Ir para conteúdo

SANTIAGO / VIÑA DEL MAR / VALPARAÍSO / VALLE NEVADO - 10 DIAS - SETEMBRO (COM FOTOS)


Posts Recomendados

  • Membros

Fala mochileiros... tão esperado quanto (na verdade nem tanto) viajar, eu esperei muito por esse relato. Ajudar a quem não conhece ou quem conhece pouco é muito legal e importante para quem tá planejando uma viagem. Bom, vou postar dia-a-dia e talvez passe uns dias sem postar algo, mas vou postar TUDO!

 

PORQUE O CHILE?

 

Primeiramente, porque eu escolhi ir ao Chile? Escolhi por acaso, na verdade! Estava programando uma viagem para setembro, estava olhando uma viagem para o Sul do Brasil ou uma praia aqui do Nordeste ou ainda Argentina. Mas sinceramente, vendo o preço de passagem e hospedagem desses cantos, acabei sem querer vendo uma promoção de passagem para Santiago em setembro.. dei uma pesquisada simples simples pelo google e a primeira coisa que vi foi NEVE! Imagina aí vocês, eu aqui de Fortaleza no Ceará, acostumado a 35º na sombra ir para um canto frio desse jeito... acabei que comprei logo a passagem sem nem saber aonde ia ficar ou o que tinha pra fazer.

 

PASSAGENS

 

As passagens foram pela TAM, saindo daqui de Fortaleza no meio da tarde, fazendo conexão em Guarulhos e chegando em Santiago as 00h50 (antes era 23h, mas houve três alterações de voo enquanto não chegava a viagem). A volta foi mais ou menos do mesmo jeito, diferença que cheguei em Fortaleza bem mais tarde, as 3h40 da madrugada. O valor da passagem nem foi tão barato quanto achei, acabou saindo por 2 mil reais.

 

QUANTIDADE DE DIAS

 

Muitas familiares e amigos me questionavam porque eu passei 10 dias... Então, minha ultima viagem coloquei poucos dias e acabei atropelando algumas coisas, não vendo o que queria ter visto e me arrependido bastante de ficar pouco tempo. Então resolvi investir mais e fazer as coisas com calma, para também não se cansar muito (eu tentei, mas turistar cansa) e ver tudo o que eu queria ver.

 

HOSPEDAGEM

 

Já é minha segunda viagem que resolvo ficar em apartamento/flat (no final posto o link do apartamento)... eu gosto disso por conta da praticidade das coisas, poder fazer um almoço ou janta em casa e um pouco pela economia. Digo um pouco porque acho que acabei me arrependendo um pouco de não ter ficado em um hotel. O apartamento foi indicação de uma colega de trabalho da minha namorada e achamos barato no começo. Digo no começo porque toda hospedagem cobra o valor no dólar e quando fechei o dólar era 2,65 e quando viajei ainda estava em 3,50... o que na hora da conversão ficou pior pra mim. Ao todo foram 9 diárias, aonde dei um adiantamento de R$ 250,00, pago pelo cartão de crédito e no ato do check-in paguei o resto. O resto que paguei foi em pesos chilenos mesmo, foram 246.000 pesos (valor da conversão foi 176, depois falo um pouco sobre a conversão). Falando um pouco do apartamento, é bem simples... nada de mais... mas tem tudo para passar os dias que fiquei ou até mais. Água quente funcionando, toalhas, cobertores, um aquecedor portátil que quebrava o galho e o apartamento em si, são 30 andares e muito bem conservado.

 

Porém tive alguns problemas com a administração do apartamento. Fechei tudo por e-mail com um senhor que se dizia o gerente do grupo (são vários apartamentos em dois locais distintos). Acordei um valor e tal e confirmei várias vezes quanto eu tinha que pagar ainda. Tratei sempre os valores com a moeda do Chile, pois iria pagar assim. Durante os 8 meses entre a reserva e o dia da viagem esse senhor saiu da empresa e entrou outra pessoa. Como já tinha tudo acertado e ele mesmo já tinha copiado a outra pessoa da cadeia de e-mails que troquei, não mencionei mais sobre valores. Quando foi uma semana antes de eu viajar recebo uma e-mail da gerente do grupo dizendo que teria que pagar tanto (352 dólares) + 19% do valor total da reserva, que daria US$440. Esses 19% corresponde a um imposto que se cobra em quase tudo no Chile. O IVA. Lutei muito e consegui não pagar esse imposto. Para se ter ideia, entrei em contato até com a embaixada do Chile aqui no Brasil. Enfim, quando forem fechar a hospedagem perguntem logo se esse valor está incluso o IVA e vários locais tem isenção total desse imposto. É bom pesquisar bem antes disso.

 

Ao todo paguei o valor total de: R$ 1.650,00

A hospedagem: http://www.booking.com/hotel/cl/ruma-departamentos-amoblados.pt-br.html?label=gen173nr-15CAEoggJCAlhYSDNiBW5vcmVmaCCIAQSYAS24AQTIAQTYAQPoAQE;sid=f382be8ea1cfa896b98025e74bf6ed1b;dcid=4;dist=0;group_adults=2;room1=A%2CA;sb_price_type=total;srfid=f594250043e6b566bba4c4e6944e257e96b321e8X1;type=total;ucfs=1&

Localização: Muito boa para se deslocar... fica a 3 quadras da estação La Moneda, então de metrô você vai para quase todos os cantos. A mesma La Moneda é aonde fica o palácio do governo. Fui várias vezes a pé para o Paseo Ahumada comprar algo, comer algo. Ia trocar moeda a pé. Ainda tive coragem de ir para o Cerro Santa Lucía e a Plaza de Armas. O problema é que a noite é meio estranho... mas nada perigoso! Eu, infelizmente, mora na capital mais perigosa do Brasil, então é normal eu me sentir inseguro. Mas voltei várias as vezes as 23h e me sentia bem.

 

MONTAGEM DO ROTEIRO

 

Gente, é a parte que eu mais gosto. Eu tava estagiando em um canto super de boa e passava mais tempo pesquisando as coisas para se fazer do que trabalhando mesmo. HAHAHAHA eu pesquisei MUUUUUUITO, sabia como ir para todos os cantos, o melhor dia, melhor horário, melhor jeito... Enfim, a alma do negócio é a pesquisa. É ver as pessoas que foram, como fizeram, pesquisar como montar, o melhor jeito para você e etc. Façam uma estimativa de valores bem superior ao que vocês são acostumados. Por exemplo: se eu for jantar num canto bem chique aqui em Fortaleza eu gasto uns 200 reais pelo casal. Como eu pretendida pelo menos um dia assim, coloquei um dia para gastar 350 reais. Nesses casos, eu nem me preocupei com a conversão... me preocupava apenas quando era um museu ou passeio que fazia a conversão e via se eu podia pagar e se dava certo.

 

MOEDA

 

Esse era meu maior medo... como lhe dá com a moeda diferente. Levava um valor em real, outro em pesos comprados aqui, trocava tudo lá, usava o Banco do Brasil pra tirar dinheiro lá... Enfim, levei ao todo R$ 6.400,00. Eu fiquei com 3 mil e minha namorada com 3.400... levamos na mochila, bagagem de mão mesmo. Não tivemos nenhum problema. Troquei um valor logo do aeroporto de Santiago porque precisava pagar o transfer lá... Peguei uma cotação bem baixa, 165. Explicando pra quem não sabe, é fácil fazer uma conversão... cada UM REAL, vale 165 PESOS CHILENOS... então, se eu vou trocar 10 reais, eu multiplico 10 x 165 = 1.650 pesos chilenos. Com um mês antes de ir, comecei a ver as cotações. Lembrando que não adianta eu olhar a cotação daqui... tenho que olhar a cotação de lá. Procurem no google "câmbio santiago" que tem vários sites. Quando comecei a olhar, tava 193 pesos... a medida que os dias iam passando, a cotação ia baixando... chegando a 180 pesos. Quando viajei nem olhei mais e para minha surpresa, as primeiras casas de câmbio que olhei a cotação tava 168. Fiquei preocupado, pensando no que teria que deixar de fazer... mas continuei procurando e ainda consegui achar uma cotação boa, 176 pesos. Troquei no primeiro dia um valor e depois troquei o resto. No dia-a-dia eu vou explicando.

 

A moeda é trocada em uma rua no centro de Santiago. Rua Agustinas. Ela fica por de trás (ou pela frente, na verdade) do Palácio La Moneda. Você pode descer na estação La Moneda ou Universidad de Chile que anda pouco. Ainda cheguei a encontrar cotação de 179 pesos, mas tava sem o dinheiro, corri em casa para pegar e quando voltei já tava em 177. Ou seja, é na sorte e torcer para nossa presidenta não fazer muita merda.

 

Então galera... vou ter que sair aqui e amanhã eu falo um pouco sobre o transporte e começo o dia-a-dia com as fotos.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 27
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Continuando...

 

TRANSPORTE

 

O metrô de Santiago é fantástico... como disse em outra oportunidade, você vai para todos os lados da cidade. A maioria dos pontos turísticos você consegue ir fácil de metrô. O metrô funciona desde 5h da manhã até as 23h. Eu nunca peguei um metrô com pouquíssima gente. Andava as 22h de um domingo e o metrô tava lotado. Mas peguei pouquíssimas vezes um metrô superlotado, com aperto. Algumas estações são mais lotadas que outras, são as de combinação (Tobalala e Baquedano, por exemplo). Para o acesso do metrô, você pode comprar um bilhete único ou adquirir um cartão (o 'bip!'), o cartão custa cerca de 15 reais e serve para mais de uma pessoa. Para andar de ônibus, necessariamente você tem que ter esse cartão. Eu não andei de ônibus lá, mas pelo que vi, tem bastante ônibus, mas eles parecem ser um pouco velhos, então nem posso falar muito deles.

 

Não acho muito necessário você alugar um carro. Eu aluguei apenas uma diária para ir a Valparaíso e Viña del Mar, mesmo assim me arrependi. Vou falar mais disso quando for falar do dia que fui para lá e porque aluguei um carro. Mas desse dia posso dizer algumas coisas: o trânsito de Santiago é INFERNAL! Eu perdi a paciência, demorei cerca de 1h30 para percorrer um percusso de 5km.

 

Já táxi, pegamos uma ÚNICA vez... foi para ir e voltar da vinícula. Pesquisando antes de ir, vi que os taxistas são meio enrrolões e se aproveitam dos turistas, então a gente já foi tentando evitar pegar táxi. Mas quando fomos para o Valle Nevado, um casal que foi com a gente disse que era muuuuuuuuuito caro táxi lá. Que qualquer coisa dava cerca de R$80.

 

Eu não falei antes, então vou falar aqui como é que eu fui e voltei do aeroporto, O TRANSFER. Fui pela TRANSVIP, empresa especializada nisso e de confiança. No final do parágrafo posto o link do site. O transfer custa 7 mil pesos o trecho por pessoa. Dá uns 40 reais. De táxi dá uns 80 a 100 reais, se você for com mais gente até compensa, mas sozinho ou de dupla, é melhor o transfer. O que gostei é que paga tudo na hora, você não se preocupa com isso e não precisa pagar antes por cartão de crédito como algumas empresas cobram. O que não gostei: ficamos alguns minutos esperando encher a rota para partir, pois o transfer é compartilhado (tem o exclusivo). E tivemos um problema na volta para o aeroporto... quando preenchi a reserva coloquei o horário de 12h30, porém era pra colocar o horário de estimativa de chegada ao aeroporto. Por exemplo, quero chegar horário X no aeroporto, aí você coloca X. Se você colocar o horário que você queria que pegasse, como eu queria, eles vão lhe buscar uma ou duas horas antes. Eu ainda tentei argumentar, mas pelo que passamos no penultimo dia, não reclamei... E esse é o dia legal para vocês acompanharem... o penultimo dia! O TERREMOTO! kkkkkkkkkk

 

ROUPAS

 

Como eu disse, moro numa cidade que o normal é 35º na sombra e roupas de frio é algo que não se vê muito por aqui... Quando comecei a me preparar para viagem fiquei com muitas dúvidas se sentiria frio, se levaria roupas normais e roupas de frio, só roupas de frio, poucas roupas de frio e por aí vai. Então, levei apenas uma bermuda, o resto era calça, casacos e blusas normais. A bermuda eu só usei pra dormir. kkkkkk. Senti muito frio alguns dias. Mas teve dois dias em que andava só de calça e blusa normal. Importante: levem uma segunda pele, vi ser importante para o Valle Nevado (ou montanhas afins). Minha namorada é beeeeeeeem friorenta... Sentiu frio todos os dias, horas e segundos. kkkkkk Ela andava toda coberta... segunda pele (calça e blusa), uma blusa mais fina e uma mais grossa, um casaco bom, calça jeans, gorro, luva e um cachecol. A gente sempre andou de tênis, mas isso porque andamos bastante, talvez vocês queiram andar de táxi ou alugar um carro, aí da pra andar com um calçado mais pesado. Se tiverem mais alguma dúvida disso é só perguntar...

 

Bom, a partir de agora eu vou falar o dia-a-dia. Me desculpem se tiver detalhado de mais ou de menos. KKKKKK

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

DIA 01

 

Saímos de Fortaleza as 15h30 pela TAM, voo bem tranquilo, com direito a um sanduíche legalzinho. Conexão em São Paulo (Guarulhos). A parte internacional de Guarulhos é um aeroporto diferente do mesmo aeroporto, então passar uma hora e meia lá não foi problema. Saímos de lá as 20h20 rumo a Santiago, aeronave pequena para um voo internacional. Muita turbulência nesse voo, tanto que estava programado para servir uma massa ou carne no serviço de bordo, só que devido as turbulências ofereceram só um sanduíche mesmo.

 

Chegando no aeroporto de Santiago, temos o serviço de imigração, você receberá um comprovante, que é o visto e deverá ser entregue quando for embora. Coisa rápida, não demoramos nada lá (também pelo horário, quase 1h da manhã). Na sala de bagagens tem a AFEX, que é uma casa de câmbio, deve haver outras por lá, mas não vi outra. Trocamos o necessário para pagar o transfer e por comer algo de manhã. Para o transfer, ao lado da AFEX tem o guichê da Transvip, a gente paga e recebe um comprovante da ida e da volta. As malas já estavam na esteira assim que chegamos por lá... só pegamos e passamos pela aduaneira. Nessa parte você entregará um papel que os comissários de voo te entregam para preencher. Lá fora você procura o pessoal da Transvip e depois eles te levam para o hotel.

 

Chegamos no apartamento e capotamos... acordamos umas 8h, fomos trocar dinheiro na Rua Agustinas. Não lembro o nome da casa de câmbio que trocamos, mas não é uma única casa de câmbio que está mais em conta, você tem que andar e procurar a melhor cotação. Trocamos 3 mil reais, porque tínhamos que pagar a hospedagem. Lá perto tomamos café em uma lanchonete simples. Depois fomos num mercantil perto do apartamento comprar umas coisas pra casa. Fizemos o almoço em casa mesmo, pois íamos ajeitar umas coisas e pra não perder tanto tempo, só fizemos um arroz e compramos um pollo (frango, galeto) assado e uma batata frita.

 

Pela tarde começamos realmente nossa viagem. A primeira parada foi o Cerro Santa Lucía. Cerro é uma espécie de morro urbano. É o segundo maior da capital. Nele tem várias praças e monumentos (igreja, casas e mirantes). Eu subi a pé e não foi muito cansativo, mas é uma subida difícil.

 

21996009236_68fb9ce3df.jpgIMG_3906 by Rodrigo Antunes, no Flickr

 

Achei o cerro muito legal... muito bonito e bem cuidado. Dá pra ser uma noção de como Santiago é de cima. Tava com um pequeno nevoeiro, o que impediu de ter uma vista melhor. Uma coisa chata que acontece muito em Santiago, é algumas pessoas que chegam sem nenhuma cerimônia lhe dando dicas e falando coisas de Santiago e no fim lhe pedem dinheiro e se você não tiver ficam com raiva.

 

Saindo do Cerro Santa Lucía fomos diretamente para o Palácio La Moneda fazer a visita guiada. A visita é grátis e você tem que fazer uma reserva prévia pelo site http://www.gob.cl/visitas-guiadas-2/. Achei a visita muuuuito legal, pois de cara eu comecei a conhecer a história do Chile. Nessa visita nós fomos premiados, vimos a presidente do Chile Michelle Bachelet. Na verdade não éramos para termos visto, ela estava em um salão e o guia não sabia disso, quando ele abriu a porta ela estava bem próximo a porta. Ele fechou rápido e disse: "Você foram premiados, viram a nossa presidente! Não era para acontecer". A visita era em espanhol, mas o guia falava muito bem o portunhol e dava para entender tudo. Não vou falar muito como é a visita para não estragar a surpresa de quem for.

 

22032218031_e50b6976bf.jpgIMG_3860 by Rodrigo Antunes, no Flickr

 

Nesse dia era meu aniversário, então separamos a noite para conhecer um restaurante muito bom. Pesquisei bastante sobre os restaurantes, ia indo para o Giratório, mas vi coisas ruins de lá e acabei indo para o Aqui Está Coco. É um dos melhores restaurante de Santiago e sua especialidade são os frutos do mar. Reservei uma semana antes de ir por telefone e já tinha salões lotados. Porém consegui para um salão superior. Fui e voltei de metrô, desci na estação Pedro de Valdívia e andei meio quarteirão para chegar a ele. O restaurante é muito bom e tem um atendimento excelente. De entrada pedi anéis de lulas com molho especial, minha namorada pediu um peixe com um espaguete e molho da casa, eu pedi um salmão com arroz chinês (com molho shoyo) e para beber foi um vinho reserva da Concha y Toro (não lembro o nome do vinho). A conta deu 53 mil pesos, cerca de R$ 350,00. Se me perguntarem se eu aconselho ir: se você tiver afim de pagar caro e comer bem, for um jantar especial, SIM! Voltaria lá com certeza.

 

21834054760_0e8a2c9dcb.jpgIMG_3931 by Rodrigo Antunes, no Flickr

 

DIA 02

 

Tomamos café no apartamento e fomos conhecer os arredores da Plaza de Armas. Essa praça é muito legal, muito movimentada, tem alguns artistas de rua fazendo suas apresentações, vários restaurantes e para alegria do turista WI-FI LIBERADO! kkkkkkkkk Em volta da praça temos os Correiros, Museu Histórico Nacional e a Catedral Metropolitana, próximo a ela ainda temos o Mercado Central e o Museu Precolombino. A gente ainda não entendia bem as coisas e acabamos pegando uma saída errada da estação Plaza de Armas e nessa saída nos deparamos com uma igreja. Eu pensei logo, "ahh, é a catedral". Entramos na igreja e achamos muito bonita, tiramos algumas fotos e fomos atrás da praça. Chegando na praça é que eu percebi que aquela era outra igreja e a catedral era outra. kkkkkkk A catedral é linda! Cheia de detalhes, muita gente rezando e numa capela anexa ainda estava tendo missa. Passamos bastante tempo lá dentro, tirando fotos, agradecendo pela viagem e etc.

 

22022266405_ac2f2592c0.jpgIMG_3947 by Rodrigo Antunes, no Flickr

 

De lá fomos para o Mercado Central. A ideia era almoçar por lá. Porém, não gostamos muito de lá... assim como outras pessoas, não gostamos do cheiro e do que era servido, queríamos algo mais caseiro e não pagar tão caro como eles cobram por lá. Compramos lá uma bandeja de morango... nunca tinha visto morangos tão grandes!!! E muuuuito doce... saudades morango! kkkk

 

21834377648_f6ea6b5772.jpgIMG_3963 by Rodrigo Antunes, no Flickr

 

Voltamos para a praça e andando pelo arredores conhecemos uma espécie de shopping ou galeria... eu não sei explicar bem, mas fica na esquina do Paseo Ahumada (é uma rua que funciona como o coração dos chilenos, muitos prédios comerciais, muitas lojas e muuuuuita gente andando). Lá tem vários, muito, muitos mesmo, restaurantes de todos os tipos. Escolhemos um que saia por 3.900 pesos, com direito a carne, guarnição, sobremesa e refrigerante. Por falar em refeição, se preparem para comer muita PAPAS FRITAS! São nossas conhecidas batatas fritas... lá ou é arroz ou é papa frita. Para quem gosta como eu, nem reclama. hehehehe.

 

Depois de almoçar nós iríamos para o Museu de Precolombino que fica bem próximo. Só que eu me confundi... acabamos indo para no Museu de Bellas-Artes. Foi uma caminhada longa mas não tanto. O museu é grátis e sinceramente, besta! Mas aí vai de cada um, o que eu gosto você pode não gostar e vice-versa. Esse museu é ligado com o Museu de Arte Contemporânea e também é de graça. Passeamos por esses dois museus e fomos para casa.

 

A gente tinha separado para o dia 12/09 assistir um jogo do Colo-colo e quando fui comprar o ingresso vi que tinham mudado a data do jogo para o dia 14/09 (o dia que já tinha fechado tudo para o Valle Nevado)... fiquei triste mas logo vi que ia ter jogo do Univerdisad de Chile no dia 09/09 as 18h30. Eram umas 16h e eu pensei: "dá tempo de ir". Só olhei como ia de metrô e saímos. Não lembro a estação que desce, mas anda muuuuuuuuuuuuuuito até o estádio! E para piorar de vez... chegamos no estádio e descobrimos que não vende ingresso na hora. Ou seja, perdemos tempo com isso. Mas pra dizer que não foi de todo ruim, vimos pela primeira vez as cordilheiras e conhecemos do lado de fora o Estádio Nacional (o Brasil jogará amanhã lá).

 

21399470624_8459e91fb8.jpgIMG_3966 by Rodrigo Antunes, no Flickr

 

Amanhã eu posto os dias 3 e 4... se tiverem alguma dúvida sobre o que a gente fez nesse dia é só falar. :D

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Oi Rodrigo, td bem? Muito legal teu relato. Aqui acompanhando. Tbm sou de Fortaleza e vou pro Chile dia 22/10. Fico lá 12 dias. Pretendo conhecer, além de Santiago, a região dos lagos, Pucón e Puerto Varas. Diz aí o que NÃO POSSO deixar de conhecer em Santiago e arredores? Ah e quanto vcs efetivamente gastaram nesses 9/10 dias q ficaram lá, pra eu ter uma base de quanto levar, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Foi mal galera... tive problemas com internet a semana toda e o 4G do celular não era tão legal para postar. Vou comentar mais alguns dias e depois respondo as pessoas que fizeram perguntas. Abraços.

 

DIA 03

 

O começo desse dia foi para um dos passeios mais tradicionais da viagem ao Chile: VINÍCULA. Eu passei bastante tempo pesquisando sobre todas as vinículas e escolher uma para ir. Tem a Undurraga, Casino Macul, Concha y Toro e várias outras menores, mas legais também. Acabei optando pelo tradicional mesmo, Concha y Toro. Para ir, fui de metrô pegando a Linha Vermelha e trocando de linha em Tobalaba. Foram quase 1 hora dentro de um metrô até a estação Las Mercedes (a penúltima da linha). Lá eu tinha a opção de pegar um ônibus ou ir de táxi. Foi a única vez que usei táxi, para ir da estação a vinícula e da vinícula para estação. Cheguei uns 30 minutos antes do tour. Você tem que reservar antes pelo site da vinícula, tendo dois tipos de tour. O tradicional com 3 degustações de vinho e outro com mais outras 3 degustações de vinho, além de queijos. Optei pelo de 3 degustações mesmo. O valor foi 25 mil pesos para duas pessoas. Você ainda ganha duas taças (as mesmas que você usará para a degustação). O tour é legal, conta a história da vinícula, mostra uma parte aonde as uvas são plantadas e depois duas adegas, uma mais nova e outra bem antiga, a Casillero del Diablo. Tudo na vinícula é lindo... o campo em frente a casa administrativa é umas das coisas mais bonitas que já vi. O que não gostei, é que não falam muito do processo de fabricação. De como é feito o vinho. Lá ainda comprei um vinho para tomar no Chile mesmo... para levar para casa foi em outro canto, que contarei em breve. O vinho custou 3.600 pesos.

 

21835281829_dae0845135.jpgIMG_3981 by Rodrigo Antunes, no Flickr

 

Voltando da vinícula nós estávamos morreeeeeeeendo de fome e não conseguimos achar um canto bacana para comer... não nós preparamos para isso. É sempre bom ter o nome e a localização de uns restaurantes caso vocês precisem. Enquanto a gente procurava passamos pela Rua Agustinas e vimos que o valor do Real estava 180 pesos... a nossa reação foi correr no apartamento para pegar dinheiro e trocar, mas quando voltamos já estava 177 pesos. Um peso a mais que na primeira troca, melhor que nada. HEHEHE. Ainda morrendo de fome, almoçamos no McDonald mesmo pois estávamos cansados de procurar algo.

 

A noite fomos conhecer o Shopping Costonera Center. É uma das maiores tores da America Latina e no seu térreo fica o shopping. É um shopping muito grande e que tem todas as lojas conhecidas e desconhecidas, além de uma vasta praça de alimentação. Só rodamos por ele, comemos no KFC e passamos no Jumbo, a maior rede de supermercados de Santiago, para ver os vinhos. Foi lá que compramos, mas não naquele dia.

 

DIA 04

 

Um dos dias mais legais... cheio de passeios obrigatórios. Começamos o dia visitando o Museu La Chascona, uma das 3 casas/museu do poeta, ganhador de prêmio Nobel de Literatura, Pablo Neruda. O tour é feito por uma espécie de telefone, em que você vai apertando o número do ambiente e que lhe conta a história. É uma história muito bonita, vale a pena o passeio, eu gostei muito de conhecer nos mínimos detalhes a história de Neruda. O tour custa 5 mil pesos por pessoa.

 

21996142396_aea65a499e.jpgIMG_4007 (1) by Rodrigo Antunes, no Flickr

 

Saindo da La Chascona fomos para o Cerro San Cristóbal, com parada no Zoológico Nacional. E fica o aviso, se você for no Cerro e não parar no Zoológico você perdeu bastante coisa! É como voltar a ser criança, andar pra cima e pra baixo vendo todos os animais, tentando interagir com ele. Um dos melhores passeios, sem dúvida. Não tem muito o que dizer.

 

21835515979_013596e563.jpgIMG_4046 by Rodrigo Antunes, no Flickr

 

O acesso para o Cerro San Cristóbal começa do solo e você sobe por uma espécie de elevador, que chamam de Funicular. O valor foi 10 mil pesos incluindo o acesso ao Zoológico. Primeiro você para no Zoo e depois pega ele novamente subindo para o Cerro. Lá em cima é tudo muito lindo e o clima ajudou. Foi um dos dias de mais calor que pegamos. Não usei nada para o frio. Deu pra ver toda a cidade, a Cordilheira completa. Lá em cima há um santuário de uma Santa, que não me lembro o nome. É um local bom para agradecer e rezar, para aqueles que compactuam com isso. Além disso há outras coisas, como mirantes e lojas. Lá em cima também é vendido o tradicional Mote com Huesillos. Uma bebida tradicional chilena feita com pêssego e trigo. Eu tava com tanta fome que resolvi não tomar e deixei para outro dia, mas caso esqueça de mencionar isso... é muito doce, mas é bom. HEHEHE

 

22022167315_c27091d4c0.jpgIMG_4064 by Rodrigo Antunes, no Flickr

 

Descendo o Cerro, pedimos uma indicação de restaurante para um brasileiro que trabalhava em um stand da Turistik na entrada do funicular. Ele nos indicou o restaurante Galindo. Nossa! Muito boa a comida. Muito mesmo. Além disso era MUITA comida. Como dizemos aqui no Ceará, 'enchemos o buxo'. HAHAHAHAHA

 

A noite desse dia foi um dia atípico. Muita coisa aconteceu... primeiro que o dia 11/set é marcado pela morte de Salvador Alliende, ex-presidente do Chile, que foi morto a mando do General Pinochet e por conta disso algumas pessoas protestam durante todo o dia em frente ao Palácio La Moneda e próximo as Universidades (Estação Baquedano). E para completar, nesse dia o metrô pegou fogo. Pouco tempo depois de a gente pegar o metrô aconteceu isso. Foi na Linha Vermelha na estação Manuel Montt. Não sei se por conta disso ou por ser assim, a gente tinha marcado para procurar um restaurante e jantar próximo ao apartamento, só que estava quase tudo fechado e não encontramos muitas opções. Acabamos comprando uma pizza na pizzaria próxima ao apartamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Oi Rodrigo, td bem? Muito legal teu relato. Aqui acompanhando. Tbm sou de Fortaleza e vou pro Chile dia 22/10. Fico lá 12 dias. Pretendo conhecer, além de Santiago, a região dos lagos, Pucón e Puerto Varas. Diz aí o que NÃO POSSO deixar de conhecer em Santiago e arredores? Ah e quanto vcs efetivamente gastaram nesses 9/10 dias q ficaram lá, pra eu ter uma base de quanto levar, por favor.

 

 

Olá Cleide. Boa noite. Eu pretendia conhecer a região dos lagos também, mas acabei deixando para uma próxima oportunidade. Me concentrei bastante em Santiago e só saí de lá para Valparaíso/Viña e para o Valle Nevado. Fora isso fiz tudo que "mandam" fazer. É só acompanhar aí os dias, mas se quiser posso resumir tudo pelos nomes no final. Aliás, vou fazer isso sim. HEHEHE

 

Nós levamos R$ 6.400,00. Cerca de R$ 3.200,00 por pessoa. Voltamos com algum dinheiro, mas economizamos em algumas coisas que não deu pra fazer ou que foi mais barato que pensamos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...