Vai viajar sozinho(a)? -Coloque aqui suas dúvidas e/ou dicas

O Guia do Mochileiro de 1ª Viagem é uma coleção de dicas básicas para aqueles que estão começando no mundo da Mochila. Se você é novato tire aqui suas dúvidas e se você já tem estrada deixe aqui suas dicas!

Editores: Silnei, Augusto

Mensagempor doug_ju em 03 Fev 2006, 07:54

OBRIGADO APNANA...JA TINHA EM MENTE LAVAR AS ROUPAS DURANTE O BANHO...MAS TAVA PENSANDO MAIS NO PROBLEMA DO TEMPO Q DEMORA PRA SECAR E/OU TER Q LEVAR ROUPAS UMIDAS NA MOCHILA....
TEM GALHO DEIXAR SECANDO NO ALBERGUE ENQUANTO SAIO PROS PASSEIOS? A GALERA PASSA A MÃO NAS ROUPAS?
doug_ju
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor batata em 03 Fev 2006, 10:09

O Dry Fit e o mais caro pq e patente da Nike. Mas existem diversas camisetas com o mesmo principio e bem mais barata. Uma dica é não levar calça jeans, são pesadas e demoram muito, mas muito mesmo para secar. Leva calça de tactel ou material semelhante. Destes o melhor é o Supplex que são muito residentes e seca mais rápido. Mas como toda nova tecnologia são mais caros, mas duas calças na mochila e uma no corpo resolve, melhor ainda se forem calças/bermudas.
batata
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor othon77 em 04 Fev 2006, 10:39

Eu penso que viajar sozinho e a concretizacao da propria independencia, planejamento eh algo otimo.
Se tem dias que vc nao tem vontade de fala com ngm , ou mudar de lugar ou cidade pq o sol amanheceu do jeito q vc nao queria, nda melhor que sua propria companhia.
Agora tem horas q isso torra , entao fazer amizades eh sempre bom
conhecer costumes e outras mentalidades enriquece nosso conhecimento.
E nada se compara com uma viagem pra iniciar um novo ciclo com que foi aprendido.
valew
othon77

Mensagempor Rock Matsuyama em 13 Fev 2006, 09:28

Olha, eu acho que viajar sozinho é meio perigoso... Eu estou para fazer um mochilão pela Europa, com mais uns 4 amigos. Já ouvi umas histórias meio tristes de quem viajou sozinho. Vou contar uma.. Teve um amigo que foi fazer um mochilão na Italia, só la.. Ele teve noites q não tinha onde dormir e tb ele foi assaltado no coliseu. Perceberam q ele era turista pq estava filmando e sozinho. Ai fizeram uma roda nele e levaram tudo.

Não recomendo viajar sozinho, pq alem dos perigos deve ser chato
Rock Matsuyama

Mensagempor Sidarta Gautama em 13 Fev 2006, 14:03

Pessoal, pra um pessoal fazer um trip sozinho, ela tem que se conhecer muito bem, saber sua reação diante da solidão, diante de uma situação inusitada, se é uma pessoa fácil de fazer amizade, etc. No meu caso, por exemplo, deixei de ir p/ Machu Picchu pois, dentre outros motivos, eu iria sozinho e isso me deixou temeroso...no entanto, fiz minha primeira trip sozinho na Ilha Grande/RJ...isso me fez conhecer parte de mim que eu não conhecia...resultado: MACHU PICCHU LÁ VOU EU....HEHEHEHEHE
Sidarta Gautama

Mensagempor victor.arakawa em 15 Mar 2006, 17:45

Pessoas,

Eu também estava com receio, mas depois pensei bem...todos querem viajar para Miami só pra dizer que esteve no exterior e ficar bonito no curriculum, mas ninguém faz viajem por gosto. Ninguém comprtilhava desta visão comigo, então decidi ir sozinho fazer mochilão, estou indo no fim do ano passar 30 dias na europa oriental sem saber falar uma palavra de alemao e afins. Estou tendo aulas de tcheco e muitos me criticaram porque estas linguas não acrescentam nada profissionalmente.

A questão é que muitos têm medo de ficar sozinhos, se você esperar seus amigos/ namorada, família e outros te apoiarem totalmente e irem com você, pode esquecer. Ainda mais, quando se viaja com alguém que fica fazendo corpo mole e quer ficar dormindo até 12:00h ou viaja pra um puta país loco pra ir na balada beber até cair e você carregar.

