Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Um fim de semana em Salamanca

 

Uma cidade dourada. Esse foi o cenário que avistamos do ônibus, quando chegamos por aqui. Quase todas as construções dessa cidade universitária de 156 mil habitantes são feitas de arenito, uma rocha branca e porosa, que com o tempo escurece por conta da chuva. Desembarcamos em plena sexta-feira à tarde, quando as ruas estavam fervendo, lotadas de estudantes, pessoas saindo do trabalho e turistas como nós. Tivemos sorte porque nosso hostel fica muito bem localizado na Plaza Mayor, principal centro de Salamanca. É uma praça enorme, cercada por arcos, bem comercial. Centenas de pessoas curtiam o sol nas mesas dos bares e restaurantes, ou mesmo sentadas no chão, a maioria em grupos. Parecia uma festa. Como a cidade é pequena, fizemos tudo a pé. Encontramos o hostel com facilidade e nos deparamos com um ótimo quarto, limpo, arejado e espaçoso. Um bom custo-benefício. Na mesma hora com um mapa da cidade nas mãos, saímos para conhecer melhor a região, que é riquíssima culturalmente.

 

A Universidade de Salamanca é uma das mais antigas da Europa. Foi inaugurada em 1218 pelo Rei Afonso IX e tem mais de vinte cursos, entre os tradicionais e os mais modernos como a ciência da computação. Em função da história e arquitetura, ela se tornou um dos pontos turísticos da cidade. O símbolo da universidade é uma pequena rã, porque um artista inseriu o animal em cima de um crânio que decora a principal fachada de sua entrada. Dizem por aqui que ela é o símbolo da sabedoria e quem a enxerga terá sorte e irá voltar. Encontrar a rãzinha minúscula na parede enorme e cheia de detalhes virou desafio entre os turistas. Eu (Stela) encontrei de primeira, mas o Oswaldo não achou até agora...

 

Casa das Conchas

A Universidade Católica e a Casa das Conchas, que hoje é uma biblioteca, também são atrações imperdíveis. Outra pérola da arquitetura é a Nova Catedral, em estilo gótico. É uma igreja de 1733, a mais impactante daqui. Ela passou por uma restauração que durou cinco anos e já está aberta para visitação.

 

Catedral Nova de Salamanca

Para se ter uma vista privilegiada da catedral, a dica é ir até uma ponte feita pelos romanos, no século I. Vale a pena!

 

A noite de Salamanca é intensa. Jovens de toda a Espanha elegeram a cidade para realizar despedidas de solteiro. É comum cruzar grupos de homens e mulheres festejando pelas ruas, com fantasias e apetrechos engraçados. O rito de passagem geralmente dura um fim de semana. Conversamos com alguns e nos divertimos muito com a euforia potencializada pela bebida. No sábado à noite, quisemos conhecer um pouco da vida noturna. Fomos a um bar onde experimentamos alguns pratos típicos e uma garrafa de vinho que custa apenas oito euros! Depois estendemos a noite num pub chamado Cuzco, que é muito moderno e agitado. As pessoas costumam pedir taças de vinho, cerveja e cañas, o chopp daqui. Embalada por um som ambiente bem animado, a casa fica lotada. Ao sairmos de lá encontramos um grupo de mulheres que festejavam a despedida de solteira de uma delas. Fantasiadas, entre músicas e brincadeiras elas faziam bastante barulho e nos chamaram atenção, assim como outras dezenas de grupos que ocupavam a Plaza Mayor. Veja como foi nossa conversa com as espanholas no vídeo abaixo:

 

 

O espanhol em geral é muito elegante e educado, como pudemos perceber no Domingo de Ramos. Assistimos a várias procissões que celebram a vida de Jesus Cristo e passagens da bíblia. É uma tradição de muitos séculos, já que a Espanha ainda é um país muito católico.

 

A culinária por aqui é bem variada. Há casa de tapas por todos os lados. São pequenas porções de comidas típicas que incluem jamón ibérico entre outros ítens como queijos, frango, batatas e frutos do mar. O jamón ibérico é um presunto tipo parma muito apreciado pelos espanhóis. Uma porção custa cerca de 12 euros.

 

Salamanca foi a cidade ideal para um fim de semana. O destino que nós mais gostamos até agora! Vamos contar mais sobre nossos dias na Espanha no próximo post. Até a próxima!

 

SALAMANCA - ESPANHA:

Hospedagem/Acomodações (35 Euros/dia quarto duplo): bom

Transporte Público: não utilizamos

Culinária (10 Euros por prato em média): muito bom

Hospitalidade do Povo Local: excelente

Pontos Turísticos: muito bom

Preços: regular

Clima Local (média 22 graus): abril/12

Meio de Transporte: a pé

Fuso Horário: 5 horas a mais em relação ao Brasil

Distância Percorrida desde o último destino: 352 km

Distância Percorrida desde o ponto de Partida (Lisboa): 702 km

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...