Ir para conteúdo

Santiago, San Pedro de Atacama, Salar de Uyuni em 13 dias


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Oi pessoal!

Acabei de voltar dessa maravilhosa viagem! Sem dúvida foi a melhor até agora de minha vida!

Fomos eu e meu esposo. Pretendo relatar aqui algumas dicas, furadas e preços... Espero que esse espaço ajude o preparo de roteiros dos demais mochileiros, assim como outros relatos me ajudaram a preparar o meu... Boa viagem!!!

 

Dicas iniciais:

- Para entrar na Bolívia (Salar de Uyuni) você deve estar vacinado contra febre amarela, no mínimo 10 dias antes da viagem! Em São Paulo basta ir no posto de saúde do Terminal Tietê. E não se esqueça de exigir o nº do lote da vacina, pois para tirar a Carteira Internacional esse número é essencial. A Carteira Internacional você consegue no próprio Aeroporto de Guarulhos.

 

- Levei R$ 2.300,00 de dinheiro, sendo R$ 1.000,00 em Dólares e R$ 1.000,00 em Pesos Chilenos e ainda mais R$ 300,00. Os dólares troquei no Banco do Brasil (melhor cotação do dia) e os pesos chilenos na Action no próprio aeroporto.

 

1º dia: 16/01/09

- Saímos do Aeroporto de Guarulhos as 16:00h pela PLUNA, fizemos conexão em Montevidéo e chegamos em Santiago as 21:00h(22h no nosso horário). Empresa boa, com aviões novos e serviços de bordo simples. VALEU!

- Nosso roteiro previa ida a San Pedro de Atacama no dia seguinte de ônibus, mas mesmo assim fomos dar uma olhadinha no preço das passagens aéreas até Calama, já que comprando pela net as passagens os preços eram abusivos e comprando lá, dentro do Chile, os preços eram melhores. Infelizmente o guiche da Sky Airline (o mais barato) estava fechado! O da Lan estava aberto e o custo para Calama estava de U$330,00. Nem pensar!!!! O jeito mesmo era encarar o busão!

- Dormimos no aeroporto. Muitas pessoas fazem o mesmo, mochileiros, famílias, pessoas de negócios. Tranquilo... VALEU!!

 

Custos por pessoa:

- passagem ida/volta São Paulo/Santiago: R$ 1151,41

Editado por Visitante
  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

2º dia: 17/01/09

 

- Na manhã seguinte (6:15h) fomos até o ponto da Turbus no aeroporto e pegamos um ônibus que nos levou até o Terminal Alameda (da própria Turbus). Chegando lá, não havia mais passagens para San Pedro de Atacama para as 9:30h, então compramos para as 12:20h.

- Compramos ida e volta e pagamos com cartão de crédito internacional. Na ida fomos de Salon Cama e volta Semi Cama. Aceitaram nossos cartões sem problema nenhum. Mas verifique se seu cartão não é necessário desbloquear para o exterior antes da viagem.

- Fomos tomar o café da manhã numa lanchonete Lá no terminal mesmo e coloquei minha mochila/ necesseire (com xampu, cremes, maquiagens...) ao lado e quando dei por mim, CADE???? Fui roubada!!!! E pior, nem percebi!!!! Fiquei com uma má impressão da cidade! Mas foi descuido meu...

- Ligamos para o Hostal Casa Grande reservando 3 noites para o retorno a Santiago. Recomendo! http://www.hostalcasagrande.cl/

- O ônibus era de 2 andares, em cima Salon Cama e embaixo Premium. O Salon Cama é maravilhoso. Melhor que o semi leito aqui do Brasil... O serviço de bordo é bom, com lanches, sucos e tudo mais...

-O trajeto é lindo! As paisagens são tão diferentes... Não há florestas! É muito seco, tanto que meu nariz começou a sangrar e esse sangramento me incomodou pela viagem inteira!

- Passamos por Coquimbo e La Serena. Cidades lindas do litoral chileno. Prometi voltar lá e passar uns dias...

- Anoiteceu 21:30h em Vallenar, daí até a manhã seguinte dormi como nunca! Estava muito cansada...

 

Obs: PC$ = peso chileno U$ = dólar

 

Custo por pessoa:

- Passagems Santiago/San Pedro de Atacama = PC$ 47.000,00 = R$ 213,00 (Salon Cama)

- Passagem San Pedro de Atacama/Santiago = PC$ 33.000,00 = R$ 150,00 (Semi Cama)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

3º dia: 18/01/09

 

- Amanheceu em Antofagasta. Cidade grande, portuária, muito suja... Há lixo por todos os lugares!!! E o mais impressionante: Já estava no deserto! Gente, é deserto mesmo... Só morros, montanhas, areia e terra... Nada de árvores, mato... É um local cheio de nada! E o nada até se torna lindo!!!!

- Mais tarde passamos por Calama que é uma cidade grande no meio do nada! Entende-se aqui nada como deserto...

- Chegamos em San Pedro de Atacama as 11:20h. Exatamente 23h de viagem. Mas super tranqüilo. Recomendo a viagem de ônibus!

- em San Pedro telefonamos aos donos do hostal que ficaríamos e eles foram nos buscar no terminal. Fênix e Ester são donos do Hostal El Monte, muito simpáticos e atenciosos. Recomendo esse Hostal, pois é limpo, charmoso e com preço bom. Inclusive foi dica de Michel, gracias...

http://www.sanpedroatacama.com/ingles/hs-elmonte.htm

- Depois de um banho fomos dar uma volta na cidade e confirmar nosso passeio do dia seguinte para o salar. A cidade é lindinha, mas muito quente! Tínhamos reservado o passeio 4 dias e 3 noites pela Colque Tour mas antes fomos na Cordillera pesquisar preços... Pela Cordillera, que fica uma noite hospedada no hotel de sal, o custo por pessoa era de U$170,00. Fomos a Colque e conseguimos um desconto e ficou U$130,00 por pessoa. Também na Colque reservamos os passeios Valle La Luna, Geiser El Tatio, Lagunas Cejas e Lagunas Altiplanicas, todos a U$95,00. Total U$225,00. Pagar em dólar sai mais barato, pois eles têm uma cotação maior. Pra mim valeu a pena pagar em dólar. Trocamos PC$ 11.000,00 em Peso boliviano = PB$100,00 na própria Colque.

- Nas ruas o idioma mais falado era o português!!! Acho que metade dos turistas eram brasileiros... Legal!

- Almoçamos na Casa de Pedra (indicação do Michel), ótimo lugar... Não há refeições mais em conta que PC$3.000,00 por pessoa...

- Nos preparamos para o nosso primeiro passeio: Vale La Luna que saiu as 16:00h até às 20:00h. Ótimo passeio, passa por vários locais. Pena que a explicação do guia deixou a desejar. Dias depois encontrei um mochileiro geógrafo que me explicou melhor as formações rochosas deste passeio...

-Retornamos, jantamos e voltamos ao hostal. Ele fica uns 10 minutos do centro e a caminhada é feita por ruas pouco movimentadas! Para quem foi roubada no primeiro dia de Chile, fiquei com medo de andar nas ruas, mas é bem tranqüilo... Nos dias seguintes levei uma lanterna... hehehehehe....

 

Obs PB$ = pesos bolivianos

 

Custo:

-Hostal El Monte 3 diárias PC$75.000,00 = R$ 340,00

-Passeios: U$225,00 = R$ 562,00

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

4º dia: 19/01/09

-Acordamos 7:00h pois o passeio sairia as 8:00h de frente a Colque.

-Logo na espera para a saída fizemos amizade com uma Alemã que viajava sozinha Ivone. Figura ímpar que nos acompanhou por todo o passeio e que em outubro virá ao Brasil e ficará hospedada aqui em nossa casa em Iguape...

-O dia estava nublado e feio... Fiquei um pouco chateada, pois todas as fotos que via do passeio eram com céu azul... Chegamos a aduana chilena e deixamos o país legalmente. Trâmite que demora uma hora mais ou menos...

- A caminho da aduana da Bolívia o céu começou a se abrir e vi o magnífico vulcão Lincancabur, morram de inveja: NEVADO em pleno verão!!! Aliás, a estrada toda estava nevada... Fenômeno raro pela época do ano, mas como tinha feito uma noite nublada e fria, chegou a nevar... Na aduana boliviana brinquei com a neve, fiz bolas de neve, comi neve (claro que não podia deixar de experimentar...). PRIMEIRA VEZ QUE VÍ A NEVE! Lindo!

- Há uma taxa de PB$21,00 para entrar no país. O estranho é que eles nem querem saber o que você leva nas malas... Não há vistoria nenhuma...

- Um motorista de um dos carros perguntou a nós três (eu, meu marido e a Ivone) se queríamos fazer o passeio invertido, isto é, ir direto a Uyuni , dormir lá e voltar fazendo o passeio no dia seguinte, pois ele teria que levar 3 brasileiros de volta a Uyuni e havia 3 vagas no carro. Aceitamos.

- Foram 8 horas de deserto, numa 4x4 forte e rápida! Cansativo, mas estávamos felizes pois o retorno seria maravilhoso! Almoçamos em Villa Alota. Chegamos 18:00h e fomos ao hotel da Colque de frente a agência em Uyuni. A Colque pagou nosso jantar num restaurante indicado por eles. Bom hotel e restaurante.

 

 

 

 

5º dia: 20/01/09

- Acordamos 7:30h e tomamos o café da manhã, muito bom. Fomos fazer comprar em Uyuni! Aliás, é a melhor cidade para se fazer compras pois é tudo mais barato! Comi Salteña de carne de uma chola na rua... Maravilhoso... Tem que experimentar... Voltamos ao hotel as 11:00h, na hora da saída do passeio.

-Na agência conhecemos nossos outros companheiros dessa aventura: Nadja uma holandesa, e Deborah e Eduardo casal de São Paulo que estavam mochilando já há alguns dias e acabavam de chegar de La Paz após terem passado pelo Peru. Nos acomodamos e partimos.

- primeira parada cemitério dos trens (tosco), artesanato e finalmente o SALAR... Gente, nem sei o que dizer... É muito lindo! Muitas fotos! Almoçamos na Ilha do Pescado. Nesta ilha você pode fazer uma caminhada pagando PB$15,00, mas não é obrigatório. Como eu estava com muita dor de cabeça (aliás acabei com 2 cartelas de paracetamol que levei...) fiquei no salar curtindo o branco...

-O salar não estava alagado e isso é um fato raro para essa época do ano. Por causa de um fenômeno climático esse ano ainda o salar não alagou, mas está previsto para fevereiro. E quando está muito alagado os passeios não saem...

- Andamos mais um bocado no salar e chegamos ao hotel da primeira noite. Muito bom! Quarto coletivo com 6 camas e um banheiro para o quarto. O único problema é a restrição de banho quente apenas por 1 hora... Mas deu tempo certinho para todos tomarem seu banho tranqüilo...

- Jantamos bem e fomos dormir!

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Carla,

antes de tudo PARABÉNS pela viagem e pelo relato. está ficando muito bom. bem detalhado...

 

agora em abril estou pra fazer o trecho SP-santiago-atacama-santiago-pucon-santiago-SP.

só que os preços dos passeios e passagens para calama (san pedro do atacama) estão me deixando preocupados...

vc comentou que levou 2300 reais. vc usou todo esse dinheiro. desculpa a pergunta, mas é que eu ganhei as passagens SP-santiago-SP e vou ter no máximo 1500 para todo resto (comer, domir, passagens e passeios).

Vc acha que consigo com esse valor ou seria loucura... eu devo passar uns 10 dias pelo chile.

desde já obrigado...

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi Alexandre!

Obrigada pelo carinho... Respondendo a sua pergunta:

Depende muito de quantos dias vc vai ficar por lá... Vc tem cartão de Crédito?

Eu em 13 dias gastei em dinheiro R$1.600,00. Fora as passagens de avião (que vc já ganhou) R$1.151,41 e as passagens até San Pedro de Atacama R$365,00. Pousada para casal com banheiro privado está na faixa de U$45,00 = R$112,00. E almoço e janta não sai por menos de PC$3.000,00 = R$13,00. Não sei que tipo de pousada vc vai escolher, mas tem mais baratas com quarto e banheiro coletivos...

Acho pouco R$1500,00 para comer, dormir, passagens e passeios...

Quando falei que iria levar R$2.000,00 para esse passeio, vários mochileiros me disseram que era pouco e acabei gastando menos... Então realmente não dá pra saber...

Mas faça as contas direitinho, dia por dia e vc terá uma noção se dará ou não...

Bjs e qualquer coisa estarei por aqui...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

6º dia: 21/01/09

-Acordamos 6:30h, tomamos o café da manhã e já saímos.

-Passamos pelo Deserto de Siloli, com formações rochosas lindíssimas e o avistamento de um vulcão ativo PUTANA. As fotos desse local ficaram ótimas!

-Depois seguimos pelas Lagunas Ramaditas, Hedionda e Cañapa todas maravilhosas com seus flamingos rosas... Almoçamos em frente da laguna Cañapa, ótimo almoço! O guia leva tudo pronto e serve em mesas de pedras no meio do deserto... É muito legal!

-Última parada do dia foi a árvore de pedra e demais formações rochosas. Já estava ficando frio e a roupa pesada começou a sair das mochilas...

-Passamos na entrada do Parque Eduardo Avaroa, onde temos que pagar PB$30,00 e só aceitam bolivianos (por isso a Colque faz a troca de moeda antes do passeio).

-Chegamos ao refúgio básico da Laguna Colorada. Gente, esse é o pior alojamento do passeio... O quarto é sujo, o banheiro é coletivo, a comida é pouca, o ventos parece que vai levar as telhas do local... São 4 camas e um beliche tenebroso. E o pior: não há água quente! Eu tomei banho na torneira da pia...

-Mas a Laguna é maravilhosa! Tem que fazer a caminhada até o mirante! O vento é de aproximadamente 70 km/h, faz muito frio, mas vale a pena... Foi uma das vistas mais lindas do passeio. Lá de cima do mirante, fiquei alguns segundos refletindo, filosofando... A paisagem é tão linda que cheguei até a chorar...

-Fomos jantar e neste dia passei fome, pois havia pouca comida para o grupo. Todos os grupos reclamaram, mas em vão.

- Então preparem-se ESSE ALOJAMENTO DA COLQUE É O PIOR. É a primeira noite para quem sai de San Pedro e a última noite pra quem sai de Uyuni. Levem comida extra para não passarem fome. Neste dia com certeza agradeci ao site dos mochileiros por me alertarem a levar o saco de dormir, pois sem condições deitar naquelas roupas de cama!!!!

 

7º dia: 22/01/09

-Acordamos as 4:00h, ainda de noite, já que amanhece sempre as 7:00h. O frio estava horrível! Neste dia não há café da manhã! Quase morri de fome!!!

- Chegamos ainda sem sol ao Gêiser Sol de Mañana. Lindo! E muito frio!

- Seguimos ao ponto principal da viagem pra mim: Laguna Verde! Sonhava com essa laguna. Meu Wallpaper do computador era essa laguna com o Lincancabur ao fundo... Eu estava a poucos minutos dessa beldade...

-Para o meu desespero, chegamos na Laguna Verde e ela NÃO estava verde!!!! Quase chorei de raiva... Acontece que ela só fica verde depois das 11h da manhã, quando o vento começa a soprar naquela região... Como eram umas 9h da manhã ela estava marrom... Fiquei tão frustrada!!!

-Partimos rumo a última parada: Laguna Blanca onde tomaríamos nosso café da manhã... Linda e branca mesmo a qualquer hora do dia...

-Chegamos a aduana boliviana e estava totalmente sem neve... O trâmite desta vez foi rápido. Nos despedimos do nosso guia “falante” Saturnino. Aliás, todos os bolivianos são de poucas palavras... É necessário roubar informações deles... Senão o passeio passa em branco...

-Os guias ganham U$100,00 por mês e emendam uma viagem atrás da outra... Achei um absurdo eles ganharem só isso (se é que ele disse a verdade!). Então fizemos uma caixinha com o que sobrou de pesos bolivianos e demos pra ele (deu PB$240,00). Tiramos a foto de recordação, é claro!

-Voltamos a estrada com o micro ônibus e chegamos a aduana chilena. Depois de entrar legalmente no país eles fazem a vistoria nas mochilas... Pedem para abrirmos e vasculham por dentro delas a procura de alguma coisa ilegal. Tranqüilo...

-Chegamos em San Pedro e fomos ao hostal El Monte. Tomamos um banho merecido e fomos almoçar... Passeamos e resto do dia pela cidade e fomos dormir no conforto do nosso hostal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
só que os preços dos passeios e passagens para calama (san pedro do atacama) estão me deixando preocupados...

vc comentou que levou 2300 reais. vc usou todo esse dinheiro. desculpa a pergunta, mas é que eu ganhei as passagens SP-santiago-SP e vou ter no máximo 1500 para todo resto (comer, domir, passagens e passeios).

Vc acha que consigo com esse valor ou seria loucura... eu devo passar uns 10 dias pelo chile.

 

Eu acho pouco, mas eu sou da seguinte opinião: não vale a pena passar vontade.

Que tipo de vontade ?

 

fazer um passeio: nós escalamos o vulcão Lascar, saiu mais de 120usd por pessoa só esse passeio, oras, quando eu vou ter outra oportunidade de escalar um vulcão ativo ?! Ahhh ... nos arrependemos de não ter escalado outro vulcão, o Licancabur. Será que algum dia vou ter tempo e dinheiro para fazer isso ?

 

comer algo diferente: dessa vez não teve nenhuma vontade diferente, mas no ano passado gastamos uma graninha comendo Centolla em Ushuaia. Onde mais eu provaria isso ?

 

Então eu considero que essas extravagâncias fazem parte e devemos estar "preparado$" pra isso... Se eu não tenho $$ pra fazer a viagem, não faço ou vou para um lugar mais barato, junto mais dinheiro e ai vou, pra não passar vontade. Conheço gente que pra economizar foi a Paris e não subiu na Torre Eifel por que ou subia a Torre ou passada a noite em um hostal, pô, paga no cartão qdo vc vai ter a oportunidade de subir na torre ?

 

Bom... é isso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...