Ir para conteúdo

Senegal


Posts Recomendados

  • Membros

Por sugestão do Maurocuritiba abri este Tópico para falar um pouco do Senegal, país no qual já estive por três vezes.

 

Senegal. Capital: Dakar.

 

Melhor época para visitar: entre dezembro e fevereiro, quando as temperaturas estão entre 20 graus à noite, e entre 25 e 28 graus durante o dia, probabilidade quase zero de chuvas.

 

Localização: África Ocidental, tendo a costa banhada pelo Atlântico e um dos maiores produtores de pescados per capita no mundo, portanto, para quem gosta de peixe é um paraiso. Ao norte e oeste cercado já por uma região de semi-deserto (entrada do Saara).

 

Música de muito boa qualidade: Youssou N'Dour, Baaba Maal, Ismaël Lo, Omar Seck, etc. Nas discotecas dansa-se o "mbalax", ritmo quente e fácil para nós, brasileiros, acostumados com a influência afro nos nossos ritmos.

 

Dakar a capital com cerca de 2,5 milhões de habitantes, uma cidade a beira de um mar lindíssimo e um povo hospitaleiro, é uma cidade das mais seguras entre as capitais na África.

Apesar de ser um país de maioria islâmica, pode-se tomar uma cervejinha em qualquer bar sem problemas. Cozinha saborosa, a base de arroz, legumes (os nossos) e peixe, carne de vaca e carneiro.

Cuidado com a pimenta,e peçam sempre "piment à part".

Pratos principais:

1 - "cebbu jenne" - arroz ao peixe cozido com legumes e verduras (batata inglesa e doce, mandioca, cenoura, couve, caruru azedo, etc);

2 - "maffe" - arroz com carne de vaca, legumes e molho a base de amendoim (meu prato africano preferido);

3 - "yassa poullet" e "yassa poisson" - Arroz om molho de cebola, acompanhado de frango ou peixe.

Bebida nacional: "bissap", refresco com sabor único feito da folha seca de um tipo local de hibisco. Diurético e anticancerígeno.

 

Em Dakar deve-se visitar a Ilha de Gorée (Patrimônio de Humanidade pela UNESCO), a três km do porto. Pega-se uma barca e a viagem dura derca de 20 minutos. Ir a Dakar e não visitar Gorée seria como ir ao Rio e não visitar o Corcovado (eu moro no Rio, rs). Deve-se sair cedo e almoçar na ilha onde existem boas opções para lanche e almoço a beira do mar, e visitar o Museu Casa dos Escravos (antiga senzala onde se fazia o tráfico de escravos para o Caribe e EEUU, e tombada pela UNESCO), Museu do Fort d'Estrée, Museu da Mulher, etc.

 

Saint-Louis - antiga capital da África Ocidental Francesa, cujo centro também é tombado como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, na foz do Rio Senegal.

A 50 km do centro da cidade está o Parque Nacional dos Pássaros (Oiseaux) de Djoudj, Patrimônio Mundial de Biosfera pela UNESCO, o segundo maior santuário de aves do mundo.

Vale um passeio a Djoudj e pelas praias da cidade.

 

Petite Côte e delta do Saloum - região costeira, entre o mar a savana do deserto, com pequenas cidade e aldeias paradisíacos, onde pode-se alugar um quarto em un pequeno "auberge" ou na casa de algum senegalês bem baratinho. Preço a combinar: entre 5 e 10 US$.

Visitar: Joal, Fadiout, Mbour, Popenguine, Palmarin, Ndagane e Mar Lodge. Região do etnia "serer", pescadores.

 

Em Saint-Louis e na Petite Côte podemos ver o encontro fantástico do mar azul com a areia dourada da savana do deserto e os gigantes baobás.

 

Casamance: sul do Senegal, pegar um avião de Dakar é a melhor opção, até Ziguinchor, capital da Casamance, 40 min de vôo. Região mística, com os centenários baobás sagrados. Visitar Oussouye, onde pode-se dormir nos "campément", pequenos albergues e bem baratos a beira de um "bolong" (rio) e alugar um barco para um passeio pelo Rio Casamance.

Visitar a Ilha de Karabane, imperdível, onde comi o melhor peixe até hoje: um filé ao molho de cebola com batatas dorée e arroz, acompahado do refresco de "bissap".

Qualquer outra informação a mais estou a disposição de informá-los.

 

Até breve.

J. Carlos.

 

PS: NÃO ESTOU CONSEGUINDO COPIAR FOTOS NO TEXTO, SE ALGUÉM SABE COMO FAZÊ-LO ME ENSINE POIS QUERO LHES MOSTRAR AS FOTOS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 31
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

Posted Images

  • Membros de Honra

Carlos vc tem condições de colocar os custos se tiver hoteis e como se locomover blz. Depois, se vc puder atender mais este meu pedido eu vou deletar este meu post.Quanto anexar fotos de uma olhada abaixo tem adicionar um anexo vá por ai que da certo ou no inicio do forum tem uma página que ensina como anexar, ou péça para a Junia ou o Augusto para ajuda.

 

 

 

OBSERVAÇÃO

NAS FOTOS É SÓ CLICAR EM CIMA DE LAS QUE ELAS FICAM MAIORES.

 

para não aocntecer isto tem que redimensionar em web pequenas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Maurocuritiba,

Fiz um teste agora e consegui inserir uma foto.

Hoje, mais tarde vou incluir outras.

 

Para se viajar a Dakar eu sempre o fiz pela TACV, (Rio/Fortaleza/Praia/Dakar/Praia/Fortaleza/Rio), e as conexões eram bem rápidas, porém agora nem sempre estão fáceis, e às vezes é preciso dormir um dia em Praia, Cabo Verde, o que não deixa de ser de todo ruim pois pode aproveitar um dia par visitar a Cidade Velha, primeira cidade construida pelos europeus na colonização do Novo Mundo, e o belíssimo Forte São Filipe.

 

Você pode comprar o bilhete e viajar a partir de qualquer capital brasileira (Rio, Curitiba, BH, SP, etc), pois a TAM tem um acordo de levar o passageiro até Fortaleza.

 

Outra opção seria TAP ou Air France, com conexão em Lisboa e Paris. Eu não segui esse caminho por ser mais caro.

 

No site http://www.ausenegal.com e http://www.ausenegal.sn (é o mesmo)

 

você encontra várias opções de hospedagem, mas em Dakar não conheço hostels, pois fico na casa de senegaleses mediante uma quantia diária, incluindo café da manhã, uma refeição (em geral jantar) e roupa lavada. O preço pode sair entre 5.000 e 8.000 fCFA (algo em torno de 25 a 35 reais a diária).

Posso informar algumas pessoas que alugam um quarto, mas é necessário observar algumas regras: negociar claramente para não surgir algum mal-entendido, lembrar que são muito ligados nas suas tradições e às vezes nossos hábitos e nossa expotaneidade pode ser agressivos. Por exemplo, jamais encarar muito de frente uma mulher da famíla, o que não é muito aceito por eles, etc.

Nunca tive problemas pois combinei o preço corretamente e cumpri as "normas da casa".

São muito bem educados e até um pouco formais e estão dispostos a servir de guias para os passeios, tanto as pessoas da casa quantos os vizinhos, e é de praxe dar uma gorgeta ("pourboire") pois eles fazem esse tipo de serviço com a melhor das intenções mas querem ganhar um troquinho.

O transporte intermunicipal é um pouco complicado e restrito (vans) e por isso sempre levei comigo alguém como guia, pois eles gostam muito e é barato, quando visitei Saint-Louis, Djoudj, Petite Côte, Gorée, e além do mais são pessoas boas de papo, sempre dispostas a ajudar, e na maioria com a cultura geral maior que a média dos brasileiros.

