que eu já conheci no Brasil: paisagens e atrações incríveis, banhos refrescantes no meio da mata e muita vida selvagem! Não vou descrever em detalhes minha experiência, acho que é legal deixar um espaço para a imaginação. Entretanto, faço esse relato resumido para que possa servir como uma dica para quem está organizando uma viagem para aqueles lados. Quando eu fui pra lá, tive dificuldade em achar informações mais objetivas sobre o local.

Primeira dica: já da sua cidade, alugue um carro através da Rent Cars e se hospede na Pousada Portal da Chapada (http://www.portaldachapada.com.br - (65) 3301-1060/9231-3608/9231-3609). Ambos os serviços são ótimos e com excelente relação custo-benefício. A pousada é bem localizada e simples, mas com tudo que se necessita. E o proprietário Jamil é uma atração a parte, um sujeito muito gente boa!

Dia 1 - Viagem até Cuiabá e translado até Chapada dos Guimarães

Pra quem sai de uma cidade mais distante e necessita voar até Cuiabá, eu reservaria um dia só para isso. A viagem de Cuiabá até a Chapada já é linda, especialmente quando se começa a avistar os paredões avermelhados. Vale a pena ir devagarinho, curtindo a paisagem e se preparando para a aventura!


Dia 2 - A cidade e arredores

No primeiro dia, eu reservaria para dar uma volta pela cidade e conhecer algumas atrações próximas e que não necessitam de guia. Recomendo ver o mirante no Morro dos Ventos, tomar um banho na Cachoeira da Geladeira e ver o Mirante Geodésico. Só isso já valerá esse dia valer a pena! Nesse dia, ou mesmo antes, já entre em contato com seu guia para programar os passeios que indico abaixo. Sem dúvidas eu entraria em contato com o Guerreiro (edson_guerreiro@hotmail.com / (65) 9282-4383), o guia mais antigo da região: o cara é um sujeito muito legal, tem muitas informações interessantes pra compartilhar e conhece a região como a palma da mão.

Dia 3 - Circuito das Cachoeiras

Um passeio muito bacana em que se caminha razoavelmente, já se tem algumas visões muito bonitas dos paredões e também do cartão postal da região: a deslumbrante cachoeira Véu de Noiva. Além disso, e não menos importante, se percorre uma trilha no meio da mata, com muita vida selvagem e somos presenteados com banhos em diferentes cachoeiras. Seguramente é um passeio que vale muito a pena!

Dia 4 - Cidade de Pedra e Vale do Rio Claro

Esse é um passeio de um dia todo, pela parte de cima da Chapada (Cidade de Pedra) e depois por baixo (Vale do Rio Claro). Na parte de cima, uma trilha com formações rochosas que lembram uma cidade perdida e mirantes naturais com as melhores paisagens que vi na Chapada. Simplesmente alucinante! E na parte de baixo praticamente um rally na parte mais selvagem de todo o passeio, com possibilidade de encontrar vários tipos de animais. Por fim, um refrescante e rejuvenescedor banho no Rio Claro. Vale a pena levar um snorkel para ver os peixinhos no local. Passeio imperdível!

Dia 5 - Caverna Aroe Jari e Gruta da Lagoa Azul

Nesse dia também há uma caminhada razoável, mas recompensada por duas atrações muito singulares e únicas, diferentes de tudo que eu já vi no Brasil. A Caverna Aroe Jari é a maior caverna de arenito do Brasil e possibilita uma experiência muito bacana dentro dela. A Lagoa Azul, por sua vez, é uma lagoa dentro de uma gruta que tem uma água completamente cristalina e com um fundo azul que faz dela algo de uma beleza indescritível. Não deixem de almoçar no Restaurante da Dona Deusa no quando acessarem a propriedade em que estão essas duas atrações: comida caseira, de bom preço e excelente!

Após tudo isso, eu deixaria o último dia para o retorno até suas casas. Nesse sentido, eu reservaria 6 dias de férias para a Chapada: 2 de translado e 4 aproveitando o local. Nesse tempo é possível curtir muito, renovar as energias e não é necessário fazer tudo correndo!

#1163434 por fernandoJulio
14 Fev 2016, 19:25
Diego como foi seu passeio pela chapada guimaraes?
Estou me planejando para ir tambem em Maio, porem vou sozinho

Preciso mesmo agendar com antecedencia o guia?
Ou no dia do passeio consigo entrar em grupo e pagar mais barato o guia?
Alguma sugestão mais sobre guia?

Foi para nobres? Tem sugestão de roteiro de lá?

Obrigado,
Fernando

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 6 visitantes