Troca de informações e relatos sobre trilhas e travessias na Região Centro-Oeste do Brasil. Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás.
#709473 por renato5129
23 Abr 2012, 14:02
Conheci o Fábio aqui no fórum e começamos a trocar mensagens combinando alguma caminhada. Infelizmente de última hora tive que abortar minha ida ao Buracão e fiquei só na vontade quando li o relato do Fábio. Na última semana combinamos outra caminhada na Chapada dos Veadeiros, iríamos subir o Pouso Alto. A Serra do Pouso Alto, no município de Alto Paraíso, é o ponto culminante da região Centro-Oeste, com 1676m de altitude.
Marcamos o encontro em Alto Paraíso, no restaurante Oca Lila, às 11:00 do dia 21 de abril. Minha cidade fica à 240km de Alto Paraíso, sendo 90km de estrada de terra. Apesar de alguns trechos meio ruins, com muitas pedras soltas e alguns buracos, a viagem se desenvolveu bem, além de passar por locais com paisagens bem legais, como a Vale do Rio São Miguel, o Morro da Balei e o Jardim de Maytrea.
Vale do Rio São Miguel
Imagem

Morro da Baleia
Imagem

Jardim de Maytrea
Imagem

Atrasei-me um pouco e cheguei ao restaurante só depois do meio dia, onde meus novos companheiros já estavam almoçando. Ali, conheci pessoalmente o Fábio, a Andrea e o Teófilo. Depois de nos apresentar, também fui forrar o estômago. O restaurante serve uma deliciosa comida vegetariana. Depois do almoço, ficamos conversando e dando uma olhada na carta e no mapa que o Fábio tinha impresso. O Fábio já tinha subido um morro na região e sábio de um lugar no qual poderíamos deixar os veículos. O Pouso Alto fica a cerca de 20km da cidade, sentido Teresina de Goiás. Deixamos os carros na RPPN de Cara Preta, próximo a uma casa abandonada, que hoje serve de abrigo para coletores de flores e às 15:00 horas começamos a caminhar. A caminhada é fácil e curta, com pouco mais de 2km e cerca de 150m de desnível. Boa parte é feita em campos de altitude, repletos de paepalanthus e margaridas do campo. Somente na base do Pouso Alto é que começa o vara mato e o trepa pedra. Como sempre estou fora de forma tive que dar uma paradinha pra descansar, atrasando meus companheiros. Subimos por uma canaleta até a crista de um cucuruto menor, depois descemos até um colo bem próximo ao cume, onde iríamos montar o acampamento, deixamos as mochilas e fomos até o alto do morrinho, onde há uma marco do Conselho Nacional de Geografia. Lá de cima se tem uma bela vista do Vale do Macacão e de Parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Dali, descemos pra montar as barracas e curtir um lindo pôr do sol.

Ponte pouco antes antes da casa na RPPN
Imagem

Casa abandonada na RPPN de Cara Preta
Imagem

Campos de altitude a caminho do Pouso Alto
Imagem

Imagem

Imagem

Nos campos da Serra do Pouso Alto
Imagem

No cume do Pouso Alto
Imagem

Imagem

Imagem

Vale do Macacão visto do Pouso Alto
Imagem

Parque Nacional visto do Pouso Alto
Imagem

Pôr do Sol
Imagem

Acampamento
Imagem

A noite caiu magnífica e nós fomos cozinhar e jogar conversa fora, ficamos ali ouvindo sobre as friacas que o Fábio já tinha passado. Há tempos não acampava acompanhado e já tinha me esquecido o quanto é bom esses papos no meio do mato, ainda mais quando se está junto de pessoas tão de boa. Comi um macarrão com sardinha e fui dormir. A noite foi bem tranquila, acordei apenas duas vezes, a 1ª porque estava com calor e saí do saco de dormir, a 2ª, por causa do frio, tendo que entrar nele novamente. Acordei com a Andrea dizendo que o sol estava pra nascer. Ainda bem que ela me acordou, pois quase perdi aquele espetáculo.

