Ir para conteúdo

São Joaquim e Urubici


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

DICAS: SÃO JOAQUIM, URUBICI

 

 

São Joaquim, distante de Florianópolis 233 km, é o retrato europeu no nosso país.

 

O clima da região é temperado, sem estação seca, com temperatura média anual entre 18°C.

 

O município que fica a 1.360 m de altitude, no inverno, a temperatura é bastante baixa e algumas vezes chega a nevar, (junho a agosto). Mesmo quando não neva, a cidade pode chegar a -10°. No Estado, só não é mais gelada que Urubici, localizada a 1.425 metros de altitude.

 

O período mais chuvoso é entre os meses de agosto e outubro.

 

O acesso pelo litoral já vale a viagem. Pela Serra do Rio do Rastro, o viajante aprecia vistas panorâmicas entre precipícios. No Snow Valley (Vale da Neve) a 10 km do Centro, há uma trilha com várias cachoeiras.

 

A Maçã também atrai Spamres de turistas a São Joaquim.

 

Calendário turístico

 

Fevereiro a Abril: Período de colheita da maçã;

Abril/Maio: Festa Nacional da Maçã.

 

 

Urubici está na base das encostas do Parque Nacional de São Joaquim. Com menos de 10.000 habitantes, possui pousadas e albergue, oferecendo as mais diferentes opções para quem quiser conhecer o Parque e a região. De Florianópolis são 170 km até lá e dizem que o céu é deslumbrante: lotado de estrelas!

 

Outros locais de visitação:

 

Igreja Matriz

A igreja é totalmente construída em pedra basalto, retirada dos morros da região. Na parte externa da igreja, confira esculturas de profetas bíblicos e de Adão de Eva. Ela está localizada na praça central João Ribeiro.

 

Mirante

Permite a vista panorâmica da cidade, com uma bela visão dos campos da região, a 1400 metros de altitude. Acesso pela Rua Major Jacinto Goulart.

 

Epagri

Na Estação Experimental de Fruticultura, que fica a 2 km do centro, é possível ver os modernos equipamentos de pesquisa utilizados para o aprimoramento do cultivo de frutas. De agosto a novembro você poderá ver a floração da maçã - mais de 270 variaedades - e, entre fevereiro e abril, a colheita. A visitação é em horário comercial.

 

Parque Nacional da Maçã

É onde acontece a Festa Nacional da Maçã, entre outras feiras e leilões agropecuários. Com 214 mil metros quadrados, possui áreas específicas para camping, canchas de laço, pavilhão de exposições e palco para shows. Fica a 2km do Centro.

 

Vale da Neve

Parque ecológico formado por 30 hectares de mata. O local é impregnado por xaxins gigantes, com mais de 1 metro de altura, cachoeiras e lagos. São 2,7 mil metros de trilhas que podem ser percorridas com o auxílio de um guia.

 

Museu Histórico Municipal

No espaço Assis Chateubriand você pode visitar exposições temáticas e aprender um pouco sobre a história de São Joaquim. Fica na Rua Major Jacinto Goulart, 168.

 

Cascata do Pirata

Distante 17 km do centro, a cascata possui queda livre de 15 m no Rio Postinho. O acesso é pela SC-438, em direção a Bom Jardim da Serra. Anexo à Fazenda Refúgio do Pirata.

 

Uma observação importante: Se for de carro é recomendável colocar fluido anticogelante no radiador do carro.

 

Retorne amigo mochileiro.... para com suas informações poder auxiliar outros mochileiros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 323
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros de Honra

SÃO JOAQUIM TEM MUITA FAMA, MAS NÃO TEM GRANDES ATRATIVOS...A MENOS QUE TU FIQUES EM ALGUM HOTEL FAZENDA.....

SE VENS DO SUL, É LEGAL SUBIR PELA SERRA DO RIO DO RASTRO E IR DIRETO A URUBICI

TEM GRANDES CACHOEIRAS, O MORRO DA IGREJA E A SERRA DO CORVO BRANCO

A CIDADE NÃO TEM MUITA INFRA, E EU ACHEI AS POUSADAS CARAS PELO QUE OFERECEM

 

A MELHOR ÉPOCA PRA VISITAR É NO INVERNO... O VISUAL FICA MAIS LIMPO, E O FRIO , A GEADA E A RARA NEVE SÃO MAIS INTERESSANTES...

DENTRO DO PARQUE NÃO PODE ACAMPAR NÃO.

 

 

O MORRO DA IGREJA E A SERRA DO CORVO BRANCO FICAM DENTRO DO PARQUE NACIONAL DE SÃO JOAQUIM

ALTOS DA SERRA GERAL. O PARQUE ABRANGE GRANDE PARTE DOS TERRITÓRIOS DE URUBICI, SÃO JOAQUIM E BOM JARDIM DA SERRA, MAS NÃO TEM ESTRUTURA DE VISITAÇÃO COMO OUTROS PARQUES NACIONAIS.

 

 

A serra do Rio do rastro, o Morros das pedras, a trilha das avencas (em Urubici) são imperdíveis!

Em termos de diversão na noite praticamente não existe opção! O negócio é aproveitar o dia mesmo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Em Urubici, existem inúmeros atrativos turísticos, muito bonitos e praticamente inexplorados. A beleza é rara!

 

A grande dica é contratar um guia na Secretaria de Turismo para não chegar lá e perder a viagem, como aconteceu comigo na 1ª vez que fui para lá. Há pontos em que a indicação de acesso inexiste, e outros atrativos se encontram dentro de propriedades particulares, como o Morro da Cruz.

 

Se puderem, peçam pelo guia Cláudio, que foi quem me acompanhou. Muito atencioso, profundo conhecedor da região, que estuda os atrativos da cidade a um bom tempo.

 

Para os que não tiverem muito tempo, façam um tour de um dia. Chegando lá às 8hs e saindo às 17hs, dá para conhecer os principais atrativos da cidade. Pedra Furada, Serra do Corvo Branco, Cascata do Avencal e Morro da Cruz (com vista para o vale do rio Canoas) são imperdíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Estou querendo ir a Urubici. Qual o melhor jeito de conhecer as principais atrações? De preferência algo mais barato e flexível que uma agência de turismo? É possível alugar carro, ou mesmo uma bicicleta por lá? Eu não tenho como ir de carro (estarei em Floripa e irei pra lá de ônibus) nem tenho como levar a bicicleta para lá. Eu até poderia ir a pé, mas eu acho que se perde muito tempo.

 

Alguém sabe como é mais ou menos o clima lá em Outubro? Eu gostaria que estivesse frio... Mas não posso ir em julho porque só terei férias do trabalho em outubro.

 

Uma última pergunta pra deixar de perturbar! As coisas por lá são caras? Comida, hospedagem, etc.?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

DAVI

 

EM OUTUBRO SERÁ BAIXA TEMPORADA, OS PREÇOS BAIXAM UM POUCO.

SERÁ

NO GERAL URUBICI É CARO NA RELAÇÃO CUSTO/BENEFÍCIO, TANTO PRA HOSPEDAGEM QTO PRA ALIMENTAÇÃO.

 

NÃO SEI SE ROLA ALUGUEL DE CARRO OU BIKE POR LÁ.....

À PÉ É TUDO MUITO LONGE.....30KM OU MAIS.TALVEZ ALUGAR UM CARRO EM FLORIPA SEJA MAIS FÁCIL.

 

ADRIANO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Obrigado pela resposta, Adriano.

 

Eu não tenho certeza ainda se vai dar pra alugar carro em Floripa porque quando vou dirigir em estrada desconhecida eu preciso de um co-piloto pra ir lendo o mapa, mas um amigo que ia comigo não tem mais certeza se vai mesmo.

 

Nesse caso, vocês têm alguma sugestão do que eu possa fazer? Eu tô querendo passar 3 semanas em Santa Catarina, mas uma dessas semanas eu quero passar 3 dias em Floripa e 4 em Blumenau (Oktoberfest [:D]). O resto ainda tá meio incerto. Aliás, mesmo esses dias que estão "certos" estão abertos a sugestões!

 

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Wolverine, você que foi em Outubro, poderia tirar umas duvidas? Qual a temperatura nessa época? Ainda pega algum friozinho? Pq eu queria pegar frio, mas nao pude tirar ferias agora em julho...

 

Pra conhecer as atrações turísticas, você gastou quanto? Foi de carro? Sabe se eu posso alugar carro lá?

 

Abraços,

David

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

ASGARD:

NÃO CONHEÇO URUPEMA, MAS PELO QUE SEI, É UMA CIDADE MUITO PEQUENA SEM INFRA ESTRUTURA. TEM FAMA DE SER MUITO FRIA NO INVERNO, MAS NÃO É UM DESTINO MUITO VISITADO.

AO CONTRÁRIO, URUBICI ESTÁ SENDO UM DESTINO CADA VEZ MAIS PROCURADO, TEM MUITOS ATRATIVOS NATURAIS, E CADA VEZ MELHOR INFRA ESTRUTURA E EXPLORAÇÃO TURÍSTICA.

 

DAVI: GERALMENTE OUTUBRO É ÉPOCA DE CHUVAS , MAS NÃO MUITO FRIO, MAS NADA DISSO É GARANTIDO... O TEMPO ESTÁ LOUCO.

ANO PASSADO FEZ 0°C NA SERRA EM NOVEMBRO, INCLUSIVE COM GEADA, ESTE ANO PRATICAMNETE NÃO TEVE INVERNO, HOJE POR EXEMPLO TÁ O MAIOR CALOR, 30° C AQUI EM FLORIPA.

 

ABRAÇO

 

ADRIANO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi gente!!!! Sou guia e estarei indo com uma excursão para São Joaquim em Novembro, mas ainda há pontos nessa cidade que eu não encontrei discrições detalhadas. Gostaria de saber se vocês poderiam me ajudar, principalmente com o Belvedere, local que não encontrei nenhuma foto e todos que falam do local, não contam especificamente o que é como é. Fico grata desde já pela ajuda

 

Camila

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...