Relatos de viagem no Peru
#1198979 por evelynlaitz
29 Jun 2016, 18:58
Minha vinda a Cusco foi mais precisamente para visitar Machu Picchu. Três dias de passeios em Cusco me proporcionou um monte de fotos e muito conhecimento dos tão desconhecidos Incas, Visitei Maras y Moray com suas lindas salinas. Pisaq e Ollaytaitambo com suas misteriosas ruínas. Para visitar esse lugares você deve comprar o boleto turístico (parcial 60 soles) total 130s e contratar uma agência que te leve lá. O boleto também pode ser comprado na hora no ingresso da atração já que o parcial é válido somente para dois dias compensa comprar no ingresso da atração. O total e válido para 10 dias. Bem depois de uma prévia do que seria Macchu Picchu era hora de partir para fazer a trilha salkantay. Acordei as 3:30, já havia agendado o táxi para as 4:00 para me levar até o ponto da van que sai para Mollepata. Essa van não tem horário para sair, fechou lotação sai. Saímos as 6:00 da manhã, chegamos em Mollepata as 8:30 e fui direto tomar um café que fica ali na praça mesmo. O senhor do café disse que seria necessário pegar um táxi para começar a trilha e eu insisti que queria ir caminhando, queria saber onde estava meu marido e o porquê de eu estar só. Fui pedir informações para o policial da cidade e disse que era para eu esperar o seu companheiro que eles então me levariam até o começo da trilha, eu aceitei a ajuda. Logo seu colega de trabalho chega e me levam até Marcocasa, que seria onde o taxista iria me levar. Os policiais dão lição de moral o caminho todo dizendo que uma mulher sozinha não deveria ficar andando por aí sozinha e que eu deveria estar em casa cuidando dos filhos, nessa altura eu já havia inventado que era casada e que as férias de meu suposto marido não dava certo com a minha. Comecei a trilha e logo alcancei um casal com seu guia que iriam a frente. Parei um pouco, não queria alcançar eles pois assim poderia segui los. Já logo um pouco mais a frente ultrapassei eles, pois estavam bem devagar.
DSC00199.JPG
Placas pelo caminho
DSC00199.JPG (1.95 MiB) Exibido 1467 vezes
Pedi informações para alguns dos que moravam ali e sempre diziam que estava no caminho certo. Parei num rio para comer um pouco e me refrescar, logo o grupo que havia deixado para trás me passavam novamente, troquei umas poucas palavras com o guia e continuei ali. Logo mais adiante parei num paiol com sombra e bancos e o grupo estava se aprontando para o almoço. Perguntaram se eu tinha prato para compartilhar algo para comer mas meu prato tava quase que inacessível e deixei passar. O guia me indicou o caminho mais tranquilo para ir e assim me livrar de andar na estrada, disse que era so seguir a canaleta de agua
DSC00249.JPG
Canaleta de agua ate Soraypampa
DSC00249.JPG (1.93 MiB) Exibido 1467 vezes
Seguindo adiante até Soraypampa, um lugar paradisíaco, acho que um dos mais lindos da travessia. Já eram as 17, preparei algo para comer e logo já fui dormir pois noutro dia a trilha seria mais puxada.
IMG_20151225_155840640_HDR.jpg
Soraypampa
IMG_20151225_155840640_HDR.jpg (2.44 MiB) Exibido 1467 vezes
Acordei as 5:30 com barulho de chuva o que era bem desanimador para aquele dia, iriam caminhar cerca de 10 horas e chuva não era a companhia que desejava. Mesmo assim arrumei minhas coisas e as 7 já estava pronta para sair e a chuva cessara. Segui o caminho observando algumas pessoas que iam a cavalo outras que me ultrapassavam, eu era a única que carregava todo o peso, todos os outros tinham contratados empresas ou pelo menos cavalos para levar suas coisas. A visibilidade era pouca e a Monte Salkantay passou desapercebido, escondido entre nuvens. A medida que a subida ia aumentando meu ritmo diminuía, mas estava indo bem até chegar a 4.200 metros, nessa altura comecei a ter tontura, canseira e movimentos muito lentos, tive que me espertar e coordenar melhor os movimento porque a vontade era de dormir. Finalmente alcanço o passo e logo já vem a tão desejada descida, que desci bem rapidinho, mas essa também não terminava mais,
IMG_20151226_101448.jpg
Proximo ao El passo Salkantay
IMG_20151226_101448.jpg (842.9 KiB) Exibido 1467 vezes
cheguei no ponto do almoço as 14 horas, já estava bem atrasada, esquentei o que sobrara da janta e continuei caminhando cheguei em Chaullay as 17 e decidi caminhar até o próximo vilarejo: Colcapampa. Acampei por lá, comprei uma cerveja da dona do camping que não quis cobrar pelo camping e noutro dia o guia do grupo que também estava acampado lá me deu dicas para chegar até La Playa. Como era época de chuvas a trilha estava fechada então teríamos que compartilhar a estrada com carros, vans, patolas e desmoronamento. Em 40 minutos de caminhada havia um desmoronamento que bloqueava a estrada toda e graças a aptidão da patola já estava limpa e pronta para uso em 30 minutos. Seguia a descida contemplando a paisagem com o céu se abrindo até chegar em La Playa, Lá era a parada para o almoço então tinha que esperar todos os grupos almoçar para seguir de van sentido hidroelétrica, a priori meu plano era seguir o caminho a pé, mas como a trilha que cortava caminho estava em condições precárias e sem visibilidade e iria caminhar provavelmente até as 22 para chegar em Aguas Calientes naquele dia, na verdade precisaria de mais um dia para chegar la caminhando, mas no próximo já teria que estar em Machu Pichu pois as minhas entradas ja estavam compradas. O guia que havia dado as dicas para mim de manha me chamou para almoçar, como eu estava com preguiça de esquentar minha comida aceitei o agrado para a minha infelicidade a comida começou a fazer mal uns 40 minutos após ingerida. Tive que correr com urgência ao banheiro. E a viagem toda minha barriga fazia ruídos. A estrada que seguia só dava espaço para um carro passar o que fazia com que cada vez que encontrassemos um outro carro alguém teria que manobrar, cuidando para não cair precipício abaixo. Finalmente chegamos a hidroelétrica e começamos a caminhar nos trilhos até águas calientes, foram 3 horas de trilha, chegando na cidade um alegre rapaz veio ao meu encontro a oferecer pouso, era exatamente o preço que pretendia pagar e iria ter um quarto com banheiro privativo o que me salvou durante a noite de rainha. Meu plano era acordar as 4:30 para subir as escadas a caminho de MP, as 3:00 já havia passado mais tempo no banheiro do que na cama, então resolvi tomar um remédio para a dor de barriga, acordei as 6 sentindo a fraqueza em pessoa, então decidi pagar o bus para subir até a portaria de MP. Chegando lá fiquei no aguardo na formação de um grupo para compartilhar um guia.
IMG_20151228_134439607.jpg
Finalmente Machu PIcchu
IMG_20151228_134439607.jpg (2.35 MiB) Exibido 1467 vezes
Tinha entrada para a montana as10 mas minha condição física não era a melhor. Resolvi sair do parque comprar um Gatorade para hidratar, acabei ficando umas duas horas descansando nos bancos e tomando 1 litro de Gatorade. Após isso melhorei consideravelmente e fui visitar parque e tirar todas as fotos que o dia permitia. Fiquei até as 17 no parque e finalmente desci as escadas. No outro dia de manhã acordei cedo acordei bem melhor e me arranquei a descer os trilhos para chegar a hidroelétrica. Cheguei lá as 10:45 e os turistas ainda não haviam começado a descer. Perdi o dia todo para chegar em Cusco pois as 2:30 ainda estava em Santa Maria esperando lotação e a viagem seria de 4 a 5 horas.
Moral da Historia: A trilha Salkantay vale a pena, mas não ha muita informação para faze-la por conta. E teria valido muito a pena se eu tivesse voltado de trem para Cusco, pois a viagem de volta foi terrível, era muita mas muita curva, eu que dificilmente passo mal em estrada fiquei mal a viagem toda.

#1209714 por Paulonishi
11 Ago 2016, 23:19
Saudações Evelyn! Estou me planejando para fazer essa trilha em outubro. Vc a fez em quantos? Foi melhor comprar os ingressos à MP antecipadamente? Planejo fazê-la em 3 dias e se puder me dar mais algumas dicas, será ótimo. Parabéns pelo post! Isso ajuda e incentiva muito. Abraço
#1209825 por Otávio Luiz
12 Ago 2016, 13:51
Que legal, é o primeiro relato que vejo sobre fazer Salkantay sem guia e mulas, na raça!
Parabéns!!!
#1210527 por Jardel Stenio
16 Ago 2016, 02:21
Paulonishi escreveu:Saudações Evelyn! Estou me planejando para fazer essa trilha em outubro. Vc a fez em quantos? Foi melhor comprar os ingressos à MP antecipadamente? Planejo fazê-la em 3 dias e se puder me dar mais algumas dicas, será ótimo. Parabéns pelo post! Isso ajuda e incentiva muito. Abraço

Eai Paulo, firmeza? Pretendo fazer a trilha por conta tbm, tô indo com a patroa. Vai quando? Estarei em cusco a apartir do dia 13 de outubro, eu acho... Meu roteiro ainda tá aberto!
#1212229 por Paulonishi
22 Ago 2016, 22:33
Jardel Stenio escreveu:
Paulonishi escreveu:Saudações Evelyn! Estou me planejando para fazer essa trilha em outubro. Vc a fez em quantos? Foi melhor comprar os ingressos à MP antecipadamente? Planejo fazê-la em 3 dias e se puder me dar mais algumas dicas, será ótimo. Parabéns pelo post! Isso ajuda e incentiva muito. Abraço

Eai Paulo, firmeza? Pretendo fazer a trilha por conta tbm, tô indo com a patroa. Vai quando? Estarei em cusco a apartir do dia 13 de outubro, eu acho... Meu roteiro ainda tá aberto!

Salve Jardel! Minha viagem começará por Lima, dia 7 de outubro. Devo chegar em Cusco dia 17/10. Pretendo fazer a trilha dia 19, no máximo. Estou coletando informações. Uma dica legal é salvar o mapa da região no Google Maps em modo offline. Dá pra ver todo o trajeto da trilha por ele. Qualquer coisa, é só perguntar. Abraço!
#1216961 por Duke
12 Set 2016, 19:41

Falaê, Paulo. Beleza?
Li que você irá fazer essa trilha em outubro?
Já tem data certa? Irá fazer com alguma agência?
Estarei em Cuzco na primeira quinzena de outubro. Eu estava me preparando para ir a Choquequerao. Falei com diversas agências mas não há grupos formados. E não quero fazer a trilha sozinho.
Estou vendo outras oportunidades de trilhas.
Abraço
#1217214 por Paulonishi
13 Set 2016, 17:54
Duke, estarei em Cuzco no dia 17 de outubro e, no máximo, dia 18 estarei já na trilha. Não vou por agência, optei por fazer a trilha sozinho mesmo. Qualquer coisa, mande msg. Abraço!
#1220112 por Ed Filho
25 Set 2016, 16:26
Paulonishi escreveu:
Jardel Stenio escreveu:

Salve Jardel! Minha viagem começará por Lima, dia 7 de outubro. Devo chegar em Cusco dia 17/10. Pretendo fazer a trilha dia 19, no máximo. Estou coletando informações. Uma dica legal é salvar o mapa da região no Google Maps em modo offline. Dá pra ver todo o trajeto da trilha por ele. Qualquer coisa, é só perguntar. Abraço!

Iai galera, to chegando em Lma dia 05 de outubro. Podemos fazer a trilha juntos. Além de mais seguro, estaremos no mesmo barco..rsrs Add no WhatsApp 79 999760986. Vlw
#1220815 por Duke
27 Set 2016, 22:57
Falaê Paulo!
Estaremos em Cusco em datas diferentes. Começarei a trilha na primeira semana de outubro. Bom trekking pra tu!
Abração
Carlos
#1221264 por evelynlaitz
29 Set 2016, 16:04

Ola Paulonishi, Eu fiz essa trilha em 3 dias/duas noites. Eu comprei os ingressos antecipadamente mas não foi a melhor ideia não, principalmente porque quando cheguei em Aguas Calientes tive um desarranjo intestinal. porem não sei se vendem na hora/no dia. E so pedir as dicas ai.
#1221265 por evelynlaitz
29 Set 2016, 16:06
Otávio Luiz escreveu:Que legal, é o primeiro relato que vejo sobre fazer Salkantay sem guia e mulas, na raça!
Parabéns!!!

Obrigada Otavio!!
#1222464 por marcioomoraiss
04 Out 2016, 17:46
Olá @evelynlaitz

Primeiramente, parabéns pelo relato, é o Segundo que leio de alguém que fez a Salkantay por conta, sem guia.
Logo, vamos abusar de quem já fez e tiras as mil e uma dúvidas.. kkk

Estou com meu roteiro montado para Maio/2017, só ainda definindo as reais datas.
E pretendo fazer a Salkantay também sem guia, dá uma boa economia.
1-É fácil conseguir van que te deixem no início da trilha?
2-Os campings são os mesmos de quem faz com guia e paga pelo tour?
3-Você mesmo que fez tua prórpia comida ou tb se tem a opção de comer com os guias pagando? (pretendo fazer a minha, pra evitar algum perrengue estomacal heheheh)
4- Partindo de Mollepata o primeiro camping é em Sorayapamp, o Segundo em Chaula e depois para La playa, correto? De La Playa vai-se para Santa Tereza e depois Hidrelética? Pega-se van ou a caminhada é grande ainda?

Por hora acho que é só.
Conte-nos tudo, não esconda nada...kkkkkkkkkkkkkk

Obrigado
#1222721 por Paulonishi
05 Out 2016, 15:58
Duke escreveu:Falaê Paulo!
Estaremos em Cusco em datas diferentes. Começarei a trilha na primeira semana de outubro. Bom trekking pra tu!
Abração
Carlos

Valeu Carlos! Abraço e boa trilha
#1222723 por Paulonishi
05 Out 2016, 16:14
evelynlaitz escreveu:

Ola Paulonishi, Eu fiz essa trilha em 3 dias/duas noites. Eu comprei os ingressos antecipadamente mas não foi a melhor ideia não, principalmente porque quando cheguei em Aguas Calientes tive um desarranjo intestinal. porem não sei se vendem na hora/no dia. E so pedir as dicas ai.

Obrigado Evelyn! Seguirei as suas dicas e depois coloco aqui. Abraço

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes