Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

No fim de 2015, fui convidada pelos amigos para passar o fim de ano em Serra do Alves. Nunca tinha ouvido falar desse lugar, mas logo topei o convite ao ouvir a descrição dos meus amigos: "Um lugarzinho lindo, gostoso e cheio de cachoeiras!". Por ser um lugar pouco conhecido, resolvi fazer este relato, para apresentá-los a esse lugar que com certeza faz jus à descrição. :P

 

O Lugar:

Serra dos Alves é um vilarejo localizado próximo à Senhora do Carmo, distrito de Itabira, Minas Gerais. É de fato uma pequena comunidade de poucos habitantes, organizada em volta da Capela de São José. Mas nem por isso deixa de ser um lugarejo muito charmoso, com suas ruas de terra batida e casinhas coloridas. Além disso, o vilarejo é rodeado pelo visual incrível da Serra dos Alves e dos cânions, o que te deixa embasbacado, não importa o lado que você olhe. :shock:::love::

 

WP_20160102_17_57_26_Pro.jpg.a0b9c99d77d8664130fdf9825a59bf23.jpg

 

WP_20151231_19_14_59_Pro.jpg.3daa0d0ae3892b52375f6dc40a1c791c.jpg

 

WP_20151230_16_12_06_Pro.jpg.6c7b7b050976e9ba02ad2892bff00ffb.jpg

 

WP_20151231_19_20_21_Pro.jpg.ccfaf3b3c868ce5d7700f97ee750193f.jpg

 

Como Chegar:

Serra dos Alves fica a cerca de 100 Km de Belo Horizonte. Para chegar até lá saindo de BH, deve-se seguir pela BR-381, em direção ao Espírito Santo, até o trevo de Ipoema. Ao passar por Ipoema, deve-se seguir as placas que indicam a estrada de terra que leva à Serra dos Alves. São cerca de 16 km de estrada de terra.

Fique ligado que essa estrada de terra é bem sinuosa, com alguns morros. Além disso, em dias de chuva o acesso pode ficar comprometido. No dia que voltamos, caiu um temporal, que impossibilitou a passagem de carros em uma parte da estrada. Por sorte alguns locais nos indicaram um atalho, que nos permitiu fugir da parte mais enlamaçada. Mas já foi suficiente para passar um perrenguinho. ::mmm:

 

Hospedagem:

Como estávamos em um grupo grande, optamos por alugar uma casa. Aqui está o link da casa que ficamos: https://www.facebook.com/casadaserradosalves/?fref=ts

Recomendo bastante essa casa, é linda, muito bem cuidada e tem uma vista incrível.

Pude observar que há outras casas para aluguel na vila. E também há uma pousada: http://www.pousadaportaldaserra.com/

 

O Que Fazer:

Como não ficamos muitos dias, não tivemos tempo de conhecer todas as atrações do lugar. Algumas cachoeiras possuem acesso mais difícil, mas existem algumas de fácil acesso. Acredito ser possível contratar um guia local.

No caminho para Serra Dos Alves, passamos sobre uma ponte, em que várias pessoas se banhavam no rio. O local nos informou que próximo a essa ponte há a Cachoeira da Coca Cola.

Mais próximo ao povoado, fomos na Cachoeira dos Marques. O acesso até a cachoeira é bem tranquilo e há placas pelo caminho. A trilha margeia o rio, então há vários pontos para banho no meio do caminho. Depois de cerca de 30 minutos de caminhada, chegamos a cachoeira que é realmente linda. ::love::

 

WP_20151231_12_34_55_Pro.jpg.d0ec84417066ba2562e32f181b66e53c.jpg

 

No dia seguinte fomos à Cachoeira do Bongue, que fica um pouco mais distante. Dentro da cidade, na rua detrás da Igreja, há uma placa indicando o caminho. Deve-se seguir de carro até um quebra-costela. Nesse ponto, há uma descida curta, porém bem íngreme, para chegar na cachoeira.

No último dia fizemos apenas um passeio rápido a um poço que fica próximo à cidade, onde as pessoas costumam se banhar.

 

WP_20160102_14_24_19_Pro.jpg.30c6a903f7cf0352c8ac9181d3717cf3.jpg

 

Dicas:

No Povoado há um buteco, um restaurante e uma mercearia, que não vende muitos produtos. Por isso é importante levar certas coisas de casa.

Lá praticamente não há sinal de celular, acredito que só em alguns pontos mais altos. Ótimo para esquecer da vida. ::otemo::

Não há nenhum estabelecimento bancário e nem posto de saúde.

Última dica: Preserve este paraíso!

 

WP_20160102_17_53_47_Pro.jpg.9d9ee7a50df2e9042c93c6ed9b414723.jpg

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Muito esclarecedor seu relato daziz! Me fez ter ainda mais cetreza do destino que escolhi para a próxima viagem, obrigada! Estou pretendendo ir à Serra dos Alves, entre Abril e Maio/16, até então sem companhia. Vc tem alguma referência ou guia local para indicar? (Gostaria de ir até a Cachoeira Braúnas, cerca de 5 km da serra, mas ouvi dizer que a trilha é meio conplicada, estou com receio de subir sozinha). Irei de bus/carona ou táxi, vc sabe dizer se o acesso até lá, sem veículo próprio, é tranquilo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Bom dia !

Como sou APAIXONADO,  por aventuras , serras, montanhas ,natureza, rios, cachoeiras, enfim de colocar o pe na estrada, essa e a minha paixão..... Pois  atuo na área de saúde , e como forma de troca de energia me jogo nesses passeios, com turma ou sozinho não deixo de curtir  conhecer.. viver....  Enfim de tanto  ver relatos , finalmente conheci Serra dos Alves  e suas cachoeiras , belas paisagens e péssimas estradas  kkkkkk  adrenalina quando  minha Ecosport agarrou no buracooooo...... Como já disse me divirto com tudo....e tudo  se torna experiência. Enfim entra para o meu diário mais uma sucessão de cachoiras. Resumindo para quem e amante de natureza e gosta de aventura , Serra dos Alves com suas belas paisagens e  lindas cachoeiras  de fato  e um passeio marcante, e um ótimo passeio , vale a pena.

EM RESPOSTA :  VALE APENA FAZER O PASSEIO E TOP !!!    SE  ALGUEM SOUBER DE LOCAIS  COM CACHOEIRAS BACANA ,ACEITO INDICAÇOES , KKKK. GRATO !

20190203_123126.jpg

20190203_151745.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...