por tombrun » 21 Mar 2011, 18:45
Galera, estive agora em fevereiro em Cartagena e San Andres e como peguei alguma informações por aqui que me foram úteis na viagem, gostaria agora de compartilhar minhas experiências. Abaixo vão algumas considerações gerais, mas podem perguntar algo qe não esteja escrito. Antes de mais nada, não fui especificamente no estilo mochilão, mas algumas dicas podem ser úteis.
Colômbia --> Fui a Bogotá por milhagem pela GOL, mas a TAM também oferece o mesmo serviço (apesar de preferir o Smiles, por conta das limitações de validade de 3 meses da TAM). As passagens internas (BOG x CAR -- CAR x SAN -- SAN x BOG ), eu comprei em sites colombianos (COPA e AVIANCA), que saem mais em conta que os brasileiros. Aliás, Bogtá x Cartagena eu comprei no aeroporto, porque eu queria arriscar pegar o primeiro vôo disponível (17:30h), após o desembarque previsto. Esse trecho não comprei antecipadamente, porque temia haver atraso no vôo saindo aqui do Rio para Bogotá.
Cartagena --> Fiquei 4 noites e achei a cidade muito atraente, mas diferentemente do que havia imaginado, ficar na cidade murada não é a melhor opção (sempre costumo ficar onde pretendo curtir mais a noite). Hospedei-me no Hotel Caribe e paguei menos da metade do preço a un dos seus equivalentes em luxo na cidade murada ( Charleston). O Caribe fica em Boca Grande, área mais moderna de Cartagena e o custo de táxi (tabelado) de lá até a cidade murada é de 6000 pesos col. Ceca de R$ 5,00. O hotel é um luxo e me custou cerca de R$ 270,00 a diária de casal. As refeições (não inclusas) são um show a parte. Os passeios me decepcionaram um pouco. Achei a falta de segurança dos barcos que os levam as "islas del Rosario", um ponto a ser considerado pelas autoridades locais (meu regresso do passeio a Playa Blanca, deixou o passeio Buggy em Natal, com emoção, parecendo brincadeirinha de criança). A cidaee murada é linda mesmo, mas ela "dorme" cedo. Com excessão de alguma poucas lojas (joyerias con esmeraldas), alguns poucos bares (adorei o Donde Fidel) e as casas para "bailar", o comércio fecha as 20:00 h. São poucos restaurantes por lá. As ruas ficam meio "vazias" após esse horário. Mas gostei da cidade.
San Andres ---> SENSACIONAL !! Gostei de Cartagena, mas ADOREI San Andres. Também fiquei 4 noites e digo: é muito pouco. No mínimo umas 7 noites por lá. Dicas:
1- NÃO fiquem nos hotéis da rede PortoBello, que infelizmente ostenta uma bandeira brasileira. O hotel é horrível. Na verdade os hotéis, porque são 3 deles. O dono é super atensioso, mas... não dá. Nos dois que ficam no calçadão da praia, os quartos são velhos, mal cuidados, de péssima aparência. O café da manhã é super controlado (lembrei-me do tempo em escola pública quando a merendeira é quem colocava o que eu iria comer). O menos ruim é o Plaza, que fica a somente 5 m desse tal calçadão, mas me puseram no 4º andar, num hotel que não tem elevador, nem carregador (-ele já vem aí). Felizmente passei só uma noite e fui para o ...
2- Hotel Lord Pierre- que é um paraíso (em relação ao inferno do PortoBello). Seu elevador com vista panorâmica é um show a parte. Tem "piscina" salgada, os quartos são maravilhosos. Os drinques quase perfeitos (o quase é por conta das bebidas "nacionais" utlizadas).
3- As compras são realmente vantajosas. Algumas coisas são mais baratas que no freeshopping (tipo um Gold-Label, que custa US$ 72,00 no Dutfry, custa US$ 55 por lá). Eletrônicos só não são mais baratos que em Miami, mas se você não planeja ir até os States, ou não tem ninguém que vá, vale a pena comprar filmadoras, câmeras e etc.. . Pra mulherada que gosta de esmeraldas, elas são um pouco mais baratas que em Cartagena.
4- Tirando os bons hotéis (que são mais caros que em Cartagena), as coisas em San Andres são muito baratas. Uma cerveja gelada, por exemplo, no calçadão da praia, custa menos de R$ 2,00 ( 2000 pesos col )
5- Os passeios são muito bons, principalmente a Johnny Cay (imperdível) e o aquanautas.
6- Caminhar pelo calçadão (peatonal) a noite, é relaxante
Gerais --> Descobri que, ao menos no Banco do Brasil, é necessário fazer uma solicitação EXCLUSIVA para liberação do cartão para saques. Só a liberação para uso internacional não basta (ao menos foi essa a explicação que me deram). Fiquei sem poder sacar em espécie e o que me salvou foi que levei alguns dólares e reais, que usei nas casas de cãmbio (tanto em Cartagena, como em San Andres). Os países que me inforram haver essa necessidade são: Colômbia, Peru e Paraguai.