Relatos de Viagens por 2 ou mais países da América do Sul
#1215067 por michele.martins
04 Set 2016, 13:35
Com picos nevados, glaciares, lagoas azuis e parques nacionais para tudo que é lado, a Patagônia, região compartilhada pelo sul da Argentina e Chile, é um dos destinos mais procurados por quem busca aventura e paisagens incríveis.

Muita gente tem dúvidas sobre o que fazer neste lugar, e por isso resolvemos montar alguns roteiros para vocês! Não importa qual você escolher, a experiência vai ser incrível.

Imagem
Caminhando pelo Parque Los Glaciares, na Argentina

Quanto custa viajar pela Patagônia?

Argentina e Chile são países caros, e quando se trata de patagônia, então, a coisa é pior ainda. Isso não quer dizer, necessariamente, que você vá gastar muito para viajar por lá. Pelo contrário – foi a região da América do Sul onde menos gastamos.

Os hotéis e hostels são caros, mas em todo lugar há campings, e alguns deles são gratuitos. Os ônibus custam mais do que nos outros lugares, mas você pode viajar de carona tranquilamente ::otemo:: . Os restaurantes são para gringos, mas se você cozinhar vai fazer uma boa economia. Enfim, você pode gastar desde 10 até 100 dólares por dia, dependendo do seu estilo de viagem!

Imagem
Mucuvinha pedindo carona pela Patagônia

Segurança


Praticamente toda a Patagônia é bastante segura, o que a torna um dos destinos favoritos para quem gosta de viajar de bicicleta. Você pode acampar em qualquer lado, pedir caronas, andar pela noite e raramente algo vai acontecer. Sua maior preocupação aqui deve ser com as roupas de frio para não congelar pela noite!

Clima

O clima na Patagônia é complicado. Nas regiões mais desérticas, você deve tomar cuidado com as fortes rajadas de vento e com o frio pela noite. No lado com mais vegetação (geralmente o lado chileno) esteja preparado para chuvas constantes. Nas montanhas, tudo é imprevisível: pode estar um sol de rachar e em poucos minutos começar a nevar.

Se for acampar, não economize em equipamentos. Uma barraca boa, sacos de dormir para temperaturas negativas e um bom isolante térmico são fundamentais!

Transporte

A rede de transporte público na Patagônia é bem ampla nos dois países. Em algumas zonas, como a carretera austral chilena ou a região argentina entre Esquel e El Calafate, você poderá estar sujeito a ônibus que passam somente 1 vez ao dia ou a estradas fechadas por conta de tempestades ou neve. Isso é mais um ponto que torna a carona interessante.

E procure viajar sem pressa. Afinal, como eles mesmo dizem: “Na Patagônia, quem tem pressa perde tempo”.

Imagem
Mucuvinha na caçamba de uma caminhonete – a maneira mais divertida – e econômica – para viajar pela Patagônia.

Roteiros

Ok, já falamos como é a Patagônia. Agora vamos para os roteiros!

Você pode combinar vários deles ou fazer pequenas adaptações conforme sua necessidade. Procuramos separá-los para que você possa curtir a viagem em um período entre 15 dias e 1 mês, pois é o tempo que a maioria das pessoas têm de férias. Se tiver mais tempo, aproveite!

Ah, também procuramos organizar os roteiros chegando e saindo de lugares onde há aeroportos ou transporte fácil para o restante do país.


[*] Extremo sul – glaciares, lagos, picos nevados e muitas trilhas
Melhor época: verão
Tempo estimado: de 15 dias a 1 mês

Imagem
Circuito 1 – De El Calafate ao Ushuaia

Este é o nosso roteiro favorito da região. Para realizá-lo, é importante ter uma barraca e estar preparado para acampar em lugares frios (espere pegar até -5° C à noite, no verão).

Imagem
Em sentido horário: Glacial Perito Moreno, El Chaltén, Ushuaia e Torres del Paine

Comece sua viagem por El Calafate, na Argentina, e aproveite 1 dia para visitar o imenso glacial Perito Moreno. Se tiver dinheiro, faça o trekking sobre o gelo.

De lá, siga para El Chaltén (pouco mais de 1h em ônibus), o paraíso para quem gosta de trilhas. Reserve pelo menos uns 4 dias para este lugar, e não deixe de fazer a trilha para o Fitz Roy (tanto a entrada no parque quanto os campings lá dentro são gratuitos).

Depois de caminhar por uma das paisagens mais lindas do continente, pegue o ônibus de volta para El Calafate e de lá siga para Puerto Natales, no Chile (em torno de 7h de ônibus). Compre muita comida e siga para o Parque Nacional Torres del Paine, onde você poderá optar por fazer o circuito W (4 a 5 dias) ou o O (9 dias).

Imagem
Cabo Domingo, em Rio Grande, Terra do Fogo

De Puerto Natales pegue um ônibus até Punta Arenas, onde poderá realizar excursões em barco pelo Canal de Magalhães, túmulo de milhares de piratas e marinheiros que se aventuravam rumo às Índias.

Daqui você pode tomar um voo para Santiago, e de lá voltar para o Brasil. Se ainda tiver tempo, siga de ônibus até a Terra do Fogo e aproveite mais uns 4 dias no Ushuaia, a cidade mais austral do mundo, antes de pegar um voo de volta para casa.

[*]Rafting e trilhas pelas paisagens da Disney
Melhor época: ano todo (se quiser fazer rafting é melhor ir no verão).
Tempo estimado: de 10 a 20 dias (30 se quiser incluir Chiloé e Puerto Varas).

Imagem
Circuito por paisagens da Disney na Patagônia

Neste roteiro, você vai se sentir dentro de um desenho da Disney. E isso não vai ser por acaso: a coloração laranja dos troncos das árvores, os pinheiros e as lagoas azuis sugerem que Walt Disney tenha se inspirado nestas paisagens para criar o desenho Bambi.

Se quiser aproveitar as trilhas ao máximo, mergulhar em lagoas e fazer rafting, procure viajar na primavera ou no verão. Se quiser curtir a neve, vá no inverno.

Uma barraca pode te ajudar a economizar com hospedagem, mas não é fundamental.

Imagem
Em sentido horário: Bariloche, El Bolsón, Puerto Varas, Parque Los Alerces

Inicie sua viagem por Bariloche, um dos principais destinos turísticos da região. Por aí, aproveite uns 4 dias para fazer suas inúmeras trilhas pelas montanhas, ou para esquiar na neve se for no inverno.

Depois, desça até El Bolsón, uma pequena cidade hippie com belas lagoas e rios. Dali siga para o Parque Nacional Los Alerces, em Esquel, onde vale a pena passar pelo menos uma noite.

De Esquel pegue um ônibus para Futaleufú, no Chile, um dos melhores lugares do continente para praticar rating. De Futaleufú siga para Chaitén, uma cidade que se tornou parcialmente fantasma por conta da erupção de um vulcão. Faça algumas trilhas, aproveite a natureza deslumbrante e, de acordo com o seu tempo, pegue um ônibus direto para Puerto Montt ou um barco para Chiloé (reserve com antecedência pelo site da Naviera Austral), onde você poderá aproveitar uns 4 dias para vivenciar uma cultura singular antes de pegar um ônibus para Puerto Montt.

Imagem
Mucuvinha em frente a uma das belas igrejas de madeira de Chiloé

Sobrou tempo? Faça um bate-volta para a belíssima Puerto Varas, onde você poderá admirar o vulcão Osorno e fazer algumas pequenas trilhas no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales.
De Puerto Montt poderá pegar um voo para Santiago, e dali retornar ao Brasil.

[*]Vulcões e os 7 lagos
Melhor época: todo ano
Tempo estimado: 10 a 20 dias

Imagem
Circuito pela belíssima Ruta de los 7 Lagos

Comece sua viagem por Temuco, e de lá já siga diretamente à pequena cidade de Villarrica, onde poderá aproveitar para se banhar em uma praia de areias negras, se for no verão. De lá siga para a belíssima Pucón, e contrate um tour para subir o vulcão ativo Villarrica. Depois cruze para a Argentina até Junín de Los Andes onde, se ainda tiver pique, poderá contratar um tour para subir o vulcão Junín (este trekking já é mais puxado, para quem curte aventura mesmo).
Imagem
Em sentido horário: Praia de areias negras em Villarrica, Pucón, Bariloche e San Martín de los Andes

De Junín desça sem pressa por uma das estradas mais bonitas do mundo, apreciando cada lagoa até Bariloche. No caminho, não deixe de tomar um delicioso chocolate quente em San Martín de los Andes e de visitar o parque Los Arrayanes em Villa La Angostura.
Aproveite os dias que restarem para esquiar ou fazer as inúmeras trilhas de Bariloche antes de voltar para casa.

[*]Chiloé e a Carretera austral
Melhor época: todo o ano (espere alguns contratempos na estrada se for no inverno).
Tempo estimado: 20 a 30 dias

Imagem
Circuito pela Carretera Austral

nicie sua jornada por Puerto Montt, no Chile, e de lá siga pela bela Ilha de Chiloé, onde poderá apreciar uma culinária excelente (não deixe de comer o curanto), viver uma cultura única e ainda apreciar belas paisagens e igrejas tombadas como patrimônios da UNESCO. Divirta-se uns dias procurando essas igrejas, antes de descer até Quellón (onde termina a Panamericana, a estrada que liga toda a América) e cruzar em barco para Chaitén (confira os horários e datas no site da Naviera Austral).

A partir daí, desça toda a Carretera Austral até O’Higgins, explorando uma das regiões mais remotas do Chile. Não deixe de conferir a belíssima Coihaique, de navegar no belíssimo lago General Carrera até as Capillas de Mármol e dar um pulo em Caleta Tortel, uma cidade sem ruas. Se puder, tente fazer alguns trechos na caçamba de uma caminhonete (carona nesta região é muito fácil) para apreciar esta que deve ser a estrada mais bonita do mundo.

Imagem
Em sentido horário: Casas típicas de Castro (Chiloé), Carretera Austral, Coyaique e a Capilla de Mármol

Desde O’Higgins pegue um barco e cruze em uma aventura até El Chaltén, o paraíso de quem gosta de trilhas. Depois de uns dias apreciando o belíssimo Fitz Roy, siga para El Calafate e visite o imenso Glacial Perito Moreno, antes de voltar para o Brasil.

Para mais lugares bacanas e acompanhar nosso mochilao de volta ao mundo, curtam nossa página no face:
::otemo:: http://www.facebook.com/mundosemfimoficial

#1215302 por top_dog
05 Set 2016, 12:45
Muito bom, usarei algumas informações no meu planejamento para o próximo ano!
#1215659 por michele.martins
07 Set 2016, 00:58
Ju Oliveira escreveu:Excelente ideia o post de vcs!!! Irei para a patagônia em novembro/2016, e vou aproveitar as dicas.

Sigo as aventuras do mucuvinha pelo face e pelo blog de vcs. Estou na torcida para que consigam
completar todo o roteiro aproveitando o máximo, com muita saúde e economia, rsrsrs.


Olá Ju! Muito obrigada pela força e por acompanhar nossa viagem! Quem sabe a gente não se esbarra por aí!? ::otemo::

Quem precisar de mais informações, só perguntar!!
#1215763 por Júdice Rocha
07 Set 2016, 16:38
MIchele.Martins, ótimo post. Parabéns.

Estou planejando ir para Patagônia jan/17. Tenho o mês todo para viajar, mas quero fazer meu roteiro em 20 dias, mais ou menos.

Pretendo fazer TDP(W), El Chaltén e fazer rafting no Futaleufú.

Começaria por TDP, depois iria pra El Chálten, depois iria pra Futaleufú. De Futaleufú, iria pra Bariloche e de lá voltaria para o Brasil.

Li que pra ir pra Futa, teria que ir pra Esquel antes.

Então penso em pegar o ônibus em El Calafate pra ir pra Esquel. Acho que são 24hs de viagem.

Vocês recomendariam algo no meu roteiro?

Saudações
#1215801 por michele.martins
07 Set 2016, 19:05
Olá Júdice!
Pois é, para chegar em Futa teria que pegar um ônibus de Esquel para lá, ou subir a carretera austral. De El Chaltén tem uma balsa que cruza para O'Higgins, e desde aí é possível subir até Futa, mas o transporte é meio complicado por ali, e não é muito bom fazer com o tempo apertado.
Tire um dia para visitar o glacial Perito Moreno, perto de El Calafate, antes de seguir para El Chaltén.
Em Esquel pode tirar um dia para conhecer o parque Los Alerces (tem ônibus e excursão para lá), e no caminho para Bariloche pode dar uma parada em El Bolsón que é uma cidade muito bonita também.
Entre El Chaltén e Esquel é só deserto mesmo, pode tocar direto neste trecho! :)
#1215941 por Júdice Rocha
08 Set 2016, 10:42
michele.martins escreveu:Olá Júdice!
Pois é, para chegar em Futa teria que pegar um ônibus de Esquel para lá, ou subir a carretera austral. De El Chaltén tem uma balsa que cruza para O'Higgins, e desde aí é possível subir até Futa, mas o transporte é meio complicado por ali, e não é muito bom fazer com o tempo apertado.
Tire um dia para visitar o glacial Perito Moreno, perto de El Calafate, antes de seguir para El Chaltén.
Em Esquel pode tirar um dia para conhecer o parque Los Alerces (tem ônibus e excursão para lá), e no caminho para Bariloche pode dar uma parada em El Bolsón que é uma cidade muito bonita também.
Entre El Chaltén e Esquel é só deserto mesmo, pode tocar direto neste trecho! :)


Legal!!

Perito Moreno vai depender de meu orçamento, já que pra fazer o rafting em Futa vou ter que gastar uma graninha.

Vocês sabem se tem ônibus na linha El Chaltén -> Esquel? Ou terei que pegar em El Calafate?

Obrigado pelas dicas.

Saudações!!
#1216294 por michele.martins
09 Set 2016, 15:29
Júdice Rocha escreveu:
michele.martins escreveu:Olá Júdice!
Pois é, para chegar em Futa teria que pegar um ônibus de Esquel para lá, ou subir a carretera austral. De El Chaltén tem uma balsa que cruza para O'Higgins, e desde aí é possível subir até Futa, mas o transporte é meio complicado por ali, e não é muito bom fazer com o tempo apertado.
Tire um dia para visitar o glacial Perito Moreno, perto de El Calafate, antes de seguir para El Chaltén.
Em Esquel pode tirar um dia para conhecer o parque Los Alerces (tem ônibus e excursão para lá), e no caminho para Bariloche pode dar uma parada em El Bolsón que é uma cidade muito bonita também.
Entre El Chaltén e Esquel é só deserto mesmo, pode tocar direto neste trecho! :)


Legal!!

Perito Moreno vai depender de meu orçamento, já que pra fazer o rafting em Futa vou ter que gastar uma graninha.

Vocês sabem se tem ônibus na linha El Chaltén -> Esquel? Ou terei que pegar em El Calafate?

Obrigado pelas dicas.

Saudações!!


O Perito Moreno, se você não quiser caminhar pelos glaciares, não sai tããão caro. Se não me engano a entrada para lá dava o equivalente a uns 30 reais. Só não saberia te dizer quanto ao transporte até lá, porque fomos de carona.

Para ir a Esquel acho que precisa pegar um ônibus em El Calafate. Acredito que El Chaltén só oferece ônibus para El Calafate mesmo. O trecho entre El Calafate e El Chaltén custava 450 pesos na época que estivemos lá (deve ser o ônibus mais caro da Argentina)
#1216296 por michele.martins
09 Set 2016, 15:34
IgorNegao escreveu:POST muito bom! Trip insana!

Uma pergunta: voces fizerem alguma reserva com passagens, passeios ou só chegaram?


