atendendo uma sugestão do peter tofte num forum de relatos, descrevo minha mochila leve.
fabricante: conquista montanhismo.
modelo: alpina ssl 70 lts. cor: preta e amarela.
o modlo já saiu de linha, foi substituído pela alpina ssl 77. a única diferença é que o modelo novo tem um bolso frontal na região lombar, que a minha mochila NÃO TEM.
modelo atual
http://www.conquistamontanhismo.com.br/ ... pina77.php
características da mochila:
basicamente um saco com uma tampa.
não há abertura inferior nem frontal, apenas por cima.
não há bolsos laterais.
o modelo novo tem um bolso lombar. e outro na tampa. a minha (modelo antigo) só tem o bolso na tampa.
a tampa não é telescópica, assim ela não sobe: regulagem apenas no fechamento. se encher demais a mochila a tampa se deslocará pra trás e encostará na cabeça. talvez por isso o bolso da tampa tenha a característica de se projetar pra frente da mochila afastando-se da sua cabeça.
as alças não possuem regulagem de altura na inserção do ombro, apenas regulagem na região sub-axilar, como qualquer mochila.
há fitas de equilíbrio da carga, acima das alças.
a barrigueira é estreita, e o cinto da barrigueira é de 38 mm, e não o padrão comum das cargueiras, de 50 mm. fivela tridente. não há fitas laterias na barrigueira para ajuste fino da carga. ou seja, tem-se que usar a barrigueira bem apertada.
há uma alça de reboque, par aiçar a mochila por uma corda ou para carregá-la com a mão, logo acima da inserção das alças, como é comum em todas as cargueiras.
há apenas duas fitas de compressão de cada lado da mochila.
as fitas de fechamento da tampa da mochila no modelo que tenho percorrem toda a frente da mochila, desde a base. no modelo novo saem ao lado do bolso lombar, essas fitas acabam tendo uma certa função de compressão e servem também para prender algum equipamento por fora da mochila.
o tecido utilizado é poléster 600D. na minha, o fundo em cordura.
não há compartimentos para cantis flexíveis.
o costado é simples, dado o fato de que não há regulagem da inserção das alças.
há um estofamento formando um túnel de ventilação, e o costado é todo forrado em tecido respirável. há uma placa de plástico protegendo as costas de objetos pontudos dentro da mochila. a placa está atrás apenas do estofado das costas.
a armação é composta por duas barras de alumínio pré-curvadas, acessíveis por dentro da mochila.
o fato de não ter regulagem de inserção das alças faz com que a transferência de peso seja muito boa. com as alças bem ajsutadas, as fitas de equilíbrio bem reguladas, e a barrigueira bem presa, a mochila "grudou" nas minhas costas. basta mante a carga firme dentro da mochila que ela não balança ao andar.
PESO DA MCOHILA: 1200 gramas. modelo atual, segundo o fabricante: 1270 gramas.
termo de comparação com outros modelos de mais ou menos o mesmo tamanho (a partir de dados dos fabricantes):
curtlo mountaineer 60+15lts: 2370 gms
equinox elevation 75/100: 2600gms
conquista cerro torre: 2050 gms.
deuter aircontact pro 60 + 15: 3200 gms.
go lite speed 52 + 7: 1200 gms.
cuidados ao usar.
a mochila, por ter acesso apenas pela parte de cima, implica em cuidado extra ao distribuir a carga internamente. como a uso com em torno de 10 a 14 kg apenas de carga, dá regular de acordo com a seqüencia de uso. por outro lado, por não ter acesso por baixo, eu pude coloca rim imenso saco de lixo de 100 lts dentro e colocar toda a carga dentro desse saco de lixo, protegendo-a de uma eventua chuva. colocquei o isolante térmido em e.v.a. dentro da mochila, encostado nas paredes, portando criando um espaço dentro do mesmo. e aí fui colocando a carga.
no topo da carga, o kit de primeiro socorros, uma garrafa de água extra, um agasalho. no bolso superior lanternas, poncho pra chuva e etc.
e claro, no fundo, saco de dormir, roupas a serem usadas em outros dias e etc.
testada no pico paraná em julho de 2008. resistiu inclusive ao momendo em que a joguei ao chão de cima de um paredão de uns 4 metros.
preço pago pela minha: 187 reais. consegui um baita desconto pq tava fora de linha já. preço normal no mercado, por aí, costuma ser de cerca de 240 reais, para o modelo novo.
acrescentando um dado: se a intenção é usar a mochila pra viagem, fuja! compre uma co pelo menos um zíper embaixo!