Ir para conteúdo

Salve, Salvador!!!


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Esse é meu segundo relato no site. Hoje vou contar como foi minha viagem para Salvador. Em maio desse ano (2011), resolvi conhecer a capital baiana. Desde o inicio do ano já estava planejando minha ida a Salvador. No começo de abril, 40 dias antes, achei uma boa promoção no site da TAM e comprei a passagem por 97 reais no trecho Confins-Salvador. Foi uma viagem marcante pra mim pois pela primeira vez estaria viajando de avião, e sozinho! Também já tinha pesquisado preços na internet e reservado a hospedagem no hotel Porto da Barra, que fica na avenida Sete de Setembro, bem em frente a Praia do Porto da Barra e que custava 60 reais a diária, com 15% de desconto para quem, como eu, ficasse pelo menos 3 dias hospedado. Ainda não conhecia o Mochileiros.com nem sabia da existência de hostels, mas acabei conseguindo boas pesquisas na net e um preço bom na hospedagem. Claro com ajuda aqui do site seria mais proveitoso e eu faria mais coisas, mas a gente vai aprendendo com a vida... Então, munido de meus inseparáveis mapas que eu mesmo faço pelo Google Maps editados no paint, saí de minha cidade no sábado, 14 de maio de 2011, às 06:30 da manhã, num frio de 13 graus, rumo a BH. Cheguei na rodoviária de BH às 8 horas e peguei o ônibus da Conexão Aeroporto às 08:30. Os ônibus da Unir são a opção mais barata para deslocamento de BH a Confins. Você pode conferir os horários no site http://www.conexaoaeroporto.com.br/. A passagem custa R$ 8,15 e a viagem dura 1 hora. Cheguei em Confins às 09:30, meu vôo para Salvador era 10:56. Cheguei em Salvador às 12:30, depois de ter decolado pela primeira vez na vida, com um calorzinho de 28 graus, sem nenhum sinal do outono mineiro que deixei para trás. Desembarcando em Salvador me deparei com a minha primeira e maior decepção: o transporte público de Salvador. Eu tinha feito meus roteiros das linhas urbanas que eu precisava usar através do site http://www.transalvador.salvador.ba.gov.br/transporte/categorias/onibus/linhas.php; e escolhi ir do aeroporto para a Barra por uma linha que passava pela Federação, pois queria passar de fora de alguns locais onde não iria passar a pé, queria so ver de passagem mesmo como a UCSAL, a torre da Record e o cemitério do Campo Santo. Então escolhi a linha 1002 Aeroporto-Campo Grande, que dava algumas voltas mas passava por esses locais que eu queria conhecer. No site da Transalvador informava que esse ônibus circulava com intervalos de 53 minutos, saindo 12:30, 13:23 e 14:16. Sabem o que aconteceu? Cheguei no terminal de ônibus 12:50 e fiquei esperando, esperando, esperando e o tal ônibus só apareceu 14:40!!!! Recomendo a todos que chegam em Salvador que peguem os ônibus vermelhos que fazem uma linha direta do aeroporto para o centro de Salvador com passagem a 3 reais e que circulam com bastante freqüência. Mas como eu queria passar por aqueles locais que já tinha dito, esperei a linha que tinha planejado, pensando que fosse dar certo! ::putz:: Achei os ônibus de Salvador bem velhos, so esses que fazem a linha expressa do aeroporto tem um aspecto mais novinho. Juntando a volta com o transito de Salvador, desci na Barra às 16 horas e me hospedei no hotel. Esse sim, correspondeu muito bem as minhas expectativas, recomendo pois é bom e barato. A diária era 60 reais e como fiquei 3 dias ganhei 15% de desconto. O site do hotel é http://hotelportodabarra.com.br/; vale a pena, perto do Farol da Barra, boa localização, a praia parece uma piscina e o por do sol ali é lindo! Depois de me instalar no hotel, fui a pé mesmo para o Shopping Barra, uns 10 minutos a pé dali. Lá eu lanchei e assisti ao filme Velozes e Furiosos Rio, que tava em cartaz. Depois, por volta de 20 horas, voltei pela orla da Barra, passei num supermercado pra abastecer o frigobar do hotel e fui descansar porque a maratona da viagem de ida já tinha me cansado.