Obrigada Igor!
Nós nunca reservamos nada, porque viajamos com a barraca, e lugar em camping sempre encontra. Em hostel acaba encontrando, mas você pode perder um dia inteiro caminhando pela cidade atrás de vaga, então nesse caso é melhor ter reserva (pode reservar pela internet com 1 ou 2 dias de antecedência para não deixar a viagem muito travada).
Em ônibus nunca tivemos problemas, apesar de que viajamos a maior parte do tempo de carona. É bom só ver com antecedência os dias que os ônibus saem, porque nesta região o transporte público é meio escasso.
#1216327 por Júdice Rocha
09 Set 2016, 18:42
michele.martins escreveu:
Júdice Rocha escreveu:
michele.martins escreveu:Olá Júdice!
Pois é, para chegar em Futa teria que pegar um ônibus de Esquel para lá, ou subir a carretera austral. De El Chaltén tem uma balsa que cruza para O'Higgins, e desde aí é possível subir até Futa, mas o transporte é meio complicado por ali, e não é muito bom fazer com o tempo apertado.
Tire um dia para visitar o glacial Perito Moreno, perto de El Calafate, antes de seguir para El Chaltén.
Em Esquel pode tirar um dia para conhecer o parque Los Alerces (tem ônibus e excursão para lá), e no caminho para Bariloche pode dar uma parada em El Bolsón que é uma cidade muito bonita também.
Entre El Chaltén e Esquel é só deserto mesmo, pode tocar direto neste trecho! :)


Legal!!

Perito Moreno vai depender de meu orçamento, já que pra fazer o rafting em Futa vou ter que gastar uma graninha.

Vocês sabem se tem ônibus na linha El Chaltén -> Esquel? Ou terei que pegar em El Calafate?

Obrigado pelas dicas.

Saudações!!


O Perito Moreno, se você não quiser caminhar pelos glaciares, não sai tããão caro. Se não me engano a entrada para lá dava o equivalente a uns 30 reais. Só não saberia te dizer quanto ao transporte até lá, porque fomos de carona.

Para ir a Esquel acho que precisa pegar um ônibus em El Calafate. Acredito que El Chaltén só oferece ônibus para El Calafate mesmo. O trecho entre El Calafate e El Chaltén custava 450 pesos na época que estivemos lá (deve ser o ônibus mais caro da Argentina)



Obrigado mais uma vez ::otemo::

saudações
#1216372 por D FABIANO
10 Set 2016, 00:39
Saudades da minha mochileira e da viagem pela patagonia,onde conheci tudo isso.
Uma informação, ônibus da TACSA faz a linha Calafate Bariloche passando em Esquel.
Há aonde parar no caminho,visite a Cueva de las manos,património da humanidade, imperdível, perto de Los Antiguos.
#1217876 por michele.martins
16 Set 2016, 10:47
D FABIANO escreveu:Saudades da minha mochileira e da viagem pela patagonia,onde conheci tudo isso.
Uma informação, ônibus da TACSA faz a linha Calafate Bariloche passando em Esquel.
Há aonde parar no caminho,visite a Cueva de las manos,património da humanidade, imperdível, perto de Los Antiguos.


A Cueva de las Manos é bem legal, pena que seja tão difícil chegar lá sem veículo particular!
As excursões saem de Perito Moreno (não o glacial, mas a cidade com este nome) e são bem caros.
No nosso caso pedimos para descer na entrada das Cuevas e fomos de carona. Demorou um tempão para passar algum carro, mas o primeiro que passou já nos levou! :)
#1217903 por Júdice Rocha
16 Set 2016, 12:28
D FABIANO escreveu:Saudades da minha mochileira e da viagem pela patagonia,onde conheci tudo isso.
Uma informação, ônibus da TACSA faz a linha Calafate Bariloche passando em Esquel.
Há aonde parar no caminho,visite a Cueva de las manos,património da humanidade, imperdível, perto de Los Antiguos.


Obrigado D.Fabiano pela dica ::otemo::

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes