Matheus_rj escreveu:Pessoal,
Estou indo agora em meados de setembro para San blas. Ficarei 5 noites por lá.
Alguma recomendação especial, além daquelas citadas na reportagem do mochila Brasil?
Para os que ficaram em Cartí, com o Sr Arquimedes... como é o esquema da comida? Temos que levar alguma coisa da "cidade" ou o que eles disponibilizam tá de bom tamanho?
Olá Matheus,
Fiquei em Carti alguns dias no fim do mês de janeiro deste ano.
Eu tive o mesmo receio que você, com relação à "falta" de comida, e posso te dizer que a minha alimentação em San Blas fui bem acima das expectativas.
O café da manhã era simples (com uns paes de coco, geleias, manteiga, suca, café, leite, etc) mas bem completo! Em alguns dias teve até Nutella, rs (não sei se algum turista largou o pote por lá ou se é costume por lá mesmo). Mas em geral eu era um dos primeiros a tomar o café da manhã, e sinceramente não sei se chegava a faltar algo para os últmos que comiam.
O almoço e jantar era uma espécie de marmitex (aquela embalagem redonda de papel alumínio), como tem aqui no Brasil ... em geral era arroz, feijão, uma carne (normalmente frango), e um pouco de salada. Vinha tudo numa boa quantidade, e se você não come muito é suficiente par apassar o dia.
Uma dica bem legal é comprar peixe com a população local das ilhas em que você estiver fazendo o tour ... eles pescavam e assavam na hora, e era muito barato e delicioso (pagamos 2 atuns que devia dar mais de 2 quilos por US$ 5 no total, se não estou enganado).
Uma dica já colocada aqui é para você levar bastante água ... caso não consiga comprar na cidade do panamá, existem alguns locais em carti que vendem (se não me engano era 3 ou 4 dólares por uma daquelas garrafonas de uns 8 litros). Mas uma coisa legal de você levar (caso você goste) são barras de cereais, bolachas, etc para fazer uma sobremesa ... pois não encontrei muita coisa dessa vendendo por lá.
Uma observação caso você leve comida é para não deixa-las nos quartos embalados com sacos plásticos. Um colega que esteve hospedado por lá fez isso, e seu saco de pao, bananas e bolachas apareceram com pequenas marcas de mordidas redondas (sinal que um rato entrou na casa em algum horário do dia e fez um "lanchinho" com suas compras, rs) ... então peça para os kunas para colocar na geladeira, ou em algum armário.
Espero ter ajudado ...
Abs
Observação - mudando de assunto, encontrei um outro mapa bem legal com a localização de algumas ilhas!

E olha só ... existe uma publicação de mapas náuticos do Panamá (
http://www.sailorsnet.com/Panama_Cruisi ... _Index.htm), que possivelmente deve ter todos os mapas de San Blas e outras regiões.