Ir para conteúdo

Taiwan - Taipei, Tainan, Kaohsiung e Hualien em outubro/2016 [COM FOTOS]


wadi.m

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Retirado do meu blog: http://itinerant.com.br/

 Taiwan talvez não seja um destino tão comum. Pelo menos, não estava na minha lista de prioridades. Mas a oportunidade surgiu depois que eu consegui trocar umas milhas que já estavam para se vencer por uma passagem pra lá saindo do Japão, onde eu moro atualmente. E confesso que me surpreendi!

Primeiro é preciso esclarecer a questão de Taiwan como país ou como território da China. O problema com relação ao reconhecimento internacional de Taiwan como país vem da vitória do Partido Comunista Chinês sobre o Partido Nacionalista Chinês que, sem saída, teve que transferir o seu governo para a ilha de Taiwan, criando assim a República da China (RC) com sede na cidade de Taipei (hoje capital de Taiwan) em oposição à República Popular da China (RPC) na China continental. Então ficou de um lado a RPC falando que Taiwan faz parte da China, e do outro a RC, que antes governara toda a China, mas agora restrita a Taiwan. O fato é que a RPC nunca teve domínio sobre Taiwan. Mas ela coloca pressão em outros países dizendo que se alguém reconhecer Taiwan como um país independente, ela corta suas relações diplomáticas. E como as relações comerciais e, consequentemente, o dinheiro acabam falando mais alto, muitos países acabaram aceitando as condições da RPC. É o caso do Brasil.

O fato é que você não conseguirá entrar em Taiwan com um visto tirado em uma embaixada ou consulado chinês. Então vocês concluem que o visto deve ser retirado no consulado taiwanês, correto? Até seria se fosse em um país que reconhecesse Taiwan como nação, ou seja, pouquíssimos. Mas para driblar isso, o governo de Taiwan acabou instalando os chamados "Escritórios de Representação Econômica e Cultural de Taiwan" para fornecer, além de outros serviços, serviços consulares. A página do escritório de São Paulo é essa:
http://www.roc-taiwan.org/br_pt/index.html
É para lá que vocês devem ir para conseguir um visto para Taiwan no Brasil.

Resolvido os problemas burocráticos, vamos ao que interessa.

Eu fiz essa viagem entre os dias 21 e 25 de outubro de 2016. É uma época com menos chuvas, mas ainda bem quente.

Visitei as cidades de Taipei, Tainan, Kaohsiung e Hualien.

Sobre o que fiz em cada cidade:

Taipei
Cheguei em Taipei de madrugada e enfrentei uma fila gigante na imigração. Demorei cerca de uma hora até chegar minha vez. Tinha lido em algum lugar que eles pediriam o certificado internacional de vacinação comprovando a vacina de febre amarela, mas não pediram (mas é bom não arriscar). Só carimbaram o visto, tiraram foto e recolheram as minhas impressões digitais. Depois disso, segui em busca de transporte para o centro de Taipei. Tinha pesquisado que existia um serviço de ônibus 24h chamado Kuokuang Line que faz a ligação do Aeroporto de Taoyuan com a Taipei Main Station. O bilhete pode ser comprado numa máquina que fica logo na saída do aeroporto em frente ao ponto de ônibus (é só seguir as placas procurando pelos ônibus). O bilhete custou NT$ 125 (a cotação na época da viagem era de R$ 1 para mais ou menos NT$ 10).
 

 
IMAG0418



O ônibus deixa em frente à estação acima. Os pontos de parada são anunciados em inglês também num letreiro dentro do ônibus, mas esse é o principal ponto e quase todo mundo desce. Então é fácil de reconhecer.

Tinha reservado um hostel bem próximo à estação. Como cheguei de madrugada, para mim foi bem prático e me fez evitar pegar táxis. Me perdi um pouco, mas um motorista de táxi viu o endereço que eu carregava do hostel em chinês (fica a dica de carregar o endereço em chinês também) e me indicou o caminho que era realmente bem próximo, cerca de 5 minutos a pé. O hostel era muito bom, tinha um bom café da manhã, staff simpático, camas confortáveis com uma cortina que dão uma certa privacidade e banheiros limpos. O wifi também funcionava bem dos quartos. Fiquei 2 noites lá. O link do hostel é esse:
http://www.booking.com/hotel/tw/mi-ni-lu-dian.html

Depois de acordar e tomar o café da manhã, saí para conhecer a cidade. Em Taipei é muito fácil de se locomover. Eles têm um ótimo e prático sistema de trens e metrôs. Em nenhum momento precisei de táxi. Além disso, a cidade é limpa e segura.

Saí da Taipei Main Station e desci primeiro na estação NTU Hospital (geralmente pagava NT$ 20 ou NT$ 25 por cada vez que tomava trem, dependendo da distância). Perto desta estação fica o 2-28 Peace Park. Um parque em memória das vítimas do massacre que ocorreu em 28 de fevereiro de 1947 numa rebelião antigovernamental suprimida violentamente. É um parque bem agradável e também tem um museu que conta a história do massacre.
 

 
IMG_0851

 

 
IMG_0858


Depois do parque, voltei para o metrô e desci na estação seguinte, a Chiang Kai-shek Memoriall Hall. É uma praça gigante em memória do Chiang Kai-shek que foi praticamente o fundador de Taiwan. O Lugar impressiona pela dimensão e pela beleza da arquitetura.
 

 
IMG_0899

 

 
IMG_0881

 

 
IMG_0876



A essa altura, o calor estava demais e eu resolvi dar uma pausa num laguinho que tinha ali do lado sob a sombra de algumas árvores.

Depois disso, segui para a estação Taipei 101. Taipei 101 é o arranha-céu de 101 andares símbolo de Taipei. É possível vê-lo de muitos pontos da cidade. Tem mais de 500 metros!
 

 
IMG_0962

 

 
IMG_0929



Paguei NT$ 600 para subir no topo. Lá de cima tem uma vista incrível de Taipei!
 

 
IMG_0934



Embaixo dele funciona um shopping bem movimentado cheio de lojas de grife.
 

 
IMG_0928



Próximo dali, na estação Sun Yatsen Memorial Hall, fica o memorial que dá nome à estação. Sun Yatsen foi um líder republicano que fez história na China Republicana antes da chegada dos comunistas.
 

 
IMG_0968

 

 
IMG_0956



Saí de lá quase de noite já e segui para a estação Longshan Temple. Esse templo é o mais antigo e mais importante de Taipei. E realmente é uma atração imperdível.
 

 
IMG_0989.0

 

 
IMG_0989

 

 
IMG_0994

 

 
IMG_1000



Logo ali próximo, na estação seguinte de Ximen, fica o Ximending que mostra o lado mais moderno da cidade. Também é interessante ver esses contrastes de moderno e tradicional na cidade.
 

 
IMG_1035.0



A essa altura eu já estava exausto de passar o dia andando pela cidade de um lugar para o outro e também faminto. Resolvi encerrar o dia com um jantar no Raohe Street Night Market.
 

 
IMG_1028



Para chegar no mercado, é só ir até a estação Songshan. O mercado fica na saída 5 logo ao lado desse outro templo:
 

 
IMG_1027



No mercado você encontra de tudo. Além de muita comida, artesanatos, roupas, etc. Tem muita comida boa, mas muitas coisas estranhas também, umas com um cheiro horrível! rs
Mas a maioria é boa e muito barata.
 

 
IMG_1034

 

 
IMG_1034.0



Depois disso, voltei para a Taipei Main Station e deixei comprado o bilhete para Tainan no dia seguinte. O bilhete custou NT$ 738, e o percurso dura 4 horas. Existe também um trem mais rápido e mais caro para quem tem mais pressa.
 

 
IMAG0347



Tainan
Como o trem partia muito cedo, não deu para eu pegar o café da manhã do hostel, mas bem próximo tinha uma loja de conveniência Seven Eleven com uma boa variedade de comidas prontas.

O trem partiu e chegou no horário correto. Todos os assentos são marcados e não vi nenhum problema de overbooking. Realmente fiquei impressionado com o sistema de transporte organizado deles.

Em Tainan, encontrei uma amiga que me levou para almoçar primeiro e depois para conhecer a cidade.

Eu adorei a comida! Achei tudo delicioso!
 

 
comida



Depois de comer, fomos visitar alguns templos taoístas da cidade. A cidade é cheia de templos. Tainan foi a primeira capital de Taiwan e é uma cidade cheia de história. Super tranquila.
 

 
IMG_1051

 

 
IMG_1063

 

 
IMG_1072



Depois seguimos de carro para uma cidade mais ao sul chamada Kaohsiung.

Kaohsiung
Em Kaohsiung, visitamos o Templo Fo Guang Shan. Esse sem dúvidas foi o templo mais impressionante que vi em toda Taiwan! Um espaço enorme, com um ambiente super agradável e cheio de paz. Esse também é imperdível!
 

 
IMG_1083.0

 

 
IMG_1094

 

 
IMG_1139



Depois daí, minha amiga me deixou na estação de Kaohsiung e eu peguei um trem de volta para Tainan onde tinha reservado um hostel. Este hostel também ficava bem próximo da estação e, assim como o de Taipei, também gostei muito. Como ia pegar outro trem bem cedo no dia seguinte, também não pude pegar o café da manhã daqui. Mas pela estação também tem umas lojas de conveniência que quebram o galho.

Hualien
Minha amiga tinha reservado para mim e me deu de presente o bilhete de Tainan para Hualien que fica a mais ou menos 6 horas dali. Fica do lado leste da ilha. Pesquisei depois o preço e encontrei por NT$ 961.

Hualien é a cidade que fica o Parque Nacional de Taroko, que é um dos principais pontos turísticos de Taiwan, cheio de paisagens fantásticas!

Apesar de sair uns ônibus da estação de Hualien que vão deixar em Taroko, resolvi me hospedar próximo à estação Xincheng que fica na base do parque. O trajeto entre Hualien e Xincheng é bem rápido, cerca de 20 minutos, mas tem poucos trens. Tive que esperar uma hora para pegar o trem local que levaria até lá.

