Guias e troca de informações sobre destinos do estado de Santa Catarina
#1040066 por sachetjr
04 Jan 2015, 10:18
Farsdag escreveu:1) O melhor local para hospedagem é Urubici mesmo? Ou Bom Jardim também é a opção?
2) Após leituras e considerando 2 dias, a Cachoeira do Avencal e Salto do Passo Velho são boas opções? O que mais poderia indicar?
3) O que poderia conhecer quando fosse descer a Serra do Rio do Rastro?


Urubici é a cidade com mais pontos turísticos para serem visitados, mas Bom Jardim da Serra também merece ao menos um dia inteiro para conhecer suas paisagens.
Como sugestão, você poderia se hospedar em Urubici, visitar os principais pontos turísticos como por exemplo o Morro da Igreja e Pedra Furada, Cascatas do Avencal e Véu de Noiva, Grutas, sítios arqueológicos com paleotocas e inscrições rupestres, Morro do Campestre, etc. No dia seguinte você pode ir para Bom Jardim visitar as cachoeiras do Salto do Passo Velho e Salto do Pelotas e da Barrinha, o Parque Eólico, Cânion da Ronda cuja caminhada é de 500 metros, e o mirante da Serra do Rio do Rastro. No dia seguinte você desce a serra conhecendo o monumento aos tropeiros e a nascente do rio do Rastro e segue viagem.
Se você preferir, pode nos mandar um email graxaim@graxaim.com com mais detalhes de datas e chegadas, que montamos um roteiro mais detalhado, indicando os passeios aonde é aconselhável pegar um guia e os que podem fazer por conta mesmo.

#1041017 por nnaomi
06 Jan 2015, 11:57
#1046963 por Farsdag
18 Jan 2015, 22:22
Olá pessoal,

Ajudem aí com o roteiro, podem incluir, modificar e ou retirar. Lembrem que iremos em casal com 2 guris (8 e 12aa)

Dia 1 (Domingo)
1- Morro da Igreja
2) Gruta N. S. Lourdes
3) Véu de Noiva
4) Sete Quedas
5) Pedra Furada - Morro Campestre

Dia 2 (Segunda)
1) Inscricões Rupestres
2) Cachoeira Avencal
3) Dar um pulo em São Joaquim ????

Dia 3 (Terça)
1) Ir cedo para Bom Jardim
2) Mirante
3) Salto Passo Velho
3) Descer a Serra do Rio do Rastro
#1047063 por Paulozaca
19 Jan 2015, 07:29
Concordo com a Déia, vale a pena conhecer a serra do Corvo Branco.

Apenas, dependendo do veículo que estiverem verifiquem as condições climáticas e se assegurem de que não haverá muita chuva.

Isso porque a estrada, que é de terra, estava em obras no ano passado.

Abraços e boa viagem
#1047632 por Paulozaca
20 Jan 2015, 07:30
Se sua ideia for fazer a trilha da pedra furada e a trilha no rio sete quedas, seu tempo está curtíssimo para curtir os atrativos com mais tempo.

Mas se você não estiver pensando nas trilhas, eu sugiro que você saia de Urubici direto a Serra do Corvo Branco e no retorno já venha conhecendo em sequencia a Gruta Nossa Senhora de Lourdes (o espaço é bem pequeno e em pouco tempo você vê tudo o que há pra ser visto), a cascata véu de noiva (propriedade particular com um restaurante e lojinha e a cascata numa trilha de aproximadamente uns 150 mts) e o Morro da Igreja (final dessa estrada, onde é o ponto mais alto de Santa Catarina com uma visão privilegiada de todo o entorno, inclusive da Pedra Furada ) Em dias limpos, conseguirá avistar até o litoral de Santa Catarina. Retornando na estrada e passando por Urubici, você chegará no morro do Campestre e estará próximo ao rio sete quedas.

Para efeito de informação, a gruta Nossa Senhora de Lourdes e a cascata Véu de Noiva ficam na mesma estrada secundária que levam ao morro da Igreja.

Acho que você pode deixar o morro do campestre e o rio sete quedas pro segundo dia (já estará no caminho da cachoeira do Avencal) e pra otimizar seu tempo talvez já dormir na segunda noite em Bom Jardim da Serra.

Se for fazer as trilhas da Pedra Furada e do Rio Sete Quedas, acho fundamental que você remaneje o morro do campestre e o Rio Sete Quedas pro segundo dia.

Abraços
#1047842 por gvogetta
20 Jan 2015, 14:55
Olá!

Só lembrando que são duas "Pedras Furadas". Uma fica no complexo do Morro da Igreja, acessível por trilha apenas com guias autorizados pelo PN São Joaquim ou com autorização prévia da Aeronáutica, cerca de 3 a 4h de caminhada (ida e volta). A outra Pedra Furada é a que fica no alto do Morro do Campestre, acesso por estrada até bem perto do topo onde se encontram as formações de arenito, em direção totalmente oposta à do Morro da Igreja (e S. Corvo Branco) e, como mencionado pelo Paulo, próxima do Rio Sete Quedas. No Morro do Campestre o passeio dura em média 2h entre subir, caminhar e descer, enquanto no Rio Sete Quedas sugiro algo como 3 a 4 horas para caminhar (por dentro do Rio) e tomar banho no rio (com tempo quente).

Diferentemente do que foi dito pelo Paulo, a localidade do Campestre fica em direção diferente dos atrativos Inscrições Rupestres e Cachoeira do Avencal, da proposta de roteiro pro segundo dia. Ainda assim fica mais fácil (mais próximo) do que as atrações propostas para o primeiro dia.

Sobre os atrativos, no segundo dia eu retiraria tranquilamente São Joaquim do roteiro, ou incluiria a cidade no terceiro dia, pela proximidade maior com Bom Jardim da Serra. Nada contra a cidade, mas nunca achei muita graça por ali, especialmente se for para comparar com as outras cidades do entorno. Na minha opinião é o "patinho feio" da região, apesar da fama e do apelo comercial...

E se houver tempo, incluiria no 3º dia um passeio no Cânion da Ronda, perto do Mirante do Rio do Rastro (lado oposto - acesso por fazenda próxima e pequeno trecho a pé onde se caminha na beirada do perau). A usina de energia eólica ali perto também é interessante.

Abs!
#1048028 por Farsdag
20 Jan 2015, 20:44
Obrigado Paulo e Getulio,

Vamos lá.

Dia 1
Manhã
- Serra do Corvo Branco
- Gruta
- Véu de Noiva
- Morro da Igreja (Mirante)
Tarde
- Morro Campestre com Pedra Furada 2
- Rio Sete Quedas (O acesso é somente pelo rio????)

Getúlio, apesar dos dois guris já terem feito algumas "trilhas urbanas" e aguentarem o ritmo não queria me aventurar sem conhecer. Não é minha intenção me enveredar pelas trilhas mais longas.
O Mirante do Rio do Rastro, Usina e Canion dá para fazer antes de descer a Serra do Rio do Rastro? E a Salto do Passo Velho vale a pena?
#1048203 por Paulozaca
21 Jan 2015, 09:33
Massa Getúlio,

Não conheci essa segunda pedra furada. Achei que ele estivesse falando da pedra furada do morro da igreja.

Me expressei mal com relação ao Campestre, o que eu queria dizer como vc disse, não que está no caminho da cachoeira do avencal e sim que são direções mais próximas.

Compartilho da mesma opinião sobre São Joaquim. Eu fui conhecer e andei uns 100 kms (ida e volta) praticamente a toa sem ver nada de interessante.

Acabei deixando de conhecer Urupema por conta disso. Dá próxima vez que for quero conhecer.

Saudades de Urubici e Bom Jardim da Serra. Gostei tanto da estrada da Serra do Rio do Rastro que subi e desci ela quatro vezes na mesma viagem... hehehehe

Abraços,

Paulo
#1056654 por deiafranzoi
10 Fev 2015, 11:56
Farsdag
pode ir tranquilo, de onde voce para o carro até a base da cachoeira sao uns 15 minutinhos de caminhada, e nem molha o pé!
Dá pra ir até de tenis, mas claro que de bota é infinitamente melhor porque tem que pular algumas pedras, mas nada absurdo. Devagar e sempre!
Boa viagem!
Déia
#1058207 por neuza guzzo
15 Fev 2015, 14:59
Me ajudem. Li todos os topicos , mas é tanta coisa , que fico na dúvida do que fazer.
Vou chegar em urubici no proximo dia 02/03 por volta das 14 horas. Estarei de carro
o que é possivel conhecer neste dia?
Fico dia 03 . Nao vou fazer trilhas.
No terceiro dia vou p bom jardim da serra.
Quero conhecer o morro da igreja, cascata veu de noiva, cascata do avental , serra do rio do rastro e serra do corvo branco. E o que mais vcs sugerirem.
Como chegar a serra do corvo branco? Vou ums km e retorno na parte asfaltada? Eu nao entendi como fazer.
Se alguem puder me ajudar, eu agradeço.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes