Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Minas Gerais
#500452 por willcwb
05 Set 2010, 14:21
Ola pessoal tudo bem? Sou de Curitiba e quero visitar Sao Tomé agora em setembro. Gostaria de saber como faço para chegar partindo de Curitiba. Já entrei em contato com o centro de informações de turismo da cidade mas não souberam me responder. Desde já agradeço! Obrigado!

#512312 por pysk8
13 Out 2010, 17:56
-Vila de sobradinho. Não recomendo

São 18 km da cidade de são Thomé das letras, muita estrada de terra e buracos pelo caminho.
Quando se chega lá começa entender porque não tem muita gente na cidade. É uma cidade pequena de dois ou três ruas com um pequeno boteco e nenhuma sorveteria ou padaria.
Um pouco antes da cidade em uma gruta tem uma venda que tem um pastel ate que mais ou menos, não são muito caros mais é o que tem para comer depois de uma hora de viajem.
No caminho muitas cachoeiras para visitar.

-são Thomé das letras

Se você for uma maluca beleza da era hippe então esta no lugar certo.
Uma cidade charmosa com chão de pedras brancas e casas customizadas com a pedra local. Muitas pousadas e muitas lajinhas de objetos da época hippe, chapéu de bruxa, maricas, camisetas hare krishna e muito mais.
A comida é bem cara nada muito barato, um pote de caldo de feijão custa cerca de sete reais as pousadas as diárias se aproximam de trinta reais por dia.
-segurança
Muitos malucos com rasta farie na rua pode passar um pouco de insegurança, mais vale as mesmo as recomendações para cidades grandes.
Não ficar mostrando muito dinheiro em publico
Não andar com roupas muito chamativas ou com símbolos de paises
-posto de gasolina
Na cidade só tem dois postos de gasolina e não tem gasolina adtivada somente gasolina e os postos fecham então é melhor abastecer antes de anoitecer.
GUIA DE TRILHAS
Na praça principal da cidade tem algumas placas com guias e passei de grutas e trilhas de jipe.
Somente recomendo quando tem um dinheiro sobrando pq se não é melhor pegar um mapa no centro de informações turísticas e meter as caras mesmo.
Se você não estiver com paciência não é melhor não ir à pracinha central à noite, pois os hippes fican doidos para vender alguma coisa, e fica alugando um pouco.

-cachoeira do véu da noiva, Flavio, paraíso, eubiose.

Leve toalha e muita coragem
Todas são muito geladas a única que da para nadar é cachoeira paraíso que abaixo de outra cachoeira.
As trilhas para chegar nas cachoeiras são curtas mais com uma certa dificuldade, somente uma tinha um corrimão improvisado de bambu.







CASA DA PIRAMIDE
É um lugar muito louco uma casa customizada em forma de pirâmide.
Com labirintos internos e um telhado com uns vista linda todos querem subir, mais se voce já passo da idade de fazer alpinismo não é aconselhável subir, pois não tem escada.
Tem que subir por uma pedra que tem atrás da casa.
A noite leve uma lanterna, pois não tem iluminasao apesar de no momento ela não estar mais tão distante da cidade.
Não espere encontrar placas indicando como chegar ate a casa, pois não tem nada ,siga seu senso de direção e se chegar no meio do mato sinal que já saio da cidade, pois a cidade tem um pouco mais de um km para cada lado.Ai é só voltar é perguntar.

MORRO DA CRUZ
Um locar para admirar a paisagem um pouco mais alto que a casa pirâmide, uma vista linda e uma montanha toda feita com pedras e pouca terra mesmo, alguns malucos pelo caminho vendendo bijuteria e coisas a mais. Ótimo para tirar fotos da casa pirâmide.


GRUTAS

Gruta labirinto perto de sobradinho.

Se você tem caustrofobia evite ir nestas grutas, pois são pequenas e escuras não tem ninguém para auxiliar e muito menos corrimão, a única gruta que tem lanternas para alugar em a gruta perto de sobradinho.São lanternas de cabeça que é só deixar o rg e pagar três reais na venda próxima.
Evite ir a feriados, pois a gruta fica lotada tem ate gente rezando lá dentro, apavorando quem já tem medo.
O melhor é você comprar lanternas ir com roupas leves de chinelo, pois dentro molha os pés e não ir sozinho.

CACHOEIRA VALE DA LUA

Uma ótima cachoeira para mergulhar e nadar se estiver calor, pois a água é bem gelada, tem uma corda amarrada na arvore para que quiser se balançar e cair na cachoeira.

OLHO d´agua

É um lago próximo da gruta do labirinto o caminho para quem chega de carro é um pouco complicado tem que tomar cuidado com as varias entradinhais falsas pelo caminho e algumas não da para passar com carro normal somente com jipe.
O lago parece mais uma mina que foi abandonada pelos mineradores porque encheu de água. Não recomendo, perigo para nadar.Se você tiver coragem suficiente.




LOCAL PARA COMER PERTO DE SOBRADINHO

Um ótimo lugar para almoçar é a lanchonete que se alugas as lanternas para a gruta, pois em sobradinho que é a cidade mais próxima não tem lugar para comer.

TOCA DO LEGÃO

Próximo do centro de são Thomé um local que tem uma estatua de um et dando boas vindas aos turistas umas enormes pedras para ver o céu uma linda vista de são Thomé.

MANEIRA MAIS BARATA PARA IR PARA SÃO THOME

Se você for de ônibus a passagem é barata cerca de 50 reais e caso não tenha carro ou grana leve sua bike para ir ate as cachoeiras e local para ficar tem os camping cerca de seis reais o dias, mais voce tem que levar sua barraca.

LADEIRA DO AMENDOIN

Próximo de são Thomé das letras e uma ladeira que dizem que quando se para no final dela o carro ou moto começa a subir a ladeira sozinho, realmente é espetacular isso acontece mesmo pode acreditar.
Uns dizem que ilusão diotica outros dizem que é algo com o magnetismo mais não achei nada de explicação para este fenômeno.


CARIMBADO

São duas grutas próximas da ladeira do amendoim estavam mesmas cavernas são conhecidas como as que chegam em macho picho, são grutas muito escuras quentes as entradas são de difícil aceso, levar lanterna, pois lá não tem como alugar e nem lugar para comer.

CHANGRILA

São pequenas corredeiras depois de carimbado dentro de uma fazenda chamada são Sebastião.Um bom lugar para quem quer fazer escaladas ou um bom piquenique.Não é muito indicado para quem quer tomar banho, pois a água é meio amarelelada.
Se você quiser fazer escalada contrate pessoas especializadas no centro da cidade na praça central aonde tem os guias.

[Flickr]http://www.flickr.com/photos/yatanpaulo/[/Flickr]

msn:pysk8@hotmail.com
#539516 por Mah_Dias
06 Jan 2011, 18:23
AlyneB escreveu:Um fds é suficiente pra conhecer os pontos principais??? Mesmo sabendo da muvuca e dos tormentos, tenho vontade de conhecer. Tranquilo ir com mais uma amiga?

Eu fui numa sexta a noite e voltei domingo. Deu pra conhecer bem sim, mas não todas as cachoeiras...hehe impossível.

Não esqueça de comer pizza na pedra perto da igreja, ver o céu do cruzeiro e assistir ao por do sol na pirâmide. Aliás, eu fiquei hospedada do lado de pirâmide, valeu super a pena.

Bjos
#542234 por Carole Waffle
13 Jan 2011, 10:47
RESPOSTA PARA NATALIA (E-MAIL ABAIXO)

Olá Natalia.

A pousada é simples. Tive problemas mas eles resolveram rapidamente. Café da manhã ok e é limpo. Perto da praça central. Você tem alguma dúvida específica?
Bjus
Carol
-------------------------------------------------------------------------------------------

Oi, Carole

Gostaria de saber se você ficou na Pousada Lua e Flor em São Tomé das
Letras. Viajarei para lá em breve e gostaria de ter mais referências sobre
essa pousada.


Abraços,
Natália.
#546080 por deboragusmao
21 Jan 2011, 23:58
Uma coisa que rola em STL é chegar chegando e alugar a casa de algum nativo. Eles fazem muito isso por lá. Todas as vezes que fui a STL nunca reservei nada, chegava, conversava com o pessoal, via a casa e se gostava alugava. Normalmente fica mais barato (principalmente se tiver em turma), dá independência e tem cozinha, o que pode ser legal.
Tem um tempo que não vou para lá (a última vez foi em 2004 ou 2005), mas ainda deve rolar esse esquema de aluguel de casa :P
#565473 por samuelats
17 Mar 2011, 08:16
Bom dia Camaradas!

O negócio é o seguinte.. quero ir com 4 amigos para curtir São Thomé das Letras na semana santa! Li vários comentários com inumeras ideias diferentes e não cheguei a conclusão alguma. Vamos lá:

-> Camping ou Pousada? Custos? Refeições? Higiene? Distância média dos principais pontos turisticos?

-> Estou em Belo Horizonte: Carro ou Busão? Condições da estrada? Pedágio? Aonde abastecer?

-> O que levar: Dinheiro ou Cartão?

-> Locais que realmente valem a pena ir..

-> barzinho? (tenho que perguntar, pois não posso ficar longe de um bar ::otemo:: )

Valeu Galera!
#595163 por Glauconep
02 Jun 2011, 13:37
São tome foi uma de minhas primeiras viagens... acho que a partir de são tome passei a gostar e cultivar o vicio em viajar e conhecer lugares, pessoas e historias de vida... lugar com cachoeiras muito bonitas e muitos barzinhos legais para se ir a noite. vejam algumas fotos de la
http://www.flickr.com/photos/viajaminas ... 394057345/
#602443 por Diegosanli
19 Jun 2011, 08:40
Faaala galera, tranquilo?!

Seguindo com as trips que venho fazendo durante esse ano a próxima parada é a Querida São tomé das letras. Minhas perguntas para o lugar são:

Qual a média de temperatura por lá? Irei em 22 de julho agora e irei acampar.
Algum lugar não recomendado para visitar atualmente?

Estou fechando meu roteiro por lá e gostaria de saber quais lugares eu NÃO POSSO deixar de visitar.

Grande abraço galera!
#603772 por Glauconep
22 Jun 2011, 08:51
ola diego!! São tome é muito boa no verao cara. tem muuuuuuuuuitas cachoeiras. se vc pudesse mudar te aconselharia a conhecer a cidade em periodos de calor. agora esta bem frio aqui em minas e la faz bastante frio tb nesta epoca. O bom de sao tome sao as cachoeiras durante o dia e o pessoal reunido nos barzinhos, piramide ou praça durante a noite...
#606933 por Mah_Dias
30 Jun 2011, 08:52
Diegosanli escreveu:Faaala galera, tranquilo?!

Seguindo com as trips que venho fazendo durante esse ano a próxima parada é a Querida São tomé das letras. Minhas perguntas para o lugar são:

Qual a média de temperatura por lá? Irei em 22 de julho agora e irei acampar.
Algum lugar não recomendado para visitar atualmente?

Estou fechando meu roteiro por lá e gostaria de saber quais lugares eu NÃO POSSO deixar de visitar.

Grande abraço galera!


Olha Diego, eu fui em Agosto e não estava tão frio, mas a água das cachoeiras meu camarada, estava um PAU DE GELO... Juro pra você, achei que meu pé fosse cair e eu não ia andar nunca mais na minha vida, porque fiquei 20 segundos no meio da cachoeira da eubiose pra tirar uma foto...rsrsrs

A experiência mais legal sem dúvida foi ver estrelas cadentes deitada na rocha que fica embaixo do cruzeiro, e no dia seguinte o por do sol na pirâmide, além da pizza na Ser Criativo, é claro! Não fique sem provar e vivenciar esses 3! rsrsrs

Um abraço e boa viagem!
#610741 por Caju Brrs
08 Jul 2011, 16:40
Oi gente,

Seguinte, eu to indo semana que vem pra minas e vou passar em Ouro Preto pra festival de inverno. De lá como eu chego em São Thomé sem voltar pra BH?
Tem algum onibus Ouro Preto x Tres Corações ? Ou pra Lavras, que pelo menos já fica mais perto?

Grata :D
#610759 por Marcos_Milan
08 Jul 2011, 17:13
Diegosanli escreveu:Faaala galera, tranquilo?!

Seguindo com as trips que venho fazendo durante esse ano a próxima parada é a Querida São tomé das letras. Minhas perguntas para o lugar são:

Qual a média de temperatura por lá? Irei em 22 de julho agora e irei acampar.
Algum lugar não recomendado para visitar atualmente?

Estou fechando meu roteiro por lá e gostaria de saber quais lugares eu NÃO POSSO deixar de visitar.

Grande abraço galera!




Fala Diego!
cara é o seguinte, vc vai passar frio. Isso é fato! acampar em STL no inverno é pra poucos! Vai ficar onde? no camping do centro (que fica ao lado do cemiterio)?
Cara o que vc nao pode deixar de visitar em STL em qq época do ano é:

Pedra da Bruxa - formação rochosa cujo nome é auto explicativo
Piramide - Construção no alto do morro do Cruzeiro, onde uma galera se reune pra ver o por do sol
Cruzeiro - Morro com uma cruz no alto, ao lado da Piramide
Ver o Tibilk tocar
Ver o Mow tocar
Ver o Nilson tocar
se der, ver o Ventania mas o que diferencia ele dos que citei acima, é que é mais famoso. O Tilbilk por exemplo é muito mais engraçado e gente fina que o Ventania... ..é meio estrelinha....
tomar uma pinga de qq coisa (experimente a figuinho)
Dar um rolê de Transpororoca Tur - é um onibus velhaco que faz uma "magical mistery tour" por algumas cachoeiras diariamente. o preço ta em R$25,00 se bem me lembro, mas da pra negociar até porque entre a penultima e a ultima vez q eu fui, rolou uma inflação desse bus de uns 300%!!!!
ir na gruta de São Thomé - nada demais, só pq dá nome à cidade mesmo.

Se der tempo ou mesmo se estiver na agenda do Transpororoca, vale a pena visitar o distrito de Sobradinho

Cachoeiras interessantes: Véu da noiva; Shangri-la, Gruta do Sobradinho (tem uma cachoeira proxima) e uma infinidade de outras as quais infelizmente esqueci o nome.

Se o frio nao estiver from hell vale a pena colar a noite no Cruzeiro (se o céu estiver limpo), nas proximidades do Cruzeiro tem tb o "bar do dois". No carnaval eles estavam cobrando entrada, se ainda estiverem, nao vale a pena.. ....compensa mais os bares da rua principal.

Algumas fotos da minha ultima ida a STL http://www.facebook.com/media/set/?set=a.2029126087005.121413.1209669094

Abraços!
#610768 por Diegosanli
08 Jul 2011, 17:30
marcos.milan escreveu:
Diegosanli escreveu:Faaala galera, tranquilo?!

Seguindo com as trips que venho fazendo durante esse ano a próxima parada é a Querida São tomé das letras. Minhas perguntas para o lugar são:

Qual a média de temperatura por lá? Irei em 22 de julho agora e irei acampar.
Algum lugar não recomendado para visitar atualmente?

Estou fechando meu roteiro por lá e gostaria de saber quais lugares eu NÃO POSSO deixar de visitar.

Grande abraço galera!




Fala Diego!
cara é o seguinte, vc vai passar frio. Isso é fato! acampar em STL no inverno é pra poucos! Vai ficar onde? no camping do centro (que fica ao lado do cemiterio)?
Cara o que vc nao pode deixar de visitar em STL em qq época do ano é:

Pedra da Bruxa - formação rochosa cujo nome é auto explicativo
Piramide - Construção no alto do morro do Cruzeiro, onde uma galera se reune pra ver o por do sol
Cruzeiro - Morro com uma cruz no alto, ao lado da Piramide
Ver o Tibilk tocar
Ver o Mow tocar
Ver o Nilson tocar
se der, ver o Ventania mas o que diferencia ele dos que citei acima, é que é mais famoso. O Tilbilk por exemplo é muito mais engraçado e gente fina que o Ventania... ..é meio estrelinha....
tomar uma pinga de qq coisa (experimente a figuinho)
Dar um rolê de Transpororoca Tur - é um onibus velhaco que faz uma "magical mistery tour" por algumas cachoeiras diariamente. o preço ta em R$25,00 se bem me lembro, mas da pra negociar até porque entre a penultima e a ultima vez q eu fui, rolou uma inflação desse bus de uns 300%!!!!
ir na gruta de São Thomé - nada demais, só pq dá nome à cidade mesmo.

Se der tempo ou mesmo se estiver na agenda do Transpororoca, vale a pena visitar o distrito de Sobradinho

Cachoeiras interessantes: Véu da noiva; Shangri-la, Gruta do Sobradinho (tem uma cachoeira proxima) e uma infinidade de outras as quais infelizmente esqueci o nome.

Se o frio nao estiver from hell vale a pena colar a noite no Cruzeiro (se o céu estiver limpo), nas proximidades do Cruzeiro tem tb o "bar do dois". No carnaval eles estavam cobrando entrada, se ainda estiverem, nao vale a pena.. ....compensa mais os bares da rua principal.

Algumas fotos da minha ultima ida a STL http://www.facebook.com/media/set/?set=a.2029126087005.121413.1209669094

Abraços!

Opa! Valeu mesmo pelas dicas cara!
Sobre o frio, já temos ciencia que vamos passar..na verdade agente tá indo pra isso mesmo, é um "preview" para a nossa viagem do ano que vem (deserto do atacama)..então frio é bem vindo, hehe.
Vou visitar esses pontos que vc mencionou e posto aqui os meus relatos para ajudar os próximos!

Abraço!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes