Tá indo viajar sozinho(a)? - Coloque aqui as suas dicas

O Guia do Mochileiro de 1ª Viagem é uma coleção de dicas básicas para aqueles que estão começando no mundo da Mochila. Se você é novato tire aqui suas dúvidas e se você já tem estrada deixe aqui suas dicas!

Editores: Silnei, Augusto

Re: Motivação para mochilar sozinho...

Mensagempor Vareja em 30 Jul 2008, 23:28

Eu acho isso muito normal, acontece que muitos passam a vida inteira sem se tocar disso. E ficam chamando de louco quem sai nssa busca.
Quanto mais tempo passamos com uma pessoa podemos dizer que a conhecemos, e o mesmo vale para conosco, somente sozinho você passa se conhecer, entender seus problemas, neuras, medos, etc

Já tive oportunidades de viajar sozinho e achei muito engrandecedoras e não deixo de fazer nada sozinho por falta de companhia, seja uma caminhada na rua, cinema ou até mesmo uma mochilada.

Legal que você sentiu esse estalo. Vá fundo, ao menos experimente.

É tudo uma questão de escolha, pois você tem duas opções: seguir esse seu instinto ou ficar em casa. É com você!

Abraços e boa viagem
Márcio
Editor-Bolívia+Peru
Vareja
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor ogum777 em 31 Jul 2008, 13:11

cara, algo de zen nisso.

eu uso o termo zen emprestado do budismo. não sou budista, mas gosto desse termo. o zen não é ficar com cara de pastel enquanto sua casa pega fogo. não é nada disso.

mas é uma espécie de concentração no que vc tá fazendo que te traz um certo equilíbrio interior. normalmente a gente faz tudo no automático: acorda, toma banho, toma café da manhã, vai estudar ou trampar, volta pra casa, janta, dorme, namora, vai em festas, tudo no automático. tem gente que nasce e morre assim. as pessoas parecem estar veladas por um véu de ilusão dessa vida cotidiana, tediosamente estressante. as pessoas se "ocupam" apenas. nunca param pra pensar em nada, que não seja pra falar alguma besteira como fazem os convidados de programas de auditório tipo hebe camargo.

isso que o vareja fala é a + absoluta verdade: é quando vc tá sozinho consigo mesmo que vc se conhece. é que vc consegue perceber o que vc consegue enfrentar e o que não consegue. eu descobri que eu sou um grande gozador de mim mesmo, que nos meus perrengues eu mesmo me chamo de tapado e começo a rir, rio das minhas pequenas tragédias.

quando vcd tá sozinho vc se livra da pressão dos outros: ninguém conhecido teu te avalia pelas tuas roupas, pelo seu cartão de crédito, pelo seu carro. aliás, tudo isso pode ser virtualmente inútil em determinados locais. o próprio dinheiro inexiste. ou essas coisas até existem, mas não são o essencial.

tem gente que até procura profissões assim. veja os caminhoneiros. o que faz um cara juntar 200.000 reais pra ter um caminhão e começar a trabalhar sem emprego fixo, correndo o brasil inteiro, sujeito aassaltos, dormindo na cama dentro da cabine, e etc?

isso que vc procura, não pode ser efetivamente descrito. mas vc pode perceber nas histórias que outros contam. nas fotos. nas descrições. como eu falei, é meio "indizível". vc pode chamar de iluminação espiritual, de momento zen, de um puta tesão pela vida, de uma epifania (ligação com deus), consciência de krishna, percepção das forças do universo, não importa. qq expressão tá errada. é vc que vai perceber.

eu tive recentement euma viagem assim. o relato tá em

viewtopic.php?f=56&t=28518

todo o setor de relatos vale ser fuçado. leia e releia muitos relatos, vc vai perceber isso que vc procura "por baixo" das descrições dos viajantes. afinal, é isso que faz a gente passar por alguns perrengues por aí.

vá, planeje, faça sua viagem. vc vai alcançar o que procura.

