Roteiros de Viagem em Portugal
#1202166 por AndreyMartins
12 Jul 2016, 20:44
Boa boite, pessoal!

Em novembro/dezembro farei minha primeira viagem à europa junto com minha esposa. A viagem terminará em Portugal com 9 noites na terrinha. Montei o roteiro e ficou assim:

04/12 - Barcelona/Lisboa. Chegada às 11:45 h
05/12 - Lisboa
06/12 - Lisboa
07/12 - Lisboa/Sintra/Lisboa
08/12 - Lisboa/Aveiro
09/12 - Aveiro/Porto
10/12 - Porto/Fátima/Lisboa
11/12 - Lisboa
12/12 - Lisboa
13/12 - Lisboa/Brasil

Irei alugar um quarto em lisboa pelo airbnb, então deixarei as malas lá e só levarei uma mochila pequena para Aveiro e Porto.
Será uma viagem econômica, sem luxos, mas também não quero passar aperto.

Algumas dúvidas:
1- O roteiro ficou bom?
2- Alguém indica uma hospedaria/hotel barato em Aveiro e Porto?
3- 100 euros para alimentação(locais baratos, lanches), transporte público dentro das cidades e passeios é suficiente para o casal? As passagens para Aveiro/Porto/Fátima/Sintra não entram nesses 100 euros.

Sugestões, críticas, opiniões é só falar....

Muito Obrigado!

#1202171 por juliad
12 Jul 2016, 21:02
Ola, Andrey, tudo bem?
Fiz um roteiro parecido com o seu ano passado - se quiser ver o relato, tá aqui embaixo.
Minha sugestão, para essa quantidade de dias, seria fazer da mesma maneira que eu fiz: entrando por Lisboa e saindo por Porto (ou vice versa). Ir até lá em cima e descer de novo vai te custar algumas horas e, como você tem pouco tempo, isso acaba sendo prejudicial.

Além disso, não entendi exatamente porque você quer pagar diárias a mais em Lisboa se pode carregar toda a sua mala tranquilamente...São poucos dias de viagem, a mala não seria tão grande assim - além disso, você poderia lavar suas roupas no caminho, se fosse o caso.

Ir até o Porto e ficar só um dia também me parece uma pena. A cidade é muito agradável - passei 4 dias lá e conseguiria ficar um pouco mais. Outra coisa: o norte de Portugal tem muito mais chuvas/dias nublosos do que o sul. Isso significa que você pode ter o azar de ficar em Porto e em Aveiro com um tempo feio e chato. Lembre-se que é inverno, então as chances de dias feios são bem maiores.
Aveiro é uma gracinha de cidade - passei algumas horas lá indo do Porto para Lisboa. Acho que ela funciona melhor no seu roteiro dessa maneira, pois a cidade está na rota do trem rápido Porto/Lisboa. Outra opção seria faze-la como um bate e volta a partir do Porto. O lugar é adorável, mas você consegue conhecer bem em algumas horas. E, como tem muitas atividades outdoor (passeio nos moliceiros, bicicleta gratis pela cidade e uma praia próxima), sem dúvida você conseguiria pegar um dia de sol.

Porto/Fatima é um deslocamento chatinho...talvez uma opção melhor para visitar Fátima fosse um bate e volta a partir de Lisboa (a maioria do pessoal faz isso).

Portugal é um lugar barato, acho que 100/dia dê para curtir tranquilamente os lugares sim.

Se puder ajuda-lo de alguma maneira, é só dar um toque =)
Sobre acomodação, recomendo o Hostel Gaia Porto, no Porto. Barato e muito bom.
#1202189 por AndreyMartins
12 Jul 2016, 21:38
Olá Juliad... Muito Obrigado por responder.

Então, já comprei as passagens e a saída será por Lisboa mesmo. Com relação a deixar as bagagens em Lisboa é porque alugando o quarto para 9 noites acaba saindo quase o mesmo preço que alugar por 6 ou 7, por causa do desconto semanal. Vi isso em umas consultas que fiz no airbnb. Realmente acho que vou fazer um bate volta do Porto para Aveiro, ao invés de dormir uma noite lá, e ficaria uns 3 dias no Porto.
Também já pensei em ir direto para o Porto (com todas as malas) assim que chegar em Lisboa e depois viria descendo com calma, o que você acha?

Vou ler o seu relato, vai me ajudar muito.

Muito Obrigado!
#1202194 por juliad
12 Jul 2016, 21:57
Andrey, acho mais lógico seguir direto para o Porto e ir descendo, sem dúvidas. Você consegue sair do aeroporto e ir direto para a Estação Oriente de metrô (nem precisa trocar de linha) e, de lá, pega o trem para o Porto.

Uma sugestão que eu dou é deixar a mala no locker da estação e visitar a região do Parque das Nações (o oceanário fica lá) por algumas horas. Eu fiz algo semelhante e deu certo - é uma boa, porque a região do parque das nações é afastada da cidade e isso acaba otimizando o tempo. Daí, vocês podem seguir de trem mais tarde para o Porto, descansando no trem.

Veja, as malas não são um problemão. Fui sozinha e consegui me virar bem. Lógico que uma hora cansa, mas a minha estratégia é levar uma mala pequena e me hospedar em lugares próximos a estações de metrô. Lisboa é meio chata com o sobe e desce, por isso optei por um hostel que fica numa parte plana da cidade (Cais do Sodré). Outra dica é escolher hoteis que não tenham muitos lances de escada, pois a maioria dos lugares não tem elevador.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes