Roteiros de Viagem na Europa
#780855 por juliabm89
22 Nov 2012, 20:07
Olá a todos do fórum. Estou planejando meu primeiro mochilão e gostaria de dicas sobre hospedagem, transporte e atrações.

Meu itinerário:

Amsterdam - 10 dias (com day-trips para Utrecht e Haarlem)
Maastricht - 2 dias
Paris - 5 dias
Londres - 10 dias
Bath - 2 dias (+ Stonehenge ou Salisbury)
Saint Malo - 3 dias (com viagem ao Mont Saint-Michel e talvez Dinan)
Paris - 5 dias


Algumas informações sobre mim: eu adoro museus, lugares históricos e atrações culturais, e prefiro viajar de forma mais lenta (por isso estou deixando tanto tempo para as cidades maiores). Eu parti o tempo em Paris de propósito, porque tenho uma prima que mora lá.

A viagem vai acontecer do final de janeiro até o início de março.

Agradeço desde já a quem puder dar qualquer dica ou sugestão!
Editado pela última vez por juliabm89 em 22 Nov 2012, 21:46, em um total de 1 vez.


#780872 por ColorMundi
22 Nov 2012, 20:46
Nem acredito que estou vendo um roteiro assim por aqui! Ótimo!

Maastricht é bem legal, mas gostei mais de Utrecht e de Delft. Dê uma pesquisada e veja se interessa. Sobre os museus da cidade, vou recomendar só o Rijksmuseum, porque é excelente e quase todo mundo deixa de fora da lista de atrações. Os outros são unanimidade, como o Van Gogh.

Em Amsterdam, fiquei no Corner House, bem do lado da Dam e em cima de um pub!

Como todas as cidades são perto, trem é a melhor opção, mas não conheço o sistema da Holanda.
#780901 por juliabm89
22 Nov 2012, 21:45
Eu tenho o livro sobre o Rijksmuseum da coleção da folha, e já entendo porque você está recomendando. Parece ótimo.

Eu me interessei por Maastricht por ser tão culturalmente diferente do resto da Holanda. Já as viagens a partir de Amsterdam, confesso que estão sendo a decisão mais difícil da viagem. Eu queria ir a Haarlem, Delft, Utrecht e Zaanse Schans, mas não quero tirar tanto tempo de Amsterdam, então estou lendo e relendo o Lonely Planet a procura de uma epifania que me diga quais cidades devo visitar... Estou relendo sobre Delft agora, então obrigada pela dica. Mas talvez eu só faça a decisão final na Holanda...
#781971 por MarcosPereira
26 Nov 2012, 19:32
Idem. Não só pelo roteiro em si, mas pela disposição de pesquisar além do óbvio. Que sirva de exemplo para outros viajantes.

Delft nas minhas pesquisas é a campeã de indicações no interior da Holanda. Nunca li nenhum relato de quem tenha falado mal.

Em todo caso, é como já falou o Colormundi. Você não precisa decidir agora. Anote o tanto de daytrips e veja o que quer fazer. Isso que na minha opinião é a verdadeira flexibilidade de uma viagem, a liberdade de ir pra onde quiser com baixo custo financeiro e de tempo.

Se puder adiar a viagem por algumas semanas, deve dar pra pegar o Keukenhof aberto.

Ainda como sugestão na Holanda, tem Kinderdjik (É como Zaanse-Schaans, moinhos, só que mais autênticos), o parque Hoge-Veluwe (ou algo parecido - um parque nacional com bicicletas de graça e várias trilhas pra fazer, dizem que é bem pitoresco), Madurodam (maquetes de toda a Holanda), Volendam, Marken (vilarejos com arquitetura mais tradicional - em Marken, às vezes se vê até moradores com trajes típicos), enfim, tem muita coisa. Há outras cidades com castelos, praias, etc, se for o caso. Acho que tudo isso está no Lonely Planet, pois embora aqui no Brasil isso seja "off the beaten track", lá fora é bem manjado, muita gente faz.

Ali perto de Saint Malo também tem coisas legais, mas o tempo é um pouco curto pra indicar muitas coisas. A dica que dou é pesquisar sobre as marés no Mont Saint Michel e pegar um dia com a maré cheia, pra depois ver o lugar vazio. Veja as fotos, parece dois lugares diferentes.
#782177 por juliabm89
27 Nov 2012, 11:06
Obrigada pela resposta.