Depois que desci na estação de Xincheng, tomei um susto porque não vi nada, só umas barraquinhas de frutas de um lado, uma locadora de bicicletas do outro, pouquíssimas construções e muito mato! Da estação eu não conseguia avistar nenhum hotel ou coisa do tipo, nem restaurantes, muito menos lojas de conveniência. Quase pegava o trem de volta para Hualien, que era uma cidade bem maior. Mas como teria que esperar mais uma hora para o próximo trem, resolvi sair para procurar o hotel que eu tinha reservado seguindo o mapa que tinha levado indicando o local. Depois de andar uns 10 ou 15 minutos, vi que tinha uma avenida mais na frente que tinha uns hotéis e lojas. O nome do hotel que eu tinha reservado era Stick-On B&B, mas não encontrava nenhum prédio com essa inscrição. Aí resolvi confiar exatamente no ponto que indicava o mapa e encontrei uma espécie de casa bem grande com uma placa em chinês e resolvi perguntar, e era justamente lá! rs
Depois dei a dica para eles colocarem uma placa em inglês também.

Não era bem um hotel, era uma espécie de pousada. Fiquei num quarto individual, numa cama bem espaçosa, com ar-condicionado, TV e banheiro. Os donos eram um casal muito simpático. Eles explicaram os pontos que deveria visitar em Taroko e como chegar. Eles também emprestavam bicicletas para os hóspedes. O link do hotel é este:
http://booking.com/62d70a3b362bbd

Como já estava próximo do final da tarde, deixei a visita para o parque só para o dia seguinte. Mas peguei a bicicleta e fui até a entrada só. O parque fica num desfiladeiro, é enorme e subir aquelas montanhas de bicicleta é quase impossível. O dono do hotel me explicou que muitos alugam uma bicicleta compacta na estação de Xincheng, tomam o ônibus de lá, vão até o último ponto em cima da montanha e descem de bicicleta. Mas como eu tinha que voltar para Taipei ainda no dia seguinte para pegar o voo de volta, achei que não teria tempo e resolvi fazer o trajeto só de ônibus mesmo no dia seguinte.

Acordei, tomei o café da manhã e um dos donos foi me deixar de carro na estação onde eu pegaria o ônibus para Taroko. O ônibus veio no horário certo, subi e o motorista me perguntou para qual ponto iria, e eu disse que era Lushui, que era o ponto de visita que fica mais em cima. O motorista falou o preço que era NT$ 85, mas eu não tinha trocado nem ele tinha troco, o que veio a se repetir em todos os ônibus que peguei descendo de volta. A sorte é que a passageira da frente trocou o dinheiro para mim. Então fica a dica de vocês guardarem todas as moedas para usar aqui.

O caminho até Lushui, em cima da montanha, já é de cair o queixo. Realmente uma das principais atrações de Taiwan é este parque!

Em Lushui, você tem 2 opções de trilha para fazer: uma longa e uma curta. Por causa do tempo, escolhi a curta onde passei por cavernas e tive uma boa visão do desfiladeiro:
 

 
IMG_1155

 

 
IMG_1162

 

 
IMG_1164

 

 
IMG_1170.1



Depois voltei para pegar o ônibus voltando e desci no próximo ponto abaixo que era o Yanzikou. Este é sem dúvidas o principal ponto para tirar as melhores fotos. Também tem uma trilha que você segue e encontra ótimas paisagens:
 

 
IMG_1195

 

 
IMG_1207

 

 
IMG_1215

 

 
IMG_1230

 

 
IMG_1258



Depois de Yanzikou, peguei o ônibus descendo para mais um ponto, o Chang Chun Ci (Eternal Spring Shrire). Esse templo foi construído dedicado ao 450 trabalhadores que perderam suas vidas na construção das estradas de Taroko.
 

 
IMG_1285.0

 

 
IMG_1285.1



Depois do templo, peguei o ônibus mais uma vez com destino ao último ponto que era a estação de Hualien de onde eu voltaria para Taipei. Como não tinha mais moedas suficiente, tive problemas mais uma vez com o pagamento da passagem, mas um senhorzinho taiwanês me deu uma moeda de NT$ 10 e completou minha passagem. Então fica o lembrete, levem o máximo de moedas possível!

Chegando em Hualien, peguei o trem para Taipei que custou NT$ 440 e demorou 3h para chegar lá. A paisagem nesse trecho entre Hualien e Taipei é bem bonito também e dá para curtir das janelas do trem.

Chegando na Taipei Main Station, comprei umas lembrancinhas e peguei o ônibus para o Aeroporto de Taoyuan.

Assim encerrei essa viagem surpreendente para Taiwan. Se pudesse ficaria mais uma semana, aumentaria mais um dia de estadia em cada cidade e usaria o resto para visitar o norte de Taipei que também tem belas cidades. Quem sabe fica para uma próxima viagem. De qualquer forma, Taiwan deve entrar no destino de todo mochileiro com certeza! 

Acompanhem também relatos de outros destinos no meu blog: http://itinerant.com.br/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...