Ir para conteúdo

Tabatinga(Brasil) - Letícia(Colombia) - Santa Rosa(Peru) - Perguntas e Respostas


Posts Recomendados

  • Membros de Honra

A cidade de Tabatinga deriva do povoado de São Francisco Xavier de Tabatinga, fundada na primeira metade do séc. XVIII por Fernando da Costa Ataíde Teives, que para ali transferiu um destacamento militar do Javari (mais ao sul, na fronteira Brasil-Peru), estabelecendo um posto de guarda de fronteiras entre domínios do Reino de Portugal e da Espanha.

 

Tabatinga foi por um longo período um subdistrito de Benjamim Constant, que era o distrito-sede da região. Foi a partir de 10 de dezembro de 1981, através da Emenda Constitucional nº 12 do Estado do Amazonas, que Tabatinga desmembrou-se de Benjamim Constant, tornando-se um Município Autônomo, sendo instalado em 1º de fevereiro de 1983.

 

Aspecto geográfico:

 

Tabatinga está localizada no meio da selva amazônica, à margem esquerda do Rio Solimões, faz fronteira com a Colômbia e o Peru, sua temperatura oscila entre 25° e 32° C. Possui uma área de 3.239,3 km2. Segundo o IBGE, , a população soma 37.700 habitantes, sendo 73,43% na área urbana e 26,57% na área rural, com densidade de 9,88 hab/km2.

 

Toda a região está coberta por florestas (altas, baixas e pouco densas) e, hidrograficamente, pertence à bacia do rio Amazonas, sendo banhada pelos rios Solimões, Içá, Japurá e vários de seus afluentes, tais como: Hapapóris, Traíra, Puretê, Puruê e Cunha.

 

Distância da sede Municipal para Manaus

Distância em linha reta: 1.105 km.

Distância em via fluvial: 1.607 km

 

Aeroporto Internacional Eduardo Gomes

Link para o comentário
  • Membros de Honra

LETÍCIA

Na fronteira com a Colombia e o Peru, localizada na margem esquerda do Rio Solimões. Tabatinga é a última parada no Brasil para quem navega em direção aos Andes. Uma única avenida principal paralela ao Solimões liga Tabatinga à cidade Colombiana de Letícia e serve de passagem a poucos carros, centena de motos, bicicletas e motonetas.

 

Letícia é mais antiga e mais bem estruturada que Tabatinga. Na cidade existem agências especializadas em expedições para conhecer as florestas peruanas e colombianas.

 

[]´S

Marcelo

Link para o comentário
  • 1 ano depois...
  • Membros de Honra

Olá! Tudo bem?

 

Seguinte, a cidade de Tabatinga faz fronteira com Leticia na Colômbia. Só se chega a Tabatinga de Barco ou avião (teco-teco). Sendo que é só chegar a Tabatinga, e cruzar a pé a fronteira. E como aquelas cidades que se tem uma linha de fronteira imaginaria separando as 2 cidades.

 

Benjamin Constant é outra cidade e ela faz fronteira com o Peru.Sendo que é preciso pegar uma voadeira para cruzar o rio.

Islandia é o nome da cidade da fronteira no peru, mas segundos informações, de lá voce pode pegar barcos para outras cidades dentro do Peru.

 

Pelo que eu sei, nas fronteiras dessas cidades não eh preciso de passaporte, mas se vc for mais adiante, então terá que pegar uma permissão.

 

Qualquer duvida, entre em contato!

Link para o comentário
  • 2 meses depois...
  • Membros
Olá!Obrigado pelas informações.Quanto tempo de viagem em média leva essa travessia de barco de Manaus até Tabatinga?Outra opção pra mim seria passando por Porto Velho,seguiria de ônibus até Tabatinga?

Vc já esteve na Colômbia ou Peru?

 

eu conheco por aquelas bandas, saindo de Porto Velho voce tem que descer o rio Madeira ate Manaus e deManaus a Tabatinga, de Tabatinga vc pode ir pra Iquitos de rapido(lancha com motor de 200 HP) 50 doletas 8 horas, ou barco gaiola, 5 dias 5 noites 50 soles.

 

Outra opcao e vc ir de Porto Velho a Rio Branco-Acre e dela para Puerto Maldonado-Peru, inclusive de Puerto Maldonado vc chega a Machu Pichu(de caminhao de carga) a viajem e tri louca, inesquecivel mesmo!!!

 

De Leticia-Colombia tem voos comerciais a Bogota(150 doletas) e avioes de carga(de graca ate uns 120 dolares, depende da sua cara).

 

sem reservas

Ushuaia-Argentina

Link para o comentário
  • 11 meses depois...
  • Membros
Olá, também preciso de informações sobre a viagem de Manaus a Iquitos. Qual o melhor transporte? E quanto tempo leva? As embarcações vão direto para Iquitos ou preciso fazer uma baldeação em Tabatinga? Qual a melhor época para fazer essa viagem? E quais as agências indicadas que organizam esse passeio?

Obrigada.

abs,

Fequinta.

 

Ola Fequinta, tudo em PAZ?!

 

Eu já "desci" duas vezes do Peru(uma de Pucalpa e outra de Yurimaguas) a Belém do Pará, e conheço alguma coisa. Posso adiantar-lhe o seguinte:

 

Não existe tranporte direto de Manaus a Iquitos, vc tem que dormir uma noite em Tabatinga e atravessar cedinho para Santa Rosa(Peru) de onde saem barcos grandes(é necessário rede) ou lancha rápido(US$ 60). Nos barcos grandes são 4 dias até Iquitos e na lancha rápido 8 horas. É necessário passaporte e vacina contra febre amarela. Apesar de poder viajar com identidade prefira levar o passaporte, pois tem muitos lugares que podem te barrar(discotecas, museus, etc) por não tê-lo.

 

Não existem voos de Santa Rosa a Iquitos.

 

De Manaus a Tabatinga saem barcos grandes praticamente todos os dias, com preços módicos de R$ 150 a 180,00(necessário rede), a viajem não sai por menos de 5 dias. Apesar de não terem respondido meu tópico, descobri o nome da lancha rápido até Tabatinga é a AJATO 2001, são 30 horas de viajem por R$ 310,00, A Empresa Rico voa para Tabatinga por R$ 495,00.

 

Até junho está chovendo aqui na selva, tudo fica meio isolado e feio, digo isso pois já viajei por estas bandas em outras épocas e estou trabalhando aqui em Belém desde agosto de 2007. Eu não consigo dormir em rede, sempre troquei idéia com o comandante e dormia no saco de dormir no andar superior, só contando estrelas(em períodos que não caiu uma gota de chuva), sem dúvidas viajar pela amazônia assim é ter muitas histórias pra contar pros netos ehehehehe.

 

Não existe agencias de viajens de Manaus a Iquitos, exsite uma tremenda rivalidade entre esses polos turísticos aqui na Amazônia, mas prefira Iquitos que é no mínimo 6 a 8 vezes mais barato que Manaus, sem contar que Iquitos turista pode "contar dinheiro na rua", o que não sugiro a ninguém fazer isso na violentíssima Manaus!

 

Enfim, o melhor transporte depende de quanto tempo vc tem pra viajar e quanto quer gastar!

 

Qualquer dúvida mande as ordens!

 

sem reservas

Belém do Pará

(em trânsito)

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

Olá!!

 

Moro em Manaus há 10 anos...e sempre quando estou de férias vou a tabatinga rever os familiares...

Tem uma Lancha chamada AJATO 2001, que sai de Manaus rumo a Tabatinga às terças por volta das 07h00min da manhã. O valor da passagem gira em torno de R$ 320,00. A viagem dura aproximadamente 32 horas...

Da pra ir de barco também. Às quartas e sábados eles saem por volta das 18h00min. O valor da passagem é de R$ 180,00.Contudo a viagem demora sete dias...é água que não acaba mais...mas para quem gosta de descansar vendo a natureza junto com uns amigos, é ideal!! 8)

 

Só gostaria de discordar do amigo que respondeu acima. Manaus não é "violentíssima" como ele disse. Ainda mais quando é comparada a Belém!!

Os índices de criminalidade em Manaus vêm caindo vertiginosamente...ainda hoje vi muitos turistas no Largo de São Sebatião, em frente ao Teatro Amazonas...

 

Desde já, estou à disposição para ajudar!

 

Abraço a todos!

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros de Honra

Olá!

Saindo de Tabatinga? Só barco ou avião.

Não sei informar se existe uma rota de barco direto de Tabatinga até Rondonia.

Uma rota possivel é de Tabatinga até Manaus e de Manaus até Rondonia.

De tabatinga a Manaus, 3 dias de barco

e de Manaus a Rondonia, 4 a 5 dias.

Olha um site aqui

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tabatinga_(Amazonas)

 

aqui uma agencia de turismo de Tabatinga...Quem sabe se vc mandar email, eles possam te dá informações mais precisas.

http://iniaturismoltda.vilabol.uol.com.br/portugues.htm

 

De Porto Velho (Rondonia) até São Paulo, já tem onibus, se não me engano demora 48 hrs ou +

Mas dependendo da epoca, as vezes sai mais barato ir de avião.

 

boa viagem!

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • Membros

Oi galera gostaria por favor da ajuda de vcs.

Gostaria de saber se tem um barco que vá de Tabatinga até Leticia ou de Tabatinga até Iquitos.

Se souber gostaria de saber como faço pra entrar em contato, quais são os dias e horarios.

 

Agradeço muito mesmo quem poder me ajudar presiso montar esse intinerário pro meu chefe até essa semana.

 

Abraços e parabéns a todos....

adorei conhecer tudo isso aqui..mostra como as pessoas são boas e gentins

bjossssssss

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...