Ir para conteúdo

Serra do Queixo da Anta, um cachorro guerreiro Com Fotos


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Bom, esta trilha aconteceu em agosto, tinha feito o relato mais achei que ficou muito mal feito..rs

Um de meus alunos da academia, participa de um grupo que costuma fazer trilhas na região, e nesta oportunidade eu fui como convidado. O Locar escolhido foi o Pico do Queixo da Anta, conhecido também como serra do queixo da anta ou serra do focinho da anta (não..eu nunca vi o queixo de uma anta..)

 

O LOCAL: O pico do queixo da anta fica no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos, tem cerca de 1740 m , e uma vista privilegiada da serra da mantiqueira,é uma trilha de dificuldade média para alta.

 

Saímos de SJC, aproximadamente 6 horas da manhã, saímos em 2 Jipes, éramos em 7 pessoas.

A ida do centro de SJC até São Francisco leva em torno de uma hora e vinte..

Paramos na cidade de Monteiro Lobato para um pão de queijo e café com leite (recomendo),

De lá foi direto e reto para São Francisco, chegamos lá em torno de 7:20 da manhã.

 

Paramos os carros na primeira base, demos uma aquecida no corpo e iniciamos a subida da estrada, cerca de 5 km de uma estrada de terra que não sobe nem tatu de botas...

 

20121229114118.jpg

Vista de satélite da area, marcamos o local da primeira base até o pico

 

20121229114320.JPG

A estradinha mortal!

 

A travessia da estrada a pé leva umas 2 horas e meia a 3 na Ida, Porém tem também a opção de parar os carros na sede da fazenda que fica ao pé da serra , ou seja, na porta da trilha... Porém só recomendo que pare seu carro lá, se ele realmente aguenta uma boa subida..

(a serra e a pedra, ficam em uma propriedade privada, os donos cobram uma taxa pequena pela entrada na trilha, coisa de 2 ou 3 reais se não me engano)

Chegamos a sede da fazenda, era umas 11 horas da manhã, e fizemos uma pausa para recarregar as energias, em um rancho do proprietário, Bolinho, Barra de cereais, castanha e muita água...muito importante para quem vai fazer essa ou qualquer outra trilha mais pesada.

 

O Inicio da travessia

 

Iniciamos a travessia umas 11 da manhã, a trilha começa tranquilinha, um pouco ingrime e de vegetação rasteira, em algumas partes com espinhos, recomendo a todos o uso de calça e botas, não apenas pela vegetação mais também pelos insetos.

Mais um integrante se juntou a nós na subida, um Cachorro do proprietário, e o bichinho era guerreiro demais da conta Sô... fez a trilha inteira, desceu de rapel e ainda voltou com a gente...

Bom, a primeira parte da trilha levou em torno de 1 hora, 1 hora e 20, e foi tranquilinha, o que marca o fim da primeira parte é a única bica de água do percurso todo, a água era cristalina e saia direto da pedra, a pesar dos pesares não me arrisquei, coloquei Hipoclorito e deixei agir.

 

20121229114929.jpg

Quem é o cachorro guerreiro do pai? quem? quem?

 

Iniciamos a segunda parte da trilha, Esta sim guarda a dificuldade do local a vegetação rasteira da lugar a mata fechada, Troncos caídos , e lugares tão ingrimes que para avançar na trilha era necessário segurar em alguma arvore e fazer um “pendulo” para o outro lado, esse trecho durou cerca de 3 horas, não possui nenhum local para reabastecimento dos cantis e apenas um abrigo de pedra já no pé do pico. Temos alguns pés de limão escondinhos no meio da mata, e algumas plantas que podem ser consumidas em caso de emergência.

 

20121229115157.jpg

 

O Pico

 

Chegamos ao Pico, que local lindo! Uma pedra colossal, de onde a gente enxerga tudo a nossa volta, o Bairro dos remédios, Santa Bárbara, Morro do UHF, e muito do vale do paraíba.

A pedra se divide em duas partes, a primeira é acessível sem equipamentos.

20121229115321.JPG

A vista mais linda do mundo!

 

A segunda só se acessa com cordas, existe porém a estrutura necessária para o uso da mesma.

descemos para o segundo nível da pedra, o cachorro guerreiro foi com a gente, lá encontramos uma Cruz de madeira, com um emblema da missão de paz da ONU no haiti, ainda não imagino o porque dessa cruz.

20121229115453.JPG

A Cruz...

 

Montamos no rancho, a comida dominante foi a mais básica, Feijão enlatado, Salsichas Viena em lata, Miojo, e um outro camarada levou uma sardinha (que foi roubada pelo cachorro em momento de descuido rs)

20121229120007.jpg

Quem nunca tirou uma foto como essa que atire a primeira pedra..

 

Descansamos um cadinho e voltamos a primeira fase da pedra, lá aproveitamos e fizemos um treino de rappel, estávamos equipados, e fizemos a descida da pedra, o local é bom, tem cerca de 60 Metros, com uma negativa de uns 5 ou 6 metros no meio, pra quem tiver oportunidade recomendo.20121229115716.JPG

 

Iniciamos a descida da trilha ao escurecer, usamos lanternas, refletores, enfim o que tínhamos a mão, não recomendo para quem não tiver esperiencia, descemos a trilha praticamente de lado para não despencarmos nos desníveis, e ainda com todo esse cuidado foi inevitável que ouvesse pelo menos uma queda por pessoa rs.

Chegamos a estrada e lá se foi mais 1 hora e meia de descida até a Base 1.

 

Quer Emagrecer? Pergunte me como!

 

Herbalife?, Total Shape?, Shakes milagrosos?

não! Quer emagrecer faça a trilha do queixo da anta... Iniciei a trilha com 93 Kg, terminei a mesma com 90 mais ou menos, Aaaaaaaah Davi você está de palhaçadinha, isso é desidratação... nããão meus amigos...me Hidratei a trilha toda, comi como um condenado, e mantive os 93 pelas próximas semanas, dali pra ca fui só emagrecendo e agora to com 88 Kg (quase um mister Universo).

 

Bom galera esse foi o meu Relato, espero que tenham gostado e que ajude alguém! Abraços e boas Trips!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...