Roteiros de Viagem no Brasil
#804590 por Thamires Coelho
02 Fev 2013, 13:49
Olá pessoal, eu estou planejando minha primeira viagem. Segui alguns conselhos aqui do fórum, e ao invés de começar mundo a fora, sem saber se me adaptarei a ele, decidi começar pelo meu Estado mesmo: Rio Grande do Sul.
Então, pesquisando percebi que existe basicamente dois "ramos" de lugares interessantes para visitar: o histórico, como toda a região da Missões e etc, e o lado gastronômico/belezas naturais, como Gramado, Canela e Cambará do Sul.
Enfim, optei primeiramente pela Serra Gaúcha para desfrutar dessa gastronomia e beleza ao mesmo tempo. Tenho um roteiro pré-montado e adoraria dicas de quem já visitou os lugares.

Como moro no Sul do Rio Grande do Sul, partirei de Porto Alegre, passando depois por Caxias do Sul (tenho muita curiosidade de conhecer essa cidade), Gramado, Canela, São Francisco de Paula e finalmente Cambará do Sul.
Em Porto Alegre eu possuo parentes, por isso a hospedagem e alimentação não será um problema. Eu sei que para essa região que estou indo existem muitos outros municípios importantes que eu poderia visitar, como Nova Petrópolis e Três Coroas. O problema é que não gosto de fazer as coisas correndo e, mesmo que cidade seja pequeníssima, eu gostaria muito de um dia para cada uma delas. Então, se alguém tiver opiniões, estarei aceitando.

Roteiro

Partirei no mês de agosto ou setembro de 2013, quero pegar o frio mesmo, principalmente em Cambará do Sul.

Distribuição dos dias (total de 10, máximo 12):

Porto Alegre - meio dia (apenas servirá de conexão com os demais lugares, visto que da minha cidade, Rio Grande, não existe com Caxias, por exemplo).
Caxias do Sul - 2 dias (Estou muito em dúvida se realmente devo ficar dois dias em Caxias, alguém pode me ajudar?).
Gramado - 2 dias.
Canela - 1 dia.
São Francisco de Paula - 1 dia (Penso em apenas dar uma passada para conhecer alguns pontos interessantes e dormir em Cambará).
Cambará do Sul - 4 dias. (Sei que muitos acharão muito tempo, porém quero visitar um Cânion de cada vez, fazer trilhas, rapel e cavalgada, penso que é tempo suficiente).

Eu estou pesquisando os hoteis. Em Caxias achei um com preço muito bom, apartamento standard, porém se eu for sozinha não creio que terá um custo x benefício bom. Em Gramado e Canela há albergues. Estou providenciando minha carteira de alberguista. Como dito, em São Chico passarei apenas para conhecer o lugar e em Cambará sim, ficarei 4 dias em uma pousada. Já me recomendaram várias, mas nunca é demais.

Então, o que acham? Só para lembrar eu não sou maior ainda, completarei meus 18 em maio, logo em agosto já serei maior.
Gostaria de muitas dicas de como me portar. Eu já li o Manual do viajante de primeira viagem, já li muitos e muitos tópicos aqui no Mochileiros.com.
Em meus planos está a mochila da Deuter Futura PRO 34 SL, vocês acham que estaria boa para essa viagem de aprox. 12 dias?

Obrigada pela atenção!
Thamires.

#805852 por Thamires Coelho
06 Fev 2013, 12:14
Pessoal, pesquisando mais um pouco me interessei em várias cidadezinhas nos arredores de Caxias, como Bento, Garibaldi, Farroupilha e outras... Mas não sei se devo só "passar" por essas cidades, acho tão vazio. O que me dizem? É preferível fazer um roteiro que visite vários lugares no mesmo dia (o que, eu, particularmente, não gosto nada) ou, ao menos, dedicar meio ou dia para cada cidade?

Espero respostas,
Thamires.
#806438 por Silnei
08 Fev 2013, 11:58
Olá Thamires,

Eu Colocaria Bento Gonçalves no lugar de Caxias. Nesse link tem umas informações sobre:
http://mochilabrasil.uol.com.br/destinos/bento-goncalves


Caxias você vai passar por lá pois está no meio do caminho. Dê uma volta na cidade, e se realmente achar algo que você se identifique, você decide se fica um dia por lá. Mas de todas as citadas é a que menos tem atrações.

Uma dica fora de rota:
Tem uma cidadezinha que fica na fronteira com a Argentina que se chama Derrubadas. Lá fica o Parque Estadual do Turvo e o Salto Yucumã, que é uma atração que corre o risco de desaparecer devido a construção de algumas hidroelétricas. É considerado o maior salto longitudinal do mundo. Uma formação única e muito bonita. Coisa pra contar pros netos depois se realmente se confirmar as previsões que irá ficar submersa.

Em Porto Alegre vale uma noite nos bares e restaurantes no bairro de Cidade Baixa e/ou um Tour Bus com a linha turismo que vai te dar uma ideia geral da cidade e que talvez te desperte para ficar mais ou não.

Gramado e canela estão muito próximas, então provavelmente você vai ficar hospedada em apenas uma das cidades. Em canela geralmente os preços são menores.

Pesquise mais pra ver se encontra alguma coisa que possa te interessar.

Abraço,

Silnei
#806441 por Thamires Coelho
08 Fev 2013, 12:05
Puxa, obrigada Silnei!! Dicas valiosíssimas!
Então, acho que tenho uma "sisma" com Caxias, mas vou seguir seu conselho e ver as disponibilidades em Bento.
Ah! E a respeito ao Salto do Yucumã, já ouvi falar sim, mas acho que fica distante (?) de onde estou indo, não sei.
Muito obrigada *denovo* pela atenção e dicas ::otemo::

Um abraço,
Thamires.
#807579 por deiafranzoi
13 Fev 2013, 15:43
Thamires
Sou de Caxias e pro meu gosto aqui nao tem nada pra fazer, mas se quiser realmente conhecer em um dia dá pra ver as coisas mais legais.
Quanto a Cambara, em tres dias voce conhece e aproveita muito por lá. Reserve um dia inteiro para o Fortaleza, meio dia para o Itaimbezinho é suficiente e voce pode encaixar cavalgada ou outro passeio nesse dia. mais um dia pra fazer a trilha do rio do boi, se gostar de trekking. essa trilha é dentro do canion itaimbezinho é show de bola!

Farroupilha só tem o Salto ventoso, mas se tu vai pra Canela e fazer o Caracol nem perde teu tempo. bento e Garibaldi o interessante sao as Vinicolas e o passeio de trem, que dá pra fazer em um dia, no máximo um dia e meio. Fica +/- há 1 hora de Caxias.

Nova Petropolis fica no meio do caminho entre Gramado e Canela, e eu acho bem bacana de conhecer, mas só se sobrar tempo.

A mochila que tu mencionou eu acho pequena pra vir em agosto, aqui é muito frio e roupa de frio é volumosa. eu compraria uma maior, de uns 50 lt assim aproveita para outras viagens.

Quanto ao Salto do Yucuma que o Silne comentou, ele fica a 500 km daqui, mas proximo das Missoes, entao voce pode deixar para fazer as Missoes e o salto de uma só vez!

Déia
#811155 por guiadventure
22 Fev 2013, 21:23
Olá Thamires! Não sei se já conhece algo de Porto Alegre, mas realmente, já é suficiente meio dia em Porto Alegre apenas para fazer essa conexão com outra cidade, de preferência já aproveita e vai dormir em outra cidade. Eu diria que os destinos da serra gaúcha que quer visitar se dividem em 3 regiões, Região das Hortensias (Canela e Gramado), Região da Uva e Vinho (Caxias, Bento, Garibaldi, Carlos Barbosa) e Campos de Cima da Serra (São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Jaquirana). Tem que atentar que, pelo que percebi, irá fazer todo esse roteiro de ônibus. Cambará do Sul/RS que parece o destino mais interessante dessa viagem é muito mal atendido por ônibus. Para qualquer um dos Cânions que quiser visitar não há transporte, o que vai depender fechar com agências, caronas ou taxi para ir realizar os passeios. Um taxi para ir ao Cânion Fortaleza ou Itaimbezinho por exemplo está custando R$ 80,00 em média, por isso tem que observar certinho a melhor maneira de visitar essa região. Eu conheço e visito muito essa região, que com certeza é a que vai te render melhores paisagens durante a viagem. A região de Canela e Gramado é tranquila para deslocamento de ônibus, por isso, acho que pode definir apenas um local de hospedagem entre as 2 cidades, já que as 2 cidades ficam a apenas 7 kms uma da outra. Acho que pela sua idade, a região da Uva e Vinho não seria o mais interessante para visitar, concentraria entre as outras 2 regiões. Acho que 3 dias na região de Canela e Gramado seria realmente suficiente. Em São Francisco de Paula há muitas opções para ecoturismo como o Parque das 8 Cachoeiras. Acho que 1 dia na cidade também estaria perfeito. Já na região de Cambará do Sul/RS tem que estar atenta que o Parque Aparados da Serra (Cânion Itaimbezinho e Trilha do Rio do Boi) está aberto somente de quarta a domingo. Nessa região você poderia concentrar o restante do tempo que terá disponível, pois há muitas opções de passeios, porém, qualquer passeio tem um custo alto conforme citado acima. A trilha do Rio do Boi é realizada no município de Praia Grande/SC e é um dos lugares mais bonitos do Brasil. Essa trilha exige um ótimo condicionamento físico e é obrigatório a contratação de guias para a realização dessa trilha. Em grupo de 4 pessoas o valor para essa trilha fica em R$ 46,00 por pessoa. Mas é isso. Em Cambará do Sul indico hospedagem na Pousada Simone (Bom preço, ótima estrutura e bom café da manhã). Em Praia Grande/SC a melhor opção de hospedagem é o Hostel Nativos dos Canyons que tem um atendimento perfeito com uma equipe que conhece cada palmo da região. Infelizmente não tenho contatos em Canela e Gramado. Mas é isso, parabéns pela disposição. Qualquer dúvida é só postar aí. Boa viagem. Grande abraço
#811856 por Thamires Coelho
25 Fev 2013, 00:25
Olá, guiadventure, muito obrigada pelas dicas. Vou anotá-las e procurar seguí-las! Eu já tive uma referência da Pousada Simone em Cambará e, realmente, eu ficarei por lá se eu for. Eu pensei em ficar bastante tempo em Cambará, mesmo. Hummmm, essa região das Uvas e Vinhos só tem isso de atrativo? Então será que não vale a pena ir só para conhecer a cidade, sei lá? Esse Parque das 8 Cachoeiras já ouvi falar também, vou colocar nas atrações (mas eu irei no inverno! ::Cold::). Porto Alegre tenho parentes e se eu não conseguir fazer um tour antes, farei nessa viagem mesmo.
Obrigada pelas dicas novamente.
Abraço,
Thamires.
#811867 por MAkira
25 Fev 2013, 00:44
Opa, olá Thamires!

Legal tu se aventurar da terra da ventania pras serras kkk
Brincadeiras à parte (to dizendo pq morei 5 anos em Rio Grande antes de ir pra Porto Alegre), acho mesmo, como dito acima, que Cambará é o destino mais bacana.

Daria uma dica: pra conhecer os canions tem duas opções, ir por Cambará, que é o que você tá fazendo, e aí você conhece eles por cima, ou ir por Praia Grande, em Santa Catarina, e aí você conhece os Canions por baixo.... eu fui pelas duas e acho que elas se complementam.... então se você conseguir, tente passar um dia, que seja, em Praia Grande... a trilha do rio do boi (aquela que vai canion adentro) é muito, muito bonita! Só atente que tem que ser feita com guia... só por essa trilha do rio do boi já diria que vale muito a pena a viagem pra Praia Grande.
#811889 por Thamires Coelho
25 Fev 2013, 08:15
Oi MAkira! Que legal que você morou em Rio Grande, eu moro lá também!
Então, estou pensando, é uma ideia. Mas não sei se seria bom, porque vou ir no inverno e pelo que percebi é melhor fazer a Trilha do Rio Boi no verão. Enfim, obrigada pelas dicas. Irei considerá-las!
Abraço,
Thamires.
#811893 por MAkira
25 Fev 2013, 08:25
Ah, é verdade!
No inverno chove muito, deve subir o nível do rio, fora que na trilha você precisa atravessar várias vezes o rio, deve ficar geladaço... não tinha pensado nisso!

Talvez fosse uma boa mesmo se manter no alto, e deixar pra ir no verão pra baixo e aproveitar e visitar as cachoeiras de São Francisco....
#906444 por RodrigoAndres
15 Dez 2013, 19:22
Olá, pessoal! Estou indo agora em janeiro para conhecer o Malacara. Queria algumas dicas de vocês:

1) Como está a estrada até Praia Grande/SC? Tudo asfaltado, ou tem trechos de terra? Vou ir de carro até lá, mas ele tem alergia a off-road :-)

2) Qual trilha vocês recomendam? Vou com a minha esposa, já fizemos várias trilhas leves aqui em Florianópolis, mas queria algo fácil, já que não estou tão atlético como deveria, hehehe.

3) Alguma dica de camping na cidade?

Obrigado.

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante