Santa Lúcia - Perguntas e Respostas

Guias, Troca de informações e Bate-Papo sobre destinos no Caribe

Santa Lúcia - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor Andre_Franca » 30 Abr 2009, 14:16

Santa Lúcia é um país insular das Pequenas Antilhas, no Caribe, com fronteiras marítimas com a Martinica, a norte, e São Vicente e Granadinas, a sudoeste. É também um dos países mais próximos de Barbados e sua capital é Castries.

Os índios taínos foram os primeiros a povoar a ilha de Santa Lúcia a partir do século III, mas os caribes substituíram-nos mais tarde.

A descoberta européia da ilha de Santa Lúcia é relativamente vaga, e os primeiros europeus devem ter chegado à ilha entre o final do século XV e o princípio do século XVI. Foi provavelmente descoberta por volta de 1500, pelo explorador espanhol Juan de la Cosa.

Depois de algumas tentativas falhadas de colonização, os franceses e os britânicos lutaram pela ilha e pelo seu belo porto natural de Castries ao longo dos séculos XVII e XVIII. Nesse período, a ilha mudou de mãos quatorze vezes, até que os britânicos passaram finalmente a controlá-la em 1814.

A ilha foi uma província da Federação das Índias Ocidentais entre 1958 e 1962. Foi-lhe depois atribuído o auto-governo em 1967 e a independência em 22 de fevereiro de 1979.

Imagem

CURIOSIDADES

Taxa de Embarque: 54 Dólares do Caribe do Leste.
Capital: Castries
Visto: Brasileiros podem permanecer sem visto por até 6 semanas.
Taxi do aeroporto ao centro: 20 Dólares do Caribe do Leste.
Viagem de ônibus: 3 Dólares (EC$)

HIGHLIGHTS

Castries - Capital com igrejas coloridas e bem projetadas.
Pigeon Island - Praia de areia branca que oferece um bom snorkel, grutas e caminhadas.
Soufrière - Mergulho, montanhas e mais.

COMO CHEGAR LÁ?

Air Caraïbes - Fort-de-France, Pointe-à-Pitre
American Airlines - San Juan
LIAT - Antigua, Barbados, Dominica-Canefield, Georgetown, Trinidad, St Vincent, San Juan)
Air Canada Montreal, Toronto-Pearson
Air Transat Toronto-Pearson [seasonal]
American Airlines Miami, New York-JFK
British Airways London-Gatwick, Port of Spain
Delta Air Lines Atlanta
Jetblue Airways New York-JFK
Skyservice Toronto-Pearson
Sunwing Airlines Toronto-Pearson
United Airlines Chicago-O'Hare, San Juan, Washington-Dulles
US Airways Charlotte, Philadelphia
Virgin Atlantic London-Gatwick
Westjet Toronto-Pearson

ACOMODAÇÃO

em Castries: Bon Apetit - 452-2757, PO BOX 884 - 45 USD por pessoa.
em Gros Islet: Conch Shell Inn - 35 USD

Imagem

Imagem

Imagem
André F.
Imagem
Andre_Franca
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Re: Santa Lúcia - Perguntas e Respostas

Mensagem não lidapor thelittle » 15 Nov 2009, 09:30

Santa Lucia ou como eles falam "saint lútia" foi a ilha que mais gostei e que um dia quero retornar. A capital Castries é interessante porque fica na baía que concentra tudo: o aeroporto, o porto, o centro, as mansões, as lojas chiques de jóias, as vans que partem em todas as direções da ilha, o mercado pulblico, o comercio em geral, as igrejas. Tudo isso no mesmo lugar e proximo.

Mas as praias de St Lucia, aaaaahhhhhhh as praias meus amigos........... Para começo de conversa existem vans publicas de Castries para quase todas elas. Nós optamos por ir até a área Rodney Bay, onde se concentram alguns hoteis e resorts e fica proxima à Pigeon Island. Só ao chegar nesta praia notei que tinha acertado na minha decisão, pois era a mesma praia que a excursão oficial do navio ia. Entretanto eles estavam pagando 30 dolares e eu 6 dolares por pessoa. Areia branquíssima, água absolutamente cristalina, cadeiras e guarda sol para alugar e sem aqueles vendedores chato tipo do nordeste? acertei em cheio!!!!

Além disso nesta praia eles disponibilizam para locação pequenos veleiros, jet ski, windsurf, barcos, etc. Eu aluguei um hobbie cat pois sou velejador. A sensação de velejar em águas tão limpidas é indescritivel. Assim fomos velejando até Pigeon Island ali perto. Entretanto a ilha é parque nacional e eles cobram 5 dolares para conservação da mesma. De nós nao cobraram nada porque ficamos só na praia mesmo. Mas e QUE praia!!!!! Nós tinhamos oculos de natação, e eu resolvi fazer um pequeno snorkel. Já de cara na extremidade da praia vejo duas lagostas acho que era mãe e filha, uma enorme e outra menor ao seu lado. Aquelas antenas compridas saido das pedras "farejando" a água. A ilha tem umas ruinas de um forte que até são interessantes, sem contar um mirante de onde se pode tirar boas fotos. Mas eu preferi curtir mais a velejada mesmo. Na volta paramos em outra prainha desabitada onde curtimos mais um pouco até devolver o hobbie ao dono.

