Acabei de voltar de San Blas, então vou postar aqui algumas informações atualizadas.
Fomos (eu e minha mulher) de Cartagena para San Blas com o veleiro Stahlratte (
http://www.stahlratte.org/). O barco é ótimo, apesar de já ter mais de um século de atividade. A tripulação é toda alemã. O preço é um pouco mais caro que os outros barcos (US$380) mas valeu a pena, porque esse barco, por ser grande, consegue navegar a velocidades maiores que os outros (sim, parece contraditório, eu sei, mas é que um barco maior conseguer encarar as ondas 'mais de frente', enquanto que um menor tem que ir tergiversando mais). Pra terem uma idéia, há barcos que levam mais de dois dias pra fazer essa viagem, enquanto nós levamos menos de 24hs, devidos aos ótimos ventos (+ de 9 nós).
Ancoramos perto das ilhas de Coco Bandero, e lá ficamos desfrutando por mais dois dias. Os outros passgeiros vinham da Inglaterra, França, Irlanda, uma turma bem divertida. A comida a bordo era excelente, na última noite comemos lagostas frescas ao molho de laranja! A acomodação é no deck inferior, num grande salão onde foram colocadas divisórias e cortinas para separar os quartos. Tínhamos uma cama de casal para nós. Confortável, apesar de não haver muita privacidade.
Na manhã do quarto dia, navegamos até Carti, onde os outros passageiros pegaram o carro pra Cidade do Panamá, mas nós resolvemos ficar mais uns dias em San Blas. Fechamos com o mesmo senhor Arquimedes que já foi mencinado aqui, mas agora o preço aumentou (ou talvez porque fosse carnaval): US$25 por cabeça para ficar em Carti, ou US$30 na Isla Diablo, com tudo incluído. Passamos a primeira noite em Carti, mas não gostamos, porque estavam havendo uma festa na ilha. Entenda-se por festa índios caindo de bêbados as dez da manhã, e daí pra pior. No outro dia, após esperarmos muuito, uma canoa nos levou pra Isla Diablo, que fica ao lado da Perro. Lá sim pudemos relaxar e aproveitar o visual, apesar de que por causa do feriado as ilhas de maneira geral estavam bastante cheias, com canoas chegando a todo momento.
Deu pra perceber que eles não tem estrutura pra receber muita gente, além da demora pra se conseguir canoas pros traslados, a comida foi horrível: teve dias que só foram servir o almoço depois das três da tarde, e ainda assim serviram sardinha em lata, porque simplesmente as carnes (peixe, frango) haviam acabado em todo lugar! No último dia, por sorte, conhecemos um francês que já tinha morado no Brasil e que estava acampando na ilha, e tinha levado equipamento de churrasco. Compramos uns polvos de uns pescadores e fizemos um churrasco de polvo, bem maneiro.
Se prepare também porque as ilhas não tem conforto nenhum. Na Diablo nem banheiro tem, e se quiser tomar banho é com uma água salobra, super bizarra de um poço cavado no meio da ilha. Mesmo em Carti, que tem uma estrutura melhor, não existe água encanada nem 'banheiro' como concebemos. No último dia a canoa que nos levou de Diablo para Carti estava literalmente caindo aos pedaços, e acabamos a viagem com mais de um palmo de água, morrendo de medo que fôssemos afundar de vez. O carro para a Cidade do Panamá leva umas três horas e meia e custa US$25.
Conclusão:
O lugar realmente é lindo, mas tem que ter muita disposição pra encarar as ilhas. Se fosse lá de novo, tentaria ir numa época menos movimentada que o carnaval, e levar equipamento pra acampar. Assim, você pode ter realmente uma ilha só pra você. Também não contrataria pensão completa e faria minha própria comida. Nesse caso se paga US$10 de diária e mais US$10 por deslocamento de canoa, e se pode comprar peixes e frutos do mar diretamente dos pescadores (um polvo de bom tamanho, +-2 kgs, custa uns US$2,50, por exemplo). Dessa maneira você pode comer uma comida muito melhor que a que normalmente servem por lá.
Quanto a viagem de barco, ela é muito bacana, mas só pra quem tem estômago pra isso. Marina enjoou logo que saímos de Cartagena e ficou a viagem toda prostada na cama. Eu curti muito, especialmente a sensação de navegar a noite, impulsionado somente pelo vento, debaixo de um céu maravilhosamente estrelado. De qualquer maneira, é inegável que ir de avião é mais barato (de Cartagena a Panamá, +-US$150, mais US$25 pra chegar em San Blas). Como disse acima, existem também outros barcos que fazer essa viagem, mas eu optaria pelo Stahlratte de novo sem mesmo.
Quem quiser saber mais pode consultar nosso blog. Ainda não tem nada de San Blas mas eventualmente vamos postar.
http://paodequeijocomacai.wordpress.com/Pedro Ivo