Minha opinião, se você pensar em viajar sozinho, viaje. Pois senão você vai viajar quando todo mundo puder, quando todo mundo tiver dinheiro e todo mundo estiver disposto. Cá entre nós, não vai acontecer com frequência.......[Dance][Dance][Dance]
victor.arakawa

Mensagempor nnaomi em 04 Abr 2006, 12:33

mapas? serve esses?
http://www.transportes.gov.br/
http://www.guiageo.com/
http://www.citybrazil.com.br/

eu costumo procurar no google, mapas especificos das cidades, sempre tem alguem q escaneou algum mapa e disponibilizou na net ...
nnaomi
Membro de Honra
Membro de Honra

Mensagempor Schroeder em 05 Abr 2006, 10:08

Melhor que planejar e se imaginar nos locais é estar neles.
Além do mais viajar é tudo de bom se der tudo certo
Schroeder

Projeto de Viagem

Mensagempor michelschon em 06 Jul 2006, 18:40

Olá Galera !!

também sou fanático por viagens e fanzão do mochileiros.com, já usei esse fórum para planejar muitas das trips que tivemos oportunidade de fazer, concordo com todos vocês que planejar a viagem é muito importante e que toda a informação possível é sempre bem vinda.

Lendo as mensagens vi que muitos usam mapinhas, anotações em cadernos, guias e dicas colhidas aqui e ali e parece que a coisa tem dado certo, mas ainda falta "algo para ligar os pontos". Acho que posso ajudá-los a ligar esses pontos, não pela minha experiência em viagens, acredito que nisso vocês são imbatíveis, mas no que diz respeito a PLANEJAMENTO. Li em alguns depoimentos problemas de excesso de gastos, atrasos, perda de tempo e oportunidades perdidas, esses são os principais pontos a serem evitados ao planejar uma viagem.

Trabalho em projetos de empresas multinacionais e planejar e executar faz parte do meu cotidiano por conta disso pra mim é mais fácil fazer um bom PROJETO DE VIAGEM, isso mesmo, eu encaro uma viagem (de 1 final de semana ou de meses) como um PROJETO, assim como fazer um bolo ou construir uma fábrica.

Se desejarem posso passar um pouco desse conhecimento teórico e prático dando dicas que ajudam ao planejar viagens, posso falar em como fazer um bom orçamento (previsão dos custos), um cronograma, como executar e controlar tudo isso sem deixar de aproveitar as boas surpresas de cada viagem.

bom, é isso aí !

um abraço,
MICHEL
Editor Colaborador dos fóruns:
Bahia, Ceará, Maranhão, Patagônia/Terra do Fogo e Viagem de Carro
michelschon
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Lugares que já visitei: Deserto do Atacama, Salar de Uyuni, Mendoza, Machu Picchu, Torres del Paine, Punta Arenas, Ushuaia, El Calafate, Nazca, Paracas, La Paz, Cancun, Buenos Aires, Fernando de Noronha, Chapada Diamantina, Lençois Maranhenses, Abrolhos, Penísula do Marau, Jericoacoara, Serra da Capivara, Delta do Parnaíba, Canoa Quebrada, Cidades Históricas de Minas.
Próximo Destino: Incerto...

Mensagempor nnaomi em 07 Jul 2006, 16:28

Oi Michel,

acho sua ideia mto interessante. Se puder passar algumas das suas experiencias, seria mto interessante.

tem um pessoal q curte mto o inesperado, s/ planejar nada, eu ja gosto bastante d planejar. Imagina, vc voltando d viagem e sabendo q se andasse 2 kms p/ a direita iria bater num lugar super bonito, mas q vc nao foi por pura falta d informacao.

eh, mas tem vezes q eu fico meio bitolada, pesquisando mto :lol:
to p/ chegar no meio termo :wink:
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Nanci Naomi Arai
http://nancinaomi.netfirms.com/index.html#top
ou http://nancinaomi.150m.com/index.html#top
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
nnaomi
Membro de Honra
Membro de Honra

Re: longas viagens X roupas limpas

Mensagempor doug_ju em 30 Abr 2008, 00:10

E ai gente.
Voltando ao tópico que iniciamos para dizer como foi a trip.
Cada um de nós levou 3 camisetas, 1 calça, 2 bermudas, 1 camiseta de manga longa, 1 jaqueta fina, 3 meias.
Levamos 1 toalha de suuuuper absorção para nós dois.
Depois que um usava, enxaguava a toalha e o outro já podia usar logo em seguida. Mesmo toda molhada, era só torcer que ela já absorvia toda a água do corpo.
Na Indonésia, Singapura, Malásia, Tailândia, Camboja, Vietnã tem várias lavanderias nas áreas onde tem concentração de hotéis, então é muuuuito tranquilo.
Nós lavamos no quarto mesmo, só as vezes em lavanderia. Comprávamos pequenos pacotes de sabão em pó, lavávamos na pia e pendurávamos no quarto com uma corda de varal que levamos...
doug_ju
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Dúvidas e medo !

Mensagempor Thalita Mara em 18 Mai 2008, 13:21

Olá pessoal,

Meu primeiro contato por aqui...
Bem, nunca viagei para outro país.
Sempre tive esse desejo mas nunca pude.
Agora que estou começando a ter condições ($) não tenho com quem ir... É difícil encontrar alguém empenhado o suficiente para isso.
Aí estou no dilema. Como não consegui ninguém para planejar e executar uma viagem comigo, não sei se vou sozinha com a cara com a coragem eu vou por uma agência.
Ontem, por exemplo, dei um passada na CVC aqui de Joinville/SC para ver o preço de uma viagem para o Peru.
Aí fiquei pensando, com uns R$ 3.000,00 eu consigo fazer uma baita viagem sozinha (acho eu). Podendo conhecer muito mais lugares, culturas, pessoas e tudo mais.
A grande questão é: nunca fui e não sei nem por onde começar.
Pretendo viajar por países da Amércia do Sul (Peru e Bolívia seriam os principais, se der outros, é lucro), por aproximadamente 30 dias.
Quero dicas de sites, revistas, enfim, tudo que possa me ajudar...
Ou ainda, alguém que esteja afim de viajar e quer se juntar com mais pessoas para ir. Pretendo ir em dez/08 ou início 2009 (janeiro ou fevereiro).

Um abraço a todos.
Thalita
Joinville/SC
thalita_mara@hotmail.com (msn)
Thalita Mara

Re: Vai viajar sozinho(a)? - Coloque aqui suas duvidas e dicas

Mensagempor ogum777 em 18 Mai 2008, 14:54

thalita,

o primeiro passo é perder o medo.
o segundo é aprender a ir atrás das infos. sem informação fica uma coisa meio indiana jones....
tem um fórum aqui só pra mochileiras mulheres, dá um pulo lá, que tem um monte de dicas mais genéricas: tipo como escapar de assédio masculino indesejado, o que não esquecer de pôr na nécessaire, viajar d emochila ou de mala, e etc.
os outrso fóruns vc escolhe pelo destino. quer ir pra peru e bolívia, pode ir nos fóruns específicos de peru e bolívia.
uma outra fonte importante são os relatos. procure nos relatos quem fe algum roteiro parecido. pq normalmente há fotos e dicas importantes tb.

lembrando, planejamento às vezes é a parte mais legal da viagem, a que toma mais tempo, e é a que nos prepara pra aproveitar muito melhor a viagem. eu ainda vou um dia pra m picchu, mas já vi tanta info por aqui que tô quase pronto pra reconhecer pedera por pedra de lá... hehehehe
:mrgreen:
editor - equipamentos/cicloturismo
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Thalita Mara em 18 Mai 2008, 15:17

Legal, valeu pelos teus comentários !
Vou fuçar mais o site...
Bem, se eu quiser realmente realizar esse sonho daqui seis meses, é como tu disseste, planejar é a grande atitude inicial!
E lá vou eu !!!
Acredito que nos falaremos novamente, rs !

Abração pra ti, até mais!

Thalita
Thalita Mara

Mensagempor Ovelha em 26 Mai 2008, 23:11

Estou meio que no mesma situação da Thalita. Sempre sonhei em viajar para outros paises e tenho meio que um trauma assim com viagens pois é algo que venero (Só estudo pra ter $ pra viajar, o resto é consequência) e de certa forma até invejo os mochileiros por isso, porém nunca viajei pra fora e muito mal pelo Brasil (Por isso o trauma).....
Então agora consegui juntar uma grana (O mais dificil, hauhua) e ganhei habilidade com ajuda do forum e de guias a planejar a viagem (parte bem interresante e nem tão complicada, o forum é o salvador na real, huahua). Porem ai vem a parte um tanto quanto complicada, a execução da viagem, pois assim como a Thalita nunca viagei sozinho e meio que não sei por onde começar, alem de ter de superar o "medo". Mas é como todos já disseram se vc for depender dos outros pra viajar, xiiiiii, cada um vai dar a sua desculpa, muitas reais, mas que sempre te impediram de fazer, "A viagem", huahua. Enfim em minha opinião "Nunca deixem isso te impedir", hehe...
Enfim planejo desde o meio do ano passado viajar mas nunca dah certo, e agora as coisas paracem que estão mais paupaveis. Em Julho pretenderia ir pra Argentina, Chile e Bolivia, 30 dias, ferias de faculdade. Se estiver interresada Thalita, hahua.
Bom mas vem ai o "medo" de viajar sozinho, nem tanto o medo de ficar sozinho e etc, me dou bem com isso, e afinal na teoria não tem o que dar errado reservando albergues e planejando, mas o meu receio (Medo da minha mãe, afinal mãe é mãe, hehe) é em relação a roubos, acidentes, adoecer, enfim essas más coisas que podem acontecer e essas ainda não sei como superar, "a quem" recorrer na hora, huauha.

Abraços a todos.
E obrigado a quem inclusive já me deu uma ajuda, hehe.
Ovelha

AnteriorPróximo

Voltar para Guia do Mochileiro de 1ª Viagem