Enfim foi um dia de praia perfeito, a cidade tambem me agradou, as pessoas são muito educadas. Com certeza volto lá um dia quando pretendo alugar um carro ou moto para explorar mais essa beleza de ilha.
Colaborador colombia
thelittle
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Andre_Franca » 15 Nov 2009, 21:04

hehehehe dificil alguem nao se apaixonar por "saint luxia" :D nao vou poder voltar ano que vem pois vou pra africa mas em 2011 quem sabe :)
André F.
Imagem
Andre_Franca
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor thelittle » 22 Nov 2009, 12:22

Coloco aqui algumas imagens que extraí do guia local da ilha

Imagem
Pigeon Island

Imagem
Centro de Castries

Imagem
Ilha
Colaborador colombia
thelittle
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Andre_Franca » 06 Mar 2011, 13:36

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem
André F.
Imagem
Andre_Franca
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor thelittle » 06 Mar 2011, 15:25

como dizemos aqui no sul.........que BARBARIDADE esta água.....parece coisa de outro mundo. A terceira foto me deu uma saudade. Aí em St. Lucia eu moraria com certeza, quem sabe um dia quando me aposentar.
Colaborador colombia
thelittle
Colaborador
Colaborador

Mensagem não lidapor Andre_Franca » 06 Mar 2011, 15:47

a boa noticia...... a dona da pousada em que fiquei falou que agora eles tao vendendo a preco de banana, pq os furacoes vivem arrasando cm tudo la e povo ta indo embora....
André F.
Imagem
Andre_Franca
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor pedrofarage » 08 Fev 2012, 10:08

Fico muito feliz de ler tanta coisa boa sobre Santa Lúcia. A vida insular sempre me interessou bastante e Santa Lúcia para mim tornou-se o destino mais viável. No final desse ano deve ter juntado dinheiro suficiente para empreender minha primeira viagem pra fora do Brasil desde meus 16 anos. Se vocês puderem me informar como chegar lá (visto que não encontrei vôos diretos), a quantia média de dinheiro que se gasta, etc... Ficaria muito grato!
“I'm sick of just liking people. I wish to God I could meet somebody I could respect.” - J.D. Salinger
pedrofarage

Mensagem não lidapor Andre_Franca » 08 Fev 2012, 12:30

então pedro, não sei em que cidade do brasil vc mora, mas provavelmente seria melhor vc voar de copa airlines de são paulo, rio, BH, porto alegre, manaus, recife, brasilia ou recife ate a central deles no panama (voo longo, pode durar ate 6 horas) de la vc tera que pegar uma conexão imediata ou não para porto espanha em trinidad e tobago, dormir ou pegar no mesmo dia um voo pra santa lucia, com a caribbean airlines ou com a LIAT airlines.... os voos sao bem frequentes! realmente não há voos do brasil pra santa lucia e talvez não haverá pelos proximos anos pois a ilha ainda não é um atrativo pra brasileiros como aruba, curaçao etc... 90% das ilhas do caribe são caras, geralmente o mais barato que vc vai encontrar em santa lucia sera uma pousada por 35 dolares a diaria, a passagem de volta pro brasil e obrigatoria, a imigracao pode te mandar de volta ou proibir a empresa aerea de te embarcar se vc não tiver... fora isso, santa lucia pra mim foi genial! as montanhas que brotam do mar.... sinto saudades! inclusive agora em fevereiro completa 1 ano em que visitei a ilha! :)
André F.
Imagem
Andre_Franca
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor pedrofarage » 08 Fev 2012, 16:49

Estava vendo o caminho mais curto e possivelmente mais barato, seria voando pela Gol de Garulhos (SP) até Barbados e de lá pegar um avião da LIAT até Santa Lúcia. Ida e volta, contando com o vôo que sai da minha região até São Paulo, ficaria em aproximadamente R$1800. Acho um preço bem razoável... Se houver pousadas a 35 dólares a noite, como você disse, a viagem não sai muito cara. Falta saber agora quais são as melhores coisas pra se fazer em Santa Lúcia e se elas são tão caras quanto o resto do Caribe! Obrigado, André e Thelittle, pelas informações postadas! ::hãã2::
“I'm sick of just liking people. I wish to God I could meet somebody I could respect.” - J.D. Salinger
pedrofarage

Mensagem não lidapor Andre_Franca » 08 Fev 2012, 20:49

realmente esqueci que a gol voa pra BGI, ha mergulhos, treking nas montanhas, praias, kite surf e wind surf etc... :)
André F.
Imagem
Andre_Franca
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor vitoso » 30 Jun 2012, 22:38

Atualmente está sendo possivel chegar a Santa Lucia saindo de Belém-PA em voos da AIR CARAIBES. O trecho faz BElém - Guiana Francesa - Martinica - Guadalupe. De la da pra fazer ponte para ST Lucia, ST Martin, St Barth ou Cuba. Pelo que pesquisei, sai mais barato do que voar pela COPA ou fazer conexão em MIAMI.
vitoso

Mensagem não lidapor Andre_Franca » 01 Jul 2012, 07:26

Obrigado pela info vitoso, mas tem um "porém" a guiana francesa exige visto de brasileiro, então se o cidadão estiver em transito e o voo não for de conexão imediata ou dentro do mesmo terminal, o mesmo terá que tirar o visto de transito... então pode dar certo ou não se o voo for cancelado ou entrar em manutenção etc...
André F.
Imagem
Andre_Franca
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagem não lidapor cariocopa » 08 Jul 2013, 10:47

Algum esquema de veleiros ou similar pra conhecer outras ilhas a partir de saint lucia? Vou chegar por Barbados e Pretendo ir a St Lucia, Granada e Saint Vicent? alguém tem algum contato desses esquemas de fechar pacotes em veleiros (quarto + cafe e jantar + mergulhos)? ida 16/10 e volta 26/10...alguém indo pra esses lados nesta época? Abraço!!! Léo
cariocopa

Mensagem não lidapor Andre_Franca » 08 Jul 2013, 11:56

André F.
Imagem
Andre_Franca
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Próximo

Voltar para Caribe