ola moçada, meu irmão está morando no timor leste ha uns 3 meses, numa missao de coperaçao do governo brasileiro com o Timor. Ele é professor de matematica e fisica la e me mandou um e-mail contando como é a vida naquele pais. resolvi compartilha-lo aqui com todos... qualquer coisa poderm enviar um e-mail pra ele.
Abraços
Marcelovisk
o nome e-mail do meu irmão são:
Silvio Morais jsilviomorais@yahoo.com.br segue abaixo a mensagem que ele me mandou.
Olá queridos amigos e amigas,
como estão todos vocês?
Já se passaram 2 meses desde a minha chegada ao Timor Leste. A vida aqui está tranqüilo. tudo muito bom de verdade.
Sobre minhas atividades:A primeira parte da missão já foi cumprida. Terminamos a capacitação dos professores timorenses e agora eles estão (teoricamente) aptos a lecionar em português para os alunos do ensino médio e fundamental. Foram 60 dias trabalhando no interior do Timor em uma cidade pequena com clima muito agradável. Hoje vamos voltar para a capital onde ficaremos até o final do programa (jun/2009).
A segunda fase dos trabalhos começa em poucos dias. Vamos dar aula para o curso de bacharelado na UNTL (Universidade Nacional Timor Lorosae) e criar livros em português para o ensino fundamental e médio.
Morar na capital é um pouco pior, pois o calor é extremamente grande, o trânsito é mais intenso, a cidade é mais suja e feia, além de ter alguns bairros perigosos e de se gastar mais dinheiro. É comum faltar energia elétrica na capital. Por outro lado, o acesso às coisas é mais fácil: loja, farmácia, hospital, internet, supermercado, restaurantes, etc... Tem também mais lugares para se divertir, mais coisas pra se fazer. Festinhas, alguns bares, etc....
Coloquei algumas fotos no orkut pra vocês verem. Depois que eu comprar um computador e uma câmera eu faço uma coisa mais organizada pra vocês.
Sobre a cultura do Timor Leste:A comida aki é basicamente arroz, batata frita, alface, cenoura, tomate. Peixe, frango e carne de búfalo ou cabrito (às vezes de cachorro tb. vaca muito difícil, importada e cara). Pão, só de forma (gostoso). Leite é australiano, muito gorduroso. As outras comidas industrializadas são quase tudo da Indonésia: biscoito, cereais, leite em pó, chocolate, salsicha, atum. Algumas coisas são do Brasil como frango e salsicha (perdigão).
Em geral você encontra tudo que precisa pra uma vida urbana: remédios, produtos de limpeza e higiene, papelaria, etc... quase tudo da Indonésia. alguns produtos são bons, outros nem tanto.
O Timor é um país de maioria católica e com tradição bem forte. Em geral não existe namoro, vc escolhe uma mulher, paga o berlaque (=dote: +/- 50 búfalos x $200 cada um) e faz o casamento. Se vc paga o dote a esposa se torna uma espécie se escrava. Faz o que vc manda (lava, cozinha, cuida dos filhos e é amante). Se vc não paga o dote, ela tem um pouco mais de liberdade. Estrangeiros são bem vindos para casar com timorenses porque geralmente tem muito dinheiro. Se você fica com uma mulher e não casa, corre o sério risco de perder a cabeça com uma katana (espada japonesa). Aki não tem revólver, eles resolvem tudo na base da katana.
Outra tradição curiosa: Eles enterram os parentes no quintal de casa. Fazem um sepultura bem enfeitada, colocam telhado e luz que fica acessa a noite toda. No dia do desluto é uma festa impressionante, extremamente farta.
Sobre eu no Timor Leste:Estou gostando muito de viver aqui. Tudo do jeito que eu sempre quis. Trabalhar perto da natureza e longe da cidade grande. Já me acostumei com o dia a dia, a comida e o povo que é bem simpático. Sinto muita falta de todos aí no Brasil, principalmente nas horas vagas. Quando estou trabalhando, dá pra distrair um pouco.
Gostaria de agradecer imensamente a todos que tem se preocupado comigo, mandado mensagens, e-mails e ligando tb. Talvez vocês não tenham a real noção disso, mas esse contanto com vocês tem sido mais importante que todo o trabalho, dinheiro e experiência que estou tendo aqui.
Fiquem com Deus e muito obrigado a todos. Mandem notícias sempre.
Abraços para os homens e beijos para as meninas.
José Silvio Morais
jsilviomorais@yahoo.com.br