Ir para conteúdo

Suécia Geral - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

[info]Este tópico tem o intuito de oferecer informações, dicas e curiosidades sobre a Suécia e seu povo.Fique à vontade para contribuir com suas observações e não deixe de perguntar em caso de dúvida .Informações sobre as principais cidades suecas ou mais específicas, acesse a pagina principal desse fórum clicando na palavra Suécia logo abaixo.

Suécia[/info]

 

[t3]Bebida alcoólica[/t3]

 

[align=justify]Muitos brasileiros que têm o costume de sair andando com uma latinha de cerveja pela rua, pelamordedeus não façam isso aqui, principalmente se for menor de 18.

Nunca vemos policia pela rua mas nessas horas aparecem do nada e te mandam jogar fora a bebida e te passam o maior carão!

 

Não que seja proibido beber , mas não se deve beber na rua , até os bares e restaurantes que têm licensa para vender são obrigados a colocar uma cerca se têm mesas nas calçadas.

 

Menor de idade então nem se fala , o controle é rigoroso , bebida e cigarro!

 

Ajabaja!!! :lol:[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
  • Membros de Honra

[t3]O dia a dia![/t3]

[align=justify]Depois de um longo período de ausência neste tópico, cá estou novamente com algumas observações a respeito da Suécia.

Primeiramente , neste tempo que tenho escrito aqui , notei que não é lá o país mais procurado para passear , o que sinto imensamente ,pois é um lugar fascinante.

Fascinante principalmente se formos observadores atentos às diferenças comportamentais , fisicas enfim culturais.

Estamos próximos ao feriado da pascoa, inicio de primavera , sueco alegre com o sol e o calor que anda fazendo ( entre 10 e 18 positivos) bem se é que pode se chamar isso de calor, enfim , começa a corrida às floriculturas e afins.

Sim o sueco é um "corredor" , tá sempre correndo para modificar alguma coisa, comecemos pelo natal, já no inicio de outubro desmontam o tema anterior e correm às lojas , compram arvores de natal , enfeites, toalhas vermelhas para as mesas, velas e pequenos castiçais vermelhos, centenas de papais noeis, flores ( bico de papagaio) estrelas, cortinas com motivos natalinos , lampadas de todos os tamanhos e cores pronto ,inicio de novembro a Suécia é toda em vermelho , janelas ,portas , balcoes, salas, quartos , banheiros etc. algumas mais radicais decoradoras até o cachorro ganha sua roupa de papai noel. Incredible!

Mal acabam de montar a vida em vermelho já correm novamente para as lojas , inverno a pique é hora de colorir a casa, para dar mais vida, nem bem passou o natal , pronto ja é hora de mudar , troca cortina , troca toalha de mesa , troca dos castiçais , imãs de geladeiras , roupa do cachorro, agora a vida é em várias cores fortes e pesadas, as velas acesas na maioria das casas alegrando e aquecendo os ambientes.

Longos sao os dias escuros , longo é o inverno , mesmo sendo às vezes ameno ,como este ano de 2007 , e mais curto , ainda assim é a mais longa e cansativa das estações , mas o sueco já não tem tempo pra pensar no inverno ,pois começa novamente a corrida às lojas , troca a cortina , trocam os vasos de flores, trocam as toalhas de mesa, apagam as velas , colocam quadros floridos nas paredes, enfeitam tudo em amarelo , roxo para esperar a pascoa e com ela o oficial inicio da primavera, nas ruas as rotatorias ja estao enfeitadas e as casas já tomam ares de vida.A vida é em amarelo!

Pascoa acabando trocam as amarelas penas pelas flores coloridas ,enormes, pequenas ,médias , todos os formatos e cores, esperando o verão , aí sim tudo fica mais colorido e vai sueco correr de novo para as lojas procurando o lançamento do ano para a nova decoração do verão. Então a vida é um arco-íris.

Mas sabem que assim que voltarem de férias , de uma praia na Espanha , Tailandia , Filipinas ou qqer outro lugar caliente, a corrida às lojas terá seu recomeço.[/align]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Joyce,

bom, aproveitando que voce quebrou o silencio por aqui, vou continuar por aqui mesmo (o silencio de 1 ano la no topico dos lugares da escandinavia que valem ser visitados até me inibiu.. hehe). Pelo visto voce deve morar por aí ha algum tempo... eu estou comecando a cogitar uma viagem para a escandinavia la pra Set - Out ... qual a temperatura que faz por aí nesta epoca, mais ou menos? Muito frio para viajar e ficar muito tempo na rua? É uma época boa para se ir, ou o veraozao é a melhor mesmo? É que no verao pra mim nao vai rolar... acho que nao vou conseguir sair aqui do trabalho... alem do que nao me amarro em viajar em alta estacao assim, com tudo lotado, precos la no alto e tal...

Enfim, se voce puder me dar uma geral eu agracedo!

ps: ah, muito legal seu post das "correria" e da troca de cores dos suecos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Imprevisivel!

Esta é a definição climática para setembro /outubro e hoje em dia todos os outros 10 meses restantes do ano.

O que posso te responder é que neste período, que é de transição o inverno a tendência é de ventos fortes , chuvas (afe como anda chovendo por aki) e temperaturas entre 10 a 15 positivos.

Mas contando com esta mudança climática mundial tudo pode acontecer.

Mas se vc não tem outra opção venha no periodo mesmo, mas saiba que aki é legal no inverno por causa da neve ( que esse ano foi fraca) e verão (que já começou desde o inicio de abril).

ô amigo sinto muito não poder te ajudar,mas realmente não depende de mim .

Para vc ter uma idéia o indice de erros do depto meteorológico daqui é de 10 por 1. Com toda parafernália de equipamentos , nem os meteorologos conseguem prever mais de algumas horas pra frente.

Vai entender o que está acontecendo!

Dê noticias quando vier.

Um abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
  • 4 meses depois...
  • Membros

Olá Joyce, vi que você tira as duvidas das pessoas aqui em relação a Suécia e gostaria de esclarecer umas duvidas;

Pretendo fazer uma viagem pra Suécia em Janeiro/2010 e gostaria de saber qual a média de preço de albergues em Uppsala. Conheço um rapaz que mora lá, mas ele divide casa com mais algumas pessoas, acho q seria melhor, tanto pra ele quanto pra mim q eu fique em um albergue.

Outra coisa... gostaria de saber quanto em média (em reais) eu gastaria pra passar 1 semana. Como eu conheço esse rapaz, ele ja sabe q eu pretendo fazer programas lights mesmo, so pra conhecer a cidade, andando de onibus. Com alimentação barata inclusa e passagens de ônibus.

 

Grata pela atenção.

Thyara

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Olá Thyara,

Peça a seu amigo para dar uma olhada em uma destas opções de albergue, Uppsala Vandrarhem City , Rum1Uppsala e Bas Vandraren STF ( albergue da juventude) , todas são centrais já passei na porta delas mas nunca me hospedei , por isso seria interessante ele dar uma verificada para vc já que ele mora lá.

Qto a ficar 1 semana, a média de preços é entre 150,00 a 300,00 kr a hospedagem em quarto dividido com outras pessoas, caso queira ficar sozinha num ap o preço sobe, devido à variação no câmbio de moedas é melhor vc ter o preço em coroas para vc ter um valor mais preciso na época de sua utilização.

Na realidade Uppsala é uma pequena cidade universitária , os atrativos turísticos são menos variados que nas cidades maiores, resumindo vc consegue conhecer em 1 dia à pé. Recomendo que vc vá a Estocolmo por pelo menos 2 dias é pertinho e ônibus /trem tem o dia todo entre (100,00 a 300,00kr ida e volta dependendo do dia e horário)e Örebro também pertinho e tem um castelo bem interessante no centro , dá pra ir e voltar no mesmo dia.A média de refeição popular é a mesma em toda Suécia , entre 60,00 a 70,00 kr, lembrando que os restaurantes populares não costumam funcionar nos finais de semana.

Sds

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
  • Membros

Olá Joyce! Estou indo fim de outubro ou novembro passar dois meses em Uppsala para fazer um curso, imagino que seja um período bem frio!! Estou meio perdida e com várias dúvidas, e é difícil encontrar alguém para respondê-las! Mas começando pelo básico, é mesmo extremamente frio...tipo -15ºC nessa época? É possível se virar bem só com inglês...ainda que de nível razoável? Qual é o principal meio de locomoção? Bicicleta, a pé, ônibus....?

Muito obrigada!!

:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Oi debora

Uppsala é um pouco mais frio do que aqui , normalmente chega a -5º, porem anda tudo tão mudado que este ano o inverno começou mesmo em outubro do ano passado(ops ficou estranho isso) , com temperaturas muito baixas desde então.Sim no ano passado fez nessa média , agora nao sei como será esse ano.

 

Sim vc se vira bem com ingles aqui.

bicicleta , onibus ,à pé tudo ta valendo , lá é bem planinho portanto dá pra pedalar tranquilo , so vai depender de onde ficará hospedada, se for muito longe no inverno pedalar é osso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...