Salar Uyuni/Bolivia

Relatos de viagens pela Bolívia


Salar Uyuni/Bolivia

Mensagem não lidapor tcnegrao » 11 Out 2008, 09:30

SALAR UYUNI
Eu mais sete amigos estivemos recentemente no salar Uyuni. Éramos três homens e cinco mulheres.
O Salar de Uyuni é um dos locais mais impressionantes que visitei. Beleza impar. Vale a pena.
Fizemos o tour de três dias, que na verdade é um dia no salar e dois dias no deserto boliviano, vizinho ao Atacama. Empresa Sandra Tour.
O que precisa ficar bem esclarecido é que trata-se de um passeio em condições muito inóspitas, seja pelo vento gelado constante, seja pela poeira do deserto, pelas condições precárias das pousadas e também pela qualidade dos guias, que também são os motoristas, copeiros, também pelo estado dos carros.
Esclareça-se também que essas condições precárias são do tamanho exato do preço pago pelo passeio, na faixa de US$ 70,00.
A pior da nossa aventura ficou por conta dos motoristas. Dando toda impressão de terem bebido, dirigiam com imprudência até que vieram a bater com os carros um no outro. Antes disso percebeu-se uma conduta muita inconveniente dos mesmos em relação às mulheres do grupo, algumas acompanhadas dos maridos. Isto aconteceu no segundo dia.
Entretanto, o pior ainda estava por acontecer. Na madrugada do terceiro dia acordamos às 04:00 Hs e às 05:00 Hs estávamos saindo para o último dia de passeio. A temperatura estava uns dez graus negativos. Rodamos 1 Km e o carro parou com o motor fervendo. Consertaram, funcionou, rodou mais um pouco e ferveu de novo. Falaram que a água do radiador e tubulações havia congelado. A solução foi aquecer as peças congeladas, para isso o motorista ateou fogo em capim e pano velho e botou em baixo do motor. Avaliando que aquela situação era de alto risco achamos melhor sair de dentro do carro. Ficamos expostos àquele frio por uns 20 minutos e tivemos que voltar correndo para dentro do carro pois estávamos congelando. Apesar de tudo, lá dentro o risco era menor.
Já amanhecia quando os motoristas quebravam a superfície congelada do lago para pegar água e colocar no radiador.
Ficamos seriamente traumatizados e preocupados quanto ao nosso retorno para Uyuni. Tínhamos que pegar o ônibus 20:00 Hs de volta para La Paz, e estávamos sem confiança no carro. Achamos melhor desistir do resto do passeio. O motorista sugeriu irmos até um ponto mais a frente onde havia uma fonte de águas termais e de lá retornaríamos. E assim foi. Deixamos de visitar só mais dois pontos próximos à fronteira com o Chile.
tcnegrao
 
Mensagens: 3
Desde: 11 Out 2008, 09:23

Re: Salar Uyuni

Mensagem não lidapor michel » 11 Out 2008, 14:37

Então essa Sandra tour não me parece muito boa né ?!
MICHEL
Avatar do usuário
michel
Membro de Honra
Membro de Honra
 
Mensagens: 1492
Desde: 30 Jan 2003, 01:25
Localização: Sampa, SP, Brasil

Re: Salar Uyuni

Mensagem não lidapor Bruno Pettinelli » 14 Out 2008, 19:36

Eu tambem conheci o Salar - fiz o passeio de um dia, 20 dólares - e o serviço nao é ruim só nessa Sandra Tour não, eu peguei outra, que nao lembro o nome, e o carro tambem quebrou, antes de chegar ao Salar. Vimos outros carros parados no caminho, e quando passamos por um nosso motorista gritou: "a la putaaa", zoando o motorista enguiçado. Ficamos 25 minutos com o motorista, literalmente, dentro do motor. Nosso piloto tinha uns 16 anos e leva junto a irmã, de aprox. 13 anos, a co-pilota, que nada fazia nem falava. Eles colocaram umas musicas chatas pra cacete, estilo Calypso boliviano, e fomos até o fim ouvindo isso, agonia, só havia esta fita. Lá conhecemos o lugar, muito, muito foda. Depois almoçamos, precariamente: uma comida horrivel e fria que nos dão por direito do pacote. Na volta pegamos uma chuva muito forte e o carro estava com o para-brisas quebrado, o motorista ia com a cabeça pra fora, mas nao estava nem aí para o pavor da meninas turistas. Por dentro não dava para ver nada.

Eles não têm o minimo de preparo para receber o turista. É outra recepção, comparando com o Brasil.

Mas o lugar é mágico, realmente, apesar do deserviço, vale MUITO a pena conhecer. Vão!!

bruno pettinelli
Bruno Pettinelli
 
Mensagens: 4
Desde: 09 Out 2008, 23:36

Re: Salar Uyuni

Mensagem não lidapor MariaEmilia » 16 Out 2008, 01:16

É o Salar esta em meus planos para a próxima viagem.
Pelo que ando pesquisando e lendo no relatos as duas melhores empresas são :
Colque Tours, que domina a região e a Cordillera Tour, que é a única que oferece a opção de hospedagem no hotel de sal, e com o diferancial de terem agências em Uyuni e San Pedro, o que segundo os relatos é muito bom, devido aos carros quase sempre apresentarem problemas mecânicos e assim terem opções nos dois extremos da viagem.
Ainda estou pesquisando e vendo como fechar minha próxima mochilada, mas com certeza vou optar por uma das duas agências.