[]s
p.s. entenda, a viagem começa muito antes de se por o pé na estrada. começa nessa inquietação de procurar infos sobre o destino, de ficar fuçando lojas atrás da melhor mochila (e não da mais bonita e mais cara), de aprender a cozinhar miojo numa lata em cima de duas velas acesas, de aprender a lavar a cueca no banho e não ter medo de dormir num banco numa rodoviária. como diz o fernando pessoa, tudo vale à pena se a alma não é pequena.
editor - equipamentos/cicloturismo
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor diogonoliveira em 31 Jul 2008, 20:39

Então... vcs falaram coisas interessantes. Existe algo de zen realmente nisso tudo... A busca pela iluminação e auto-conhecimento. A citação sobre a platéia da hebe fala muita coisa. Seria fácil viver e não deixar-se incomodar por ver essa situação em todo lugar e a qualquer motivo, pq na verdade eu nao tenho nada a ver com essas pessoas; mas, me incomoda e faz pensar no sentido da vida... A falta de fé realmente acho que afetou minha mente de um jeito maluco... O fato de pensar que se eu nao fizer nada de realmente importante para os que vao continuar a viver, tanto fazia morrer agora ou daqui a 100 anos. De todas as "religiões" tive uma simpatia pelo budismo, mas nao estou a praticar. Espero que eu consiga fazer uma viagem desse tipo. Uma das coisas que eu venho planejando é como arranjar dinheiro durante a caminhada pelo Brasil, e quem sabe até outros picos da América do Sul.
Obrigado pelas respostas.
diogonoliveira

Re: Vai viajar sozinho(a)? - Coloque aqui suas duvidas e dicas

Mensagempor novamochileira em 12 Ago 2008, 10:09

Dá um certo receio em mochilar pela primeira vez sozinha. Vocês também tiveram receio? Como vocês fizeram para perder esse medo do desconhecido, do que vai se encontrar pela frente/
novamochileira

Mensagempor nidia em 17 Ago 2008, 19:12

Gente,quero dicas pra uma menina kkk viajar sozinha primeira vez quero ir pra noronha...
To precisando de uma aventura na vida.Pois ta meio sem graça coragem ja ta na mchila agora me ajundem com o restante.
Conto com vocês.
bj :D
nidia

Mensagempor ogum777 em 18 Ago 2008, 12:07

novas mochileiras!

procurem o fórum das mochileiras, esses tópicos já são desenvolvidos lá! se bobear já há respostas de meninas experientes sobreo o assunto!
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor zadoidate em 18 Ago 2008, 14:36

E ai pessoal, dia 26 de dezembro vou sair pela america do sul de mochilao.
Saindo de Belo Horizonte, vou passar por- Punta del este, montevideo, colonia de sacramento, buenos aires, bariloche, puerto montt, santiago, deserto do atacama, la paz, matcho piccthu e depois voltar.
Nao tenho noção de preços de passagem, hospedagem e alimentação.
Podem me ajudar?
Terá uma duração de 35 dias. quanto eu gasto mais ou menos numa viagem dessa?

Valew pessoal.. e sera de grande ajuda qualque esclarecimento
zadoidate

Mensagempor ogum777 em 18 Ago 2008, 17:55

boa pergunta...

dá uma olhada nos fóruns de destinos. fica meio difícil assim saber, né?

procura o fórum da américa do sul e os subfóruns por países, depois os tópicos, que dá pra vc saber. mas como aqui não é a CVC, ninguém tem muitas condições de saber quanto sai o "pacote"... :mrgreen:
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor barnny em 19 Ago 2008, 00:06

Olá galera, sou nova por aqui!
Amo viajar, sempre acampei e passei muito, mas nunca sozinha e também nunca saí do Brasil.
Será a minha primeira viagem ao exterior. E o local escolhido foi EUROPA!
Não conheço nada e nem sei nada, só o idioma espanhol.
Alguém pode me dar alguma dica? Ah! Vou em janeiro! Quero conhecer o máximo de países possível em 30 dias.
Obrigada desde já
barnny

Mensagempor Augusto em 19 Ago 2008, 06:47

Existe um sub-fórum chamado Europa.
É lá que vc vai encontrar dicas sobre os países, mas procure pesquisar nos tópicos já criados, ok.

Abcs

barnny escreveu:Olá galera, sou nova por aqui!
Amo viajar, sempre acampei e passei muito, mas nunca sozinha e também nunca saí do Brasil.
Será a minha primeira viagem ao exterior. E o local escolhido foi EUROPA!
Não conheço nada e nem sei nada, só o idioma espanhol.
Alguém pode me dar alguma dica? Ah! Vou em janeiro! Quero conhecer o máximo de países possível em 30 dias.
Obrigada desde já
SEJA FELIZ, SEMPRE!!!!!!!!

http://agsts.multiply.com/
Augusto
Admin Mochileiros.com
Admin Mochileiros.com

Re: Tá indo viajar sozinho(a)? - Coloque aqui as suas dicas

Mensagempor Nanda Pitta em 27 Ago 2008, 09:47

Olá.
Viajar sozinho é um desfio e tanto pra quem nunca fez isso.No primeiro momento pode parecer tedioso mas podem acreditar não é.
Passei um ano com vontade de ir pra europa mas não tinha parceiros, então criei coragem e comprei minha passagem e fui...
E foi maravilhoso.Concordo com os outros tópicos é realmente um estado de espirito e no albergue é quase impossivel não arrumar alguem pra conversar e sair.Tá todo mundo com o mesmo pensamento de fazer amizades e conhecer coisas novas.
Passei 40 dias pela europa fiz mais alguns amigos pelo mundo e já tô arrumando minha mochila pra próxima.
Mas minha dica mesmo principalmente para as garotas é que mesmo que o abergue não seja lá estas coisas fique bem localizada.Com transporte perto, mercado, fármacia estas coisas...
Faça um roteiro antes pra não perder muito tempo procurando lugares e pontos onde quer visitar.
Quando estamos em grupo não temos tempo pra observar as coias, as pessoas, os comportamentos...
Por exemplo na Bélgica mesmo fiquei no quarto com uma muculmana muito doida e quando saiamos e tava na hora dela "rezar"....não importa onde estavamos na rua ou dentro do metro tinha que descer ela pegava seu tapetinho, ajoelhava e mandava ver...E eu ficava esperando ela acabar pra voltarmos ao passeio.Muito louco mesmo.
Resumindo...Planejem, criem coragem e divirtam se que viajar é bom d+.
Fiquem na paz.
Nanda Pitta

Países que já visitei: França, Bélgica, Holanda,Alemanha, Espanha e Italia.
Próximo Destino: Lima, Peru.

Mensagempor Cessil em 08 Set 2008, 14:22

Legal... Finalmente pessoas que pensam como eu!
Não tenho nenhum problema para viajar sozinho (na verdade, nunca viajei muito, mas vou mochilar pela Itália no início do ano que vem pela primeira vez), tanto que quando meus amigos ficaram sabendo que iria para a Itália sozinho, começaram a achar que eu estava doido e que tinha um espírito demasiadamente aventureiro, mas eu mesmo não creio nisso.
Durante meus preparativos, surgiu a oportunidade de ter três companhias diferentes para viajar, mas não deu certo... No fim, acabei optando por ir sozinho mesmo. As vantagens até que são muitas: ninguém reclamando ao seu lado, ninguém para quebrar o clima de descontração, mais liberdade para alterar o roteiro como bem entender, etc.
Fora a questão do auto-conhecimento que é mesmo o ponto alto da história... Essa é uma das diferenças elementares entre um turista e um viajante. É isso o que eu quero viver enquanto viajar. Mesmo ainda não tendo feito meu primeiro mochilão, já comecei a pensar no próximo que irei fazer em breve. Nesse momento já terei mais auto-confiança e informação para isso.

Boa semana para todos.
Abs
Cessil

Próximo Destino: Itália

Antes só do q mal acompanhado !

Mensagempor Márcio_sp em 13 Set 2008, 21:41

Essa frase é a mais clichê possível porém é a pura realidade, em uma viagem fui com minha namorada, a trilha era de 03:00 ida e volta, putz, ela reclamava do sol, das subidas, das descidas, resumindo foi um saco !

Não tem coisa mais frustrante do que vc todo feliz contemplando um lago no fim de um Cannion e alguém do seu lado de acelerando pra ir embora.

Sozinho vc vai pra onde quer, a hora que quer e do jeito que quer, não existe companhia melhor, claro que se arrumar alguém com um pouco de espírito aventureiro ajuda
Márcio_sp

Mensagempor ogum777 em 13 Set 2008, 22:29

troque de namorada. essa daí, com ccerteza, depois de casar com vc, vai ficar dizendo que ir pro mato fazer trilha não é coisa de homem casado, e blá,blá, blá. amor é pra ser feliz, não pra ser infeliz.

tive várias namoradas, agora acho q achei o amor da minha vida. no começo do ano, em curitiba, topou experimentar uma cargueir a(a primeira dela) apesar de estar quase desmaiando com as cólicas. quando chegou na cidade dela, não avisou ninguém da família pra pegá-la, pois queria ir andando os 6 kms da rodoviária à casa dela (em leve ascensão, diga-se de passagem) só pra testar a cargueira nova dela nas costas. e só não tem feito trilhas + comigo pq o trampo não deixa. e ainda guarda lata de refri pra eu fazer espiriteiras... heheheheh :mrgreen:
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Nassaum em 22 Set 2008, 18:50

Estou quase certo que viajarei sozinho, portanto pode esperar que irei postar aqui.
Nassaum

Países que já visitei: Paraguai
Próximo Destino: Europa

AnteriorPróximo

Voltar para Guia do Mochileiro de 1ª Viagem