Infelizmente não vou poder pegar o Keukenhof aberto nem a reinauguração do Rijksmuseum, por causa do calendário da faculdade.

Vou comprar as passagens de trem das viagens maiores, já que é bem mais barato comprar antes, mas vou deixar as passagens de viagens de um dia para comprar na hora, assim tenho até lá para me decidir. Mas com essas dicas e com as do lonely planet estou achando que vou ter que me mudar para a Holanda para ver tudo que me interessa, hehe.

Quanto ao Mont Saint-Michel, eu tenho que ir em um fim de semana, porque vou com minha prima, que estuda em Paris. Tem uma lua cheia no dia 25 de fevereiro, uma segunda, e a gente pensou em ir no domingo antes. Você sabe se a situação das marés já é interessante? Não consegui saber isso pelos artigos que eu li...
#782190 por MarcosPereira
27 Nov 2012, 11:20
As passagens na SNCF você compra com antecedência de 3 meses, no site em francês. Na versão em inglês não é possível comprar com tanta antecedência e, por conseguinte, obter os descontos.

Na Eurostar (Paris-Londres), é possível com antecedência de 5 meses.

Se não me engano, a cia holandesa não dá descontos. Se você fizer Holanda-França, talvez consiga descontos pela Thalys, com antecedência de 3 meses.

Quanto às marés, parece que você está com sorte:

http://www.ot-montsaintmichel.com/en/ma ... ry2013.htm
#782392 por juliabm89
27 Nov 2012, 18:16
Obrigada pelo link do Mont Saint Michel. Dei sorte mesmo!

Já comprei minha passagem do Eurostar, mas não consigo comprar a Maastricht-Paris pela Thalys. Parece que o trecho Maastricht-Liège não sai com tanta antecedência...

Vou olhar o site do sncf, já que eu tinha cometido justamente esse erro e olhado o site em inglês...

Já a volta da Inglaterra, estou pensando em fazer de barca, direto para St. Malo. Achei um site que vende as passagens, o http://www.brittany-ferries.co.uk/

Obrigada pelas dicas.
#782430 por MarcosPereira
27 Nov 2012, 19:57
Mas a Thalys cobre o trecho Maastricht-Liège ? Talvez seja feito pela cia holandesa. Se for o caso, provavelmente o preço comprado na hora ou não é o mesmo.

Isso de voltar de barca foi uma ideia que tivemos também, quando o MSM e a Inglaterra estavam no nosso roteiro. Não sei dizer se dá certo, pois não cheguei a fazer. Apenas veja se o tempo perdido no deslocamento compensa. Se for feito durante o dia, veja se compensa o custo de perder meio dia, um dia inteiro de turismo. Na minha opinião, isso nunca vale, pois tempo é muito mais escasso do que dinheiro - não é sempre que se pode voltar à Europa, mas dinheiro a gente recupera.
#782450 por juliabm89
27 Nov 2012, 20:23
Eu tentei simular como se a viagem fosse esses dias, e a Thalys cobre tudo. Mais para frente a viagem não aparece.

Eu pensei em pegar a barca noturna, saindo de Portsmouth às dez e meia e chegando em Saint Malo na manhã seguinte. Fica mais ou menos o mesmo preço de ir de novo para Londres, ir para Paris e depois para a Bretanha, e eu não tenho que ficar mudando de trem. Acho que vai ser uma boa solução. Pena que não tem dormitórios lá dentro, vou ter que alugar uma cabine.
#782453 por MarcosPereira
27 Nov 2012, 20:26
Eu daria preferência a comprar logo o trecho que dá para comprar, pra pegar os descontos. Costuma dar muita diferença, simule aí pra ver. O outro trecho eu tentaria fazer por outra cia, ou talvez a própria Thalys, assim que desse.

Pelo visto, a barca parece ser mesmo a melhor opção. Depois conte como foi.
#782472 por juliabm89
27 Nov 2012, 21:06
Tinha te informado errado, eu estava olhando no site da raileurope. A Thalys realmente não cobre o primeiro trecho. Encontrei agora o site http://www.nshispeed.nl/en, que cobre viagens internacionais saindo da Holanda. Consegui comprar os dois trechos por 32 euros.

Quanto à barca, pode deixar que depois eu conto se valeu a pena.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes