Ir para conteúdo

Selagem de Costuras


ludug3r0

Posts Recomendados

  • Membros

Olá,

 

Dois anos atrás comprei uma North Face Solo 12 para o circuito de TDP. Este ano irei escalar no Frey na Argentina e irei usar a mesma barraca.

 

O problema é que esta barraca envelheceu um pouco e apresenta agora 2 problemas:

  • Uma delaminação na fita de vedação das costuras
  • Esta meio grudenta por dentro

 

É uma barraca de uma só camada, impermeabilizada por dentro com Uretano e por fora com silicone. Pesquisando constatei que o motivo dos dois problemas é a degradação do uretano. O problema de estar meio grudenta não é muito importante, usei talco para resolver isto como muitas pessoas já fizeram segundo relatos na internet. O tecido, propriamente dito, continua impermeável.

 

Já sobre as costuras, existem pontos de tensão onde nitidamente dá pra ver que entraria água numa chuva mais persistente. E é este problema que gostaria de idéias.

 

Dizem que o silicone impregna o tecido inteiro impedindo que outras substâncias grudem nele. Pensei então em duas técnicas a usar...

  • Selar as costuras por dentro com uretano de selar calhas
  • Selar as costuras por fora com silicone de aquário

 

Alguma contraindicação? Alguma dica de como fazer alguma enventual diluição das soluções selantes?

 

Não posso pedir garantia da North Face agora porque está meio em cima a viagem para resolver este problema.

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

ludug3r0,

 

meu medo é vc perder a garantia... eu selaria só as costuras, com silicone, e depois se precisasse eu o removeria.

 

use um bico aplicador bem fininho, e acerte com os dedos: isso vai fazer a cola entrar nos tais buraquinhos dos pontos da costura e resolverá seu problema (por um tempo...).

 

não precisa diluir o silicone não, mas compre um em bisnaga manual lacrada: a razão é que a maioria desses silicones de vedar calha com pistola é muito espesso, e os manuais, mais fluidos.

a razão pra comprar uma bisnaga lacrada é que ele vai ter a mesma viscosidade do início ao fim (isso ocorre porque o silicone é, via de regra, de cura acética - um ácido volátil que evapora e permite que a cola polimerize. se a bisnaga estiver aberta, pode ser que no início ele esteja viscoso e imprestável pra vc...)

 

abração!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...