 

Domingo, 15 de maio de 2011

Saí pra circular em Salvador bem cedo, 8 horas já tava na rua. O domingo tava bem nebuloso, dava umas pancadas de chuva e parava. Eu tava de férias em maio, então fui nesse mês, mas quem quer um tempo menos instável não deve ir para Salvador entre maio e julho, pois é a estação mais chuvosa por lá. Eu tive sorte na segunda e na terça, só vi chuva no domingo mesmo, mas não atrapalhou. Meu primeiro destino era o Pelourinho. Ônibus da Barra para o Centro pelo menos não foi problema, tinham muitos, esperei pouco. Desci em frente ao Mercado Modelo, subi o Elevador Lacerda e lá estava eu, circulando pelo histórico Pelourinho, lugar incrível lembra muito as cidades históricas de Minas. Fiquei lá a manhã toda até a hora do almoço. Percorri as ruas até a igreja de Santo Antônio. Almocei num restaurante que servia PF numa das ruas transversais perto do palácio Rio Branco. Comida razoável, figuras estranhas no lugar, quando saí do almoço uma puta ou sei lá o que ela era saiu me seguindo, comecei a correr e ela começou a correr atrás. Uma "amiga" dela surgiu e começou a correr tb ::lol4:: Entrei no elevador Lacerda e dei no pé ::mmm: Chegando lá embaixo, com sorte, já entrei imediatamente no ônibus que ia pro Bonfim. Ainda bem que já tinha terminado meu passeio no Pelô e meu roteiro era seguir pro Bonfim, mas que eu passei um aperto com as oferecidas haha eu passei! No Bonfim, região da cidade bem diferente, mais tranquila, menos movimento, área mais amigável, assisti missa lá às 15 horas e depois dei uma volta na redondeza e fui até o forte de Mont Serrat. Peguei um ônibus de volta já anoitecendo e mais uma vez fui vitima do transporte coletivo de Salvador pois um ônibus do Bonfim para a Barra demorou quase 1 hora quando no site informava linhas a cada 20 minutos. Na Barra, fui jantar numa churrascaria gaúcha perto do Farol da Barra e depois fui pro hotel, pois já tava moído depois de tanto bater perna nas ladeiras do Pelourinho.

598db0c9b7e7b_Imagem072.jpg.a0ffc83d29965e061874e066ac757e52.jpg

 

Segunda, 16 de maio de 2001

Na segunda, o sol voltou com força. Saí cedo de novo para o meu roteiro do dia: A ilha de Itaparica. Desci no terminal de Ferry Boat e mais uma vez percebi que cumprir horários não é o forte do transporte por lá. O sistema de ferrys tava operando só com duas embarcações e tava tudo atrasado. Tinha programado pegar o ferry boat de 9 horas mas ele saiu só 09:50. Chegando em Itaparica já tratei logo de ver que horas dava pra voltar e já garanti uma passagem para o próximo disponível que era só às 13 horas!! E isso ainda era 10:30!! Com passagem de volta garantida, fui dar uma volta na ilha, que parece uma cidadezinha do interior. Não tem muita coisa pra ver, mas queria conhecer lá. Achei muito sossegado. Voltei as 13 horas e em Salvador decidi, já com algumas experiências traumáticas com o transporte coletivo, que pra conhecer bem uma cidade é melhor ir andando e fui a pé do terminal de ferry boat até o mercado Modelo, que não é muito longe. O mercado Modelo é incrível para quem quer levar lembranças da Bahia. Tem muito artesanato e é bem barato. Comprei bastante coisa lá. Depois, como tava com disposição, subi o elevador Lacerda, tirei mais fotos lá pois o dia tava ensolarado e no dia anterior eu tirei fotos com o tempo nublado. De volta às imediações do Elevador Lacerda, basta tirar uma câmera do bolso ou dar pinta de turista que aparecem trocentos vendedores de fitinha, guias mirins e tal que fui desvencilhando deles sem que antes ele quase que me obrigassem a deixar me colocar uma fitinha no braço. Cheguei ao fim do dia com 5 fitinhas amarradas no braço :lol: Como já era quase 16 horas, desisti de ir ao lago dos orixás perto da Fonte Nova, pois o passeio em Itaparica demorou mais do que eu tinha planejado por causa dos atrasos no ferry, então resolvi voltar pra Barra a pé, conhecendo melhor a cidade. Passei pela Praça Castro Alves, Largo Dois de Julho, Largo do Campo Grande, Corredor da Vitória e Ladeira da Barra. Fiquei imaginando como aquilo ali deve se transformar no carnaval, pois esse é um dos principais circuitos do carnaval baiano. Chegando no hotel, tomei banho e fui conhecer um local exótico, pois gosto de sair um pouco dos pontos turísticos convencionais e ir para um local onde dá pra ter uma noção melhor da vida cotidiana dos moradores. Então fui pra região do Iguatemi. Demorei demais pra chegar, não porque o ônibus tivesse demorado (não dessa vez!!) mas porque era a hora do rush de uma segunda-feira e tinha um engarrafamento monstro na região do Aquidabã. Fui na rodoviária de Salvador só pra ver como é, pois jamais teria coragem de encarar 24 horas de ônibus pra chegar aqui em casa, depois atravessei por umas passarelas enormes por cima de uma avenida agitadíssima e dei uns passeios no shopping Iguatemi. Lanchei por lá e às 20:40 fui para o terminal de ônibus em frente ao shopping para esperar alguns “minutinhos” pelo ônibus que me levaria para a Barra pelo caminho mais curto. Mais uma vez enganado pelo site do transporte coletivo!! Se eu fosse pra Paripe não teria problemas pois passava um atrás do outro. Passou uns 2 onibus onde estava escrito a Barra como destino mas como tinha visto no site que eles davam muitas voltas e como pensava que o meu não fosse demorar, não peguei esses. Mas teve uma hora que eu desisti. Já era quase 22 horas, já tinha mais de 1 hora que eu tava ali e nada da linha que eu precisava!! Então decidi que pegaria o próximo ônibus que passasse escrito Barra! E assim fiz. O tal ônibus deu tanta volta que eu já tinha perdido o senso de direção. Depois entrou numa favela, todo mundo começou a descer e o ônibus subiu um morro enorme donde eu via as luzes da cidade toda lá do alto. A essa altura, sem saber direito onde eu tava (porque eu tinha feito o mapinha de todas as linhas que eu ia pegar, mas como a que eu precisava não passava entrei em qualquer um e estava sei lá onde!!) e no ônibus só tinha eu, duas mulheres o motorista e o cobrador e todo mundo tinha descido e ninguém entrava, perguntei pro cobrador: esse ônibus tá indo pra Barra mesmo?! Ele disse: Tá sim, mas a gente ainda tá no meio do caminho!! ::ahhhh:: Aí o onibus começou a descer do alto do morro, algumas pessoas começaram a entrar e o onibus foi enchendo de novo! E continuou dando voltas. Quase 11 da noite e eu cheguei na Barra. Resultado da ópera: ônibus em Salvador é uma furada!! Demoram demais a passar! Nas minhas andanças por BH, Rio, Vitória e outras cidades, nunca tive problemas com ônibus, mas Salvador... ah se eu tivesse mais grana e pudesse alugar um carro ou pegar um táxi!!!

598db0caca340_Imagem146.jpg.719425088f951fd202bf7a0343d00769.jpg

598db0cb2df9f_Imagem169.jpg.2c1406b379c6a88c8c5429724e2ddf8d.jpg

598db0cb66853_Imagem180.jpg.5bf7db40457a785e4b73ed69e3bacb45.jpg

 

Terça, 17 de maio de 2011

De manhã, fui curtir meu último dia em Salvador mais light, sem andanças. Era dia de ir pra praia. Passei a manhã toda em frente ao hotel, na praia do Porto da Barra, com ondas calmas, agua transparente, uma delícia. Ao meio dia, tomei banho, peguei minhas coisas, fechei as 3 diárias do hotel e peguei o primeiro ônibus com destino ao aeroporto, afinal, tava escaldado com esses ônibus de Salvador. Cheguei lá pouco depois de 14 horas e meu vôo era 16:35. desci em Confins pouco depois das 18 horas e fui pra BH, de onde peguei o ônibus de volta pra minha cidade às 20:15. Cheguei em casa 22 horas, com o frio de 10 graus me fazendo lembrar que a Bahia ficou para trás.

Esse é meu relato sobre Salvador, uma cidade muito legal, ótima pra quem gosta de cultura, história, belas praias, povo hospitaleiro...só evite os ônibus de lá!rsrsrsrs!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Que aventura Célio!!!!!

 

Aqui em Salvador é melhor esquecer as tais informações sobre linhas de ônibus da transalvador... ah! tb esqueça mapinhas do google, da próxima vez vc pergunta às pessoas... com certeza vão indicar os ônibus que não dão muitas voltas.

 

affff transporte do aeroporto para o centro é uma via crucis... este último feriado eu tive q pegar 3 ônibus: um para São Cristóvão, um para a rodoviária e depois um para Brotas (onde eu moro) mas consegui chegar...ufa!

 

muito legal seu relato! abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...