A linda noite no Pouso Alto
Imagem

Nascer do Sol espetacular
Imagem

Depois subimos até uma pedra pra contemplar a paisagem e vimos uns roedores tomando sol numas pedras logo abaixo. Após de tomar café e arrumar o acampamento, pra variar, fui o último, descemos por outra encosta bem mais inclinada que a do dia anterior até os campos.Foram pouco mais de duas horas de caminhada e novamente estávamos ao lado dos veículos. Passamos em Alto Paraíso, pra tomar um suco e me despedi de meus novos companheiros, rumando de volta à Uruaçu. Tenho que agradecer ao Fábio, Andrea e Teófilo pela ótima companhia e pela caminhada bem legal que me proporcionaram. Até a próxima!

Na volta pra casa
Imagem

Imagem

Imagem
Editado pela última vez por renato5129 em 27 Mai 2012, 15:43, em um total de 1 vez.

#719844 por renato5129
23 Mai 2012, 21:09
Obrigado, Edy!
Tudo beleza aí no sul?
A barraquinha tem se saido muito bem. Tinha minhas dúvidas em relação a barracas tipo tunel,
mas me surpreendeu de maneira positiva.
Nessa caminhada, levei a Tadpole da TNF, um pouco mais pesada, mas tbm é uma ótima barraca.
Que sacanagem essa da barraca vir rasgada, tinha visto o seu post sobre isso.
Já enviou pra troca ou reparo? Como foi o pós venda?
A Terra Nova parece ser um espetáculo, pelo que vi, pesa cerca de 800g. É isso mesmo?
Abração!
Renato
#722808 por edver carraro
31 Mai 2012, 21:22
Fala Renato!

Frio aqui no Sul! Temperatura excelente para trekkings!
A Tadpole é uma excelente tenda! Pena ser pesada, senão comprava uma.

Já enviei e já receberam. O pessoal tá sendo muito solícito! Já me enviaram uma nova e logo mais deve chegar.
É isso mesmo, 860g embalada! Um sonho de peso pra quem é preguiçoso na pernada ::mmm:

Assim que chegar, posto as fotos e infos dela.

Abraço,
Edver
#725377 por peter tofte
07 Jun 2012, 22:25
Renato:

lindas fotos, belo relato, ótimo trekking!

já estou em BSB. Depois que minha mudança e família chegarem terei uns fds livres e vamos combinar algo como esta Serra do Pouso Alto.

abraços, peter
#1007860 por renato5129
01 Out 2014, 08:51
Bom dia, Vinícius!
A subida é bastante simples. Apesar de não haver uma trilha demarcada até o alto da serra, a vegetação é rasteira facilitando a navegação.
Mais tarde eu te mando uma imagem por email e vc verá que a pernada é bem simples. Dá sim pra fazer em apenas um dia.
#1034367 por carlosalb3rt
17 Dez 2014, 22:06
Olá Renato! Há muito tempo acompanho seus relatos, muito obrigado por compartilhar e parabéns por desbravar lugares pouco conhecidos. Você acabou levando eu e alguns amigos a começarmos a nossa primeira trilha no parque dos Pireneus e em outro final de semana nos perdemos na cidade das pedras... kkk ... A duas semanas fui a Paraty no RJ e aproveitamos para fazer uma trilha no Parque da Serra da Bocaina. Más nada tão profissional como você. E fiquei com uma vontade enorme de subir esse pouso alto. Mas não consegui localização alguma na internet e não visualizei no google maps. Se não for incomodo, poderia me fornecer essa localização? Somos de Anápolis. Um grande abraço.
#1034725 por renato5129
18 Dez 2014, 20:33
Oi, Carlos!
Tudo bem?
Que bom que os relatos serviram pra incentivar vcs!
A trilha pra Serra do Pouso Alto é a mais fácil e curta lá na Chapada, bem simples e de fácil navegação, mas leva ao ponto culminante do Centro-Oeste.
Vou te mandar um arquivo de lá por email que abre no google earth. Se quiser, tenho arquivos de outras trilhas, principalmente mais longas, como a Travessia Leste e a Travessia Couros - Segredo. Pra mim são duas das melhores travessias da Chapada do Veadeiros com respectivamente 52km e 32km. Se quiser, mando o arquivo de ambas pra vc. Se não for incomodá-los, quando marcarem alguma pernada, avise-me, se não se importarem acompanho vcs.
Abração!

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes