É bom ver discussões técnicas aqui no fórum.
Estou com a mochila pronta para um final de semana na Chapada. Está com 10 Kg. Ainda não coloquei a água (um frasco de água mineral 500 ml) mais um lanche de trilha (sanduíche). Deve dar mais um kilo. Total 11 kg. A mochila é a Doiter ACT Lite 50+10.
A vantagem é que não vou pra o PP (em montanha a qtd. de água deve ser BEM maior). Além disto na Chapada encontramos água potável fácil. E só vou passar uma noite acampado.
Uma discussão sempre me estranhou. Não sou expert em tendas, mas com eng.º químico, sempre achei estranho se afirmar que tendas aqui no Brasil devem ter 10.000 mm ou mais de coluna d’água.
Imagino, como engº, que o teste é o seguinte: colocam sobre o tecido, material da barraca, um cilindro e começam a enchê-lo de água. O fundo do cilindro é o tecido em teste. Quando chegar a altura de água no cilindro em que o tecido começa a gotejar, esta é a coluna d’água da barraca. Embora seja realmente uma medida da impermeabilização da barraca, acho que 10.000 é exagero.
Reparem que nenhuma barraca vai ter esta coluna d’água em cima dela. Afinal compramos uma tenda e não um submarino. O lugar onde a coluna d’água é mais importante é no chão, no “bathtub”, especialmente se armarmos a barraca num lugar que empoçou chuva. Assim, pelo menos, no sobre teto não faz sentido termos toda essa coluna d’água, não acham? Para terem idéia no site da Lightwave diz claramente que eles oferecem barracas com 5.000 mm, quando 3.000 mm já é mais que suficiente, isto numa chuvosa Inglaterra.
Por sinal, minha mulher possivelmente deverá viajar em breve para a Escócia. Se isto ocorrer vou encomendar-lhe uma barraca 4 estações, algo para Andes e Patagônia. A Lightwave parece ser uma boa opção não? Apesar do preço (infelizmente, em Libras Esterlinas) acho que devo aproveitar a ocasião. Estou pensando nos modelos T0, T0 XT (tem um vestíbulo maior, importante para tempo ruim) ou no T1. O problema é que cada uma destes modelos tem uma versão Ultra (mais leve e mais cara) e a versão Trek (mais pesada, mais barata). Custo benefício, o que será melhor? Tem alguma outra sugestão?
http://www.lightwave.uk.com/en/tents_4season.phpAbraços, peter