Ir para conteúdo

São Paulo - Comes e Bebes


nnaomi

Posts Recomendados

  • Membros de Honra

Estava lendo tópicos de Maranhão, quando vi o tópico "Maranhão - Comes e Bebes". Então decidi criar um topico desse aqui. Dessa forma, vou dizer que copiei a ideia da Natália. Ela, por sua vez, disse que se baseou no da Adália de Pernambuco.

 

Como a própria Adália disse que boas ideias devem ser copiadas, abro esse tópico aqui e espero que possa ser útil!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

por enquanto não vou citar restaurantes específicos, mas sim algumas comidas.

 

- Bolinho caipira, no Vale do Paraíba, mais comum em festas juninas, mas parece que pode ser encontrado em alguns bares dos mercados/feiras das cidades aqui do Vale, no ano todo. Só viajando que descobri q bolinho caipira é daqui, que festa junina em outros locais não tem bolinho caipira! Nos meses de junho e julho tem festa junina em quase toda escola, igreja, bairro das cidades. As festas sempre têm quadrilha e bolinho caipira, feito de farinha de milho (branca ou amarela) e com recheio de carne ou calabresa moída, com pequenas variações conforme a cidade. Tem cidade brigando p/ dizer que é “dona” do bolinho caipira, mas eu prefiro dizer que é do Vale.

 

- Afogado, em São Luiz do Paraitinga. Essa cidade tem a famosa Festa do Divino, quando o afogado é distribuído aos devotos. P/ falar a verdade eu nunca experimentei, então vai a descrição que vi num site: ensopado de carne de vaca, servido com farinha de mandioca. Não sei dizer qual a origem do afogado, mas atualmente a cidade mais conhecida q tem esse prato é São Luiz do Paraitinga.

 

- Paçoca de amendoim em pó, nas barracas de feira do Vale do Paraíba. Bem, alguns podem achar estranho, mas achei que deveria citar aqui, quando um colega me disse que nunca tinha visto paçoca em pó. Ele só conhecia paçoquita industrializada de supermercado! Não sei a origem do doce, mas numa pesquisa q fiz na internet, dizia que era típico da comida caipira de São Paulo, então fica registrado aqui. Tradicionalmente é para ser servido na Semana Santa, mas atualmente você pode comprar na feira o ano todo, sempre tem barraquinhas de doce vendendo a paçoca. Se ela for socada no pilão, melhor ainda, pois fica com sabor de amendoim mais acentuado e mais gostoso. Eu adoro comer com banana picada. Aqui na feira, o pessoal costuma até recomendar tipos específicos de banana p/ acompanhar a paçoca, como a banana São Tomé, mas p/ mim serve qualquer tipo de banana.

 

- Farofa de içá, no Vale do Paraíba, encontrada geralmente nas feiras, só na época que o içá sai do formigueiro, geralmente em outubro. Não sei a origem da farofa de içá, mas é sabido que em vários estados diferentes tipos de formigas fazem parte do cardápio. Aqui no Vale, é consumido somente o içá, que é a rainha da formiga saúva, normalmente preparada com farinha. Vou contar a história toda. Depois da época de seca, vem a primeira grande chuva por volta de outubro. Alguns dizem q tem q ter trovoada, mas aí não sei se é crendice. Lógico que normalmente chove antes de outubro, mas no geral são chuvas mais fracas ou mesmo q chova forte, acho que os içás não estão prontos p/ sair do formigueiro. Então normalmente em outubro, vem aquele chuvão. No dia seguinte à chuva, tem q dar sol, aí “cai” içá! Esse é o termo comum, “cair” içá e o povo sai p/ catar. Elas caem mesmo, mas é porque elas são aladas e voam. Os içás são as fêmeas das saúvas cheias de ovos que saem p/ formar novos formigueiros, elas voam e depois caem num pedaço de terra p/ cavar um buraco e botar seus ovos e iniciar um formigueiro. Então as pessoas catam os içás, quando estão voando, ou quando caem ao chão ou logo que começam o formigueiro. Nesse ultimo caso, você olha para o chão e vê o sinal dela, um buraquinho com terra ao lado, espera ela voltar do buraco, quando traz mais terra p/ fora e então pega a bichinha rapidinho antes dela entrar no buraco. Os mais espertos vão direto à fonte, ao formigueiro e catam os içás antes de voarem, mas não é uma tarefa fácil, pois as saúvas cortam e machucam a gente. Depois da catação, vem o preparo, normalmente só é aproveitada a região com os ovos, mas há quem tire apenas as perninhas e aproveitem o corpinho também. Os içás são torrados e misturados à farinha de mandioca p/ fazer a farofa. O cheiro não é bom, principalmente quando está torrando. Na feira, pode-se encontrar os içás frescos ou já torrados. Num site vi que foi citado como o "caviar da gente taubateana", por Monteiro Lobato. Outro famoso a citar o içá foi Mauricio de Sousa http://www.monica.com.br/mauricio/cronicas/cron40.htm

 

- Bolinho de chuva. Onde encontrar bolinho de chuva? Bem, acho que todo mundo sabe fazer bolinho de chuva. Só citei aqui, pois ao fazer uma pesquisa a fonte citava que o bolinho se difundiu no país devido ao programa Sítio do Picapau Amarelo, que é de Monteiro Lobato, aqui do Vale.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Colaboradores

Olá, Naomi, fique a vontade pra copiar e espero que aqui a repercussão seja boa..

Se existem tópicos para hospedagem, transporte e outros, pq nao facilitarmos a vida de quem quer comer e beber? rss...

Eu estive ano passado em São Paulo e, até hoje, nunca fiz meu relato. =/ Quando eu tomar vergonha na cara eu venho anotar o que e onde eu comi que gostei. :)

Boa sorte e bom apetite!!! :)

 

Beijocas and have a nice trip!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Vou lançar os obvios:

 

Domingo pela manhã, feira da Liberdade. (Metro Liberdade) - Mas aconselho a ir nos self services , e não nas barracas de rua.

Estadão - Lanche de Pernil - Na madrugada, fim de noite. - Central (Av. 9 de Julho)

Frevinho - Lanches - fim de noite - Na Rua Augusta

Mercadão Central - Centro de SP - Lanche de mortadela de 300 kilos. Ou queijo e salame, etc e tal. Depois da reforma virou um point bacana.

Burdog - XSalada com a maionese especial, próximo ao Pacaembu, Dr. Arnaldo.

Café da manhã na Padaria Dona Deola (Lapa, mas tem em outros bairros)

E Vila Madalena, Emporio do Pastel e Empanada's.

 

Por enquanto apenas esses lugares de bate pronto vieram a cabeça.

Deu fome!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Colaboradores

Comer em São Paulo pode ser uma aventura, e para os mais corajosos, pode ser barato também.

Como nem só de miojo vive o mochileiro, com um pouco de boa vontade, xantinon e fé (muita fé), eu fui recolhendo achados da baixa gastronomia na cidade.

 

 

Como dica inaugural, vou de PF, o tão falado prato feito, ou como chamamos aqui em São Paulo, Comercial.

 

Quando eu trabalhava na região da Av Brigadeiro Faria Lima, eu ganhava uma merreca de vale alimentação e acabei fazendo várias excursões aos restaurantes e botecos locais pra ver o que rolava comer com o meu vale coxinha. Um dos restaurantes que mais me chamou a atenção foi um na Ruas Artur de Azevedo com a Bianchi Bertoldi.

Pelos módicos R$10,00 rola um pratão que não deixaria nenhum estivador com fome! O clássico arroz, feijão, farofa, salada e bifão serve até duas pessoas (seve mesmo, vai por mim).

Tem os especiais também, que custam R$15,00 e também alimentariam um gorila faminto.

O atendimento é bacana, o lugar é limpinho, o preço é bom e a comida é honestinha (nada de espetacular, bem temperada e comível).

E tem a cestinha de pão com vinagrete que eles servem enquanto vc espera seu pf. Vinagrete petáculo, diga-se de passagem!

Vale a pena pra quem estiver se aventurando pela região sem muita grana no bolso!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

E o pernil nosso de cada dia?

 

São Paulo é uma cidade envolta em tradições e o lanche de pernil da Lanchonete do Estadão é uma delas.

Funciona 24h e se tornou ponto de encontro para tudo quanto é tipo de gente. Tem de policial à jornalista do Diário de São Paulo que ficou de plantão na redação.

O lanche é uma dávida e deveria sim ser tombado! Logo na entrada do estabelecimento você encontra aquelas peças lindas de pernil assado, suculenta, coradinhas e derretendo. A carne é desfiada e se une a um vinagrete absurdamente delicioso de pimentão verde, tomate e cebola e a um pão francês quentinho de receita original. Deus sabe que as mãos daquele padeiro são abençoadas, viu!

O negócio é bem servido! Eu mesma já paguei de mocinha e tive que pedir pra amigo meu comer a outra metade.

A sua versão original, com vinagrete, é a mais pedida e a mais barata, R$10,00 o lanchão, mas pra quem estiver com vontade de coisas novas tem também com queijo prato e queijo provolone, mas também saem mais caro.

Pra quem estiver afim de um bom e velho PF, recomendo e MUITO o Filé de Frango à Milanesa com Arroz à Grega e Fritas. Rapá, pensa num treco bom! O frango tem uma casquinha bizarramente perfeita e vem molhadinho dentro. Perfeição mesmo que só cozinheiro bom alcança! Sem contar no arroz... melhor que o que a sua avó faz no Natal! Vai por mim!

É prato pra um gorila faminto, então pode pedir pra dois que ainda assim você vai sair rolando de tanto comer! Custa módicos R$12,00, ou seja, R$6,00 por pessoa e ainda sobra um troco pro refri.

De domingão tem a feijoada, que é concorridíssima!

Eu não lembro exatamente do preço, mas não passa de R$18,00. (Prometo ir até lá no domingo e voltar pra contar). Também serve duas pessoas, tem o caldo grosso, vem com o arroz, couve, toucinho e o melhor molinho de pimenta da história!

O atendimento é simpático, não tem mesa, portanto se come no balcão mesmo com estranhos do lado em um banquinho desconfortável que é pra vc dar no pé assim que terminar de mastigar. No caixa tem o Bigode, como todo bar/lanchonete/padoca que se prese.

O negócio é que o Estadão é tradicionalmente o melhor lugar para se degustar uma autêntica baixa gastronomia paulista, ou seja, tem de um tudo!

 

Pra saber mais sobre a história e o cardápio do lugar: http://www.estadaolanches.com.br/index.php

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

O domingo, a feira e o melhor kibe que essa cidade já viu!

 

A o lado ímpar da Praça Roosevel é conhecido pelo samba bom que rola nas sextas, sábados e domingos de tarde, pelo prédio pomposo da Polícia Federal e pelo colégio Caetano de Campos, mas o que pouca gente sabe é que nos domingo de manhã é ali que é feito o melhor kibe da cidade!

Na verdade é uma barraca de pastel (pra ser honesta o pastel deles é bem medíocre. Dá pra comer, mas não tem nada de espetacular, pontanto fique no básico se quiser experimentar e vá de carne ou queijo) mas, pelo menos para mim, a grande estrela deles é o kibe! Imagina só: casquinha crocante, carne bem temperada e enorme! Mata fácil a fome por 3 dinheirinhos. O molho de pimenta deles também é arrasador, mas tem que ser macho porque a coisa ali é quente.

A barraquinha não tem nome, mas fica quase na esquina da Augusta com a Roosevelt, do lado direito da barraca de caldo de cana.

O atendimento é bom, rápido e atencioso. Cada vez que compro em grande quantidade elas me dão um a mais.

Pra quem é fã de comida de rua ou pra quem pretende amanhecer na Augusta no final de semana, se joga pra lá. E pra quem for sair de casa só pelo kibe, não precisa chegar cedo, na Roosevelt a vida só começa depois do 12h, então as barracas ficam na rua até as 14h30 normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros de Honra

Oi, Nandinha, tudo bem?

Olha, pizzarias baratas na região do Bexiga e da Avenida Paulista você não encontrará...a média de preços nessas regiões é de R$ 50,00 a pizza.

Há inúmeras cantinas na região do Bexiga, praticamente com o mesmo custo nas massas...

Agora, depende do que você pensa que é barato...quanto pensa em gastar??

 

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...