Ir para conteúdo

Sudeste Asiático 34 dias - Tailândia, Myanmar, Malásia, Singapura, Indonésia e Vietnã - Com FOTOS


Posts Recomendados

  • Colaboradores

Olá amigos viajantes !!!

 

Depois de algum tempo sem aparecer por aqui, volto para contar para todos como foi a melhor viagem que já fiz na vida !!! Sim, o mochilão para o sudeste asiático saiu dos planos e sonhos e se tornou realidade nesse primeiro semestre de 2016 !!!

 

Antes de mais nada, sempre posto minhas experiências aqui no site dos Mochileiros.com, pois acho que é a comunidade mais ativa na internet e quero contribuir para isso, porém recomendo que leiam o relato na página do blog, pois lá posso manusear melhor as fotos, vídeos e outras edições... é so clicar em http://www.porondefui.com.br

 

 

Viajamos, Nathália (minha noiva) e mais 4 amigos (Guilherme, Patrícia, Amanda e Camila) no estilo mochilão para 6 países, divididos da seguinte forma:

 

18 dias na Tailândia;

03 dias em Myanmar;

03 dias na Malásia;

03 dias na Indonésia; e

02 dias no Vietnã.

 

Somados os dias que compreendem os trechos aéreos, foram 34 dias de muita aventura e diversão, momentos que gostaria de compartilhar com a comunidade que encara viagens não só como um lazer, mas também como um estilo de vida.

 

A imensa maioria de pessoas que acompanham os blogs de viagem estão em busca de informações para seu próximo destino, então vou fazer esse relato tentando ao máximo passar informações úteis e que vão facilitar sua pesquisa e quem sabe ti incentivar a conhecer lugares que inicialmente nem faziam parte de seus planos. Fico também muito feliz em responder as perguntas que chegam por aqui ou por e-mail.

 

Quando realizava minhas pesquisas, tive muitas dificuldades em saber o valor das coisas, passeios, transportes, os custos da viagem em geral, a forma de se chegar àquele templo maravilhoso, qual a opção de transporte disponível... coisas mais práticas, não somente as impressões que as pessoas tinham sobre o local... assim procurei anotar quase tudo, já pensando neste dia aqui, quando estaria contanto pra vocês...

 

Porém, antes de adentrar aos relatos, você tem que ter em mente que sua viagem começa bem antes de embarcar no avião, ainda mais se tratando de um local com tantas opções de países, roteiros, cidades, culturas e passeios. Assim, achei interessante em dividir os preparativos em 5 passos:

 

(os passos estão no blog para melhor visualização em http://www.porondefui.com.br/2016/05/asia-trip-6-paises-preparativos-para.html

 

 

Tendo estes passos concluídos, você terá assegurada as bases de sua viagem, saberá melhor como distribuir os dias que dispõe, grande parte do orçamento a ser investido e ainda pode chegar com algo de concreto para convidar o resto da galera que ainda não embarcou nessa com você !!!

 

Nos próximos posts, tratarei alguns assuntos mais específicos e importantes dos preparativos pra viagem, com dicas e experiências para já vividas !!!

 

Estou também preparando alguns vídeos para complementar as informações do blog, assim como mostrar fotos e momentos divertidos da nossa viagem.

 

Até lá! Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Continuando....

 

Dentre as dicas que posso dar para otimizar sua viagem, sem dúvidas que esta é a melhor de todas! Sem conhecer o programa do AIRASIA ASEAN PASS, não teríamos visitado tantos países e gastado tão pouco.

 

No blog está disponível o texto de forma completa, com fotos e prints do site, assim caso queira visualizar melhor este texto acesse pelo link abaixo:

 

http://www.porondefui.com.br/2016/05/62-asia-trip-6-paises-dica-para-trechos.html

 

Quando realizava as pesquisas de voos internos na Ásia me deparei com alguns blogs comentando sobre o programa de créditos de viagem do AIRASIA ASEAN PASS, porém ninguém havia usufruído dele, somente repassando as informações que leram no site da companhia.

 

Então busquei em blogs no exterior o relato de pessoas não asiáticas, a fim de verificar a qualidade e funcionalidade do programa, como não vi nada que o desabonasse, resolvi comprá-lo.

 

Em resumo, o AIRASIA ASEAN PASS é um programa da empresa que engloba 10 países (Tailândia, Myanmar, Malásia, Singapura, Vietnã, Indonésia, Brunei, Filipinas, Laos e Camboja), ou seja, nem todos os países onde opera a companhia.

 

Há duas opções de compras de créditos, 10 ou 20, sendo que o de 10 créditos você usufrui num período de 30 dias e o de 20 créditos, possui o dobro do tempo, 60 dias, ambos prazos contados do primeiro voo realizado.

 

Um exemplo de uma viagem utilizando o programa:

 

http://www.porondefui.com.br/2016/05/62-asia-trip-6-paises-dica-para-trechos.html

 

Importante salientar que o programa não permite viagem de bate-volta, assim o destino seguinte não pode ser o anterior. O propósito do programa é incentivar viajantes a conhecerem outras cidades e países.

 

O agendamento dos voos deve ser realizado com antecedência mínima de 14 dias, ou seja, requer planejamento e organização. O custo do programa falarei mais ao fim, pois é aí que tem o pulo do gato !!!

 

Os trechos aéreos e os créditos necessários para emissão podem ser consultados neste link http://www.airasia.com/au/en/book-with-us/asean-pass/list-of-available-destinations.page

 

Depois de realizado o cadastro junto à companhia em seu site, guarde sua senha e login, você pode adquirir pelo cartão de crédito o AIRASIA ASEAN PASS, quando o sistema de marcação de bilhetes já estiver aberto, você escolhe os voos um a um, realizando o pagamento da taxas aeroportuárias.

 

Sim, isso é muito importante. O programa somente inclui a passagem, em inglês fare, as taxas e impostos serão cobrados em seu cartão de crédito a cada nova compra.

 

Caso queira realizar um comparativo entre a compra de passagens isoladas ou utilização do programa, desconsidere taxas e impostos no seu cálculo. Fiz isso no excel e o programa foi mais vantajoso em algumas situações, em outras era melhor comprar a passagem do que utilizar crédito de viagem. Como no caso do trecho entre Kuala Lumpur e Singapura, onde o passagem custou apenas U$ 3,00 (sem taxas), sendo assim não foi interessante utilizar um crédito.

 

http://www.porondefui.com.br/2016/05/62-asia-trip-6-paises-dica-para-trechos.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fala cara! Blza? Li em alguns blogs que a disponibilidade de assento pro asean pass eh diferente da disponibilidade para venda comum...e que a pessoa so sabe se tem assento disponivel depois de comprar o asean pass, sendo que acabava nao tendo disponibilidade. Foi tranquilo pra vc reservar os trechos que queria?

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Colaboradores

Continuando os preparativos para um mochilão no sudeste asiático, destaco como a segunda mais importante dica, depois do post anterior do Asean Pass, é sim como compor sua mochila.

 

Não tenho intenção nenhuma de detalhar o que você deve ou não levar, pois cada um tem suas prioridades e necessidades, porém ti digo que se você desapegar vai ganhar muito tempo, economizar horrores e correr menos riscos na sua trip !!! Pode parecer impensável de início, mas sugiro que você leve menos de 6 kg de bagagem no total !!!

 

Como assim ??? Não tem como !!! Isso que minha futura esposa esbravejou por dias e você provavelmente vai ouvir se disser a uma mulher!!!

 

Porém isso tem 3 grandes motivos, o primeiro deles é maleabilidade. Sim, se você for mochileiro habitual sabe que se anda bastante, e com a mochila nas costas isso se torna desagradável e atrapalha uma experiência que poderia ser bacana se houvesse organização e planejamento. No caso da Tailândia, somente o fato de você ter que pegar barcos pequenos que atracam no píer já ti justifica usar uma mochila, se for leve então, perfeito. Ver o pessoal com malas de 30 kilos de rodinha quase morrendo na areia era até engraçado, se não fosse trágico. Corre-se o risco de molhar seus pertences e danificar sua mala.

 

O segundo motivo, não menos importante, é a economia no orçamento da viagem. Quando simulei alguns trechos pelas empresas low cost asiáticas, o despacho de bagagens chegava a custar 70% do valor do ticket, ou no caso especifico do trecho para Singapura, 3x mais caro que a própria passagem, que custou apenas U$ 3 doletas. Você até pode despacha-las nos trechos longos que saem ou partem do Brasil, todavia voamos pela Ethiopian, que possui alto índice de extravio, logo nem quando tínhamos direito arriscamos.

 

Terceiro motivo, o tempo que se ganha é impressionante, como era ótimo pegar os voos e não ficar lá na esteira rezando para sua mala chegar, e ainda assim com tudo dentro!!! Chegávamos e saíamos dos aeroportos com muita rapidez e pegar táxi com bagageiro pequeno também não era problema.

Pela política da Airasia, você tem que se enquadrar nas seguintes medidas:

 

 

Agora falando no nosso caso especifico, todos combinamos de se adequar ao solicitado pelas empresas aéreas, todavia, em nenhum dos 17 dos voos realizados ocorreu a pesagem ou a aferição das medidas, apesar de sempre estarem disponíveis os locais para tal. Logo, não acho que tivemos sorte, e sim que as companhias trabalham com o bom senso. No ultimo voo meu mochilão já estava com 11,5 kgs com as compras e presentes, mas foi um risco que aceitei correr, deixando de fácil acesso as coisas que retiraria em caso de inspeção de medidas.

 

Perguntas frequentes:

Que mochila você usa?

Para essa viagem resolvemos investir em uma mochila nova, mais resistente, com abertura lateral (não só aquele sacão) e mais confortável. Assim comprei uma Quechua Forclaz de 50 litros pelo site da Decathlon. A minha na cor azul/cinza e a da Nathy na cor roxo/cinza.

 

 

Qual bota você tem?

Como tínhamos algumas atividades mais radicais, optei por levar um bota e um chinelo somente, nenhum tênis, assim gostei muito da bota da foto ao lado da Nord, não custa caro e atende bem ao proposta na viagem.

 

O que não pode esquecer?

Algumas coisas eu sugiro fortemente que considere levar:

 

1 – Doleira. Para mim item fundamental em qualquer viagem ou bloco de rua no Rio de Janeiro !!! Quanto ao tipo, vai de cada um, eu tenho uma igual a da foto, com cinta elástica, impermeável e clip. Já a Nathy não gosta das que tem clip, pois a estrutura plástica a machuca, assim ela usa daqueles que se veste como se fosse uma calça.

 

2 – Adaptador de tomada. Caso visite outros países que não a Tailândia (que usa o padrão norte-americano), sugiro adaptador universal semelhante a esse. Tivemos dificuldades na Malásia e no Vietnã.

 

3 – Toalha de secagem rápida. Muito prática, pequena (lembra do seu limite de peso e espaço) e não fica úmida. Não é cara, sai por volta de R$ 40,00 nas lojas de artigos esportivos.

 

4 – Câmera subaquática. Ir ao sudeste asiático é conhecer o um dos mares mais claros e transparentes do mundo, assim as fotos submersas ficam incríveis, além de não correr o risco de entregar nos passeios de barco.

 

5 – Powerbank ou carregador portátil de bateria. Indispensável para carregar câmeras, celulares e outro aparelhos nas longas viagens de avião, períodos longos sem hospedagem ou passeios de mais de um dia, como Maya Bay, por exemplo.

 

6 – Cadeado. Usei em várias situações, principalmente para nossa segurança. Visitamos países que punem severamente o tráfico de drogas, como a Indonésia, então é primordial que tenha como lacrar sua mochila para que mais ninguém tenha acesso a ela, assim como irá usá-lo quando ficar longe da mochila de ataque, o que ocorre bastante em passeios de barco nas horas de mergulho. Levei 2 cadeados pequenos.

 

7 – Roteiro. Essa é uma foto real do meu roteiro, onde imprimi todos os vouchers (17 voos) meus e da Nathália, todas as reservas de hotéis (mais de 12), de passeios, informações turísticas, etc... ao longo da viagem ia retirando as folhas que já não tinham mais serventia, e aproveitei para anotar todos os valores de gastos pra contar pra vocês !!!

Outra dica importante sobre o roteiro, imprima ou deixe salvo no seu celular uma versão em inglês da reserva do hotel feita pela Booking (caso tenha o utilizado), nessa versão também vem escrito os dados como endereço e telefone na língua local, facilita a comunicação com taxista e locais, que muitas vezes não dominam o nosso alfabeto.

 

Essas foram algumas dicas de bagagem que consegui pensar para ajudar em seu planejamento, importante

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Fala cara! Blza? Li em alguns blogs que a disponibilidade de assento pro asean pass eh diferente da disponibilidade para venda comum...e que a pessoa so sabe se tem assento disponivel depois de comprar o asean pass, sendo que acabava nao tendo disponibilidade. Foi tranquilo pra vc reservar os trechos que queria?

Abs

 

Olá Romero, desculpe a demora. De fato eles tem razão, a disponibilidade de assentos se assemelha aos nossos programas de milhagem no Brasil, então não é necessariamente a mesma disponibilidade que encontramos no site quando da consulta normal. Como fizemos nossas reservas com meses de antecedência e tínhamos flexibilidade no roteiro para eventuais adaptações, não enfrentamos problemas, todos os voos que queríamos ainda tinham vaga para 6 pessoas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores
Fala cara! Blza? Li em alguns blogs que a disponibilidade de assento pro asean pass eh diferente da disponibilidade para venda comum...e que a pessoa so sabe se tem assento disponivel depois de comprar o asean pass, sendo que acabava nao tendo disponibilidade. Foi tranquilo pra vc reservar os trechos que queria?

Abs

 

Olá Romero, desculpe a demora. De fato eles tem razão, a disponibilidade de assentos se assemelha aos nossos programas de milhagem no Brasil, então não é necessariamente a mesma disponibilidade que encontramos no site quando da consulta normal. Como fizemos nossas reservas com meses de antecedência e tínhamos flexibilidade no roteiro para eventuais adaptações, não enfrentamos problemas, todos os voos que queríamos ainda tinham vaga para 6 pessoas.

 

Mas complementando, o site do Asean Pass na guia Check Seats Availability, voce tem uma estimativa de como esta a demanda de cada voo, podendo estar verde, amarela ou vermelha, sendo esta ultima uma situação de quase inexistência de opções. Espero ter ajudado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Olá, Marcos. As postagens estão fantásticas. Estou gostando muito e elas estão me ajudando a organizar o meu roteiro. Quanto ao Asean Pass - Posso comprar um com dez créditos e dividir com o meu marido? No caso, emitir tanto passagens para ele quanto para mim? Não Consegui obter essa informação ainda. Outra Coisa. Não consegui ver voo saindo do Camboja e do Vietnã, sabe alguma coisa a respeito. Existe a opção de eu ir da Tailândia para lá mas não o contrário. Desde já agradeço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...