Maria Emilia
Avatar do usuário
MariaEmilia
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com
 
Mensagens: 1899
Desde: 26 Ago 2008, 15:09
Localização: Cuiabá - MT

Re: Salar Uyuni/Bolivia

Mensagem não lidapor menphis » 17 Jan 2012, 10:43

Olás,

Fui para o Salar de Uyuni (Bolivia) em maio de 2010 . Na verdade fiz na mesma viagem a San Pedro de Atacama. Comprei o pacote tradicional de 4 dias a partir de San Pedro de Atacama (SPA) (Chile) pela agencia de turismo Cordillera ( não tive problemas com eles). Comprei na hora em SPA . A comida e hospedagem já inclusa no pacote. A quantidade de comida não é muita então e sempre bom levar umas bolachas, chocolate e agua para reforçar. Foram 6 pessoas em uma Toyota Land Cruiser (fica um pouco apertado) as bagagens ficam no rack de teto, protegidos por uma lona e acessíveis apenas no fim do dia. Leve uma mochilinha pequena para ficar com você na cabine, para levar camera, pilhas, agasalho, água . Lembrem-se de guardar o ticket de entrada no parque, pois ele é pedido em alguns lugares. No primeiro dia sofremos bastante com o vento. Fica muito frio e a areia lançada pelo vento incomodava muito fora do carro. Nos outros dias o tempo ficou bom sem ventos . Como nossa passagem de volta era por San Pedro de Atacama, no último dia chegamos em Uyuni as 15:00 e as 18:00 pegamos uma outra Toyota Land Cruiser da mesma agencia de turismo, de volta para San Pedro de Atacama. (Deviamos ter ficado pelo menos um ou dois dias em Uyuni para conhecer a cidade, mas não me ocorreu a idéia). Essa Toyota estava vazia pois estava indo para SPA para pegar um grupo de turistas que ia começar o passeio por lá . Paramos a noitinha para pernoite e acordamos de madrugada para continuar viagem até SPA . Como a volta também passa pelo parque nos pediram para ver o ticket de entrada. A volta foi direta levou menos de dois dias. Lembrem-se que é proibido entrar no Chile com frutas, farinha, mel ou outros produtos in natura. Toda bagagem passa por raio-x .

Seguem alguns mapas com o intinerário a trações dia a dia. Alguns são propagandas de agencias de turismo, mas não estou recomendando nem "des-recomendando" nenhuma delas . Como o passeio é praticamente igual para todas as empresas as informações, em geral valem para todas. De qualquer forma antes de fechar um pacote pergunte tudo e se possível peça a nota fiscal por escrito do que está incluso ou não. Como disse não tive problemas com a Cordillera ( o carro não enguiçou nem ficamos sem comida ou vaga nas pousadas).

Uyuni_folder
Mapa do roteiro Uyuni



Uyuni_folder2
Mapa do roteiro Uyuni 2.


Em alta resolução :
Salar de Uyuni - Bolivia
http://www.4shared.com/folder/n3B83vxD/ ... uyuni.html


Boas
andadas, caminhadas, sacolejadas
Avatar do usuário
menphis
 
Mensagens: 8
Desde: 25 Jan 2006, 14:46
Localização: Brazil

Re: Salar Uyuni/Bolivia

Mensagem não lidapor Arthur Brito » 20 Out 2012, 14:08

ola..

estive olhando os mapas, gostaria de tirar algumas duvidas com quem já fez a viagem..

partindo de Corumbá, é recomendado ir de carro em 2 ou 4 pessoas até uyuni e de lá fazer o passeio pelo salar de 3 dias com o carro dos guias????

Está passeio de 3 dias passa pelo chile e volta para uyuni, que seria onde guardariamos o carro em algum hotel...??

Gostaria de passar pelo chile, mais nao intendi como funciona os tramites de imigracao..


obrigado ::otemo::
Arthur Brito
 
Mensagens: 5
Desde: 20 Out 2012, 12:12

Re: Salar Uyuni/Bolivia

Mensagem não lidapor Michelcsbd » 10 Jun 2013, 00:43

Pretendo seguir de moto, de La Paz até lá. Qual o caminho? quanto tempo de viagem? De lá pretendo seguir para o Chile.
Avatar do usuário
Michelcsbd
 
Mensagens: 51
Desde: 02 Jan 2013, 18:40
Localização: Bom Despacho,Minas Gerais, Brasil

Re: Salar Uyuni/Bolivia

Mensagem não lidapor hermanito » 08 Jan 2014, 09:30

CUIDADO! Foreigner Adventur. Fui fazer dois dias de salar junto com um amigo. Foi prometido um pacote que nao foi cumprido. Fizemos um passeiode meio dia e jogaram a gente no hotel de sal. só foram buscar a gente depois de muita insistencia da dona do hotel as 5 e meia da tarde do outro dia. QUANDO OUVIREM O NOME DE ANDREA RESPONSAVEL PELA EMPRESA CORRAMMMMMM!!!!
hermanito
 
Mensagens: 4
Desde: 08 Jan 2014, 09:17

Re: Salar Uyuni/Bolivia

Mensagem não lidapor Renan Carneiro » 15 Jan 2014, 11:18

Vou passar pela Bolívia no mochilão que irei fazer em agosto.

Pode comprar o passeio ao Salar em San Pedro de Atacama?
Renan Carneiro
Avatar do usuário
Renan Carneiro
 
Mensagens: 53
Desde: 25 Fev 2013, 16:27
Localização: João Pessoa

Re: Salar Uyuni/Bolivia 3 dias abril 2014

Mensagem não lidapor OrlandoSampaio » 26 Abr 2014, 15:31

Contribuindo com informações atualizadas:

Estavamos em Santa Cruz de La Sierra , eramos quatros pessoas e iriamos encotrar mais duas em Uyuni, que estava vindo da Argentina, inicialamente a viagem seria de ônibus, mas ao ir ao terminal Rodoferroviário verificar os preços e horarios, mudamos de idéias, e optamos ir de avião até Sucre, e de lá seguir de ônibus.
Ônibus Santa Cruz/Sucre: 15:00 horas de viagem, valor em Bols: $160,00 Semi cama = U$ 24,00 Dolares
Avião Santa Cruz/Sucre: 30 minutos de viagem, valor em Bols: $340,00 (U$ 50 dolares), (devido a ter comprado a passagem no dia anterior), com maior antecedência acha-se de $280 Bols. Viajamos na TAM, (Tranportes Aereo Boliviviano)
Em Sucre às 12:30, pegamos um ônibus da Empresa Emperador, chegamos em Potosi, as 16:00 onde rapidamente trocamos de ônibus, bem melhor e semi cama, chegamos a Uyuni ás 20:00, custo da passagem $60,00 Bols.
Ficamos no Hostal El Cactus, Custo de $55,00 Bols por pessoa em quarto com banho compartido, e $80,00 bols com banho privado.
Fizemos o passeio de 3 dias pela agencia Thyago, valor de $700,00 Bols por pessoas, incluido hospedagem e alimentação, mais o pagamento de $30,00 Bols para acesso a Ilha dos Cactus e $150,00 bols para entrada no parque, na primeira noite a ducha quente custou 10,00 Bols , já na segunda $15,00 Bolivianos.
Volta de ônibus de Uyuni a Sucre, saindo às 21:00, chegando às 05:00 da manhã (em Potosi houve há uma troca de ônibus), valor $60,00 Bols.
Obs. Ficamos uns trinta minutos dentro do ônibus parado em uma rua de Potosi, isso às 02:00 da manhã, esperendo a troca do ônibus, imagino isso no Brasil, acho que teriam levado até os pneus.
Ao retronar do paaseio do Salar, fomos comprar as passagens de Sucre para Santa Cruz, só encontramos para o dia seguinte na Amaszonas, e agora pelo valor de $423,00 Bols por pessoas.
O horário previsto do vôo era às 10:00 horas, mas houve problema com a aeronave, e só embarcamos em outra aeronave às 160:00 horas, mas a empresa conduziu os passageiros a um restaurante (muito bom), no centro de Sucre.
O atraso do vôo foi RECOMPENSADO, pelo almoço e a permanencia de mais algumas horas no belo Centro da mais bonita cidade da Boívia.
Avaliação:Passeio de 3 dias, Mutio bom, vale cada centavo gasto, é muito mais do que o contido em diversos relatos e fotos postadas por aqui.
Agência: Thyago, Superou as expectativas,
Transporte: a) Santa Cruz/Sucre, recomendamos ir de Avião os relatos da viagem de ônibus não recomendam, muito longa cansativa, ônibus desconfortáveis abaixo do padrão boliviano. b) Sucre/uyuni, viajamos pela Emperador,(ida e volta), na ida de Sucre até Potosi, em ônibus comum, , e de Potosi até Uyuni em ônibus semi cama (bus cama, três poltronas), na volta foi o inverso.
Clima: Gostoso durante o dia e frio muito, muito intenso a noite. ::otemo::
OrlandoSampaio
 
Mensagens: 3
Desde: 26 Abr 2014, 13:56

Re: Salar Uyuni/Bolivia

Mensagem não lidapor ana_leticia » 28 Abr 2014, 20:30

Obrigada pela atualização Orlando.
Parto pra Bolívia domingo :D
Avatar do usuário
ana_leticia
 
Mensagens: 120
Desde: 07 Nov 2010, 21:46


Voltar para Bolívia - Relatos de Viagem



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante