Salto Yucumã - Perguntas e Respostas

Guias e troca de informações sobre os destinos do estado do Rio Grande do Sul

Salto Yucumã - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor Paulo Dall Oglio » 25 Ago 2009, 15:58

Olá. Alguem possui informações ( onde ficar) sobre o Salto Yucumã, na divisa entre Rio Grande do Sul de Argentina
Paulo Dall Oglio

Re: Salto Yucumã

Mensagem não lidapor Stefracaro » 25 Ago 2009, 16:19

Não sei te dizer onde você pode ficar pois eu fui pra lá mas voltei no mesmo dia. Sei que lá perto das quedas é proibido acampar, vai ter que ver mais pra cidade mesmo.
Eu fui pro Salto em março desse ano, é muito muito muito lindo.
Ele fica na cidade de Derrubadas no RS, fronteira fluvial com a Argentina e pra chegar lá tem que passar pelo município onde vai ter gente pra explicar o caminho pras quedas.
Dica compre refrigerante em qualquer cidade antes de Derrubadas, compramos ao chegar lá para evitar ter que levar no Jipe que estava apertado e pra nossa surpresa o dono do mercadinho cobrou nada mais nada menos que R$ 10,00 por uma Coca-Cola.
Sim, não preciso falar que só compramos uma e dividimos ela para 4 pessoas dhaudsa.
Lá perto das quedas depois de uma estrada que se n me engano é de 16 km de terra batida onde vc vai chacoalhar um montão tem umas mesinhas pra fazer uma comida, com churrasqueira e banheiros.
Lembre de levar água pra descer perto das quedas pois é muito quente lá e o caminho e de pedras então tem q ficar pulando o que cansa mais. E pra percorrer todo o caminho é longinho considerando o terreno.
Mas é simplesmente maravilhoso de tão lindo.
Vale a pena visitar.
Qualquer dúvida é só perguntar.

Legenda da Foto
Galera nas quedas :)
Stefracaro

Salto do Yucumã

Mensagem não lidapor diegodotta » 11 Mai 2010, 20:14

O maior salto longitudinal do mundo pode desaparecer, mas isso não é nada perto do desastre que pode causar para as cidades vizinhas e o meio ambiente. Ou será o contrário? Veja mais em:

phpBB [video]
Diego Dotta - A bagagem sempre volta maior
http://www.livrodemochila.com
diegodotta

Re: Salto Yucumã - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor MINEIRENSE » 05 Jul 2010, 14:48

Planejo ir aos Saltos de Yucumã em Julho. Planejo ficar em Itapiranga - SC. Este passeio dá para levar crianças de 6 e 8 anos, devido ao trecho de pedras entre o final da mata e a beira d´água?
MINEIRENSE

Mensagem não lidapor puretzbr » 21 Ago 2010, 13:55

Olá.. não tem como acampar perto então?
você ou alguem sabe qual é o lugar mais proximo onde se possa acampar?
Imagem - Imagem - Imagem - Imagem - Imagem
"faça da sua vida sua grande história..
puretzbr

Mensagem não lidapor GioSar » 08 Set 2010, 11:09

Olá. Também pretendo conhecer este lugar lindo com minha esposa e filha de 6a. Só para informação de quem pretende viajar ao local, por informações que disponho, as quedas só são visiveis no periodo da seca (de novembro a março), dependendo muito das chuvas nas demais epocas. Nos outros meses o rio esconde essa maravilha. Abraço a todos e boas mochiladas.
"Ontem, fiz o fácil. Hoje, faço o difícil. Amanhã farei o impossível"
GioSar
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Karenldc » 08 Set 2010, 13:26

O Salto Yucumã dista 485 km da capital gaúcha, muncípio de Derrubadas - RS
Chega-se até lá:
pela rodovia estadual RS RS 330 - norte-nordeste de Três Passos - RS, BR 468, BR/RS 472, RS 330 - 40km
Depois de Derrubadas, percorre-se 4,2 km de estrada de chão para chegar ao Parque.
Não existe infra-estrutura para camping no Parque Estadula do Turvo, que é onde se localiza o Salto Yucumã, mas antes de chegar existe o Parque das Fontes com area para camping, cabanas e pousadas e também o Pesque Pague Martens que oferece serviços de area para camping.
De ônibus, partindo-se de POA, é a empresa Ouro e Prata,
Quem estiver na região, e tiver tempo também pode percorrer a região das missões e a região das pedras semi preciosas.

Não há infra-estrutura de lancheria no Parque. que funciona de quarta a domingo, porém só é permitida entrada até as 16:30 h.
Não é permitido acampar no Parque e nem levar animais domésticos.
Káren - Editora
Karenldc
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor deiafranzoi » 16 Nov 2010, 09:18

ONDE FICAR
Pessoal fui pra lá esse feriado, mas não fiquei na cidade. Porém, juntei alguns folders com informações de onde ficar:
Parque das Fontes - fone 55 3616 3112 (www.balnearioparquedasfontes.hpg.com.br)
Balneário Martens - fone 55 3616 3332 (www.balneariomartens.hd1.com.br)

pelos folders, os dois são bem legais, com piscinas, toboáguas e uma ótima infra estrutura

FONES ÚTEIS
centro de informações turísticas - fone 55 3616 3071
Estação rodoviária: 55 3616 3271
parque Estadual do Turvo: 55 3616 3024
www.derrubadas-rs.com.br

HORÁRIO DE VISITAÇÃO:
de 4ª a domingo
das 08:00 as 17:00
a entrada só é permitida até as 15:30 hs.

PREÇOS
entrada R$10,62 por carro
Não sei o preço dos outros veículos, mas não é caro.

MAIS INFORMAÇÕES:
na visita ao salto, dá pra ir com criança tranquilo, fomos com meus sobrinhos de 2 e 10 anos.
da entrada do parque até os saltos são 15 Km de estrada de chão, que estava bem conservada.
Não vi lugar pra vender bebidas e comidas por lá, então vá preparado.
Levar protetor solar e repelente.
deiafranzoi
Colaborador
Colaborador

Salto do Yucumã Acesso

Mensagem não lidapor Paulomrd » 13 Jan 2011, 12:40

Boa tarde!

Estou planejando visitar o Salto do Yucumã no carnaval.

Tenho algumas dúvidas e estou com dificuldades para esclarecê-las.

Saindo de São Paulo, para qual cidade devo ir?
Não achei passagem direta para Derrubadas.

A entrada no parque é cobrada por veículos, como estarei sem, tem algum ônibus ou empresas que levem até o Salto?

O lado argentino tem alguma atração diferente?

Se alguém puder me ajudar, agradeço muito!

Depois da viagem postarei as informações que conseguir.

Saudações
Paulomrd

Re: Salto do Yucumã Acesso

Mensagem não lidapor deiafranzoi » 18 Jan 2011, 12:59

Paulo
tem algumas infos no tópico de Yucuma:
salto-yucuma-perguntas-e-respostas-t36438.html

pra chegar em Derrubadas tu tem que passar em Frederico Westphalen e por Tenete Portela, coloca a rota no google maps que dá bem direitinho
Quando estive lá não vi ônibus que leve pessoas avulsas, só de excursoes já formadas.
A estrada pra chegar é de terra e de Derrubadas até o salto dá uns 20 Km.
Do lado Argentino tem um barco que navega pelo rio ao longo de todo o salto, deve ser bem legal, mas não sei se vale a pena cruzar a fronteira pra fazer só isso de diferente.
Boa sorte!
Déia
deiafranzoi
Colaborador
Colaborador

Re: Salto do Yucumã Acesso

Mensagem não lidapor Paulomrd » 04 Fev 2011, 08:17

Obrigado pelas informações Déia.

Liguei na prefeitura de Derrubadas e me passaram o telefone uma pessoa que faz o transporte até o Salto do Yucumã.

O nome dele é Adelino.

55 9917-0321.

Saudações,

Paulo
Paulomrd

Mensagem não lidapor sergiofoz » 06 Mar 2011, 19:16

O caminho entre Quebradas até o parque esta sendo asfaltado.
Esta iniciando a construção de infraestrutura no parque...mas tudo isso vai levar um tempinho....

segue os valores cobradas em março de 2011.
A melhor epoca para visitação é na seca onde os saltos ficam mais visiveis. A foto mostra os saltos em epoca de cheia.
Do lado da Argentina a visitação eh feita com uma embarcação, que pelo apurei é feita de maneira irregular (será?)
Anexos
Preços.jpg
Preços.jpg (77.19 KiB) Exibido 7105 vezes
Cheia.jpg
Cheia.jpg (98.63 KiB) Exibido 7105 vezes
Sergiofoz
Foz do Iguaçu - PR - BR

As MP recebidas serao respondidas nos referidos tópicos. Suas duvidas são importantes para os outros.

Relatos:
2006 = de-foz-do-iguacu-a-machu-picchu-de-moto-via-paraguai-t62823.html"
2011 = de-foz-do-iguacu-ao-ushuaia-de-moto-via-carreteira-austral-t62824.html"
2014 = Em elaboração: cordilheira-branca-peru-ago-2014-t87546.html
sergiofoz
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor Cimarron » 14 Jan 2012, 18:59

Reportagem muito interessante sobre o Parque Estadual do Turvo

Cimarron

Mensagem não lidapor marat e kate » 26 Jan 2012, 13:00

O Salto do Yucumã é realmente incrível, estive lá agora em janeiro e o lugar é simplesmente fantástico. Em derrubadas há dois campings, fiquei nio balneário Martens, tem piscina com toboágua, pesque-pague, cabanas, quisques com churrasqueira, quadras esportivas, restaurante, lancheria, jogos (sinuca e pebolin)
A estrutura é boa, o atendimento excelente pelos proprietários faz tu te sentires em casa, o preço é acessível. O ponto negativo é que não pode levar nenhum tipo de bebida, tem que comprar dele, e embora o preço seja acessível, não tem muita variedade.
marat e kate

Mensagem não lidapor Cimarron » 29 Jan 2012, 14:49

Informaçoes do site da SETUR sobre o Parque Estadual do Turvo:

Parque Estadual do Turvo

Derrubadas

Imagem

Caracterização:
Criado em 1947, originalmente como Reserva Florestal, o Parque Estadual do Turvo foi a primeira Unidade de Conservação da Natureza (Lei Federal n° 9.985/2000) instituída pelo Estado do Rio Grande do Sul. No contexto atual, o Parque Estadual do Turvo se destaca por ser a última porção significativa da formação vegetal do Alto Uruguai no Rio Grande do Sul. Sua criação teve como objetivo proteger os processos naturais mais relevantes para a persistência e evolução das comunidades e o regime hídrico do rio Uruguai e seus afluentes. Essa Unidade de Conservação abrange cerca de 17.500 hectares de floresta, que permitem abrigar mais de 700 espécies de plantas, cerca de 290 espécies de aves, mais de 30 espécies de mamíferos de médio e grande porte, dentre as quais muitas espécies raras e/ou ameaçadas. O Parque é o último refúgio em território gaúcho para espécies como a anta e a onça-pintada. No leito rochoso do rio Uruguai forma-se uma cachoeira com 1.800 metros de extensão longitudinal. Esse é o Salto do Yucumã, cuja beleza cênica atrai visitantes ao Parque. A existência do Salto incentivou a organização de um consórcio turístico, que conta com a participação de 33 municípios do Noroeste do Estado, na região da Rota do Yucumã.

VISITAÇÃO:
O Parque Estadual do Turvo está aberto à visitação de quarta-feira a domingo, das 8h às 18h, sendo que a entrada no Parque poderá ocorrer somente até as 16h30min. A visitação está restrita ao Salto do Yucumã. No momento, não existem trilhas abertas à visitação. Não existem lanchonetes em funcionamento no interior do Parque. Portanto, o visitante deve levar seu próprio lanche. Quanto aos ingressos:
- Os ingressos são vendidos na entrada do Parque.
- São cobrados valores diferenciados para entrada de motocicletas, automóveis, utilitários para transporte de passageiros, micro-ônibus e ônibus.
- O valor do ingresso inclui os ocupantes dos veículos.
- Crianças com até 10 anos de idade são isentas do pagamento de ingresso.
- O valor do ingresso é determinado pela Lei Estadual n° 8.109/1985, que define as taxas de serviços diversos relativos aos órgãos estaduais, com base na Unidade Padrão Fiscal (UPF). Para valores atualizados, consultar o site da Secretaria Estadual do Meio Ambiente - SEMA: http://www.sema.rs.gov.br.

O Parque Estadual do Turvo situa-se no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, junto ao rio Uruguai, na divisa com o Estado de Santa Catarina e a província argentina de Misiones. Como chegar:

Partindo de Porto Alegre
- De carro:
- BR-116 até BR-386 para Nova Santa Rita; BR-386 até BR-472 para Taquaruçu do
Sul; BR-472 até RS-330 em Tenente Portela; RS-330 até Derrubadas.
- De ônibus:
- partida pela empresa Ouro e Prata até Tenente Portela, onde ocorre conexão com outro coletivo até Derrubadas. Do Centro de Derrubadas até a entrada do Parque percorre-se cerca de 4 km de estrada de terra. Há possibilidade de tomar um táxi no centro da cidade para deslocar-se ao Parque.
- Observação: De Tenente Portela a Derrubadas são 20 km, sendo que somente os primeiros 6 km estão asfaltados.
- Outros acessos:
- RS-569 – liga Palmeira das Missões à RS468, que segue até Coronel Bicaco;
- BR-472 – liga Taquaruçu do Sul a Tenente Portela;
- BR-472 – liga Três Passos a Tenente Portela;
- RS-330 – liga Tenente Portela a Derrubadas.

Partindo de Santa Catarina
- Chega-se por Itapiranga, onde é realizada travessia do rio Uruguai com balsa, após seguindo por Barra da Guarita pela RS-163, logo após pela RS-472 por Vista Gaúcha e Tenente Portela e, por fim, pela RS-330 até o município de Derrubadas.
Partindo de Misiones/Argentina
- O ponto mais próximo para travessia do rio Uruguai é em El Soberbio, após seguindo por Tiradentes do Sul, Três Passos e Tenente Portela, pela RS-472 e, por fim, pela RS-330 até o município de Derrubadas.

Distância Capital (km): 490
Distância Centro (km): 4
Cimarron

Próximo

Voltar para Rio Grande do Sul