Roteiros de Viagem na Europa

#793263 por MarcosPereira
04 Jan 2013, 23:00
5 - achar que capitais ou cidades que mais ouviu falar são mais interessantes do que o resto

Parte desse erro é consciente, infelizmente. Muita gente viaja só para dizer para os outros que viajou. Então tem que citar lugares que todo mundo já ouviu falar, ainda que sejam lugares muito pouco atrativos perto de outros logo ali ao lado. Mesmo para esses, eu digo – você vai ter que mostrar a prova do crime, as fotos. Aí, quando comparar com as do seu vizinho, que foi para cidades que você nunca tinha ouvido falar, como Rothenburg ob der Tauber, vai bater aquela deprê.

Há também os que cometem esse erro porque achavam que visitar algo no interior da Itália era como um gringo aqui vir conhecer Pindamonhangaba do oeste, no interior do Amazonas. Lá na Europa o interior muitas vezes é bem preservado, bonito e organizado, com estrutura muito superior até mesmo a algumas de nossas capitais. Vale a pena investir mais tempo pesquisando, não só no Fórum Mochileiros, como nos guias de viagem e nos fóruns do exterior.

Porém, há quem faça consciente as escolhas das capitais e demais cidades grandes, como o cara que gosta de muita agitação e vida noturna. Não há nada de errado nisso, é questão de perfil, de se conhecer bem e descobrir o que realmente quer de sua viagem.

#793264 por MarcosPereira
04 Jan 2013, 23:01
6 - ignorar que, diferente do Brasil, as estações na Europa são bem definidas e afetam o roteiro. Ignorar, ainda, que determinadas datas comemorativas na Europa não funcionam da mesma forma que aqui.

O inverno é realmente muito frio, os preços são mais baixos e as ruas são mais vazias. Chove bastante e frequentemente neva. O verão é muito quente, mas não em todos os lugares. Os preços são mais altos, é altíssima temporada, época em que os europeus tiram férias (especialmente em agosto). Chove muito pouco, mas pode chover mais em regiões montanhosas. A primavera é seca, com a natureza mostrando muitas flores. Os preços são médios. O outono costuma ser bem chuvoso, os preços são médios e a natureza ganha tons de vermelho e marrom, bem especiais, que dificilmente você vê em outro continente.

Daí, fazer ilhas gregas no inverno, ou Suíça no verão pode não ser a melhor alternativa, ainda que seja a única época que você tenha para viajar e o lugar que você quer porque quer ver. Seja racional, o que você ver no roteiro, provavelmente vai gostar. A maioria gosta de tudo que vê.

Por fim, natal e ano-novo possuem suas peculiaridades. Alguns países são especializados em natal, possuindo a tradição de fazer feiras ao ar livre com atividades comemorativas, os chamados “Christmas Markets”. Com relação ao ano novo, o consenso que vejo é de que não há nada como o Brasil. Aqui, predomina a extroversão, a efusividade. Os europeus são mais fechados, frios. Muita gente sonha com réveillon mágico em Paris, como se fosse algo a superar Copacabana. Muita gente diz que não passa de uma ou outra coisa iluminada, com muita gente bêbada na rua fazendo besteira. Portanto, pesquise bem sobre cada lugar e avalie se vale mesmo a pena.
#793266 por MarcosPereira
04 Jan 2013, 23:02
8 - incluir os dias de chegada e saída da Europa na conta do roteiro, ignorando a influência do jet lag e os imprevistos com a imigração.

Muita gente mesmo acha que isso é frescura. Eu mesmo já fui um deles. Mas a real é que, mesmo que você chegue se sentindo descansado, uma hora ele vai bater. Não se passa impunemente 10, 12 horas num avião, com 4, 5 horas de fuso alterado. Uma hora o corpo cobra a dívida, até o fuso acertar. Não é raro as pessoas ainda sentirem os efeitos até uma semana depois, acordando sempre de ressaca e tendo dificuldade para dormir.

O ideal então é não programar nenhuma atividade para o primeiro dia, deixe livre e o que vier é lucro. Opções não vão faltar, apenas tente não fazer nada muito cansativo, durma e acorde no horário correto, para ir se acostumando. Quanto ao último dia, é de certa forma um dia estressante - mesmo quando o vôo é de noite, você faz checkout no hotel e chega com antecedência no aeroporto. Tem aquela preocupação de deixar as malas em algum lugar e vir buscar, além do cansaço acumulado da viagem. Novamente, o que você conseguir fazer será lucro, é melhor deixar para fazer as coisas mais legais nos outros dias.
Editado pela última vez por MarcosPereira em 07 Jan 2013, 15:51, em um total de 1 vez.
#793267 por MarcosPereira
04 Jan 2013, 23:02
9 - montar roteiro sem definir bem qual o próprio perfil de viajante, o que mais gosta de ver, o que menos gosta, as experiências anteriores e compatibilizar isso tudo com o perfil dos demais acompanhantes

O roteiro não é o mesmo para quem gosta de praia ou museu, boates varando a madrugada ou apenas bares, no início da noite. Se você vai solteiro ou acompanhado, se gosta de explorar bem os locais, ou se é turistão que só quer tirar fotos nos pontos turísticos pra se exibir pros amigos, se tem foco em arquitetura, atividades naturais, enfim. Muita coisa, que faz toda a diferença quando alguém posta um roteiro de 4 noites em Paris e pergunta se é suficiente.
#793268 por MarcosPereira
04 Jan 2013, 23:03
10 - ser impulsivo e/ou preguiçoso, menosprezando a importância do planejamento bem feito

Muitos pensam que basta ter a ideia de ir para a Europa, ter uma ideia vaga de onde ir, ver como se deslocar e acabou. É impossível montar um roteiro muito bom em poucos dias. É preciso ler muito, de diferentes fontes, é quase um trabalho final de graduação, hehe (brincadeira). Isso, é claro, para quem quer fazer direito, viajar de forma independente, aproveitando ao máximo e gastando o mínimo. Caso contrário, você pode optar por uma excursão da CVC.

Veja que isso não significa planejar cada passo que você vai dar, cronometrando sua passagem em cada lugar. Isso só vai te estressar e não ajuda em nada. Cuidado com os extremos.

Outra coisa é quando o sujeito já sai comprando passagem e reservando hospedagem sem ter certeza do que quer. Não é raro a pessoa se arrepender. Reserve apenas quando tiver certeza absoluta do roteiro. E compre a passagem aérea por último, a menos que seja realmente uma promoção incrível.
Editado pela última vez por MarcosPereira em 07 Jan 2013, 15:58, em um total de 1 vez.
#793269 por MarcosPereira
04 Jan 2013, 23:04
11 - deixar de pontuar ou ao menos agradecer quem o ajudou, pessoas que não recebem absolutamente nenhuma outra contraprestação por investirem seu tempo ajudando os outros.

Isso desanima muita gente, inclusive já recebi algumas mensagens de texto de colegas colaboradores que se diziam desanimados, perguntando se eu não sentia o mesmo. Vez ou outra eu sinto, sim e já pensei em largar o fórum algumas vezes por isso. Tem muita gente folgada por aí, que faz um monte de perguntas, não pesquisa nada, recebe a resposta, lê e se manda, ou então nem volta para ler, perguntou por perguntar.

Portanto, se você valoriza o trabalho voluntário dos fóruns, ao menos agradeça quem te ajudou e, de preferência, volte depois da viagem para dar sua contribuição, contando como foi e citando qual tipo de ajuda foi fundamental na sua viagem.
#807189 por carol.lopez
12 Fev 2013, 11:41
Marcos,

Estou montando um roteiro de um mes entre Italia/França e Irlanda.
Simplesmente AMEI suas dicas! Fico orgulhosa em dizer que já estava seguindo algumas delas e quero agradecer por outras tantas q iria errar.
Muito obrigada MESMO!!!! ::otemo:: ::otemo::

E sua ideia de fazer um livro tá valendo hein!
#807377 por Anderson_Barros
12 Fev 2013, 20:59
E ae Marcão .... sensacional o material que você postou, espero que os viajantes, mochileiros e os que dizem ser mochileiros possam seguir ao menos algumas das dicas que você mencionou para que todos possam aproveitar melhor o fórum e o deixe menos "poluído". ...

Forte abraço
#807600 por cleison
13 Fev 2013, 16:31
Ótimo post para quem está iniciando um planejamento de viagem como é o meu caso. Vou com minha esposa para Europa em maio. Serão 28 dias de viagem (12/05 à 10/06) e já comprei as passagens de ida e volta por uma promoção na TAM. Lendo as suas dicas penso que talvez tenha me precipitado mas o valor me pareceu bom. Mas enfim, suas informações estão sendo extremamente úteis. Muito obrigado.
Abraço

Cleison
#808178 por Rafael Mochileiro
15 Fev 2013, 00:29
Parabén pelo tópico cara, muito bom mesmo.

Concordo com tudo, principalmente na questão de querer conhecer tudo em pouco tempo, eu vejo roteiros pra Europa de 20, 25 dias, com 9 países, mais de 12 cidades, se aqui no site de mochileiros já é assim imagina nas agencias de pacotes.

é o que você disse, parece que algumas pessoas viajam apenas pra tirar foto em cada ponto turistico e depois voltar com "status" perante os conhecidos.

3 dias em Londres, 2 dias em Roma, 1 dia em Amsterdam... sempre que eu vejo essas coisas chega a me dar aflição, quando eu vejo que a pessoa ainda esqueceu de considerar o tempo de deslocamento, sinto vontade de chorar hauahuaha.

mesmo quando eu chego cedo em um local eu sempre deixo o dia de chegada como um dia a parte, nunca conto ele como um dia de fato no loca, exatamente pelos imprevistos que você mesmo disse. Também sempre gosto de olhar tudo que eu quero fazer na cidade e depois de descobrir quantos dias preciso pra isso, adiciono mais 1, esse 1 dia serve pra problemas de clima, atrasos, atração fechada, perder ou ser furtado etc, se nada disso acontece (e esperamos que não aconteça) melhor ainda, você tem um dia pra não ser tão turista, um dia pra caminhar sem pressa, pra simplesmente sentar em um parque ou praça e curtir o clima do lugar, pra ir em um bairro não turistico etc.

só a questão de se planejar bem antes é que eu não faço, erro meu, mas eu realmente curto ir com as coisas meio improvisadas, por isso eu gosto de viajar fora de alta temporada, da pra ir com as coisas não tão certinhas.

mas claro que nem por isso deixo de pesquisar um pouco, reservar as coisas mais importantes e ao menos ler relatos sobre cada lugar.

no mais obrigado pela boa vontade em criar um tópico tão detalhado.
#813032 por fredericovilela
27 Fev 2013, 12:42
Me lembro muito bem quando eu fui montar meu roteiro de viagem

tinha 35 dias e queria ir em 7 países... como ia ficar mais tempo na inglaterra por mim eu iria todo final de semana em um país diferente, só pra bater ponto e falar que fui mesmo, e o pessoal aqui me falava: menos é mais... foca em poucos lugares que você vai aproveitar... e eu ficava pensando comigo "aff, pra que ficar mais que 3 ou 4 dias num lugar, quero é ver o mundo inteiro!!"
mas as circunstancias me fizeram ir a 4 lugares apenas

25 em londres, 7 em paris ... e um dia em brugges, um em bruxelas e um em barcelona

agora pergunta qual o arrependimento? claro que é de ter ficado um dia em cada cidade... mas não tiraria de Londres pra colocar nesses locais não, eu teria feito assim :25 em Londres e 10 em Paris e na próxima viagem eu iria sem pressa pra ficar no mínimo uma semana em Barcelona e uma semana em Bruxelas... um dia não dá nem tempo de apaixonar-se pela cidade... e ficar 3 ou 4 dias em londres ou Paris e não voltar mais é impensável pra mim agora...

Daqui pra frente quero sempre ficar no mínimo 10 dias em cada cidade grande... não to mais com pressa, nem que tenha que fazer 100 viagens pra ver tudo que eu quero, assim que é bom!!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes