Vai viajar sozinho(a)? -Coloque aqui suas dúvidas e/ou dicas

O Guia do Mochileiro de 1ª Viagem é uma coleção de dicas básicas para aqueles que estão começando no mundo da Mochila. Se você é novato tire aqui suas dúvidas e se você já tem estrada deixe aqui suas dicas!

Editores: Silnei, Augusto

Re: Vai viajar sozinho(a)? - Coloque aqui suas duvidas e dicas

Mensagempor ogum777 em 27 Mai 2008, 11:07

ovelha e thalita,
pq vcs não fazem uma viagem curta antes? tipo uma cidade grande aqui no braisl mesmo, ou uma cidade turística, como petrópolis?
dois dias flanando, hospedado num albergue, já dá a medida...
editor - equipamentos/cicloturismo
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Ovelha em 27 Mai 2008, 14:24

Valeu denovo Ogum.
Já me indicaram fazer isso antes e estou vendo se rola (Vou fazer força para tal)... Mas não sei se entendeu o meu receio, não é o de ficar sozinho e etc, pq sempre vai existir companhia, hehe. Falar que viaja sozinho é meio que besteira...
Mas em situações de risco, como adoecer, quebrar um braço, ser roubado e ficar zerado e etc... Tendeu, hehehe. Tipo essas são as minhas duvidas pq numa companhia de viagem por exemplo bem ou mal são responsaveis por vc. Ja viajando "sozinho" vc resolveria isso, e longe de casa, das facilidades que tem aqui, hehe...
Mas na teoria as soluçoes seriam procurar o hospital publico local, ou usar um seguro viagem, no caso de acidentes e adoecer e no caso de roubo o consulado ou algo do tipo certo (porem é que o mesmo se encontra em Buenos Aires, hehe, e fora de la pra onde corro?? huauha)... Tipo em relação a isso não achei nada esclarecedor ainda, ehhehe

Abraços.
Ovelha

Mensagempor ogum777 em 29 Mai 2008, 11:59

mônica!

essas infos vc acha nos fóruns específicos do peru e da bolívia, por exemplo. uma outra fonte de infos são os relatos. procure o setor de relatos e veja se há algum relato já de alguém que já tenha visitado a região que vc quer visitar...

ovelha!
o risco pra mim é metade do prazer da coisa. pq muda o modo de eu ver a viagem, me faz ficar mais atento. na verdade, o risco é inerente a qualquer atividade. quebra-se o braço no nepal ou no banheiro de casa. mas nós nunca pensamos nisso na cotidianidade, pq temos nossas estruturas: amigos, convênios médicos, parentes e etc.
numa viagem internacional, vc tem que recorrer ao que tem: o brasil tem convênios de assitência médica pública com alguns países, deve entrar em contato com o consulado (embora a função do consulado nãos eja dar uma de batman salvador de turista), e etc. há tb seguros saúde internacionas. acho que já foi discutido em outro fórum, dá uma procurada.
mas com o planejamento adequado e o cuidado adequado, vc pode fazer qq coisa sozinho. o amyr klink até atravessou o atlântico a remo e ficou com o barco encalhado no gelo na antártida. mas pra isso fez o que temos que fazer sempre: planejar, planejar, planejar. a não ser que se queira virar padre voador sumindo no céu com balões coloridos...

inté!
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor ogum777 em 03 Jun 2008, 18:02

vamos lá, caminho das pedras de novo:
1. dá uma procurada no fórum das mochileiras, sobre viajar sozinha.
2. dá uma procurada no forum da ásia. produre os subfóruns dos países que vai visitar. olhe também o fórum de relatos, que costuma ter muitos dados tb.
3. dá uma olhada no: viewtopic.php?f=95&t=27580 - principalmente no ítem 3.
4. no mais é só uma questão de procurar.
5. de resto, boa sorte. pode acontecer de tudo, mas não credito que seja trocada por 35 camelos. afinal, nesses países, não têm camelos! :mrgreen:
6. e não esqueça, ao voltar, de colocar seu relato no setor de relatos. suas infos serão com certeza valiosas.
inté!
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Andre_Franca em 08 Jun 2008, 17:24

viajar sozinho é mil porque: não tem ngm pra te encher o saco, te fazer perder voo, reclamar do tempo e bla bla bla, mas isso vale somente para os individualistas ;D

tschüs
André F.
Andre_Franca
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Lugares que já visitei: Nederland (31 stads), Duitsland (4), België (3), Brazilië (geen idee), Norwegien (1), Danmark (1), Zweden (1), Oosterijk (1), Frankrijk (1), Italië (2), Spanje (2), Engeland (1), Luxemburg (1), Finland (1)
Próximo Destino: Europa

Mensagempor Ronaldo Milani em 10 Jun 2008, 12:52

Fiz uma viajem sozinho de 10 dias pra Santa Maria, RS, não aconselho isso, é muito chato cara, as histórias vivenciadas sao individuais e por mais que se tente passar as experiencia pelas historias e fotos nada substitui uma companhia.

É muito melhor viajar acompanhado, por um amigo ou uma namorada, o importante eh ter um amigo pra passar o tempo que nao passa.
Geógrafos do Brasil, viagem é conhecimento.
O que interessa não é o destino, mas o caminho percorrido
Ronaldo Milani Zanzarini
Ronaldo Milani

Mensagempor niemans em 23 Jun 2008, 17:24

Bom dia, meu nome é cristiano (32 anos) sou gerente de uma fabrica de ração,cursando o 3 ano de engenharia eletrica, ex bombeiro, ex escolta, mas resumindo devido ao cansaço e correria de administrar uma empresa, fazer uma faculdade de engenharia,e tomar um pé na bunda da namorada, resolvi meter o pé no balde e ir de carona com uma transportadora, mochila e barraca (e a biblia claro) para o pé da cordilheira mas proximo de santiago. Minha intenção é ficar aproximadamente longe de tudo e de todos, me virar com alimentação da caça e da pesca, e a proximidade de alguma cidade seria mais uma garantia em caso de enfermidade mais seria.
Se possivel gostaria de alguma dicas pois estou indo com cara e coragem. Remedios, ferramentas, tipo de barraca, roupa, resumindo o que não poderia faltar,qualquer dica sera muito bem recebida pretendo ir na proxima semana.Muito obrigado. ( e-mail nie.mans@hotmail.com) pretendo ficar uns trinta dias.
niemans

Mensagempor ogum777 em 23 Jun 2008, 18:00

caça e pesca é um troço meio complicado... em diversos locais isso é simplesmente crime, e vc pode vir a ter que ficar muito mais do que um mês no chile e não apenas ao pé da cordilheira, mas dentro duma "jaula".

vc pode viver uma situação de isolamento como quer sem ter que recorrer a isso. como é ex-bombeiro, deve ter experiência de mato, né?

vais precisar de um bom saco de dormir, um bom isolante, uma boa barraca (ou bivy sac, ou rede mesmo - hammock camping é uma modlaidade em alta nos eua), todo o equipo de cozinha, roupas, e etc.

dá uma olhada no setor de equipos.

agora, pra esfriar mesmo a cabeça, eu recomendaria fazer uma viagem de bike (vc não precisa ir até o chile pra isso....). a bike tem a vantagem de te forçar a desligar das coisas. ou vc desliga dos problemas, ou cai da bike.

ou, se quiser, pode fazer o clássico roteiro la paz, machu picchu, cuzco, etc, santiago, buenos aires.... dá +/- um mês, vai ter um zilhão de coisas pra fazer e esfriar a cabeça, vai conhecer gente legal à beça e não vai cumprir pena por crime ambiental.

boa sorte! :mrgreen:
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Erika22 em 24 Jun 2008, 21:58

Olá!!
Galera espero ser atendida pois a questão é: estou querendo ir pra espanha quais lugares que eu NÃO POSSO deixar de visitar???????????

e qual época seria ideal????

abraços...Erika!!!
Erika22

Mensagempor ogum777 em 24 Jun 2008, 22:25

erika, dê uma olhada no fórum da espanha....

aqui é pra dicas gerais de quem vai viajar sozinho: como carregar dinheiro, o que levar na mochila, perder o medo, e etc.

sobre destinos, procure os fóruns dos próprios destinos. uma dica minha sobre a espanha (ou qq outro país do mundo): todo lugar é imperdível.

não sei se alguém vai poder te dar uma lista pronta, pq aqui afinal não é o site da CVC turismo, mas uns site de mochileiros e não de turistas.... tem uma diferença, e não é pequena.

procure lá no fórum da espanha e nos relatos, e faça vc mesma a lista dos locais imperdíveis pra vc. isso é mais gostoso do que pegar uma lista pronta.e garanto que vai acabar por aprender + sobre os locais q irá visitar e curtirá = esses mesmos locais quando estiver visitando-os.
:mrgreen:

inté!
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

Mensagempor Samira Liliane em 05 Jul 2008, 21:38

Olá
Eu vou viajar sozinha pela primeira vez, e gostaria de algumas dica sobre como cuidar dos meus pertences na praia, estou meia insigura com isso =/
obrigada pessoal!
beijos
Samira Liliane

Próximo Destino: Paraty - RJ

Pouco dinheiro pra viagem e tudo pra se comprar.

Mensagempor boomer-rj em 19 Jul 2008, 14:29

Bem, acho que muita gente se pergunta o quanto gastar, sinceramente essa é uma das minhas dúvidas também. :oops:
Eu por exemplo tenho vontade de dar uma volta no Brasil (só Brasil), mas não tenho qualquer grana no bolso. Tenha uma lista grande de coisas pra comprar, que são realmente necessárias. Então lhes pergunto, qual o custo aceitável para pelo menos conseguir arrumar a mochila (e comprando uma também :| )??? tendo em vista uma viagem de mais ou menos uns 2 ou 3 meses.
Minha idéia é aquela de caroneiro, e também de conseguir algum trabalho aonde estiver para poder me manter... seja lavando pratos, limpando uma fossa, uma caixa de gordura ou Caixa D'água.
Com um michilão básico, incluído TUDO, até a mochila, quanto vocês acham que se gasta? Será que a minha idéia pode dar certo? Carisma eu tenho e trabalho desses tipos eu consigo sim!! :mrgreen:
Acho que não é só pra mim, mas também para todas as pessoas que tem a mesma dúvida que eu.
Quanto mais ou menos? R$300, R$500, R$700, ????
Abraços.
boomer-rj

Motivação para mochilar sozinho...

Mensagempor diogonoliveira em 29 Jul 2008, 16:59

Alguém que sentiu-se motivado a passar um tempo afastado... viajando... acampando e escalando montanhas, atrás de uma evolução espiritual, de dar um tempo da sociedade urbana nonsense e de limpar certos pensamentos que estão confusos na mente, poderia descrever como foi? Estou com essa vontade.. ou necessidade... tenho 21 anos. Obrigado!
diogonoliveira

Re: Motivação para mochilar sozinho...

Mensagempor Vareja em 30 Jul 2008, 23:28

Eu acho isso muito normal, acontece que muitos passam a vida inteira sem se tocar disso. E ficam chamando de louco quem sai nssa busca.
Quanto mais tempo passamos com uma pessoa podemos dizer que a conhecemos, e o mesmo vale para conosco, somente sozinho você passa se conhecer, entender seus problemas, neuras, medos, etc

Já tive oportunidades de viajar sozinho e achei muito engrandecedoras e não deixo de fazer nada sozinho por falta de companhia, seja uma caminhada na rua, cinema ou até mesmo uma mochilada.

Legal que você sentiu esse estalo. Vá fundo, ao menos experimente.

É tudo uma questão de escolha, pois você tem duas opções: seguir esse seu instinto ou ficar em casa. É com você!

Abraços e boa viagem
Márcio
Editor-Bolívia+Peru
Vareja
Membro de Honra
Membro de Honra

Re: Motivação para mochilar sozinho...

Mensagempor ogum777 em 31 Jul 2008, 13:11

cara, algo de zen nisso.

eu uso o termo zen emprestado do budismo. não sou budista, mas gosto desse termo. o zen não é ficar com cara de pastel enquanto sua casa pega fogo. não é nada disso.

mas é uma espécie de concentração no que vc tá fazendo que te traz um certo equilíbrio interior. normalmente a gente faz tudo no automático: acorda, toma banho, toma café da manhã, vai estudar ou trampar, volta pra casa, janta, dorme, namora, vai em festas, tudo no automático. tem gente que nasce e morre assim. as pessoas parecem estar veladas por um véu de ilusão dessa vida cotidiana, tediosamente estressante. as pessoas se "ocupam" apenas. nunca param pra pensar em nada, que não seja pra falar alguma besteira como fazem os convidados de programas de auditório tipo hebe camargo.

isso que o vareja fala é a + absoluta verdade: é quando vc tá sozinho consigo mesmo que vc se conhece. é que vc consegue perceber o que vc consegue enfrentar e o que não consegue. eu descobri que eu sou um grande gozador de mim mesmo, que nos meus perrengues eu mesmo me chamo de tapado e começo a rir, rio das minhas pequenas tragédias.

quando vcd tá sozinho vc se livra da pressão dos outros: ninguém conhecido teu te avalia pelas tuas roupas, pelo seu cartão de crédito, pelo seu carro. aliás, tudo isso pode ser virtualmente inútil em determinados locais. o próprio dinheiro inexiste. ou essas coisas até existem, mas não são o essencial.

tem gente que até procura profissões assim. veja os caminhoneiros. o que faz um cara juntar 200.000 reais pra ter um caminhão e começar a trabalhar sem emprego fixo, correndo o brasil inteiro, sujeito aassaltos, dormindo na cama dentro da cabine, e etc?

isso que vc procura, não pode ser efetivamente descrito. mas vc pode perceber nas histórias que outros contam. nas fotos. nas descrições. como eu falei, é meio "indizível". vc pode chamar de iluminação espiritual, de momento zen, de um puta tesão pela vida, de uma epifania (ligação com deus), consciência de krishna, percepção das forças do universo, não importa. qq expressão tá errada. é vc que vai perceber.

eu tive recentement euma viagem assim. o relato tá em

viewtopic.php?f=56&t=28518

todo o setor de relatos vale ser fuçado. leia e releia muitos relatos, vc vai perceber isso que vc procura "por baixo" das descrições dos viajantes. afinal, é isso que faz a gente passar por alguns perrengues por aí.

vá, planeje, faça sua viagem. vc vai alcançar o que procura.

[]s
p.s. entenda, a viagem começa muito antes de se por o pé na estrada. começa nessa inquietação de procurar infos sobre o destino, de ficar fuçando lojas atrás da melhor mochila (e não da mais bonita e mais cara), de aprender a cozinhar miojo numa lata em cima de duas velas acesas, de aprender a lavar a cueca no banho e não ter medo de dormir num banco numa rodoviária. como diz o fernando pessoa, tudo vale à pena se a alma não é pequena.
ogum777
Editor Mochileiros.com
Editor Mochileiros.com

AnteriorPróximo

Voltar para Guia do Mochileiro de 1ª Viagem