cara, algo de zen nisso.
eu uso o termo zen emprestado do budismo. não sou budista, mas gosto desse termo. o zen não é ficar com cara de pastel enquanto sua casa pega fogo. não é nada disso.
mas é uma espécie de concentração no que vc tá fazendo que te traz um certo equilíbrio interior. normalmente a gente faz tudo no automático: acorda, toma banho, toma café da manhã, vai estudar ou trampar, volta pra casa, janta, dorme, namora, vai em festas, tudo no automático. tem gente que nasce e morre assim. as pessoas parecem estar veladas por um véu de ilusão dessa vida cotidiana, tediosamente estressante. as pessoas se "ocupam" apenas. nunca param pra pensar em nada, que não seja pra falar alguma besteira como fazem os convidados de programas de auditório tipo hebe camargo.
isso que o vareja fala é a + absoluta verdade: é quando vc tá sozinho consigo mesmo que vc se conhece. é que vc consegue perceber o que vc consegue enfrentar e o que não consegue. eu descobri que eu sou um grande gozador de mim mesmo, que nos meus perrengues eu mesmo me chamo de tapado e começo a rir, rio das minhas pequenas tragédias.
quando vcd tá sozinho vc se livra da pressão dos outros: ninguém conhecido teu te avalia pelas tuas roupas, pelo seu cartão de crédito, pelo seu carro. aliás, tudo isso pode ser virtualmente inútil em determinados locais. o próprio dinheiro inexiste. ou essas coisas até existem, mas não são o essencial.
tem gente que até procura profissões assim. veja os caminhoneiros. o que faz um cara juntar 200.000 reais pra ter um caminhão e começar a trabalhar sem emprego fixo, correndo o brasil inteiro, sujeito aassaltos, dormindo na cama dentro da cabine, e etc?
isso que vc procura, não pode ser efetivamente descrito. mas vc pode perceber nas histórias que outros contam. nas fotos. nas descrições. como eu falei, é meio "indizível". vc pode chamar de iluminação espiritual, de momento zen, de um puta tesão pela vida, de uma epifania (ligação com deus), consciência de krishna, percepção das forças do universo, não importa. qq expressão tá errada. é vc que vai perceber.
eu tive recentement euma viagem assim. o relato tá em
viewtopic.php?f=56&t=28518todo o setor de relatos vale ser fuçado. leia e releia muitos relatos, vc vai perceber isso que vc procura "por baixo" das descrições dos viajantes. afinal, é isso que faz a gente passar por alguns perrengues por aí.
vá, planeje, faça sua viagem. vc vai alcançar o que procura.
[]s
p.s. entenda, a viagem começa muito antes de se por o pé na estrada. começa nessa inquietação de procurar infos sobre o destino, de ficar fuçando lojas atrás da melhor mochila (e não da mais bonita e mais cara), de aprender a cozinhar miojo numa lata em cima de duas velas acesas, de aprender a lavar a cueca no banho e não ter medo de dormir num banco numa rodoviária. como diz o fernando pessoa, tudo vale à pena se a alma não é pequena.