Subida ao Pico do Jaraguá pela Trilha do Pai Zé

Troca de informações e relatos de trilhas e travessias na região sudeste do Brasil. Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.


Subida ao Pico do Jaraguá pela Trilha do Pai Zé

Mensagem não lidapor Kássio Massa » 17 Jul 2011, 03:15

Bom dia a todos! Esta trip é um pouco antiga já, mas estou postando-a só agora, aqui no Mochileiros, pois me cadastrei aqui faz pouco tempo xD Foi realizada por mim e um amigo meu, Gabriel. Enjoy!
-----------------------------------------

http://rotamassa.blogspot.com/2011/06/m ... ragua.html!

Passeio realizado no dia 8 de Maio de 2011
Por: Kássio(Massa) e Gabriel


Nosso plano inicial era dar umas voltas na Cantareira, porém, optamos por ir ao Parque Estadual do Jaraguá, famoso por seu "Pico do Jaraguá", considerado o ponto colminante da Região Metropolitana de São Paulo, com seus 1135m de altitude em relação ao nível do mar!

Localizado à beira das rodovias dos Bandeirantes e Anhanguera, é de fácil acesso, podendo-se chegar lá por trem, ônibus ou carro. Em nosso caso, fomos de ônibus, saindo da Lapa, num percurso de aproximadamente 40min.

Chegando ao parque, demos algumas voltas, perdidos, à procura da tal trilha do Pai Zé, que seria o acesso ao cume do pico - também dá para subir seguindo uma estrada, que contorna o parque. Por ser domingo, o movimento no parque era intenso, crianças corriam e brincavam nos inúmeros playgrounds e famílias faziam pic-nic, com muita comida e música alta, o que atraia os - bonitinhos, mas nada mansos - saguís!

Imagem

Apesar da descontração do lugar, não podiamos perder mais tempo, pois a trilha fecha às 16h - e já era quase 14h! Enfim, a achamos e começamos a subida, sem hesitar! São quase 2,5km de subida íngreme, em pista de terra úmida, devido à densa vegetação, e pedras escorregadias, uma trilha - quase - selvagem! Durante o percurso, a paisagem varia bastante, por exemplo: até a metade da trilha, temos a mata atlântica e, pouco mais adiante - e acima! -, vegetação rasteira e rochas mais aparentes, lembrando um pouco os cenários de cerrado (LOL).

Imagem
Imagem

Logo no final da trilha, há um mirante, feito a partir de uma plataforma de madeira, que dá acesso á estrada para o topo do pico. Paramos alí para recuperar o fôlego da subida e apreciar o visual!

Imagem
Imagem

Mais uns 100m seguindo pela estrada e já estávamos no alto do Pico do Jaraguá, onde há uma completa infra-estrutura, com lanchonete, barraquinhas de sorvete e pipoca. O maior atrativo é, sem dúvidas, o mirante da torre, ponto mais alto do pico, de onde podiamos ver a cidade em um ângulo sensacional, mas, para isso, tivemos que encarar uma escadaria com 240 degraus!

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Enfim, já era hora de voltarmos. Conseguimos descer em apenas 45min - muito rápido! - e fomos direto ao ponto de ônibus, terminando, assim, mais uma de nossas mini-trips! Valew galere, até mais xD


Detalhes do passeio
Como chegar: o Parque Estadual do Jaraguá fica na Rua Antonio Cardoso Nogueira, 539, com acesso pelo km 18 da Rod. Anhanguera; pode-se chegar, também, de trem (Linha 7 Rubi - Estações Vila Clarice ou Jaraguá) ou ônibus.
Horário de funcionamento: não é cobrado ingresso e o parque funciona todos os dias, das 7h às 17h, sendo que a trilha do Pai Zé fecha às 16h00
Avatar do usuário
Kássio Massa
Colaborador
Colaborador
 
Mensagens: 147
Desde: 18 Jun 2011, 00:00
Localização: São Paulo

Voltar para Trilhas & Travessias na Região Sudeste do Brasil



Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitantes