Vai viajar sozinho(a)? -Coloque aqui suas dúvidas e/ou dicas

O Guia do Mochileiro de 1ª Viagem é uma coleção de dicas básicas para aqueles que estão começando no mundo da Mochila. Se você é novato tire aqui suas dúvidas e se você já tem estrada deixe aqui suas dicas!

Editores: Silnei, Augusto

Mensagempor luizguilhermeoj em 18 Jan 2005, 20:38

Viajei sozinho para o Pico da Bandeira em dez achei muito bom para reflexão, estou indo para o Nepal sozinho tb apesar de lá encontrar guia e carregadores acho que vc faz seu tempo e novas amizades, isto é muito bom!
luizguilhermeoj

Mensagempor luizguilhermeoj em 18 Jan 2005, 21:02

Fui ao Pico da Bandeira em dezembro sozinho,acho muto bom para reflexão e pensamentos, estava sozinho no parque, preferi assim pois antes sozinho do que mal acompanhado, vou para o Nepal agora em fevereiro e devo fazer atrilha para o Everest sozinho tb, acho que será uma experi~encia formidável.

Gui[8D]
luizguilhermeoj

Planejar viagem. Que bicho eh esse?

Mensagempor yanna em 20 Jan 2005, 18:24

Oi mocada!
Faz cinco meses estou viajando pela Inglaterra, a essas alturas jah posso estar no Nepal, devo ficar por lah e india mais uns tres meses e depois volto pra Europa, talvez pra Holanda, Espanha, Portugal e Marrocos. Essa eh minha primeira mochilada de longa distancia. Mas tem um bicho que nao me deixa quieta. Por mais que pesquise, por mais Lonely Planet que compre, por mais dicas que colete, tenho a impressao sempre que a coisa nao tah esquematizada. Nunca sei mais ou menos o que vem depois de quem. Me sinto cheia de papel na mao, cheia de notinha na caderneta, com todas as informacoes quentes sem saber direito como combinar tudo. Eh meio louco, mas espero que alguem entenda o que quero dizer!

'A parte com o tema do se deixar levar ao vento. Todo bom mochileiro sabe que isso faz parte da viagem e muitas vezes reserva o melhor dela, mas antes que o vento sopre eh sensato ter um plano na manga certo? Esse negocio requer tecnica!?
yanna

Mensagempor Silnei em 21 Jan 2005, 06:30

Oi Yanna,

A técnica é a informação, quanto mais melhor! Mas o maior barato de qualquer viagem, principalmente as longas, é deixar rolar.

Voltando a informação, acho entrou no lugar certo, pois aqui irá conhecer muitas pessoas que já viajaram para onde você quer ir.

Então boa sorte e bem-vinda!!

Admin
Silnei
Admin Mochileiros.com
Admin Mochileiros.com

Lugares que já visitei: Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Guatemala
Próximo Destino: Argentina

Mensagempor Márcia Bastos em 21 Jan 2005, 11:58

Olá companheiros de estrada.

Palenjar viagens é muito legal. Vc viaja antes de sair de casa e no momento que sai consolida o plano com o "plus" de que a realidade é mais gostosa...

O que me ajuda muito são os mapinhas. Através de mapas consigo organizar as informações que vou colhendo.

Vibrações positivas,
Márcia Bastos

Mensagempor Dete em 22 Jan 2005, 14:24

A colocação da Márcia foi muito bem feita.

Conhecemos o local para onde desejamos ir antes de sair de casa.

Isso é extremamente importante porque faz com que não percamos nada que aquele lugar pode nos oferecer.

Assim, poderemos, ainda, usufruir dos melhores lugares para refeição e acomodação. Sem contar que nada fica para trás por falta de dinheiro.
Dete

Mensagempor ricardozupa em 22 Jan 2005, 23:44

Viajar sozinho não é ruim. Todas as vezes que cai na estrada acabei fazendo novos amigos e arrumei até namorada. Tudo depende do seu desembaraço, se você procurar contato com outras pessoas sempre rola.
Valeu!
Ricardo
ricardozupa

Mensagempor tom de bortoli em 24 Jan 2005, 09:52

é isso ae camarada, o lance é não ficar parado, caso tenha que ir sozinho, faça uma boa viagem... este caranaval eu tmb estou planejanto fazer uma trip, eu vou curtir a chapada dos guimarães sozinho mesmo, quero ouvir oque as pedras tem para me falar
"quem sempre espera nunca alcança"
tom de bortoli

Mensagempor Thiago de Sá em 24 Jan 2005, 16:20

Eu viajei sozinho por quatro meses mochilando na Europa e posso garantir que é uma experiencia fantástica, tem seus prós e contras em comparação com uma viagem acompanhado. Vale a pena passar por ambas as situações e aproveitar o máximo de cada uma delas. E não se engane, você sempre encontrará companhia.

Thiago de Sá
Thiago de Sá
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor Thiago de Sá em 24 Jan 2005, 16:36

Usar como base de planejamento um mapinha é fundamental e quebra um galhao na hora de organizar as informações. Para os que caronam ou tem limitação de tempo, existe uma série de riscos em se fazer isso, é preciso estar atentíssimo a todos os detalhes.

Só pra citar dois exemplos: Olhando no mapa, o esperto aqui imaginou ser absolutamente obvio que o caminho mais curto de Tarifa, sul da Espanha, até Portugal seria passando pela costa. Acontece que eu não percebi uma mancha verde no mapa entre Cadiz e Huelva, que era um parque nacional por onde não se podia caronar (não havia nem rodovias!!). Resultado, poderia ter caronado direto até Sevilha, ganharia tempo, conheceria outra cidade e não ficaria travado em Huelva, tendo de pernoitar na barraca.

Outra foi a caminho do Deserto de Merzouga, no Marrocos. Apesar da convidativa distância que via no mapa, demorei quase três vezes o tempo previsto dada a precariedade da estrada e do onibus que peguei. Maior surpresa ainda foi ver que não existia estrada entre a ultima cidade, Erfoud, e as dunas. Por sorte, eu consegui a informação de que uma van branca e cheia de mosquitos fazia o mesmo trajeto cobrando cinco vezes menos que os 4x4 estacionados ali na praça.

Usar o mapa é bem legal, prático e inteligente mas também pode te pregar umas peças difíceis de digerir!

Até logo

Thiago de Sá
Thiago de Sá
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor Silnei em 26 Jan 2005, 01:27

É isso aí!!

Informação é tudo!!

Admin
Silnei
Admin Mochileiros.com
Admin Mochileiros.com

Lugares que já visitei: Brasil, Paraguai, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Guatemala
Próximo Destino: Argentina

Mensagempor michellemesquita em 03 Fev 2005, 08:27

E aí galera!!! Planejar Viajem é Muito Bom.... Mas surpreender é melhor ainda![:D]

Eu estruturei toda minha viajem de quase 2 anos p/ o Canadá... fui primeiramente para estudar, paguei meu curso durante 1 ano...(curso de 3 meses + moradia) de repente me deu uma vontade louca de descer p/ Nova Iorque... [:p]verifiquei que ñ teria problema, já que eu tinha o visto! Terminei meu curso, peguei mapas, informações de albergues, restaurantes baratos, etc... etc.. comprei meu bilhete de trem e fui com a cara e a coragem... 10 horas de trem... com paisagens belíssimas e muito frio[|)]! Permaneci em Nova Iorque durante quase 2 anos, trabalhei, fiz amigos e o melhor... aperfeiçoei meu idioma! Foi Show! [:)]

Beijos.......
michellemesquita

Mensagempor Thiago de Sá em 03 Fev 2005, 09:40

Aí Michelle,

por que vc não estende um pouquinho esse relato, recheia com umas informações legais e historias divertidas desse tempo de intercambio e posta lá no Relatos de Viagem, aposto que todo mundo vai se amarrar em ler seu texto!

Estamos esperando...

Thiago de Sá
Thiago de Sá
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor dentao em 08 Fev 2005, 19:44

também não tenho experiencia, mas adorei minha primeira mochilada sozinha pela Itália ano passado e lá encontrei algumas brasileiras(os), valeu apena. O melhor é que se tem a liberdade de escolha do que fazer, para onde ir, retornar a certos lugares que valem apena. Meus amigos achavam que eu tinha pirado só pq sou mulher, mas lá fora vi como tem muitas mulheres viajando sozinhas.
dentao

Mensagempor mateusof em 12 Fev 2005, 21:49

Alô, Galera!

Independência! Viajar sozinho é isso!
Vc vai pra onde quiser...acorda a hora q bem entender...pode até mudar os planos na última hora...Isso tudo se vc não reservou lugares para hospedagem e etc...Como fiz numa viagem pelo sul do Brasil, Uruguai e Argentina...
Não tem jeito...vc pode ser o mais tímido dos mochileiros...vc fará amizades...

Abraços!
mateusof

AnteriorPróximo

Voltar para Guia do Mochileiro de 1ª Viagem