Orkut
Facebook 
 Twitter
Youtube 
Flickr 

San Blas - Perguntas e Respostas

Troca de informações sobre destinos do Panamá. San Blas, Bocas Del Toro, Panama City...

Re: San Blas - Perguntas e Respostas

Mensagempor alfranger » 16 Jan 2009, 21:29

A melhor época é q tem dinheiro sobrando e tá cansado(a) de trabalhar - hehehe. Falando sério, evita época de férias/feriados q fica tudo muito concorrido (se gostar de paz/exclusividade)... Dá uma pesquisada no google sobre a época dos furacões no Pacífico/Atlântico, só por precaução...
Ai, que vontade de viajar hoje...
alfranger

Data de registro: 27 Mai 2008, 09:29
Próximo Destino: Praia ou montanha?? Sonhos: Nova Zelândia e Chile.
Reputation point: 0

Mensagempor floresleandro » 25 Jan 2009, 15:45

Também fiquei fascinado! Quero ir lá nesse ano e tb gostaria de saber a melhor época.
No google, descobri que a temporada de furacões na América Central vai de 01/junho a 30/novembro (http://www.ambienteemfoco.com.br/?p=6863
e http://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=35017). Será q ir nessa época seria tãããão arriscado assim?
floresleandro

Data de registro: 20 Jul 2008, 23:19
Próximo Destino: (Chile) Deserto do Atacama e (Bolívia) Salar de Uyunu; Cartagena-San Andres; México
Reputation point: 419

Mensagempor Silnei » 26 Jan 2009, 11:55

A melhor época é entre Dezembro e Março. Entre Junho e Outubro é época de chuva e também época dos furacões no Caribe, mas não ouvi falar sobre passagem de furacões em San Blas.
Minhas Fotos: Flickr | Picasa |
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Data de registro: 20 Mai 2002, 01:00
Próximo Destino: A Paz Mundial ;D
Reputation point: 1223

Mensagempor pdantas » 02 Mar 2009, 14:08

Acabei de voltar de San Blas, então vou postar aqui algumas informações atualizadas.
Fomos (eu e minha mulher) de Cartagena para San Blas com o veleiro Stahlratte (http://www.stahlratte.org/). O barco é ótimo, apesar de já ter mais de um século de atividade. A tripulação é toda alemã. O preço é um pouco mais caro que os outros barcos (US$380) mas valeu a pena, porque esse barco, por ser grande, consegue navegar a velocidades maiores que os outros (sim, parece contraditório, eu sei, mas é que um barco maior conseguer encarar as ondas 'mais de frente', enquanto que um menor tem que ir tergiversando mais). Pra terem uma idéia, há barcos que levam mais de dois dias pra fazer essa viagem, enquanto nós levamos menos de 24hs, devidos aos ótimos ventos (+ de 9 nós).
Ancoramos perto das ilhas de Coco Bandero, e lá ficamos desfrutando por mais dois dias. Os outros passgeiros vinham da Inglaterra, França, Irlanda, uma turma bem divertida. A comida a bordo era excelente, na última noite comemos lagostas frescas ao molho de laranja! A acomodação é no deck inferior, num grande salão onde foram colocadas divisórias e cortinas para separar os quartos. Tínhamos uma cama de casal para nós. Confortável, apesar de não haver muita privacidade.
Na manhã do quarto dia, navegamos até Carti, onde os outros passageiros pegaram o carro pra Cidade do Panamá, mas nós resolvemos ficar mais uns dias em San Blas. Fechamos com o mesmo senhor Arquimedes que já foi mencinado aqui, mas agora o preço aumentou (ou talvez porque fosse carnaval): US$25 por cabeça para ficar em Carti, ou US$30 na Isla Diablo, com tudo incluído. Passamos a primeira noite em Carti, mas não gostamos, porque estavam havendo uma festa na ilha. Entenda-se por festa índios caindo de bêbados as dez da manhã, e daí pra pior. No outro dia, após esperarmos muuito, uma canoa nos levou pra Isla Diablo, que fica ao lado da Perro. Lá sim pudemos relaxar e aproveitar o visual, apesar de que por causa do feriado as ilhas de maneira geral estavam bastante cheias, com canoas chegando a todo momento.
Deu pra perceber que eles não tem estrutura pra receber muita gente, além da demora pra se conseguir canoas pros traslados, a comida foi horrível: teve dias que só foram servir o almoço depois das três da tarde, e ainda assim serviram sardinha em lata, porque simplesmente as carnes (peixe, frango) haviam acabado em todo lugar! No último dia, por sorte, conhecemos um francês que já tinha morado no Brasil e que estava acampando na ilha, e tinha levado equipamento de churrasco. Compramos uns polvos de uns pescadores e fizemos um churrasco de polvo, bem maneiro.
Se prepare também porque as ilhas não tem conforto nenhum. Na Diablo nem banheiro tem, e se quiser tomar banho é com uma água salobra, super bizarra de um poço cavado no meio da ilha. Mesmo em Carti, que tem uma estrutura melhor, não existe água encanada nem 'banheiro' como concebemos. No último dia a canoa que nos levou de Diablo para Carti estava literalmente caindo aos pedaços, e acabamos a viagem com mais de um palmo de água, morrendo de medo que fôssemos afundar de vez. O carro para a Cidade do Panamá leva umas três horas e meia e custa US$25.

Conclusão:
O lugar realmente é lindo, mas tem que ter muita disposição pra encarar as ilhas. Se fosse lá de novo, tentaria ir numa época menos movimentada que o carnaval, e levar equipamento pra acampar. Assim, você pode ter realmente uma ilha só pra você. Também não contrataria pensão completa e faria minha própria comida. Nesse caso se paga US$10 de diária e mais US$10 por deslocamento de canoa, e se pode comprar peixes e frutos do mar diretamente dos pescadores (um polvo de bom tamanho, +-2 kgs, custa uns US$2,50, por exemplo). Dessa maneira você pode comer uma comida muito melhor que a que normalmente servem por lá.
Quanto a viagem de barco, ela é muito bacana, mas só pra quem tem estômago pra isso. Marina enjoou logo que saímos de Cartagena e ficou a viagem toda prostada na cama. Eu curti muito, especialmente a sensação de navegar a noite, impulsionado somente pelo vento, debaixo de um céu maravilhosamente estrelado. De qualquer maneira, é inegável que ir de avião é mais barato (de Cartagena a Panamá, +-US$150, mais US$25 pra chegar em San Blas). Como disse acima, existem também outros barcos que fazer essa viagem, mas eu optaria pelo Stahlratte de novo sem mesmo.

Quem quiser saber mais pode consultar nosso blog. Ainda não tem nada de San Blas mas eventualmente vamos postar.
http://paodequeijocomacai.wordpress.com/

Pedro Ivo
pdantas

Data de registro: 12 Dez 2005, 17:19
Próximo Destino: Venezuela

Mensagempor Silnei » 03 Mar 2009, 06:32

Oi Pedro,

Esse barco realmente é 10, visitei a tripulação pra perguntar sobre os custos e tudo mais e o pessoal é bastante alto astral. Só não fomos até San Blas com ele porque iria demorar mais 5 dias para conseguir mais passageiros e estávamos já há alguns dias em Cartagena. Quem puder fazer esse trajeto com o Stahlratte eu também recomendo!! ::cool:: ::cool:: ::cool::

Tirei essa foto dele perto de Carti:
Imagem

Você chegou a pegar a estrada de San Blas para Panamá City ou fez todos os percursos de barco?
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor pdantas » 03 Mar 2009, 08:27

Silnei, no final peguei o carro pra cidade do Panamá sim, bem tranquilo.
pdantas

Mensagempor Silnei » 03 Mar 2009, 08:34

Oi Pedro,

A estrada continua de barro ou seguiu o asfalto?
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor pdantas » 03 Mar 2009, 08:45

Eles estão asfaltando, mas ainda tem um bom pedaço no início (perto de San Blas) de barro, só passa 4x4. De qualquer maneira a conversa do pessoal lá é que é pra aproveitar enquanto dá, porque quando a estrada ficar pronto eles prevêem uma invasão de turistas de final de semana.
Editado pela última vez por pdantas em 04 Mar 2009, 11:06, num total de 1 vezes
pdantas

Mensagempor Silnei » 03 Mar 2009, 08:59

Que pena que o asfalto esta seguindo em frente. :cry:

Um ano atrás quando eu fui estava bem no começo, nem 100 metros de asfalto, e parecia que não iria continuar. Com certeza se asfaltar tudo vai ficar complicar, pois aí vai ser fácil demais chegar lá e o turismo de massa vai invadir. Muita gente tem medo de ir pra lá naqueles aviões pequenos e não iam de carro, pois até com 4x4 era muito complicado. Asfaltando vai virar caos, pois como você mesmo viu, não há estrutura pra turismo de massa lá.
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor l.vianna » 07 Mar 2009, 17:00

Olá, eu tenho uma amiga que vai sempre pra Colômbia pois o pai dela mora em Calí e eu quero ir no fim do ano e ficar aproximadamente 1 mês. Pensei, primeiramente, em comprar a passagem pela Copa e fazer um stop no Panamá mas eu descobri que tenho milhas pelo Smiles e posso usá-las para chegar a Bogotá, o que seria uma economia de mais ou menos mil dólares. Nada mal, não?
Mesmo assim, fiquei bastante tentada a conhecer o Panamá, principalmente depois que descobri San Blás. Aliás, parabéns pelo tópico!
A minha dúvida é...como faço pra chegar lá pagando pouco? A idéia do barco não me agrada muito pois eu já enjoei em outras ocasiões e sei lá, acho que pode se tornar um pouco entediante ficar 3 dias em alto mar, me corrijam se tiver errada. Além de ser bem salgado esse preço.
Acho que indo de avião valeria mais à pena mas eu só consegui achar por mais de 400 dólares! Quem disse que encontrou por 150, por favor, me diga como!

Estou com muitas dúvidas, não sei se pego uma passagem pra Calí com stop no Panamá, se vou pra Bogotá primeiro e depois vou pra San Blás, via Cartagena...se alguém tiver uma opnião...desde já agradeço!
l.vianna

Data de registro: 21 Jul 2008, 17:04
Próximo Destino: Colômbia
Reputation point: 1

Mensagempor Silnei » 07 Mar 2009, 17:28

As passagens no site da Copa Airlines variam mesmo. Por isso alguns pagam mais e outros menos na mesma passagem. Depende das datas e promoções. Tem que ficar garimpando, navegando pelas datas e horários até achar a mais barata. As vezes a diferença chega a mais de 50%. Agora na Colômbia tem o problema das taxas e impostos que fazem a passagem dobrar de preço. Bogotá x Cidade do Panamá, você vai pagar só de taxas uns US$ 130,00.
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor l.vianna » 07 Mar 2009, 17:51

Ah, entendi. De que cidade da Colômbia fica mais barato? Eu posso sair tanto de Calí, quanto de Bogotá quanto de Cartagena.
Como eu vou ficar em Calí, eu posso ir tanto do final de novembro - início de dezmebro até início de janeiro, qual é época em que as passagens ficam mais baratas, sabe dizer? Acredito que seja baixa temporada, não?
Brigada!
l.vianna

Data de registro: 21 Jul 2008, 17:04
Próximo Destino: Colômbia
Reputation point: 1

Mensagempor Silnei » 07 Mar 2009, 18:36

Bogotá e Cartagena. As duas são quase o mesmo preço e tudo depende das promoções e de se comprar a passagem com antencedência, pesquisando e navegando pelas datas no site. Hoje mesmo eu ví de US$ 99 e de US$ 150 a mesma passagem.
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor r.soares » 18 Jun 2009, 15:52

Olá amigo, pretendo ir ao Panamá no começo de 2010 e gostaria de passar uns 3 dias em San Blas. Vc saberia me dizer qual é a distância em Km de 4x4?? Geralmente o percurso é feito em quantas horas??

Valeu..
r.soares

Data de registro: 16 Jun 2009, 15:19

Mensagempor Silnei » 18 Jun 2009, 16:03

Olá R.Soares,

Essas informações já tem no tópico. Dê uma lida com atenção que você irá encontrar.
Silnei
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

AnteriorPróximo

Retornar para Panamá

Submarino.com.br