Roteiros de Viagem na Europa

#1015060 por Henriquemartins
25 Out 2014, 15:39
Olá,

Estou planejando fazer uma viagem à Europa (em torno de 15 a 18 dias) junto a um familiar. O estilo da viagem seria mais voltado à história (museus, monumentos)/pontos turísticos de cada lugar. Depois de muita pesquisa, cheguei ao seguinte roteiro:

20/jan 2015 (Início) - Curitiba > Roma

Roma (Itália) - 4 noites

Salzburg (Áustria) - 4 noites (provavelmente o trajeto entre as duas cidades será feito de avião)

Viena (Áustria) - 2 noites (será feito de trem)

Berlim ou Munique (qual o melhor? Estou indeciso) - 3 noites (se for Berlim, com certeza avião)

Paris (França) - 3 noites (avião, a não ser que eu decida passar por Amsterdam - vale a pena Holanda???)

Primeiramente, gostaria de saber se o número de noites que destinei a cada país é suficiente (da pra visitar essas cidades nesse tempo ou é inviável). E gostaria de sanar as duas dúvidas que coloquei junto ao roteiro (Berlim ou Munique? ; Amsterdam vale a pena?). Se vocês puderem, gostaria de saber quais são os lugares que se DEVE visitar em cada uma dessas cidades e támbém os lugares que vocês recomendam. Essas cidades são as melhores a se visitar ou há outras melhores?

*Hotéis

Quais as características que um hotel deve ter (estar próximo ao metro, a um ponto turístico, etc)? Penso que seja a proximidade do metrô, visto que assim ficaria mais fácil de fazer as devidas visitas.

Quais os principais cuidados que se deve ter em cada cidade?

Realmente, a minha principal dúvida é a questão do tempo em cada cidade (dá pra visitar cada uma no tempo que coloquei ou seria bom diminuir o número de cidades?)

*Clima

Como é o tempo na região de janeiro a fevereiro. O que é bom levar (em questão de roupa). Como será inverno... ::Cold::

*Alimentação

A alimentação é cara nesses locais (em restaurantes bons/médios)? Qual o preço média de gasto em alimentação por dia?

*Transporte

O metrô nessas cidades (maioria tem) é eficiente e suficiente para visitar os pontos turísticos?

Abraços,

Henrique :)

#1015196 por xxxxxxxxxx
26 Out 2014, 09:29
Olá,

Em Berlin dá para montar um roteiro mais "cultural", pois a quantidade de museus e locais com alguma ligação com a 2ª Guerra é maior, mas também é uma das cidades mais agitadas da Europa, com ótima vida noturna.

Munique, também tem muitos museus e atrações interessantes, mas o ponto forte de Munique são as day-trips para as dezenas de cidades bávaras que há nas vizinhas.

Amsterdam, também tem alguns dos museus mais importantes da Europa, também tem toda a agitação e clima único, que tornam Amsterdam um lugar diferente de todo o resto da Europa.

Não tem como responder perguntas como "Qual é Melhor entre Berlin e Munique" ou "Amsterdam vale a pena", pois são cidades com perfis diferentes, ambas tem atrações excelentes e são ótimas para se visitar, mas se tiver que escolher uma, só você pode fazer isto, pois a gente não conhece você, não sabe dos seus gostos e preferências, etc...

Quanto a distribuição do dias, Salzburg é uma cidade bem pequena, em 1 dia você visita praticamente todas as atrações turísticas da cidade, então se você não tiver nada de especial programada para Salzburg, 4 dias pode ser muito tempo. Inclusive a maioria das pessoas aqui do fórum costuma visitar Salzburg em um bate-e-volta de 1 dia saindo de Munique com o Bayern Ticket.

Se o seu objetivo é uma viagem voltado a história e parte mais "cultural", 2 dias em Viena é muito pouco, há vários ótimos museus em Viena, alem de várias palácios, jardins e monumentos interessantes para se visitar, alem de ser interessante assistir uma ópera no Viener Stadt Oper... Então eu colocaria ao menos mais 1 dia em Viena.

3 dias em Berlin é meio pouco tempo, pelo tamanho da cidade e quantidade de atrações, para poder fazer tudo com calma e sem correria, o ideal seria colocar ao menos mais 1 dia.

3 dias em Munique seria de bom tamanho, desde que você fique só na cidade, mas você estaria perdendo a melhor parte de Munique, que são as day-trips para Fussen/Neuschwanstein, Nürnberg, etc... Amsterdam precisa de uns 3 dias para aproveitar bem a cidade sem correria.

4 dias em Roma estaria de bom tamanho.

Já 3 noites em Paris, é muito pouco tempo mesmo, ainda mais que você pretende visitar muitos museus, pois alguns dos melhores do mundo estão em Paris. Só o Louvre, D'Orsay, Invalides, Panthéon, Centre George Pompidou vão lhe tomar estes 3 dias, e ainda teria a Torre Eiffel, Notre Dame, Sacre Couer, Arco do Triunfo, Jardins de Luxemburg, Sainte Chapelle, que lhe consumiriam meio dia cada, isto sem falar em Versailles, que eu acho que você não deveria deixar de visitar devido ao que você comentou, e Versailles consome 1 dia inteiro. Então para Paris, o recomendável seriam ao menos uns 5 dias completos.

Quanto a suas perguntas:

Hotéis: De preferência no centro, perto de uma estação de metrô. De nada adianta estar perto de uma estação de metrô, mas ser lá na "pqp", onde você tenha que fazer 2 ou 3 baldeações no metrô e levar 2 horas para chegar no centro, que é onde ficam a maioria das atrações em todas estas cidades.

Clima: Em Janeiro/Fevereiro será bastante frio, em todas estas cidades, com temperaturas máximas na casa dos 5ºC ou 10ºC em Roma e Paris, nestes locais dificilmente neva. Mas em Salzburg, Viena, Munique e Berlin, estará fazendo um frio terrível, com mínimas de -10ºC e máximas que geralmente não sobem acima de 0ºC, e principalmente, haverá muita neve, em todos os lugares.

Alimentação: Paris, Amsterdam e Roma são locais caros, um almoço simples num restaurante dos mais simples custa no mínimo uns 15 Euros, aí se você for tomar algo, pedir uma sobremesa, etc, facilmente um almoço lhe custará 20 euros por pessoa, jantar é mais caro ainda. Na Alemanha e Austria, comer costuma ser um pouco mais barato, você consegue almoçar com uma bebida de acompanhamento por uns 15 euros/pessoa. Claro que isto são valores médios, considerando que você vai pedir os itens mais baratos do cardápio, mas dependendo das suas restrições quanto a alimentação ou escolhas do que comer e dos restaurantes, este valor pode ser muito maior. Então tomando café da manhã no hotel, almoçando em restaurante, e a noite fazendo um lanche na rua, eu estimaria uma média de 25 a 30 Euros por dia por pessoa em gastos com alimentação.

Transporte: Dá para ir facilmente de metrô/bondinho/trem/ônibus para todas as atrações turísticas de todas estas cidades.
#1015273 por Henriquemartins
26 Out 2014, 15:24
Muito obrigado, Adriano!

Então, estou cogitando diminuir o número de cidades, visto que seria inviável a mim ficar tanto tempo lá. Fiz um novo roteiro, da seguinte maneira: Zurich (2 noites), Salzburg (4 noites pois irei visitar uma amiga que mora lá), Viena (3 noites), Berlim (3 noites), Praga (3 noites), Munich (3 noites). Estou incerto, apenas, em relação a Praga. Gostaria muito de incluir Itália e França, mas não seria possível. A não ser que eu fizesse um outro roteiro, excluindo Praga e Berlim e adicionando apenas um desses ou talvez os dois (Itália e França).

Estou à procura de um roteiro que se encaixe ao tempo e que englobe, obrigatoriamente, Salzburg (devido à visita a qual mencionei).
#1015347 por xxxxxxxxxx
26 Out 2014, 21:31
Não tente abraçar a Europa toda numa única viagem, não é possível, você vai passar correndo por um monte de locais, gastar um monte de dinheiro e não ver nada direito, e você sempre pode voltar lá outra hora... Então não se preocupe muito caso não consiga fazer tudo o que queria nesta viagem, eu mesmo estarei indo em março pela 3ª vez exclusivamente a turismo, isto sem contar 3 vezes que estive lá a trabalho, e ainda não consegui ver tudo o que eu gostaria de conhecer...

Tente montar um roteiro que lhe agrade, e com cidades próximas, onde você não perca muito tempo se deslocando de uma cidade a outra, por exemplo Viena e Berlin, sem Praga no meio vai deixar as coisas complicadas e caras, pois passagens de avião de Viena para Berlin são caras, e o trem é demorado demais, então encaixar Praga no meio, alem de quebrar estes deslocamentos longos e demorados, deixará a sua viagem mais barata.

Sinceramente, Zurich não vale a pena, é só uma cidade grande e moderna, sem grandes atrativos turísticos. Se for para conhecer algo da Suíça, vá conhecer Berna/Interlaken/Lucerna, mais ai a história é outra, os deslocamentos até lá são complicados, demorados e caros, você precisaria alocar ao menos uns 4 ou 5 dias só para Suíça para valer a pena o dinheiro gasto.

Neste novo roteiro, eu cortaria Zurique sem pensar muito, e passaria estes dias para Berlin e Munique, ficaria mais ou menos assim: Brasil > Munique > Salzburg > Viena > Praga > Berlin > Brasil.
#1015715 por juliad
27 Out 2014, 23:43
olá, henrique =)

bom, continuando o adriano, eu sugeriria
- 3 munique/4 salzburg/4 viena/2 praga/5 berlin. tem bastante coisa em berlim e viena, sendo que praga é pequeno e você conhece toda a pé.

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 16 visitantes