Sacos de Dormir: Sintético x Pluma de Ganso

Sacos de Dormir, Isolantes Térmicos & Colchões

Sacos de Dormir: Sintético x Pluma de Ganso

Mensagem não lidapor Otávio Luiz » 30 Jun 2011, 10:09

Salve salve!!!
Meu saco de dormir já está pedindo aposentadoria, depois de muitos anos de bons serviços prestados.
MInha dúvida é sobre qual o melhor material p/ nossa realidade brasileira, lembrando que as montanhas aqui do sul geralmente são frias e molhadas.
Em termos de isolamento, peso e volume o de pluma é melhor, mas demanda maiores cuidados no armazenamento e não pode molhar;
O sintético é mais pesado, volumoso e não esquenta tanto, mas esquenta mesmo molhado.
Estou inclinado e pegar um de pluma pra aliviar peso e volume, mas tenho medo de molhar o danado e ficar na mão...
E aí galera, o que vocês tem a dizer?
Otávio Luiz
Colaborador
Colaborador

Re: Saco de dormir: sintéticoXpluma

Mensagem não lidapor haole » 04 Jul 2011, 22:58

Fala Otávio...
Para o BR vai de sintético mesmo cara...existem alguns modelos com um bom peso/volume para as temperaturas do Brasil.

Uso aqui no BR um dreamlite, durmo com a roupa, de gorro, meias, luvas...só tiro o anorak.
Durma com as roupas...não perca o calor do corpo quando estiver fora da barraca, ou seja...não "deixe" sentir frio!
Nunca usei o outro por aqui...um TNF aleutian(sintético).

Algumas pessoas aqui indicam o Quechua da linha ultralight...pelos comentários, parece ser bom!
Se achar que o dreamlite é "fininho", têm o Orbit +5 que é uma boa também...
Também penso em adquirir um de pluma mais pra frente...mas para outro "tipo de frio" :wink:
Abraço
haole: Editor
haole
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor Otávio Luiz » 05 Jul 2011, 08:49

Grande Haole, também acho exagero um saco -5º, -10º pro Brasil, mas vi um saco de pluma da Deuter p/ 0º ou +5º (não lembro agora) de 640g e do tamanho de uma garrafa pet 2L... ::love::
Como nosso clima é muito úmido também acho que terei problemas com a pluma, que se molhar perde o isolamento térmico.
O Quechua S5 é legal, mas pesa 1,260 kg e é grande!!! Meu atual saco pesa 1kg, mas tá velinho e eu mais gordinho, o danado quase não tá fechando mais.
Também costumo dormir de roupa, e prefiro um saco menos quente e levar mais roupa, pois uso as roupas fora da barraca, se molhar uma peça tenho outra seca, etc...
Mas 640g e pequenininho faz pensar, não faz?
Otávio Luiz
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor haole » 05 Jul 2011, 11:15

Heheheehe...confesso que é mesmo tentador... :?
Mas o dreamlite é até menor que uma garrafa de 2L...rs
O que está namorando é este aqui ?
http://www.deuter.com.br/detalhes-trek-lite-200

Já que dorme de roupas também, acredito que não vá precisar de um saco de dormir com uma faixa de temperatura menor...
Pensa bem:
Ex...um saco de dormir para 0ºC e com roupas, tu não vai pegar 0ºC dentro de uma barraca por aqui...se pegar...vai dormir de roupas, o que vai "te dar" mais umas temperaturas...
Na dúvida, eu sou da seguinte opnião...compra um para temperatura menor e sentindo calor, vai tirando a roupa, abrindo o saco.Melhor que sentir frio ::Cold::

Quando eu acho que o bicho vai pegar, eu levo esses "cobertores de emergência"...mas nunca usei também.

Acho o de pluma excelente no peso X volume X temperatura...mas os preços !?!?!?!?!
Enquanto eu não passar um veneno de frio aqui no BR,o dreamlite vai ser o meu saco "de pluma"...rsrsrsrsr

Para clarear um pouco mais, ou confundir...rs
http://altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1278

Minha futura aquisição :
http://marmot.com/products/helium?p=117,71

Qual é o seu antigo ??
Abração
haole
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor Otávio Luiz » 05 Jul 2011, 11:39

Não consigo abrir os links aqui no trampo, em casa dou uma olhada.
O meu velho companheiro é um Wenzel, acho que nem existe mais, pelo menos nunca mais vi. Ele deve ter uns 20 aninhos... ::hãã::
Em maio passei frio no Araçatuba, segundo um colega estava 8º dentro da barraca. Eu estava de segunda pele, calça de nylon e um fleece Quechua Forclaz 50. Me enfiei dentro da mochila pra esquentar, mas ventava bastante (minha barraca é toda telada) e chovia.
Não pretendo comprar um p/ 0º, +5º pra mim tá bom, mas queria baixo peso e volume. Sabe como é, a idade vai chegando e a mochila pesando...
O dreamlite é pra que temperatura?
E realmente, o preço de um SB de pluma não é pra qualquer um.
Otávio Luiz
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Mageta » 05 Jul 2011, 11:40

Bom dia, Otavio ....
Eu tambem tava namorando o Trek Lite 200 da Deuter, mas na hora de comprar acabei opitando pelo Trek 1000 da lafuma, 1kg e seu volume fica 33cm por 18cm no seu saco de compressão. Tava no PP no fim de semana e dormi com Thermo-skin, mesmo com toda aquela chuva e friu ::Cold:: , dormi super bem em nenhum momento senti friu, ::otemo:: , fica ai a dica de custo x beneficio! T+++
Mageta
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Otávio Luiz » 05 Jul 2011, 11:48

Valeu Mageta, mas eu queria algo mais leve...
Otávio Luiz
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor haole » 05 Jul 2011, 12:10

Sua barraca é a hubba hubba? sei como é...é bem telada mesmo.Uso a hubba de vez em quando...
O dreamlite é para +15ºC...ele é fino, fico impressionado com a capacidade dele reter o calor...também parece que encaixou no meu corpo...faz até "plecti" quando fecho ele.

Se ficar brabo de frio, uma boa combinação é o dreamlite e o tal "cobertor de emergência" já que o segundo também não ocupa espaço.
Abraço
haole
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Re: Sacos de Dormir: Sintético x Pluma de Ganso

Mensagem não lidapor Enrico Luzi » 23 Abr 2012, 10:54

Bom tópico, ajudou aqui na decisão. Vão trazer um Deuter direto da fonte aqui pra casa.

Na Alemanha neste momento o Trek Lite 200 está 139 EUR e o Dream Lite 500 está 70 EUR. No Brasil eles custam 540 BRL e 240 BRL respectivamente. Ou seja convertendo o Trek fica em 340 BRL na Alemanha x 540 BRL aqui, maravilha. Achei a gama de temperatura dele mais polivalente, apesar de ter o problema de umidade relacionado às plumas de ganso, mas acho que os fatores peso, tamanho e versatilidade vão compensar.

Abraço !
/// “The only way to deal with an unfree world is to become so absolutely free that your very existence is an act of rebellion.” - Camus ///

Volta ao Mundo => Café dos Viajantes = http://www.cafedosviajantes.com
Pra seguir via FB => https://www.facebook.com/cafedosviajantes

[Relato] Bolivia-Peru-Chile
[Relato] Argentina e Uruguai
[Relato] Foz do Iguaçu e Puerto Iguazu
[Relato] RTW - Madrid
[Relato] RTW-Marrocos
Enrico Luzi
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Otávio Luiz » 23 Abr 2012, 14:37

Eu acabei optando pelo Deuter Orbit 0º; 1280g, conforto 5º, limite 0º e extremo -14º.
O que me fez escolhê-lo foi o peso (dos que vi para o mesmo range de temperatura o Orbit foi o mais leve), minha barraca ser toda telada (+ fria, por isso limite de 0º ao invés de 5º), eu ser friorento e a idade ser avançada... :mrgreen: ... quanto mais velho mais frio se sente... ::Cold::
EDIT: Pensei que estava respondendo no tópico sobre sacos de dormir, este é sobre plumaXsintético.
Minha escolha foi pelo sintético por causa do valor e do nosso clima úmido. Vi o Trek 200 da Deuter ao vivo e achi ele super fino, me deu medo de passar perrengue com ele.
Otávio Luiz
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Enrico Luzi » 23 Abr 2012, 16:08

Esse lance da umidade ainda me preocupa, uma guria lá comprou o Dream Lite 500 e a outra o Trek Lite 250, ambos de pluma de ganso, então poderei dizer aqui as experiências com os dois tipos.

Agora uma dúvida, o de pluma sendo mantido dentro de barraca e a seco na mochila, complica tanto com a umidade ? Ou é necessário uma chuva propriamente dita pra deixa-lo gelado até que seque e volta a funcionar propriamente ?
/// “The only way to deal with an unfree world is to become so absolutely free that your very existence is an act of rebellion.” - Camus ///

[Relato] RTW - Madrid
[Relato] RTW-Marrocos
Enrico Luzi
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Otávio Luiz » 23 Abr 2012, 16:58

O que pode molhar o saco de dormir é a chuva, constante parceira nas caminhadas por aqui.
O saco de dormir pode molhar na barraca ou na mochila, tendo cuidado pode-se escapar dessa roubada, pois depois de molhada a pluma só volta a ter eficiência quando seca. Diferente do sintético, que mesmo molhado esquenta.
Otávio Luiz
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Enrico Luzi » 23 Abr 2012, 18:24

Show, obrigado Otávio ! Vou pedir pra pegarem os preços de outros sacos em Berlim e outros lugares e posto nos fóruns pra galera ficar sabendo as diferenças e se vale a pena trazer de lá.

Abraço !

[Relato] RTW - Madrid
[Relato] RTW-Marrocos
Enrico Luzi
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor renas54 » 19 Mai 2012, 14:45

Tem muita informação aqui nesse link: http://www.ataqueaocume.com.br/?p=610

Sobre sacos de duvet, tenho certas restrições... Considero que devem ser usados somente em ambientes de alta montanha ou muito rigorosos como Patagônia. A Marmot lançou um modelo de Duvet que pesa só 950g e tem um material externo hidrorepelente, mas não faz milagre ... Temperatura na faixa dos 5 graus de conforto....

Abs!
renas54

Mensagem não lidapor danielciclista » 14 Nov 2012, 09:00

Fala galera!
Minha opinião é:

1º) Os sacos de dormir SEMPRE devem ser carregados dentro da mochila ou em saco estanque, pois mesmos os sintéticos quando úmidos perdem eficiência.
2º) O lugar do trekking é muito úmido? Se for prefira os sintéticos.
3º) O lugar é muito frio? Se for prefira os Duvet (pluma de ganso).
4º) Qual o preço está disposto a pagar? Se quer um saco de dormir mais top, que a barraca também colabore, pois ela manda muito na região/época que está indo e até na escolha do saco...
5º) Considerar que existem tecidos externos nos 2 tipos que são hidro-repelentes, ajudaria muito com barracas muito ventiladas em lugares úmidos e frios.
6º) Existem sintéticos muito bons com enchimento de fibra de silicone.
7º) Os sacos de Duvet requerem cuidados especiais, como armazenagem, lavagens e até forma de disposição das penas dentro do tecido.

Bote na balança e faça a escolha correta!

Abraços e boas trilhas!
danielciclista

Próximo

Voltar para Sacos de Dormir, Isolantes Térmicos & Colchões