O país é muito seguro e a polícia em Dakar não usa arma de fogo por não ser necessário !!!

Em todo país existem LanHouses em quase toda esquina e o senegalês é fanático pela Internet, e um dado interessante: cerca de 95 % dos jovens e crianças então frequentando as escolas. É um dos índices mais elevados entre os países em desenvolvimento.

 

Qualquer outra informação estou a disposição para atendê-lo.

 

J. Carlos.

DakarGrDje.jpg.7dc5dfc6f8a5dc9724b7e07c760c9414.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Precisa sim, mas o visto é muito simples bastando contactar a embaixada ou os consulados. Aqui no Rio, o consulado fica na Av. Rio Branco,124/11. andar, quase na esquina da Rua 7 de Setembro, e o telefone é 21-3852-1729. O funcionário Cláudio é quem cuida dos vistos que é dado em menos de 24 horas.

 

O melhor caminho para se chegar a Guiné-Bissau é via o belíssimo Senegal.

 

Para Guiné-Bissau eu sugiro tirar o visto no Senegal.

 

Em Dakar, a embaixada de Guiné-Bissau fica na Rue 6, Point E, e qualquer taxista conhece o local.

 

Uma opção melhor seria viajar de Dakar para Ziguinchor, capital da província de Casamance. Ziguinchor fica a menos de 20 km da fronteira com a Guiné-Bissau.

É uma cidade pequena à margem do rio Casamance e o consulado fica em frente ao Hotel Flamboyant, muito fácil de achar e tirar o visto lá é mais barato.

 

Conheço a Casamance e vale muito visitar por alguns dias, e sobretudo conhecer Oussouye, M'Lompo e a aldeia de Diakène-Oulof, onde existe um "campément" (tipo de pousada rústica), onde os três donos e irmãos senegaleses (Abdou, El-Haidj e Dadi) alugam um barco para visitar a paradisíaca ilha de Karabane.

 

De Diakène-Oulof siga depois para Cap Skiring, praia de pescadores e então pegue uma "van" para Bissau.

 

NÃO SE PREOCUPE: HÁ UMA VARIEDADE GRANDE DE OPÇÕES DE HOTÉIS BARATOS, O PAÍS É MUITO SEGURO E AS PESSOAS DISPOSTAS A AJUDAR. ELES TEM CONSCIÊNCIA DE QUE O TURISMO É ECONOMICAMENTE IMPORTANTE E TRATAM MUITO BEM OS TURISTAS.

 

Melhor época para se visitar o Senegal e Guiné-Bissau é entre novembro e fevereiro, pois o clima é mais ameno (entre 20 e 28 graus) e não é época de chuva.

 

Qualquer outra informação, escreva.

J. Carlos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • Membros

Olá, J. Carlos,

 

já vi que esse tópico já tem mais de um ano de sua última mensagem, mas talvez você possa me ajudar. Irei para Dakar/Senegal na próxima semana e me preocupei por ver a questão do risco de contrair malária. Você teria alguma informação para me passar sobre isso?

Obrigada!

Taynah

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...
  • 1 ano depois...
  • Membros

Ola, estive em Dakhar agora em agosto fazendo um curso de dança, e pretendo ir para Guine em janeiro para fazer outro curso de dança, e estava pensando em passar por Senegal outra vez para viajar um pouco por la...e tambem porque eh bem mais barato voar p Dakhar que para Conakry...Queria algumas informaçoes, mas essa mensagens sao tao antigas que nao sei se ainda terao respostas...alguem pode me ajudar?

Grata,

Gabriella.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Gabriela estes tópicos da África não tem muitas informaaãoes, por isto é importante usuários como vc que já tem experiência em alguns lugares da África, ajudem e coloquem informações nos tópicos de onde ja passou, asim diminue a margem de erro. Vc mesmo esta sofrendo na carne a falta de informações, esperamos a tua colaboração. ::cool:::'> ::cool:::'> ::cool:::'>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...